Tempo de leitura: < 1 minuto

Ontem, policiais militares cumpriam missão no Jardim Grapiúna (Favela do Bode), área das mais miseráveis de Itabuna. De repente, ouvem pipocar de fogos.
Uma criança de dez anos soltava os rojões.
Não, não se tratava apenas de um inocente seduzido pela pirotecnia. O ato do pequenino era um aviso aos traficantes de que havia presença “incômoda” na área.
Dura realidade.
O tráfico recruta gente cada vez mais nova para o seu exército (do mal).

15 respostas

  1. ESTE É UM BAIRRO QUE FALTA TUDO ,
    REDE DE ESGOTO A CÉU ABERTO,É UM DOS MAIORES PROBLEMAS,
    A INFRAESTRUTURA FOI UMA DAS DIVERSSAS PROMESSAS DESTE PREFEITO INADIPLENTE DA PALAVRA, ALEM DA MISÉRIA QUE É O DIA A DIA DAQUELE POVO, DOENÇAS E DESEMPREGO SÃO MAIS ALGUNS ITENS QUE MALTRATA AQUELA COMUNIDADE.

  2. Essa é uma triste realidade que só vai ser transformada quando todos tiverem as oportunidades que uma sociedade deve proporcionar.
    Enquanto os filhos dos que podem ficam longe desse mundo perigoso, os que nada tem ficam à mercê dos traficantes. Viram soldados do tráfico. Ou damos oportunidades para todos e legalizamos as drogas, ou teremos que conviver com essa dura realidade que atinge a todo mundo. Quem quiser que pense que “não é comigo,não”.

  3. Meu amigo Davidson Samuel a nota é muitoinfeliz no que se refere a área, chamando-a demiserável- Existem pessoas de bem naquele bairro e casas tão boas quanto a que você deve morarpor exemplo. Existe uma linha de pobreza no bairro Jardim Grapiuna, sim, mas não dessa forma. Posso lhe garantir se você conhecesse o local não publicaria uma nota como esta.
    Grato e visite o bairro para publicar algo que você conheça.
    Da Redação: “Amigo”, pessoas de bem não são exclusividade das áreas ricas. Elas também residem nos lugares mais paupérrimos de qualquer chão deste país, deste mundo. Esse é um ponto. É fato que parte do bairro é habitada por pessoas classificadas como de classe média. Mas basta dar uma olhada para descobrir a área miserável, a Favela do Bode à qual nos referimos no texto. De sorte que se busca aqui é mostrar que aquela criança morava ali, na favela. Infelizmente, ela não teve outra sorte. Para fechar, conheço – e muito bem – a área. Por ali já andei e ando para fazer matérias, reportagens. Abraços.

  4. Legalizar as drogas??? Em que país você pensa que vive, Ricardito???
    Quais seriam as consequências em um país de mal-educados e desinformados como o nosso???
    Você acha mesmo que a violência diminuiria somente com a legalização??? Os defensores da legalização vão dizer que o alcool e o cigarro também são drogas e viciam da mesma forma. Mas, cabe aí uma pergunta: Quem é o viciado mais perigoso, o fumante ou o do crack???
    Qual seria a reação dos traficantes com a perda do seu lucrativo comércio??? Sim, porque eles vivem disso e vão procurar outra forma de recuperar seus ganhos. Então, vão sequestrar mais, assaltar mais, etc…
    Você já presenciou alguém sob o efeito de cocaína ou crack??? Não??? Então, antes de falar essas bobagens, sugiro que vá ter contato direto com um desses viciados.
    Os defensores da legalização são tão estúpidos, ou ficaram assim pelo uso do “cachimbo da paz”, que não pensam nas consequência de se ter uma sociedade de viciados em cocaína e crack ou algo do tipo. Parece que os neurônios desses cretinos já ficaram tão lerdos que esqueceram ou não sabem o poder destrutivo que têm as drogas mais pesadas.

  5. Você está muito mal informado,Observador. Apenas pra clarear sua mente obtusa, e de todos que usam esses argumentos simplistas pra condenar a liberação das droga, está mais que provado que a proibição causa muito mais estragos que qualquer cenário que você, com sua vã “filosofia”, possa imaginar.
    Você deve ser cego, surdo e mudo, e usa esse epíteto de Observador pra provocar, não?
    Seus argumentos estúpidos de que acabando o tráfico, recrudescerá o crime por outra vias, é de uma demência sem fim. Uma sociedade só se civiliza com educação, direitos humanos garantidos e liberdades civis asseguradas. É demais pro seu cérebro?
    Educação, Observador. Você já pensou o por`quê das pessoas abandonarem o vício do cigarro? Por causa das campanhas educativas, por causa do fim da glamourização do gesto indecente de botar um cigarro na boca. Educação, esclarecimento, Observador. Não seja tacanho, e nem contamine os outros com sua burrice.

  6. pow ñ sei qual a razao que leva ao site pimenta na muqueca insisti em dizer que o Jardim Grapiuna é a favela do bode. Jd grapiuna é muito mais do que a favela do bode, na verdade a favela do bode está inserida no jd grapiuna.

  7. Ricardito, até a Holanda, país citado quando se trata da liberação das drogas, que é considerado um dos países mais liberais do mundo, reconheceu que a idéia da liberação não foi uma boa, pelo contrário, aumentaram os problemas. Os próprios holandes já reconheceram que essa política fracassou, uma vez que a legalização não diminuiu os índices de atividades criminosas, muito pelo contrário. Os argumentos não são meus, meu caro, são de especialistas diretamente envolvidos com o problema e que buscam as melhores alternativas para diminuírem o problema. Como falar de educação como forma de conscientizar os usuários em nosso país, se em um país de primeiro mundo (Holanda) a legalização está se mostrando um fracasso?
    Volto a reafirmar que não dá para fazer comparação entre um viciado em cigarro e outro em crack. A dependência de um usuário de drogas como a cocaína e o crack é quase impossível de ser superada em comparação com a do cigarro. Isso sem falar nos efeitos destrutivos na personalidade dos usuários de cocaína e crack, que não tem nem como comparar com o cigarro. Até o mais leigo sabe disso.
    Não quero contaminuar ninguém aqui, pelo contrário, você é que precisa rever suas idéias e pesquisar um pouco pra não ficar semeando essas idéias malucas que só servem para tumultuar a cabeça dos menos esclarecidos, principalmente os jovens.
    Tenho filhos e não quero vê-los envolvidos com drogas, e acredito que muitos que participam desse blog também não querem seus filhos ou entes queridos expostos a esse perigo. Já é difícil, para os pais, essa missão, sem proibição, que dirá se for liberado.
    “A insensatez anda de mãos dadas com a soberba”

  8. Já que é o medo que faz você ser contra a liberação das drogas, é bom você ficar sabendo que o fato de elas serem proibidas é que as tornam mais perigosas. Sabe por quê? Porque as misturas que elas sofrem quando chegam às mãos dos traficantes fazem com que de fato elas se tornem potencialmente perigosas.
    Imaginemos um cenário em que as drogas fossem controladas pelo Estado: elas sofreriam um rígido controle como acontece com os medicamentos. No entanto, como elas chegam aos usuários é que reside o perigo.
    Não faço apologia das drogas, não. O que me causa verdadeiro enfado é essa hipocrisia que existe em torno do seu uso. Canso de ouvir que a maconha é porta de entrada para outras drogas mais “pesadas”. Mentira. É o álcool, essa droga socialmente aceita, que muitos pais iniciam os próprios filhos. O álcool, sim, é uma droga perigosíssima.
    Agora o que os especialistas e os governos dizem sobre as drogas é muita enrolação. Os especialistas são uns farsantes, assim como os governos, que não querem assumir responsabilidades e transferem pras drogas a culpa pela decadência social. Me faça uma garapa! Isso é conversa pra boi dormir, e embalar incautos.
    Suas informações sobre a Holanda são fantasiosas. Não é este cenário que você pintou que existe por lá, não.
    A única droga que efetivamente pode ser associada à violência é o álcool. Desagregadora familiar, provoca acidentes automobilísticos, faz pobre se sentir rico, fraco, forte,covarde, valente, e por aí vai. Mas é difícil lutar contra as indústrias de bebidas, não, é? Isso sem falar que a humanidade sempre precisou, desde os tempos primordiais, de drogas, e vai continuar dependente dela, seja de que espécie for. Não tolere é mentiras a respeito do seu uso. Abraços

  9. Rapaz, ou você é mal informado mesmo ou maluco. Pesquise um pouco sobre a liberação das drogas na Holanda. E só procurar em qualquer mecanismo de busca da net que você encontrará farta informação sobre o assunto. Dizer que só o alcool é a única droga que pode ser efetivamente associada à violência é de uma irresponsabilidade sem tamanho, no seu caso. É tão absurdo quanto dizer que só homossexual pega AIDS.
    Não vou perder meu tempo com você e seus comentários ortodoxos xiitas. Peço aos que estiverem lendo esse tópico, caso não tenham conhecimento aprofundado sobre o assunto, que utilizem um pouco de seu precioso tempo pesquisando na própria internet sobre a legalização das drogas e sua experiência em países como Holanda, Portugal e outros que aderiram à idéia. Pesquisem, também, sobre o índice de sucesso na recuperação de drogrados e os custos trazidos ao estado e às famílias envolvidas.
    Creio que o “fervor” com que “alguns” defendem a legalização seja fundado em causa própria, já que não precisarão mais subir o morro para comprá-la e poderão, enfim, fumar livremente seu “cachimbinho da paz”.
    Para quem não sabe, o alcoolismo é doença e não vício. Apesar de causar muitos transtornos na sociedade, nem de longe pode ser comparado aos malefícios que as drogas como a maconha, cocaína e o crack trazem para as famílias dos envolvidos e à coletividade.
    Só os tolos ou maconheiros defendem a tese de que a maconha não é porta de entrada para outras drogas. Não são as misturas que os traficantes fazem que tornam as drogas tão perigosas, e sim o seu alto poder de causar extrema dependência e destruição do corpo e da mente a curtíssimo prazo. Seus argumentos são fracos e completamente desprovidos de bom senso ou embasamento científico.
    SR. MODERADOR, PEÇO, HUMILDEMENTE, QUE PUBLIQUE MEU COMENTÁRIO. OBRIGADO.

  10. Oh, Observador, quero lhe dizer que só estou ainda insistindo nesse tema com você porque sei que outras pessoas leem o Pimenta. Se fosse só por você, eu não continuaria. Mas vamos lá. Quero começar dizendo que a “guerra” está perdida. Até mesmo os Estados Unidos da América já chegaram a conclusão que é inútil lutar contra a força do poder dos traficantes. Só pra se ter uma ideia, no México, onde o cartel das drogas é fortíssimo, já morreram vinte e tres mil pessoas, e o presidente Felipe Calderon já admite discutir a legalização das drogas. Nessa guerra, o exército mexicano ficou desmoralizado e ridicularizado.
    Só por esses números e fatos, Observador, podemos concluir que o xiita ortodoxo, como você me denominou, provavelmente sem conhecer o significado de tal denominação, é você. Conservador e reacionário.
    Fique sabendo que ninguém precisa subir morro pra comprar drogas. Isso é outra fantasia de sua mente obtusa. Drogas,pra quem quiser, se encontra na porta dos colégio, muitas vezes com a ´própria conivência do aparelho policial. Quem é que vai combater as drogas, demente? Vá ler e abra esse seu cérebro obscuro e obtuso. E pra mim, o papo tá encerrado.

  11. Ah, senhores, só pra completar, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, serviçal da política anti-drogas dos EUA quando presidente, agora está empenhado em uma cruzada pela liberação das drogas, do mesmo modo que o presidente Felipe Calderón, depois do fracasso da repressão, está colocando em sua agenda a discussão.

  12. Ok, Ricardito, vamos decretar a falência do Estado em proteger seus cidadãos e nos preocupar em cuidar dos milhares de viciados desajustados que virão em consequência disso.
    FHC só defende a legalização porque está fora do poder, se ainda fosse presidente a conversa era outra. O presidente mexicano argumenta que a legalização não resolve o problema da criminalidade se todos os países não adotarem a mesma política, no que está corretíssimo.
    A legalização trará duas consequências imediatas para nós, o aumento do número do turismo das drogas e o crescimento da prostituição, tal qual acontece na Holanda. Imagine um país pequeno e desenvolvido, como a Holanda, não está conseguindo conter esses índices negativos, que dirá no Brasil, país continental de tanta desigualdade social.
    A solução é a EDUCAÇÃO. Crianças bem cuidadas e educadas dificilmente se tornarão delinquentes ou viciados.
    De que adianta legalizar e aumentar exponencialmente o número de viciados se a imensa maioria deles vai continuar não tendo dinheiro para sustentar o vício? Que alternativas lhes restará para conseguir o dinheiro necessário?
    Um viciado é um sujeito improdutivo e incapaz de se relacionar com os demais. A droga produz efeitos devastadores em seus usuários. Causa dependência de forma extremamente rápida. O viciado passa a viver em função do vício. Os custos para a recuperação de alguém assim são elevadíssimos. Poucas famílias têm condições de pagar um clínica de reabilitação. Nem mesmo o Estado terá condições de arcar com os custos da recuperação de tantos viciados.
    Está provado que drogas alteram os genes e provocam deformações em bebês filhos de pais viciados. A situação atual já é ruim, imagine com a liberação. O fato é que o Brasil não tem estrutura para esse tipo de política. Não sou pessimista, mas do jeito que as coisas estão se projetando vai ser inevitável não associá-las a um sinal de destruição da humanidade.
    Já tive a oportunidade de presenciar o que as drogas fizeram com um parente meu há alguns anos. Rapaz tranquilo, criado em um lar equilibrado e que sempre estudou nos melhores colégios e terminava o curso de medicina, até que foi apresentado ao mundo das drogas. Daí pra frente, foi só sofrimento para a família, que mesmo gastando muito com ótimas clínicas de recuperação não conseguiu reabilitá-lo. Quando já estavam extenuados, resolveram deixá-lo à vontade, inclusive liberando o dinheiro necessário para que ele não viesse a roubar. Sabe qual foi o resultado? Há dois anos ele morreu, totalmente debilitado, tal qual um aidético em seus últimos momentos. Interessante que esse processo todo não durou mais do que cinco anos. Está explicado aqui o porquê de eu ser radicalmente contra a política de legalização. Não quero ver tantas famílias passarem pelo que minha família passou. Lutamos e perdemos. É uma batalha que já nasce perdida.

  13. Já que você insiste na conversa, como argumentos meramentes preconceituoso, vou lhe dar vários exemplos de viciados em álcool que tiveram sua vidas destruidas. Já vi várias famílias desagregadas por causa do alcoolismo. No entanto, conheço pessoas que fazem uso do álcool de forma recreativa, da mesma maneira que conheço outras que também usam drogas ilícitas e trabalham muito, são mais produtivas que muitos caretas.
    Eu só posso atribuir sua obstinação em posicionar-se contra a liberação das drogas como fruto de um espiríto reacionário, ou talvez, mais grave, associação com algum traficante. Sinceramente.
    Essa visão de que as ruas vão ficar empesteadas de drogados é fantasia louca. As pessoas precisam trabalhar, estudar, enfim, produzir. Aqueles que simplesmente se deixam levar pelo vício vão sempre existir. Parasitas, com álcool, ou qualqer outra droga ilícita, existirá sempre. São os que negam seus destinos, ou têm a vida negada por conta das desigualdes sociais gritantes.O que não podemos é deixar o traficante dominar o mercado e criar poder paralelo como existe. As drogas por serem ilícitas matam mais que liberadas. Isso é patente.

  14. “…conheço pessoas que fazem uso do álcool de forma recreativa, da mesma maneira que conheço outras que também usam drogas ilícitas e trabalham muito, são mais produtivas que muitos caretas.”
    É, Ricardito, depois desse seu comentário, fica fácil entender, nas entrelinhas, o porquê de tanto “fervor” na defesa dessa causa. Nem precisa ler Freud pra compreender o motivo de tanta “efervescência”…
    Prefiro continuar sendo um “careta” como você mesmo disse. Esses “modernismos” são demais pra minha “cabecinha demente” e preconceituosa… dãããããããããã

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *