Tempo de leitura: 2 minutos
Porto ilheense sofre concorrência desleal de terminal privado em Cotegipe (Foto Ed Ferreira).

O porto de Ilhéus utiliza atualmente menos de 5% da sua capacidade de movimentação de cargas anuais, estimada em 5 milhões de toneladas. Dá cerca de 230 mil toneladas de produtos, o que praticamente o inviabiliza. Desse total, 150 mil toneladas são de soja. Para se ter uma ideia, em 2005 o terminal público ilheense exportava cerca de 914 mil toneladas do grão produzido no oeste baiano.

A queda na movimentação de soja se deu porque o porto ilheense foi atravessado por interesses de um grupo econômico que envolve o Moinho Dias Branco e empresa controlada pelo publicitário Fernando Barros.
O grupo tem ligações com o carlismo e teria feito enormes pressões sobre multinacionais como a Cargill e a Bunge para que retirassem as cargas de Ilhéus para o Terminal Portuário de Cotegipe (TCP), segundo o deputado federal Geraldo Simões (PT-BA).

Geraldo denuncia grupo privado

O parlamentar denuncia a manobra ilegal do grupo desde 2006, mas alerta que essa movimentação aumentou nos últimos anos. Ele cobrou da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) uma sindicância no terminal privado.
Criado originariamente para movimentar 300 mil toneladas de trigo da Moinho Dias Branco ou produtos de terceiros de forma complementar, observa Geraldo, hoje o terminal privado supera esse limite. São 1,5 milhão de toneladas de soja e outras 300 mil de trigo de outras empresas. No ano passado, apenas 12% das cargas eram do grupo.
Em contato com o Pimenta, o parlamentar federal e membro da Comissão de Transporte da Câmara dos Deputados, disse que se a Antaq não atender rapidamente o seu pedido, irá denunciá-la. “Não é só a União que deixa de arrecadar R$ 10,4 milhões, por ano, mas Ilhéus que perde dinheiro e sofre com desemprego”. O valor se refere a tarifas e mão-de-obra.
Pior, acrescenta, é que o mesmo grupo trabalha na surdina para também desviar do município sul-baiano a exportação da celulose produzida no extremo-sul da Bahia. “Essa produção viria em barcaças para o porto ilheense e seria exportada daqui [do sul da Bahia]. A Antaq tem de agir”.

9 respostas

  1. Se foi uma manobra da época do pessoal do carlismo, porque então não foi consertada no Governo J.W., …?!?!?!
    Preguiça ou incompetência, …?!?!?!
    Só que o ACM morreu, faz quanto tempo, …?!?!?!
    É só blá, blá, blá, …!!!
    Acredite, …!!!

  2. É ESSE MESMO GRUPO FACISTA QUE CHEGAM AQUI COM SEUS CANDIDATOS, DE QUATRO EM QUATRO FAZENDO PROMESSAS MENTIROSAS, SOBRE O DESONVOLVIMENTO DA REGIÃO, GERAÇÃO DE EMPREGOS, RECUPERAÇÃO DA LAVOURA CACAUEIRA,E LEVAM OS VOTOS DO OTÁRIOS, DEPOIS SE ELEGEM E PASSAM MAIS QUATRO DANDO BANANAS PARA A REGIÃO SUL BAIANO.

  3. O deputado Geraldo Simoes devia era ter vergonha na cara e deixar de mentir para nós moradores do eixo itabuna-ilheus,pois ele foi o mandachuva do codeba por varios anos e, exatamente daí em diante,as coisas pioraram.Cadê a vossa competência nobre deputado?

  4. É isso aí Geraldo. Bota pocando mesmo.
    Agora é tenso ver o professor RODACUDE, a maior viúva de todas, mais os demais colegas falando bobagem. Foram 20 anos e agora ficam bufando com pouco tempo que temos pra arrumar o estado.

  5. Pergunto ao deputado em qual estrada seria usada para transportar a carga de soja. A estrada de Ilheus-Itabuna esta no limite, quem bao se lembra dos perigos de carretas transportando soja, madeira, numa estrada perigosa ou mesmo a deteriorozacao da Serra do Marcal que nao suportou o peso das cargas que por la passavam.
    Depois deputado no governo do PT todos os portos foram loteados e colocados pessoas que unca entenderam de logistica. o resultado e este que estamos vendo , o Porto de ilheus se fosse privado ja seria peca de museu.

  6. PORQUE VOCES NAO PUBLICAM SOBRE A IMPUGNAÇAO DE GERALDO SIMOES, SE FOSSE FERNANDO GOMES VOCES CONCERTEZA PUBLICARIAM, NAO SOU CONTRA NEM A FAVOR DE POLITICO NENHUM SOMENTE ACHO-ME NO DIREITO DE PERGUNTAR COMO UM CIDADAO COMUM ENTRE NÓS, JÁ QUE O SITE É ESPECIALIZADO EM MATERIAS POLITICAS, OBRIGADO E PARABENS.

  7. É só blá, blá, blá, …!!!
    É só tró-ló-ló, …!!!
    Nada vem para a região sul da Bahia pelas mãos do Deputado em questão, …!!!
    Coisa triste, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *