Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil, o Ministério Público estadual e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) divulgaram parcial da Operação Caracará, de combate à sonegação fiscal. De acordo com o secretário de Segurança Pública, César Nunes, pelo menos 24 pessoas estão presas.
A parcial ainda apontava o bloqueio de 12 contas bancárias de envolvidos no esquema de sonegação, além do sequestro dos bens dos acusados, dentre eles 146 veículos. Parte do dinheiro desviado no esquema de sonegação voltou para os cofres públicos, conforme Nunes.

Marques, preso na "Caracará" (Foto Fábio Roberto/Pimenta).

A operação cumpriu 30 mandados de prisão. Um deles, em Itabuna. Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 14, policiais e agentes da Sefaz prenderam o empresário Doaldo Marques, dono da Casa Padim. A equipe também deu uma batida na empresa, que processa e comercializa alimentos como feijão, arroz, açúcar e derivados do milho.
Doaldo foi levado para o Complexo Policial de Itabuna, onde prestou depoimento por mais de duas horas na Delegacia de Furtos e Roubos. Logo após, submeteu-se a exame de corpo de delito e transferido para o Conjunto Penal. Ele nega participação na fraude.
O esquema de sonegação fiscal contava com a participação de policiais, empresários e servidores do Fisco estadual. De acordo com a investigação, o esquema de “fura barreira” para sonegar ocorria nos postos fiscais Benito Gama, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano; e Eduardo Freire, em Mucuri, no extremo-sul do estado. 60% das mercadorias que circulam no estado passam pelo posto de Conquista.
Os envolvidos na fraude, conforme a assessoria da Sefaz, “deixavam de efetuar a parada obrigatória para inspeção da carga”, o “fura-barreira”. O esquema era “pilotado” por três organizações de empresários de transporte e três formadas por policiais militares. Com informações da Agecom.
Leia também

DONO DA CASA PADIM É PRESO POR SONEGAÇÃO
EMPRESÁRIO NEGA ENVOLVIMENTO EM ESQUEMA

22 respostas

  1. Criminosos são os políticos, que arrecadam dinheiro e aplicam em que? em suas contas bancárias. A arrecadação de impostos nesse país é um absurdo, quebra qualquer microempresa. E se tudo o que fosse arrecadado fosse mesmo investido no país, de fato seria um crime a sonegação. Mas encher político de luxo e fartura não é nenhuma virtude. Antes do Estado ir atrás de penalizar um cidadão, que trabalha de domingo a domingo, por não pagar devidamente todo o absurdo de impostos que lhe é cobrado, devia sim ser um exemplo de honestidade.

  2. As leis estão ai para ser cumpridas, não adianta dizer que é trabalhador porque na hora que o cidadão é preso, todos são trabalhadores. Uns ajudantes de pedreiros, outros pintores e outros grandes empresários!!! Sonegação de Imposto é crime e a pena terá que ser aplicada.
    A única coisa que não foi coerente na operação é que não divulgaram as fotos dos policiais e suas identidades para a região saber quem são eles!!! Que seja cumprida a lei também com os que cuidam das leis !!!

  3. quem deveria estar na cadeia não está, a maioria dos politicos que sonegam ,roubam descaradamente inclusive aqui em Itabuna, quanto ganha um trabalhador que rala 7 dias na semana? quanto ganha(rouba) um político? conheço o crescimento dessa empresa, todos eles trabalham muito, e são muito direito, tem que sonegar mesmo , pois nesse PAIS de corrupto vc tem que escolher, pagar impostos (enricar) uma meia duzia de SAFADOS ou fechar a empresa, o ENGRAÇADO
    é que só aparece o nome de DOALDO e os outros? cadê? ele ta sendo BODE ESPIATÒRIO porque ´e uma boa pessoa. cara simples, trabalhador.
    aqui o meu REPÚDIO A ESSA CORJA.

  4. Exatamente Roberto Silva!
    Heta povinho esses que ainda vem aqui dizer que essa raça surrupia impostos é gente trabalhadora. Se for assim então quem rouba um supermercado por estar morrendo de fome sempre será perdoado, pois não pode morrer de fome.
    DEIXEM DE SER BOBOCAS! LOGO VAI APARECER UMAS DEZENAS DE “LARANJAS”, POIS SE TRATANDO DE TANTO DINHEIRO, R$300 MILHÕES ANUAIS, DEVE TER MUITO LARANJA TAMBÉM.
    Não tenho prova, mas conheço pessoa lá de dentro que foi usado como um “laranja”. Muito comum.
    O cara tá rico e fica essa ruma de zé ruela baba ovo amigo dele puxando saco. Nem sequer vai ficar preso.

  5. Pra que isso tudo se no final se acaba em pizza??? E por sinal foi a janta ontem a noite no presidio, pizza com fanta pra todos, e tudo isso pago pela CASA PADIM!

  6. Bem se sabe que vc não conhece em nada a história de Doaldo e família, não sabe que a família trabalha junto há mais de 15 anos e não sabe também a origem, esforço, e garra que sempre tiveram.
    Não sabe de onde vieram, e como chegaram aonde chegaram e não sou eu quem vou ficar aqui te explicando, até pq de nada vai adiantar, pq seu único intuito aqui foi ofender a pessoa.
    Não esqueça que essa família possui filhos(crianças) e que acabam lendo comentários maldosos como o seu o que pode acarretar um abalo moral e psiquico.
    Enfim, se não puder respeitar a condição do ser humano que acima de td Doaldo é, respeite os seus filhos e evite tais comentários.

  7. Temos que a avisar ao desinformado “EU” que o que está em questão são impostos não arrecadados que poderiam ser transformados em benefícios para a população.

  8. Sonegação fiscal é crime.Todo empresário sabe disso.Essas pessoas apostaram em um esquema fraudulento e se deram mal.AS pessoas que os estão defendendo não perceberam que estão lesando os consumidores ao cobrar os impostos no preço dos produtos,e também aos contribuintes ao não repassar esses impostos ao governo.Quando eles agem assim,estão sendo tão amorais e bandidos como os políticos.A solução não é sonegar imposto sob o argumento que serão desviados,e sim,cobrar e exigir dos políticos uma postura mais honesta na aplicação destes impostos.Mas nós preferimos chorar e defender pessoas delituosas ao invés de fazer valer nosso direito de cidadão.

  9. Interessante?! O empresário da casa feijão padim, Doaldo, ao fabricar os seus produtos coloca-os no mercado já com os “famigerados” impostos embutidos. Ao vender os seus produtos recebe todo o din din e não repassa o que não é dele. Portanto, quem fica com o dinheiro alheio é ladrão tanto quanto os políticos, juízes, policiais, diretores de escolas, padres, pedreiros…, etc, etc; que surrupiam o dinheiro pago com o suor dos trabalhadores. Defender ladrão nesse país já virou uma grande palhaçada. Se fosse um ladrão de sabonete, pote de manteiga ou margarina duvido se alguém se interessaria em estar defendendo ou choramingando nesse momento. Doaldo só pensou no din din, pra din…, pra din…!

  10. PARA O COERENTE: Para que vc quer ver as fotos dos policiais? Vc ta pensando que eles são bandidos, que possam fazer mau a sociedade? Desixa de ser besta e vá se informar sobre o assunto seu otário.

  11. Sr. Roberval Dias, qtos e qtos impostos são arrecadados no nosso país…???
    Qual o beneficio que essa arrecadação traz p vc…???
    SE o valor real das arrecadações fossem realmente repassadados em beneficio da população não existiria no Brasil tanta pobreza, falta de educação, saúde precária…enfim…
    O Sr. usou o verbo de forma correta “poderiam” , mais não foi e nem será nunca!!!
    Saudações!!!

  12. Que peninhaa né? o tom ribeiro do alerta total nem falou sobre o caso né? o diario bahia dono da bellas tb não.acho que só voces do pimenta,né tão estranho esses veiculos nem darem uma informaçaozinha aos leitores né? porque será heim, gente ????

  13. SOU COMPLETAMENTE A FAVOR DOS QUE PEDEM AS FOTOS DOS POLICIAIS ENVOLVIDOS COM NOMES E TUDO. PQ SAI O NOME DO TRABALHADOR QUE NAO CONTRIBUIU COM MAIS DINHEIRO PARA POLITICOS CORRUPTOS E KD OS SAFADOS QUE GANHAM PARA CUMPRIR AS LEIS E SAO OMISSOS,PQ TAMBEM TAO GANHANDO SUBORNO,OS POLICIAIS DA BAHIA PRINCIPALMENTE TEM MAIS É QUE IR PRA CADEIA.SAO UNS CORRUPTOS SALAFRARIO COMO OS POLITICOS .ESSES SAFADOS DO ESTADO SO TAO QUERENDO MAIS DINHEIRO PRAS CAMPANHAS,QUE CORJA MALDITA UM DIA VOCES VAO PAGAR NO FOGO DO INFERNO SEUS MALDITOS
    TUDO QUE ACONTECE NESSA bahia(esse estado tem que ser escrito de letras minusculas)em homenagem aos politicos baianosum belo arroto,um peido.

  14. se o Estado não tivesse tanto dinheiro, não haveria tantas contas absurdamente fartas nos paraísos fiscais.. dinheiro o Estado tem! esse numero absurdo de imposto que há no brasil é só pra compensar a falta de honestidade dos nossos representantes, que nao nos representam de forma alguma! nao tou aqui justificando a sonegação, mas acho sim que é muito grande o numero de impostos cobrados, e não são todas as empresas que conseguem pagar.

  15. e é verdade mesmo que só estão colocando o nome de Doaldo na imprensa! até parece que ele é ‘chefe’ dessa quadrilha fictícia que inventaram! pq os outros estão apagados, pq nao divulgam os nomes deles, e um monte de mentiras sobre eles também?
    não sei que fiscal disse por aí sobre existencia de notas frias, embalagens irregulares, lavagem de dinheiro, formaçao de quadrilha.. POR FAVOR, cadê o compromisso com a verdade, jornalistas? a unica acusação existente é sobre SONEGAÇAO FISCAL, critiquem a vontade, exponham sua opinião, mas sejam coerentes e nao inventem coisas para vender noticia!

  16. 19 JULHO DE 2010
    VOU SER SINCERA SE O GOVERNO COBRASSE UMA TARIFA MENOR
    DE IMPOSTO COM CERTEZA NAO ACONTECERIA ISSO SEM CONTAR
    QUE ENTOA DEVE SER PRESOS MUITOS POLITICOS PORQUE TODOS
    METEM A MAO NO POVO
    VAMOS CONCORDAR ELES TODOS ERRAM MAS QUANTOS PAIS DE
    FAMILIAS TRABALHAVAM PRA ESSES HOMENS AO MENOS ELES DAVA
    RETORDO DO DINHEIRO QUE EM SUPOSTO FOI ROUBADO DO GOVERNO
    E O GOVERNO AONDE ESTA O DINHEIRO QUE DEVE SER APLICADO ME
    SAUDE , EDUCAÇÃO , E TANTAS OUTRAS COISAS.
    ESSE SIM FORAM PRA CADEIA MAS ONDEM ESTAO OS QUE ROUBAM OS
    COFRES PUBLICOS NO BRASIL ?
    ESSE QUE SAO PEIXES GRANDES ESSE QUE ESTAO SONEGANDO ESTAO ERRADOS
    MAS SAO LAMBARIS

  17. que pena que pessoas bem vistas na sociedade conseguem se infiltar em esquemas em que no final somente eles mesmo podem ser prejudicados…torço por vc negao que vc possa pagar na rua toda a divida que o estado realmente cobra e que vc possa rever esses conceitos quando se trata de orgao publico…

  18. Engraçado o comentario falando da ofensa que estão fazendo a familia de um criminoso sonegador de impostos em relação as criançinhas deles imagine quantas mil crianças esse monstro tá deixando de ajudar sonegando 1,6 Bilhões de impostos abra o olho pois até as criancinhas de vcs baba ovos tão sendo prejudicadas enquanto as deles vivem nas melhores escolas,clinicas e etc.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *