Tempo de leitura: 2 minutos

EXCLUSIVO

Serra mudou de posição e agora é favorável a ZPE em Ilhéus (Foto Pimenta).

O presidenciável José Serra (PSDB) disse ao Pimenta que mudou a sua posição quanto às Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) mudou – principalmente no caso de Ilhéus. Apesar de deixar claro que o contexto econômico é outro, ele afirmou que os demais projetos de ZPEs têm de ser analisados caso a casa. Atualmente, são cerca de 20 projetos.
Quando ainda era deputado constituinte e logo depois senador paulista, Serra afirmou que as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) era um estímulo à sonegação. Hoje, no sul da Bahia, mudou sua visão. O município ilheense já implantou a sua ZPE, na zona norte, e trabalha com a perspectiva de gerar 30 mil empregos até 2020. Os projetos estão focados na agroindústria e eletroeletrônicos. As ZPEs têm sua produção voltada para o mercado externo.
Se deslanchou ao falar de projetos para o sul da Bahia, mostrou-se econômico ao extremo ao falar de ZPEs.
Pimenta – O sr. ainda continua contra às ZPEs no Brasil?

Serra – O contexto brasileiro mudou. A situação mudou. Eu era contra ZPEs no final dos anos 80.Era outro contexto.
Pimenta – Hoje o sr. é favorável?
Serra – Aqui em Ilhéus, sim, não é todas [as cidades*]. Depende de cada uma. Cada caso é um caso. A ZPE é um grande fator de desenvolvimento.
—-
Antes, na entrevista ao Pimenta e ao repórter Roger Sarmento, da TV Santa Cruz, Serra atacou a lentidão do governo em projetos de infraestrutura para o sul da Bahia e, também, a municipalização da água em Itabuna.
O presidenciável tucano criticou os governos federal e estadual por apresentar “só agora” o Complexo Intermodal Porto Sul. “Por que só agora esse projeto, depois de sete anos de governo, no apagar das luzes?”, questiona. “Realmente, não dá tempo”.
Outra estocada foi no ex-prefeito Fernando Gomes, que municipalizou o serviço de abastecimento de água. “Itabuna tem um problema que me parece inacreditável no século XXI. Houve uma municipalização do saneamento que não deu certo. Essa é uma coisa que nós vamos equacionar. Não dá para [Itabuna] completar o centenário agora e faltar água”
Ele prometeu ainda levar o Bolsa-Família para pessoas pobres às quais “o programa ainda não chegou”. Casado com o Bolsa-Família, ele disse que vai investir na criação do Protec, o Prouni do ensino técnico-profissionalizante. “Temos de ajduar os jovens a ter acesso à educação profissionalizante”, disse.
Ainda no plano regional, disse ser inaceitável que o aeroporto de Ilhéus, “uma cidade turística”, não opere por instrumentos. “Podemos montar um aeroporto digno até para receber turistas”. Por conta da falta de instrumentos, observou, muitos são obrigados a viajar até seis horas para usar o aeroporto internacional de Salvador.
Enquanto Serra falava, o presidente do PSDB baiano, Antônio Imbassahy, comemorava: “Adervan, ele seguiu direitinho aquilo que a gente combinou”. Largou um sorriso ao identificar o repórter do Pimenta flagrando a “comemoração”.

20 respostas

  1. Esse ********** era totalmente conta a ZPE, só prq é candidato tá querendo enganar o eleitor, só q não me engana não, quem é Vascaino sempre será Vascaíno, quem é Flamenguista sempre será Flamenguista, quem é ladrão, sempre será ladrão, e quem é contra ZPE sempre srá contra, vai engana o diabo. Agora só prq tá em campanha política êsse Olho de Sapo vem com essa estória. Me dê uma garapa de limão.

  2. Pois é, confirmado o que eu tinha colocado aqui no Pimenta, em comentário que fiz.
    O Serra que antes pensava localmente, isto é São Paulo, agora, como candidato a Presidente da República pensa nacionalmente, e sabe que as ZPE”s, além de trazerem recursos externos para melhorar a nosso Balanço de Pagamentos, trarão desenvolvimento para regiões pobres.
    Ponto para o Serra.
    Ilheense

  3. e o lance do aeroporto…ficou pequeno agora?
    claro depois do crescimento econômico promovido pelo governo Lula.
    Sim e qual a atitude , privatizar a INFRAERO?

  4. SERRA,FHC,ARRUDA,FERNANDO GOMES,AZEVEDO,ADERVAN,PAULO SOUTO,GEDDEL,VALDERICO REIS…,
    NÃO TEM DIFERENÇA SÃO TODOS LIXO DO MESMO SACO!
    O TAL DO SERRA ÉRA CONTRA AS ZPE¨s,
    HOJE É CANDIDATO, JÁ ESTAR A FAVOR,
    SE ELE GANHAR (¨QUE DEUS NOS LIVRE¨) A COISA MUDA DE NOVO,
    AI NÓS ESTAMOS LASCADOS.

  5. Para quem não conhece José Serra.
    Ele diz que criou o FAT e seguo desemprego. Vejam a verdade:
    O Seguro Desemprego foi criado pelo decreto presidencial nº 2.283 de 27 de fevereiro de 1986,assinado pelo então presidente José Sarney. O seguro começou a ser pago imediatamente após a assinatura do decreto presidencial.
    O FAT foi criado pelo Projeto de Lei nº 991, de 1988,
    de autoria do deputado Jorge Uequed (PMDB-RS). O projeto diz
    textualmente: “DISCIPLINA A CONCESSÃO DO SEGURO DESEMPREGO, NA FORMA QUE ESPECIFICA, E DETERMINA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. NOVA EMENTA: REGULA O PROGRAMA DO SEGURO DESEMPREGO, O ABONO SALARIAL, INSTITUI O FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR – FAT, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS”.
    O verdadeiro josé serra:
    Na Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988) – José Serra votou contra os trabalhadores:
    a) Serra não votou pela redução da jornada de trabalho para 40 horas;
    b) não votou pela garantia de aumento real do salário mínimo;
    c) não votou pelo abono de férias de 1/3 do salário;
    d) não votou para garantir 30 dias de aviso prévio;
    e) não votou pelo aviso prévio proporcional;
    f) não votou pela estabilidade do dirigente sindical;
    g) não votou pelo direito de greve;
    h) não votou pela licença paternidade;
    i) não votou pela nacionalização das reservas minerais.
    Por isso, o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), órgão de assessoria dos trabalhadores, deu nota 3,75 para o desempenho de Serra na Constituinte.
    Mas,como você não é trabalhador, isto não importa.

  6. Esse Cidadão é mentiroso ele andou dizendo que foi ele que criou o FAT (FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR),ele nem sabe o que é o cacau ao invés deles comerem um chocolate que é originario do cacau eles comeram foi quibe e esfira que é originario das arábias, e o tal do Paulo Sorto é outro mentiroso dizendo que vai ajudar o sul da bahia, eu pergunto porque não ajudou quando governou 20 anos, toma vergonha se eu fosse Paulo Sorto eu tinha vergonha de pedir voto em Itabuna. Nem Fernendo Gomes que é corrupto não gosta de vc Paulo Sorto.

  7. O sujeito não me convence. Falta posicionamento. Fala da falta de pernas de Dilma, mas tb não mostra diferencial. Pior: disse que FHC parece com Lula, qualquer um q odeie política não acredita nisso. Fala que Dilma é montada e ele com essas frases devo acreditar em q?

  8. Claro que ele ia mudar de opiniao, babaca seria ele se sustentase a opiniao, esse aí é uma metamorfose ambulande. Esse sempre foi panela de tefron, desde os tempos de FHC.

  9. 1. Lula era contra a Transposição do São Francisco (Chamava de obra de picareta);
    2. Lula era contra a Bolsa Família (chamava de Bolsa esmola);
    3. Lula foi contra a Constituição de 1988;
    4. Lula foi contra a Lei de Responsabilidade Fiscal;
    5. Lula foi contra a CPMF;
    6. Lula era contra a privatização das telefônicas;
    Enfim… só Serra ñão pode mudar de idéia?

  10. INTERESSANTE, OS TUCANOS FICARAM OITO ANOS NO PODER E NADA FIZERAM EM PROL DA NOSSA REGIÃO, E AGORA VEM SERRA FAZER FALACIAS.
    LEMBRO-ME QUE FERNANDO HENRIQUE, QUANDO PRESIDENTE JUNTO COM ACM E SUA TROPA CHOQUE ESTEVE NO AEROPORTO DE ILHEUS E NUNCA SE PREOCUPOU EM FAZER MELHORIAS NO MESMO.

  11. Ponto para Isaac Albagli que levantou esse assunto e criou uma saia-justa para Serra. É claro que ele não vai ganhar, mas se der zebra…

  12. Ponto pra Isaac Albagli? Não seria “Ponto$ pra Isaac Albagli”?
    Tenha santa paciência, esse indivíduo ao lado de Jabes nao merecem citação.

  13. Ele está em campanha vai dizer que é contra à ZPE??
    É uma maledicencia, é uma falta de projetos, é uma cara de falso que odeia pobre…é tanta coisa ruim que não dá nem pra discutir.
    O Brasil hoje é um País respeitado internacionalmente, com crescimento na faixa de 7 a 9% (próximo ao da china) é vamos arriscar com um tiro no escuro votando em serra.
    DILMA É A GARANTIA DA CONTINUIDADE – Serra não é continuidade, pois o PSDB o tempo todo criticou e combateu o governo Lula, por que agora ele iria continuar os projetos do Lula? Ele vai é privatizar, entregando nosso patrimonio aos estrangeiros. Leiam, vale a pena: está no blog do Luis Nassif.
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/bresser-e-a-privatizacao-da-telefonia#more

  14. PARA “O CIDADÃO”:
    Então meu brodes, vamos vortar na dona MARINA, pois o seu lula também ficou 8 anos junto com 4 do outro cachaceiro aqui da BAHIA e também não fizeram nada, perdão, fizeram sim piorou tudo, como ver meu caro, é melhor você não defender essa corja senão será pior pra eles.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.