Tempo de leitura: 3 minutos

Walmir Rosário | ciadanoticia@ciadanoticia.com.br
O que se esperava ser uma notícia bombástica com detalhes sobre a “quadrilha” que operava o dinheiro da Câmara de Vereadores de Itabuna foi um verdadeiro fiasco. Clóvis Loiola, feito presidente do Legislativo por Roberto de Souza para derrotar o candidato do prefeito Capitão Azevedo, Ruy Machado, deu demonstrações de que não estava preparado para o cargo.
A invenção dos vereadores de oposição mostrou ser um vereador de apenas um mandato, sem massa cinzenta suficiente para analisar, sequer, o dia seguinte, a próxima aliança, sustentar a denúncia que fora obrigado a fazer. Ao sair pelas emissoras de rádio concedendo entrevistas a “torto e a direita”, esbarrou no seu próprio despreparo.
Pensava ele que agia com o respaldo do cargo de presidente do Legislativo itabunense, a instituição que deveria ser de fato e de direito, a Casa do Povo, slogan utilizado em sua fachada. Mas Loiola nem chegou a pensar nessa possibilidade, e se tornou um estorvo para seus “criadores”, um suspeito para a população, um presidente com todas as suspeitas.
Loiola deu um passo maior para as pernas que possui, colocou o chapéu acima do que seu braço alcança. Resultado, os criadores de antes, os colegas vereadores, os criadores atuais, ocupantes do Centro Administrativo Firmino Alves lhe “cortaram as pernas, ou as asas”, deixando-o sem poder andar ou alçar vôos. Ficou sozinho, sem pai nem mãe como diz o ditado.
Ao prometer uma entrevista esclarecedora ao Jornal Agora, supunha Loiola que seria tratado como uma pessoa confiável, uma fonte de respeito, daquelas em que o jornalista confia e somente conta seu nome em segredo de justiça. “Santo com os pés de barro”, Loiola não suportou uma só matéria ouvindo-se o contraditório. Junto com os criadores atuais, saiu às ruas em desespero com seus atuais “criadores” à caça dos jornais expostos nas bancas.
Todas as denúncias feitas por Loiola, por si ou a mando dos seus “criadores” não passavam de “balões de ensaio” do jogo político. Só que a estratégia não foi bem calculada e ruiu aos primeiros contra-ataques. Como uma marionete, ficou mudo à mudez do seu manipulador.
Como disse antes, Loiola age como político de um mandado só, mesmo que tenha chegado à Câmara com uma super-votação, resultado não de votos conscientes, de eleitores que vislumbraram nele um líder político, um representante à altura. Não, Loiola era apenas um “bom sujeito”, um cara que dormia na fila para conseguir uma autorização para consulta ou exame médico quaisquer.
Para isso também contava com a “mãozinha” de autoridades, sempre dispostos a “ficar bem” com um potencial vereador. Clóvis Loiola é o retrato em todas as cores do que não se deve fazer na política. O assistencialismo não tem consistência, nem chega perto de ser o chamado pragmatismo dos que possuem ou dizem possuir ideologia. “Sobra na primeira curva”, sem a menor possibilidade de correção de rumo.
É triste, para quem continua acreditando que ainda se faz política com seriedade, que essas práticas desonestas sejam praticadas sem qualquer cerimônia. Não tem ao menos o devido cuidado de varrer para baixo do tapete a sujeira deixada anteriormente.
Se houve desmandos na Câmara, alguém praticou e não foi um só. Como toda instituição pública, várias pessoas são encarregadas das diferentes etapas do processo, desde a licitação até o pagamento. E em todos eles constam a assinatura do presidente Clóvis Loiola, do primeiro-secretário Roberto de Souza, do diretor-administrativo Alisson Cerqueira, do chefe de Recursos Humanos Kleber Ferreira.
Se existem mesmo os desmandos na Câmara de Itabuna, não é fruto de um solitário agente, mas de um grupo. Se nem todos cometeram o crime por ação, pelo menos por omissão terão que pagar pelos pecados cometidos. É a lei!
*Advogado, jornalista e editor do site www.ciadanoticia.com.br

11 respostas

  1. É uma pena responsabilizar apenas o “aloprado” vereador Loiola quando na realidade o principal resposnável, aliás, os principais responsáveis por todos os acontecimentos na Câmara de Vereadores de Itabuna chama-se Rui Miscócio Machado e o Dr. Carlos Burgos, ambos os articuladores e idealizadores da forma como as coisas deveriam acontecer, só não perceberam que tudo poderia dar errado, como de fato deu, podendo inclusive respingar fortemente no alcaide Capitão Azevedo, já que todas as combinações foi fruto da tentativa de desestabilizar o vereador Roberto de Souza para que este não assuma a presidência daquela casa em 01 de janeiro de 2011, já que todos sabem e comentam a possibilidade de cassação da dupla Azevedo/Vieira.
    Nada contra o pensamento do Walmir Rosário, mas dizer que somente o Loiola foi culpado no episódio, não é verdade, e digo mais, talvez seja ele o único “imbecil”, uma vez que foi acreditar justamente em Rui Porquinho e Carlos Burgos, os dois perigosos da politica de Itabuna.

  2. QUANDO NÓS VOLTAMOS AO PASSADO E LEMBRAMOS QUE CARLITO DO SARINHA ÉRA CRITICADO PELO SIMPLES FATO DE USAR A AMBULANCIA DO POSTO MÉDICO, PARA BUSCAR BANANA NA SUA ROÇA, E HOJE NÓS VEMOS ESSA POUCA VERGONHA NESTA CAMARA QUE É UMA DAS PIORES QUE JÁ EXISTIU EM NOSSA CIDADE. ANOTE O NOME E O PARTIDO DELES E VAMOS DÁ O TROCO A ELES PELA SAFADESA QUE ELES ESTÃO FAZENDO EM NOSSA CIDADE.

  3. A VERDADE E QUE ROBERTO DE SOUZA, BACELAR,E KLEBER, USARAM LOIOLA COMO UMA MARIONETE,ELE GOSTOU DO QUE NUNCA TEVE E SE AFUNDOU….LOIOLA NAO TEM CHANCE DE ELICAO POIS PASSA A SER FICHA SUJA, JUNTO COM ELE AFUNDA ROBERTO DE SOUZA QUE ENCERRA DE MANEIRA MELANCOLICA SUA VIDA POLITICA, E BACELAR QUE FICOU RICO DA NOITE PARA O DIA….TEM QUE CACAR OS 3!!

  4. Zelão diz: – Não se deve fazer pacto com o diabo… O diabo sempre cobra!
    O vereador Loyola não acreditou que a face do demo fosse tão feia quanto dizem, e aceitou fazer um pacto do o também vereador Rui Porquinho, que o ameaçava estar de posse de vários cheques sem fundos, emitidos pela esposa de Loyola. “Cheio de boas intenções” – um dos disfarces do demônio – Rui Porquinho, atraiu Loyola para uma reunião em sua residência e quando Loyola lá chegou, encontrou o “staff” principal do Executivo Municipal, inclusive o “capitão prefeito.”
    Chantageado com a denúncia do delito cometido pela esposa, Loyola aceitou fazer o pacto de “delação premiada”, acusando os seus “parceiros” da Mesa Diretora da Câmara de desvios financeiros, e em troca receberia o apoio do executivo para se manter na presidência.
    Tudo foi tramado e elaborado pelo executivo , sob a chancela de Rui Porquinho, que cuidaram até de dar voz às denúncias de Loyola, inclusive com a “bombástica” entrevista ao Jornal Agora.
    Depois de usado e abusado foi que Loyola percebeu que tinha feito um “pacto com o diabo.” O governo municipal se eximiu de qualquer culpa e Rui Porquinho, até deu uma de apasiguador. Se for inteligente (coisa muito difícil), só resta a Loyola entender que foi usado e tentar se recompor com os seus antigos parceiros, rezando para que o Ministério Público não entre na questão.

  5. Amigho Zelão, não esqueça de que o atual Ministério Público de Itabuna tem como titular a Drª Tiana, autoridade ainda desconhecida da sociedade itabunense e que precisa mostrar serviço o quanto antes, pelo menos para que certas “pessoas” em Itabuna, principalmente do executivo, percebam logo de cara com quem irão tratar daqui prá frente…
    Continuando, eu gostaria de questionar o amigo Zelão sobre o fato anterior e que aparentemente terminou em pizza (até a hora certa para ser assada), com relação ao julgamento e condenação na instância de Itabuna do vereador Milton Gramacho que foi absolvido através de uma manobra maquiavélica do mesmo que articulou com Rui Porquinho a derrota de Loiola o Dr. Carlos Burgos, então quero saber como fica também o episódio, acabou mesmo ou será lançado no mesmo conta corrente da atual sujeirada da Câmara de Vereadores, me diga, por favor…

  6. Podem esperar, pois segunda-feira (30/08) a pizza começa a ser preparada.
    Não adianta pensar que os vereadores vão se comover com o clamor popular. Eles não estão nem aí.
    O prefeito e o presidente da câmara se igualam e se merecem.
    Cada qual não passa de uma marionete nas mãos de quem em verdade manda. É uma vergonha!

  7. Discordo um pouco do comentário de Valmir. Parece que os Vereadores acham que a população é toda imbecil. Sabemos que o Loiola é despreparado para o cargo de Presidente da Câmara, e até para o próprio cargo de vereador. Mas também sabemos que acontece muitas coisas erradas na Câmara de Vereadores, e não é de agora, sendo que todos estão envolvidos: da Mesa Diretora aos vereadores da situação, inclusive Rui Porquinho que fez acordo para não ser cassado. Basta pegar os gastos da Câmara e abater do duodécimo repassado pelo município. Não sei o valor, mas a sobra mensal é estrondosa. E o que é feito com essa sobra? Com a resposta os nobres vereadores. E se eles não respondem, fica a pergunta: Cadê o Ministério Público, a Justiça e a Polícia?

  8. A denuncia de Loiola, ou mais precisamente, a sua confissão, deu ao ministério público, ao TCM e a justiça eleitoral, munições suficientes para se abrir processos e indiciamentos de toda administração daquela casa. Para mim todos os vereadores estão sob suspeitas, até que a justiça prove o contrário. Essa câmara deve ser renovado e substituída já. Não acredito em CEI instaladas pelos próprios roedores de queijo. O ministério público, o TCM e a justiça eleitoral nos deve esclarecimentos, e toda sociedade itabunense os aguarda, já! Com a palavra e a caneta, a ética e a transparência dessas instituições acima menciondas. Estaremos de olhos e ouvidos, bem abertos, esperando por justiça, já e URGENTE!

  9. Só sei que a batata está assando e o povo sendo feito de besta essa é a realidade eles estão com a panelinha completa,não precisam da população.Mas aí é que está vamos dá um basta neles e mostrar que existem cidadãos honestos que não gostam desta pouca vergonha que eles estão fazendo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *