Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-deputado federal Roberto Jeferson, pelo Twitter, comentou a atuação do presidenciável José Serra (PSDB) na entrevista concedida ao Jornal Nacional, da Rede Globo, há pouco.
Citado na bancada, Jefferson disse no microblog que os apresentadores William Bonner e Fátima Bernardes “foram mais amenos” com José Serra.
Uma das perguntas espinhosas do casal para Serra no JN foi sobre a aliança do tucano com o PTB, envolvido no Mensalão do Governo Lula e tido como responsável-mor pela corrupção nos Correios.
Mais adiante, Jefferson diz que os jornalistas do JN “amarelaram” diante de Serra e “foram violentos com Dilma e Marina”. Na Globo, Serra defendeu Jefferson. “”Os personagens principais nem foram do PTB, foram do PT”.
Deixemos o Jefferson de lado. Confira a sabatina no vídeo abaixo e tire as suas conclusões:

35 respostas

  1. E agora, o que dizem os “tucanos”?
    Pularam de alegria? Sairam do muro?
    Até o aliado dele, afirmou categoricamente que o “casalzinho” Global amarelou!!! KKKKKKKKKKKKKKKKK
    Viram a preferência? O teatro, o ensaio, o tempo, sem interferências?
    A “Grobo” é Serrista mesmo! E vai descer ladeira abaixo, junto com o seu candidato.
    Patético…!!!
    Ridículos Tiranos…!!!

  2. Entrevista mole… os apresentadores só levantam a bola e o Sr Burns chutava, nem parece o casal de interrogadores que falaram com a Dilma….Ridículo.

  3. Serra me lembra uma musica de um desenho animado:
    “O Pink e o Cérebro, O Cérebro e o Pink!”
    “Vamos dominar o mundo Pink!”
    Mas a Globo pegou leve com o Serra.. Quero ver com o incendiário Plinio como é que vai ser..

  4. Ahhh me poupe, eles não “amarelaram” elas conspiraram a favor de Jose Serra. Foi ridiculo, foi uma coisa simplesmente vergonhosa, a cara da Rede Globo de Televisão, sempre MANIPULADORA mas que fique bem claro que muitos já não são tão influenciáveis mais não e que muitos notaram que com o candidato Serra (nada contra o candidato Serra) mas é vergonhoso um meio de veiculo d potencia da Rede Globo querer manipular a população a favor dos seus “queridinhos” QUEM QUISER QUE CAIA NESSA!!!!

  5. O casal global pegou leve? Não! A diferença ,e grande, das outras entrevistadas é que o candidato Serra é mais preparado, sabe otimizar o tempo e é claro no seu discurso. Quem pegou leve foi Serra.Na hora que falaram do mensalão e o PTB, ele não citou o José Dirceu que também foi cassado e gerenciou todo o esquema.

  6. Pensei até que fosse um “chá das 5”, só faltou servirem o chá e as torradas.
    Não duvido nada que a Regina Duarte – apavoradinha do Brasil – apareça, futuramente, na campanha do SERRA.

  7. Parodiando Boris Casoy quanto a postura do casal de apresentadores da rede globo,que foi super bonzinho com o Serra,e muito malvado com a Dilma.(ISSO É UMA VERGONHA)

  8. Estranho a pergunta sobre o mensalao para Marina e Serra e nao a Dilma que eh do PT, partido envolvido diretamente com esta lambanca. Ze Dirceu, esta indiciado pelo MP como chefe dos quarenta. Ainda escrevem aqui que a Globo eh Serra, acho o contrario o mrnsalao deveria ser explicado pela Dilma, so falta perguntarem ao Plinio que tambem era do PT.

  9. A entrevista foi bem tranquila, acredito que tenha sido a postura do candidato em não fugir do assunto e a tranquiladade que ele fala.
    Mas esse lance de Globo apoiar serra, dilma e etc, comigo não cola.
    Até porque a Globo não manda em meu voto.

  10. Quem é eleitor da Dilma sempre vai achar que, com ela, o pessoal foi mais duro, …!!!
    Na verdade, quiseram pegar pesado nos pontos plêmicos dos três candidatos, mas perderam uma grande oportunidade de abordar assuntos importantes, tais como projetos nas áreas de saneamento básico, saúde, educação, segurança pública, energia, transporte e infra-estrutura, dentre outros, …!!!
    Na minha opinião as entrevistas feitas com os candidatos, na Globo News, pelos jornalistas André Trigueiro e o Carlos Monfort, foram muito mais proveitosas, …, pena que nem todo mundo tem acesso a esse canal Brasil afora, …!!!
    Lá na Globo News, além das entrevistas, ainda há a repercussão, logo após, com os comentaristas Cristiana Lobo e Merval Pereira, …!!!

  11. Aproveitando a oportunidade, eu pergunto:
    Onde é que haverá um telão para exibir o debate de amanhã, com os candidatos a Governador da Bahia, …?!?!?!
    Creio que se alguém – algum bar, ou clube – tiver essa iniciativa, terá público igual ou maior que os jogos de futebol, …!!!
    Está lançada a idéia, …!!!

  12. ENTRE A DÚVIDA E A CERTEZA, É MELHOR FICAR COM A CERTEZA DA CONTINUIDADE DE UM BRASIL PRA FRENTE.
    CONFESSO QUE A DILMA NÃO É A MINHA CANDIDATA DOS SONHOS, A ACHO MUITO ARTIFICIAL, MAS O SERRA APESAR DE ESTAR MAIS TEMPO EXPOSTO NA VITRINE POLITICA É MUITO MASSANTE, ENFADONHO E REPETITIVO EM SUAS COLOCAÇÕES. VEM PARA BAHIA CRITICAR A SEGURANÇA DO ESTADO, QUANDO NO SEU ESTADO BANDIDOS DOMINAM BAIRROS, ENFRENTAM A POLÍCIA COM SUPERIORIDADE DE ARMAMENTOS, E BARBARIZAM, ATERRORIZAM A POPULAÇÃO. MAS DE NADA VAI ADIANTAR ESTA ROMARIA QUE ELE FAZ AO NOSSO ESTADO, POIS A MAIORIA DA POPULAÇÃO JÁ ESTA CONVICTA DO SEU VOTO.

  13. Plantão do Jornal Nacional: Urgente !
    Em entrevista ao Jornal Nacional, o candidato José Serra diz que o povo brasileiro é fofoqueiro!
    Ao se referir que o nome do seu candidato, se fosse divulgado para a opinião pública, viraria uma grande fofoca, o tucano José Serra insinua que o povo brasileiro não é digno de confiança com as informações que os políticos divulgam.Era o que falatava para o candidato descer de vez a Serra !

  14. O Reinaldo Azevedo transcreveu as perguntas feitas aos três candidatos. As perguntas estão no mesmo patamar de dificuldades, sendo que a Dilma nada foi perguntado sobre o Mensalão.
    Agora, como Dilma se enrola falando, qualquer entrevista que não esteja no nível da bajulação vira “serrista”.

  15. e normal que a globo faça o jogo que e benefico para ela, eles assim no futebol, no noticiario e não e diferente na politica.
    o casal bonner ira fazendo o jornalismo que convem a globo pois não é a toa que estao ricos.

  16. Comentário de Luis Nassif, um dos melhores jornalistas do país (se não o melhor):
    “É complicado quando existe assimetria no tratamento dos entrevistados. Ainda mais em entrevistas relâmpagos de 12 minutos.
    Ficou evidente a diferença de tratamento em favor de Serra. Teve tempo para respostas e as perguntas foram previsíveis. Se saiu bem, inegavelmente
    Não se questionou Serra a propósito da paternidade dos genéricos e da campanha da AIDs, apesar do próprio Serra ter sido obrigado recentemente a desmentir essa paternidade para não perder o apoio do Itamar Franco. Como fica? Não é tema complexo, mas frequentou o noticiário nos últimos dias.
    Quando se critica o PTB, é devido ao fato de estar no “mensalão do PT”. Fantástico! O escândalo do DEM em Brasília, do mensalão em Minas, as operações recentes da Polícia Federal com a Camargo Correia, e se repisa apenas o mensalão do PT. Serra chegou a anunciar José Roberto Arruda como provável candidato a vice.”

  17. EU JÁ ESPERAVA ESTÁ ATITUDE DOS APRESENTADORES DO JN,
    ELES SÃO PAU MANDADOS, MAS SÃO MALDOSOS,
    ELES NÃO TIVERAM CORAGEM DE REPETIR COM SERRA O QUE ELES FIZERAM COM DILMA, MAS TUDO BEM, O BRASIL JÁ SABE QUE A REDE GLOBO TEM CANDIDATO, ÉSSA SERIE DE ENTREVISTAS SÓ FOI O INICIO DAS DESMASELAS QUE A REDE GLOBO ESTARÁ APRONTANDO NESTAS ELEIÇÕES, JOSÉ SERRA É O GLOBAL NAS ELEIÇÕES 2010.
    -¨O PIT BUL BONNER, VIROU PUDO¨.

  18. PELO QUE VI DA ENTREVISTA O CANDIDATO TUCANO, JOSE SERRA , ASSINOU SEU ATESTADO DE ÓBITO. FICOU CLARO QUE VAI COBRAR PEDÁGIO NAS ESTRADAS BRASILEIRAS CASO SEJA ELEITO PRESIDENTE. DEUS NOS LIVRE E GUARDE.

  19. A entrevista era pegar nos pontos polêmicos de cada candidato. Eles sabiam das regras !!!
    Agora de fato, Serra e Marina se saíram melhor. Acho que o nervosismo pegou Dilma novamente e ela começa a se enrrolar e fica confuso.

  20. O SR GESIL ESTÁ ENGANDO!!!!
    O ARRUDA EM NENHUM MOMENTO FOI COTADO PARA SER VICE!!!
    AGORA PERGUNTAR NÃO OFENDE: O DEM AFASTOU OS MENSALEIROS ENVOLVIDOS NAQUELE MARMELADA TODA!!!!
    E O PT PORQUE NÃO AFASTOU OS ENVOLVIDOS NO ESCANDALO DO MENSALÃO, NEM NO ESCANDALO DOS ALOPRADOS, NEM DO DA BANCOOP???
    QUE EU SAIBA, DIRCEU, GENOINO, JOÃO PAULO CUNHA, JOSIAS GOMES E TODOS OS OUTROS CONTINUAM NO PARTIDO E PIOR, ASSUMIRAM CARGOS NA DIREÇÃO NACIONAL DO PT!!!!
    OUTRA COISA INTERESSANTE É VER GENTE QUESTIONANDO A “FALTA DE INTERFERENCIAS” DOS REPORTERES!!!
    LAMENTO MAIS COMPARAR O ORATORIA DE DILMA COM A DE SERRA OU DE MARINA É INSANIDADE!!!
    ELA PARECE QUE TA FALANDO SOZINHA E SE PERDE NO MEIO DA FALA E QUANDO PERCEBE QUE SE PERDEU PARTI PARA A NUMEROLOGIA E COM DADOS AS VEZES IRREAIS.
    UM DIA ELA DISSE QUE IA CONSTRUIR 1 MILHÃO DE ESCOLAS TECNICAS, DEPOIS DISSE QUE A BAIXADA SANTISTA FICA NO RIO E ETC…
    PRA FINALIZAR LEVANTO OUTRO DADO RELEVANTE: TODO MUNDO FOI INDAGADO SOBRE O MENSALÃO DO PT: MARINA PORQUE FOI DO PT E SERRA PORQUE O PSDB SE ALIOU AO PDT, MENOS A DILMA QUE PERTENCE AO PARTIDO E SEMPRE FOI DO PRIMEIRO ESCALÃO DO GOVERNO!!!
    INTERESSANTE!!!

  21. Jefferson e Estadão: “JN ajudou Serra”; Globo mostra o que esperar na reta final
    Não é nenhum blogueiro que afirma. É o analista (e bom jornalista) do “Estadão”, João Bosco Rabello, quem analisa a forma como Bonner e Fatima trataram Serra na sabatina do “JN”:
    “Foi o candidato que passou menos tensão (…) Teve espaço para desenvolver sua gestão e suas ideias na saúde e foi contemplado pelos apresentadores com o bônus de discorrer sobre as vantagens de um sistema de pedágio que premia os resultados das rodovias estaduais. Não foi pressionado nos temas mais delicados. Foi mais fácil para ele que para seus antecessores os 12 minutos na bancada do Jornal Nacional.”
    E não é nenhum deputado do PT que reforça, mas o Roberto Jefferson, hoje aliado de Serra:
    “William Bonner e Fátima Bernardes facilitaram para o meu candidato. Foram mais amenos com ele.”
    Preciso dizer algo mais?
    Preciso.
    Como já afirmei aqui, a blogosfera talvez tenha força para oferecer um contraponto à velha mídia impressa. Mas a Globo, sozinha, ainda faz estrago. Por hora, vai agir como na sabatina dos candidatos. Finge que trata todo mundo igual, mas vai empurrando Serra.
    Ah, mas a maioria percebe que Serra foi favorecido. Quem percebe essas sutilezas é o povo que acompanha política. O povão dos rincões, da periferia, fica com a imagem geral: Serra pareceu mais calmo que Dilma. Pouco importa o que ele disse. A imagem final foi levemente favorável a ele.
    Ah, mas Dilma foi maltratada e mesmo assim manteve-se relativamente centrada. Ótimo. Mas para o povão isso não é mais que obrigação.
    A tática é dar a ele a chance de chegar à reta final com cerca de 30% dos votos. O “DataFolha” também deve colaborar para isso. Vocês verão a próxima pesquisa… Anotem aí.
    Mantendo Serra nesse patamar, e desde que Marina e Plinio fiquem com cerca de 10%, Dilma deve se manter em algo em torno de 45% dos votos.
    Se ficar assim, Serra tem chance de forçar um segundo turno. (Dilma 45% x 40% para outros candidatos). E, aí, vocês verão do que a Globo é capaz: ´mudar 3% a 5% dos votos na reta final, é o que basta.
    O Lula pode receber o Marinho (não sei qual deles, João, Roberto, José?) no Palácio. A Dilma pode fazer pose de boazinha. Do outro lado, os pitbulls estão prontos para atacar. Não precisam assumir o ônus de uma campanha aberta pró-Serra. Pra isso, há a “Veja”. Basta à Globo, na última semana antes do primeiro turno, “repercutir” alguma denúncia pesada contra Dilma.
    Uma semana de repercussão, dez minutos por dia no JN. A Globo já não fala sozinha como há vinte anos. Ok. Mas o JN ainda tem o triplo de audiência do segundo jornal mais visto durante a noite.
    Acreditem: faz efeito. Talvez, a Globo já não ganhe eleição. Mas pode empurrar pro segundo turno, como em 2006.
    Para contrapor a força (não menosprezem essa força) da Globo, só há um elemento: Lula. Ele vai comprar a briga de frente? Vai dizer, olho no olho do eleitor durante o horário político, que a televisão mais poderosa do país favorece um candidato – por isso o eleitor precisa ter um pé atrás com o noticiário?
    Não sei. Não tem sido o estilo de Lula.
    Mas é preciso disseminar desde agora essa idéia – de resto, absolutamente verdadeira – de que a Globo tem lado. Não adianta dizer isso na reta final. Aí, será tarde. E a Globo já estará “repercutindo” as denúncias da “Veja” e da “Folha” – sob a coordenação de Ratzinger, o príncipe das sombras do jornalismo global.
    http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/jefferson-e-estadao-jn-ajudou-serra-globo-mostra-o-que-esperar-na-reta-final.html#more-2583

  22. 1) Dilma foi a única presidenciável presente no JN a não responder qualquer pergunta relacionada ao mensalão do PT, e o Casal Nacional tb ficou interrompendo Serra. Cadê a tal da proteção global ao PSDB?
    2) Muita gente adora puxar o saco de Dilma pelas boas realizações do governo Lula e condenar Serra pelas más do governo FHC. Francamente, já passaram da hora de separar as coisas, não? Dilma não é Lula e Serra não é FHC. Não se ocupem com o que foi ou deixou de ser feito no passado. Preocupem-se com o que será ou deixará de ser feito a partir de 2011.

  23. Claro que Serra se saiu bem varios jornalistas que ja sairam da Globo depois de 2006 já falaram que o Serra só da entrevista se saber antes quais são as perguntas, ai todo mundo se sai bem, e com certeza para o Serra a Globo mostrou as perguntas e discutiu com ele antes. E a entrevista só pegou em pontos polêmicos do PT, não tem lógica perguntar para o Serra sobre o mensalão do PT. E o Arruda era sim cotado por Serra a ser vice, inclusive tem até um video que mostra muito bem isso. Os psdbistas podem até distorcer os fatos mas enganar o povo não.

  24. IRANI ZZZZZZZZZZZZZZ!!!!
    DENOVO ESSE DISCURSO DE IMPRENSA GOLPISTA, ELITE E CONSPIRAÇÃO???
    SRA IRANI, OS FATOS SÃO ESSES:
    1- O PT É RESPONSAVEL PELO MENSALÃO
    2- O PRESIDENT DO PARTIDO É O PRINCIPAL ACUSADO DE DESVIAR DINHEIRO DA BANCOOP
    3- UM EX DIRIGENTE INFORMOU QUE A PATRULHA PETISTA UTILIZA DADOS DA PREVI PARA MONTAR DOSSIÊS CONTRA OPOSICIONISTAS!
    4- A RECEITA FEDERAL FORNECEU INFORMAÇÕES SIGILOSAS SOBRE O VICE PRESIDENTE DO PSDB!FATO PROVADO!
    5- ANTONIO PALOCCI ESTA ENVOLVIDO NA QUEBRA DE SIGILO BANCARIO DO CASEIRO FRANCENILDO!
    6- A SECRETARIA DA RECEITA PEDIU AFASTAMENTO DO CARGO APO VISITA DE DILMA E AFIRMA QUE A MESMA INTERPELAVA POR SARNEY
    7- LULA SE ALIOU A SARNEY, COLLOR, RENAM CALHEIROS, JADER BARBALHO E REFORÇOU TODAS AS OLIGARQUIAS EXISTENTES(FATO)
    8- LULA ZOMBA DA LEI ELEITORAL, ASSINA DECRETO QUE INUTILIZA O TCU, RECLAMA DO MINISTERIO PUBLICO E PESSOAS DO SEU GOVERNO TENTAM ACABAR COM A LIBERDADEDE IMPRENSA, O DIREITO DE JUIZES CONCEDEREM REINTEGRAÇÃO DE POSSE E OUTROS ABSURDOS!!!
    SINCERAMENTE, SE TEM ALGUMA MAFIA DOMINANDO PENSAMENTOS ESSA SE CHAMA PT E É TRISTE CONSTATAR QUE TEM GENTE QUE ACHA QUE POPULARIDADE PODE SUBSTITUIR A DEMOCRACIA!!!

  25. Gente! não é possivel que ainda tenha gente que não tenha visto a diferença das entrevistas. Dilma foi horrível pq ela realmente não tem preparo aí eles a massacraram MESMOOO e ela mais uma vez mostrou que não é a candidata certa. Maria eles tentaram derrumar tb mas não tanto que que a candidata não assusta eles (ela não representa ameaça ao canditado da Globo) e com Serra eles fingiramq ue pegaram leve… não conseguiram enganar a população rsrs

  26. Ohhhh!!! A cara do Serra dizendo que é proletário, chega a ser pungente…
    Por isso o casal global aliviou com ele, “seu” Bonner deixou o serrote tranquilo, clima cordial. Sinceramente, Dilma não é minha candidata dos sonhos, mas continuo negando meu voto à corja que loteou o Brasil. Ora, mensalão por mensalão essa miséria de corrupção continua assolando o país, e o último flagra foi neles, por que falar do mais antigo esquecendo do mais recente!!!
    Este Serra outro dia disse que o Brasil precisa ter um departamento para cuidar dos drogados. Por que ele não trabalha com prevenção? Primeiro deixa os meninos entrarem no buraco para depois resgatá-los? A máfia do tráfico merece tanto respeito assim?

  27. As Estratégias óbvias da Mídia
    As jogadas da velha mídia são tão óbvias, que matam qualquer sensação de desafio, do xadrez, do prazer de decifrar grandes lances, estratégias superiores.
    Como dois e dois são quatro, confira o que está acontecendo:
    1. Pesquisas de opinião informando que Bolívia, Venezuela, Cuba, FARCs são bobagens que não chegam a população. Mas o “mensalão”, sim.
    2. Montam-se as entrevistas com candidatos, com William Bonner enfatizando em todos os momentos a imagem do “mensalão do PT”. Até mesmo para falar das alianças políticas de Serra. Pois foi com o PTB, que esteve envolvido… no “mensalão do PT”.
    3. O próximo lance será um dos três veículos do quadrado mágico levantar uma nova denúncia, requentar uma velha, quem sabe o julgamento pelo STF, qualquer coisa que permita trazer à baila o “mensalão”. Em outros momentos diria que é a Veja. Mas seu grau de credibilidade é muito baixo. Hoje, talvez a Folha, que está entrando de cabeça em todas as frias, mesmo após o casos “ficha da Dilma” e “menino do MEP”. Provavelmente o Estadão, que guardou o maior estoque de credibilidade entre os jornais.
    4. Aí os jornais baterão na tecla, repercutindo a denúncia – com resultado próximo a zero. Mas permitirá à Globo repercutir no Jornal Nacional e na CBN, depois de ter reavivado a memória dos telespectadores com as perguntas colocadas nas entrevistas.
    5. Plínio de Arruda Sampaio terá enorme oportunidade de mostrar uma candidatura independente – e crescer – se quando confrontado com a pergunta óbvia, mostrar que todos os partidos recorreram a isso, incluindo o PSDB – no episódio da votação da reeleição. Mas provavelmente os entrevistadores terão cautela, depois de alcançado o objetivo nas entrevistas anteriores.

  28. Que discussão estéril! Vocês estão superestimando o poder da Rede Globo. Acho que tem fantasma demais rondando o pensamento de quem acha que a “Vênus Platinada” ainda detém algum tipo de poder pra influenciar o voto do povo brasileiro depois de Lula. Já era!
    Que ela sempre foi tendenciosa, Serra tá careca de saber, mas não consegue mais ter o poder que já teve.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *