Tempo de leitura: < 1 minuto

Barreto (à esq.) toma posse.

O município de Ilhéus é o primeiro do sul-baiano a criar uma secretaria para cuidar da segurança pública. Marcelo Barreto, capitão da PM, assumiu o comando da Pasta que também responderá pelas áreas de transporte e trânsito.
Barreto tomou posse nesta quarta-feira, 4, numa solenidade no salão nobre do Palácio Paranaguá. O capitão era subcomandante do grupo de elite da PM no sul da Bahia, a Cipe Cacaueira (ex-Caerc).
O capitão disse que espera contar com o apoio da sociedade “para vencer os desafios de implementar projetos que traduzam a vontade popular”.

15 respostas

  1. Só assim esse cidadão pode falar nos eventos policiais que é um Secretário de Segurança Pública!
    VAi fazer grampo telefonico para apurar invasores de prédios públicos?
    Será que montará uma tropa de elite na guarda? se for o caso colocar PEdro como comandante da tropa de elite, ele tem quase os mesmo cursos de Capitão.

  2. agora a coisa vai. o caiptão barreto ja provou e muito a sua competencia de combater o crime na região. esta de parabéns a nossa cidade e o prefeito newton lima.

  3. Quanto a trânsito e transporte, tudo bem, mas esse negócio de município querer fazer o que é obrigação, e responsabilidade, do estado é uma píada, ou apenas um álibi para arrumar emprego para alguém, …!!!
    É muito fácil fazer fogo queimando a pólvotra alheia, …!!!
    Mais uma vez irá sobrar para o contribuinte, …!!!

  4. isso é bom criar uma secretaria que possar olhar de perto os assuntos relativos a segurança bem como voi de grande importancia a escolha do cap barreto que conhece a fundo as deficiencias que tem na segurança em ilheus e região… parabens ilheus agora o prefeito acertou..

  5. Sei não. Mas acho que não vai dar certo.
    E tem mais. Pelo que sempre soube, Segurança Pública é função do Estado.
    Vamos ver o que vai dar…
    Observador

  6. alguém por favor traduza pra mim o que quer dizer, “para vencer os desafios de implementar projetos que traduzam a vontade popular”.

  7. A Constituição do Estado da Bahia reza que Segurança Pública é atribuição do Estado.
    O Prefeito Newton que não consegue executar as funções que são de responsabilidade do município cria uma Secretaria de Segurança Pública.
    Durma com um barulho deste e diga que passou a noite em paz.
    Vejam o que diz a Constituição da Bahia:
    DA COMPETÊNCIA DO ESTADO
    Art. 11 – Compete ao Estado, além de todos os poderes que não lhe sejam vedados pela Constituição Federal:
    I – dispor sobre sua organização constitucional, exercer as funções do seu governo próprio e prover as necessidades da administração autônoma de seus serviços;
    II – decretar e arrecadar seus tributos e aplicar suas rendas;
    III – manter a ordem jurídica democrática e a segurança pública;
    Sr. Procurador Jurídico, o Sr. não viu isto não? Ou o Senhor não foi ouviddo?
    Observador

  8. Eu publiquei no site r2cpress, semana passada, uma súplica à “Briosa” Guarda Civil Municipal; a que chamei erroneamente no meu comentário, de “Guarda Patrimonial.”.
    Enfatizo que apenas os exortei a fazerem uso dum prosaico apito e, naqueles casos extremos, refratários ao ruído do apito, que usassem a frase previamente memorizada, dita com maciez: _ “Aí não pode!”.
    Todo esse trabalho hercúleo, extenuante e adicional solicitado seria tão somente para que esses Servidores controlassem ou impedissem o vandalismo e a depredação dos bancos, monumentos e canteiros da Praça JJ Seabra; as escadarias de mármore do Palácio Paranaguá bem como o trafego de esqueites e bicicletas no jardim e passeio no entorno do Palácio.
    Exagerando, solicitei ainda, o controle da Feira de alimentos e quinquilharias bem como de bêbados, drogados, doentes mentais e descuidistas que ameaçam senhoras e crianças no átrio do Teatro Municipal.
    Ora, considerando que estando eles, os Guardas, localizados à distância de um apito ou um aceno de mão, em ambos os extremos do Calçadão Jorge amado, apascentando idéias, batendo longos papos, vendo o futebol na TV, tricotando ou ouvindo no radinho um bom pagode: Supus que uma simples “apitadinha” educativa, vez em quando, não interromperia o ócio e muito menos os deixaria exaustos. Não esqueçamos que entre o Palácio Paranaguá e o Teatro Municipal estão a Fundação Cultural; a Casa de Jorge Amado, a Casa dos Artistas e o acesso à Barrakitica. Todos os imóveis são do Patrimônio Público e pontos turísticos de intensa visitação. (!)
    Como me ofereci para doar os apitos, deixando-os com pouca ou nenhuma contra-argumentação; saíram-se na defensiva com a estandardização do despreparo, da desestruturação, do desaparelhamento e falta de todos os recursos, etc, etc; para assumirem esse complicadíssimo mister, que suponho funcionalmente implícito às suas atribuições de Guardas Civis. E olha que estão fardados como o Rambo, como os Marines americanos ou a Guarda Suíça do Vaticano. Lindos!
    Agora para nossa surpresa eis que surge uma nova Secretaria Municipal de Segurança com um recém nomeado ex-oficial da Polícia Militar, Secretário e todo o seu staff e assessoria condizentes!
    Não duvido da capacidade e conhecimentos do oficial nomeado para o exercício duma atividade para a qual estudou e especializou-se na Escola Preparatória para Oficiais da PM. Por isso não faço críticas apriorísticas, prematuras e levianas. Entretanto du-vi-do que disponibilizem a ele dos recursos necessários para desenvolver os seus projetos e ações em prol do cidadão. É só política.
    Que interessante! Fiquei muito confuso. Não sei se é pra rir ou chorar! Se a cidade está agora tão pior como nunca este em sua história; caótica em todos os segmentos da administração pública! Imagine agora, com mais um secretário, staff e assessoria, bem pagos pra ajudarem a impor-nos esse feijão azedo que o Governo Newton nos empurra goela abaixo.
    Acho que o mais adequado e sorrir como um palhaço/cidadão mesmo que borre a maquiagem. O desafio diário não é sobreviver aqui. É manter-se humano e cidadão.

  9. O que piora tudo isto é verificarmos que o nosso Prefeito faz o que quer, contrariando a Constituição Federal, Estadual e a nossa Lei Orgânica e os Nobres Vereadores da nossa cidade, como vacas de presépio, dizem amém.
    MEU DEUS DO CÉU, ONDE IREMOS PARAR.
    Silvio Luiz

  10. Aqui em Ilhéus pode!!!
    Imaginem o Sec. de Segurança Municipal dando “baculejo” no povo dos skates?
    O Sec. PM dando batida em boca de fumo!!
    Seria melhor para evitar tudo isso investimento em educação…
    acabavam as depredações em prédio públicos, e outros problemas.
    Os guardadores de carro que se cuidem!

  11. Newton é sincero, honesto e bem intencionado, assim acredito eu.
    Mas falta a ele um Conselheiro. Alguém com quem ele possa discutir determinadas ações que pretenda tomar, como foi o caso da nomeação do Sr. Secretário de Segurança (SIC).
    Meteu-se o nosso Prefeito em tremenda enrascada, da qual terá grande dificuldade em sair.
    Fico daqui matutando. Esta nomeação, contra tudo e contra todos, foi feita à troco de que?
    Newton, pense duas vezes antes de agir.
    Ilhéense

  12. hahahaha pobre ilheus , agora barretao vai encher o bolso com suas seguranças particulares e liberar os carros vencidos de seus amigos , que tristeza!!!!!!!!!!!!!!a cipe cacaueira faz festa com a saida desse cancer maligno, adeus barreto!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. boa noite, senhor secretaria de segurança, meu genro e minha filha, foram passar as ferias, neste estadoo e para nossa surpresa foram assaltado, e a policia do local de trancuso proximo a porto seguro trataram os dois com pouco caso.
    o carro eh crossfox placa 4443, gostaria que o senhor tomasse as providencia, pois irei comunicar ao nosso secretaria daqui do rio de janeiro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *