Tempo de leitura: < 1 minuto

O sul da Bahia está a pouco mais de um mês de dar um passo histórico em sua economia. Após mais de 200 anos de cultivo do cacau, finalmente a região deixará de ser uma exclusiva produtora da matéria-prima para ingressar no bem sucedido time dos fabricantes de chocolate.
A fábrica, financiada com recursos do BNDES, Governo do Estado (via CAR) e Prefeitura de Ibicaraí, irá funcionar neste município a partir de setembro. Segundo o prefeito Lenildo Santana, as máquinas chegam hoje e está projetada uma produção de 600 quilos de chocolate por dia.
Pequenos produtores de Ibicaraí, Floresta Azul e Coaraci serão diretamente beneficiados, com a possibilidade de ampliar seu faturamento em 300%. Santana comemora o fato de que o produtor, finalmente, “deixa de ser apenas exportador de matéria-prima”. Ele salienta que, somando-se ao incremento da renda, a produção de chocolate “significa uma mudança de cultura em nossa região”.
Na administração da fábrica, estará a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacências (Cooafba). Além do chocolate, haverá produção de outros derivados do cacau, como liquor e manteiga.

9 respostas

  1. Parabéns ao pessoal da COOAFBA. Com certeza vocês terão sucesso.
    No entanto vocês devem tomar um pequeno, mas decisivo, cuidado: NÃO DEIXEM FERNANDO RIOS NEM CHEGAR PERTO.
    Lembram da ITAISA? Pois é…
    Observador

  2. ESTAMOS TORCENDO PARA ESTE PROJETO VINGAR, POIS, A NOSSA REGIÃO MERECE, OS NOSSOS AGRICULTORES TAMBEM.
    PARABENS AOS IDEALIZADORES DESTE PROJETO.

  3. Sinceramente, desse tipo de negócio eu tenho medo, …!!!
    Creio muito na implantação de novas plantas industriais por parte da iniciativa privada, …, em economia de escala, dentro de um estudo de viabilidade e eficiência, …!!!
    Esse negócio de tanto “dedo do governo” me cheira a ineficiência, …, a política, …!!!
    Espero, sinceramente, que eu esteja errado, mas vamos aguardar para ver. Só o tempo nos dirá, …!!!
    Se as condições relmente fossem adequadas, já não havia um parque industrial, com várias plantas, baseado na pós colheita do cacau, em Ibicaraí ou coisa que o valha, …?!?!?!
    Se nem em Ilhéus e/ou Itabuna a indústria do chocolate não foi à frente, mesmo sendo uma região produtora de cacau, pois estamos diante de um produto diferenciado, onde a região produtora é uma, mas o consumo do produto industrializado ocorre em outra, como no sul do país, por exemplo, …!!!
    Outro problema do chocolate é que, na maioria das vezes, necessita de produtos complementares, tais como o leite, para ser consumido e/ou industrializado, ao contrário do café, por exemplo, que pode ser consumido simplesmente diluído em água, …!!!
    Vamos aguardar, e acreditar, …!!!

  4. Sergio Oliveira não é um homen de pouca fé. ele é homem do Dem e PSDB vai esta sempre torcendo para que tudo trazido pelo governo do PT dá errado.

  5. Porquê Sérgio ainda não foi pra o Rio Grande do Sul?
    Esse “rapaz”, parece aquele personagem do Zorra Total: ZÓIUDO!
    Vai criatura, para os pampas gaúchos!
    Deixa a minha linda BAHIA, dos crioulos, negros, mestiços, caboclos e índios.
    Aliás, com toda essa gama de conhecimento que você afirma ter, porquê não coloca a “cara” de fora para algum projeto realmente que “dará certo”?

  6. “DEUS” nos ajude que em Ibicarai não aconteça o mesmo que no resto do país, vejam só um exemplo aqui na Bahia e também com o CACAU”
    _____________________________________________________________________
    Desde janeiro de 2003 que o lula e sua turminha inaugura
    as famosas “PEDRAS FUNDAMENTAIS”, somente isso, a infra-estrutura do país indo pro brejo, pra se ter uma idéia dos absurdos praticados por essa turma, no município de Itamaraju foi inaugurada uma fábrica de pasta de cacau com um investimento de quase dois milhões, a tal fábrica até o momento não produziu uma grama sequer da pasta do cacau, apenas serve de pasto, os furtos dos modernos equipamentos virou rotina.

  7. Ao Sr. “Astronauta”, que deve estar nas nuvens (nefelibata), …!!!
    Eu tenho muita fé na tecnologia, mas em “arranjos políticos”, que nunca dão certo, isso jamais, …!!!
    Acorda, cara. Coloca os pés no chão, …!!!
    Nos negócios, a única lei que funciona é a lei da oferta e da demanda, …!!!

  8. DAR PARA ENTENDER O PESSIMISMO DO SÉRGIO, ELE NÃO ACREDITA NO GOVERNO DO PT, PENA QUE DURANTE 40 ANOS O GOVERNO NO QUAL ELE ACREDITA NUNCA DEU IMPORTÂNCIA PARA VALORIZAR DE FATO A MATÉRIA PRIMA DO CACAU.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *