Tempo de leitura: < 1 minuto

O experiente radialista Henrique Queiroz sentiu o peso da “lei da mordaça” que entrou em vigor na Rádio Nacional de Itabuna com relação às críticas ao presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Loiola.
Na quinta-feira, 26, Queiroz – que apresentava diariamente o programa vespertino Nacional Verdade – caiu na “besteira” de desafiar uma ordem do diretor Barbosa Filho e disse o que pensava sobre o presidente do legislativo municipal. Foi o suficiente para que, ao voltar no dia seguinte, fosse informado por uma funcionária da rádio que o seu programa não iria mais ao ar.
A censura, de uma estupidez sem tamanho, precisa ser atacada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão de Itabuna. Afinal, cabe à entidade combater esse tipo de abuso contra a liberdade de expressão.

19 respostas

  1. Não é a primeira vez que nosso querido e simpático Kiko Queiroz passa por esta desagradável experiência, se lembram do “Futricas e Fofocas”, ou era algo assim que ele também apresentava na antiga Rádio dita Nacional, quando era na rua Manoel Fogueira? É um absurdo em pleno século da globalização, da inormação de massa, um profissional do rádio, ter que ficar imudecido, visto que, mesmo se o Henrique Queiroz não comentásse nada, outros comentariam.
    Se aconteceu a censura ao homem de imprensa nos termos que foi postado aqui, merece sim, que Frankvaldo Lima, bem como no caso do tapa do agora também sem microfone Nacional Fábio Roberto, venha a atuar na busca da dignididade e da liberdade de imprensa.
    Enfim, resta apenas a desejar a Kiko boa sorte, quem sai perdendo não é só você, é a população de Itabuna, e mais ainda o Barbosa Filho, que está parecendo Barbosa Padastro e mau diga-se de passagem.

  2. Antonio Gramci.Deste que se suprimam as vozes discordantes até
    que obtenham a “hegemonia cultural” O nobre radialista está
    sentino na pele o que o pt,partido dos trabalhadores, a quem /
    o amigo tanto defende. Pós este partido cuja doutrina é apoiar
    Rádio,tevevisão,jornais e revistas e controlar. O militante do
    pt pode fazer seu projelitismo fingindo que está defendendo os
    interesses gerais da população,e lutando para elevar o nível /
    do jornalísmo praticado no país.Tudo enganação. O objetivo maior é desagreditar a imprensa,e implantar o socialísmo no Brasil.Como exemplo da Venezuela,Cuba,Irã e Coreia do Norte.

  3. HENRIQUE QUEIRÓZ É MAIS UMA VITIMA DO TIRANO, BARBOSA FILHO,
    O PROBLEMA É QUE ISSO VAI FICAR POR ISSO MESMO, ATÉ PORQUE O SINDICATO DOS RADIALISTAS NADA FARÁ, JÁ QUE O SEU PRESIDENTE TEM PROGAMA NA MESMA RÁDIO QUE É PROIBIDO FALAR A VERDADE DE POLITICOS QUE GOSTAM DE COMPRAR DONOS DE RADIOS,TV E JORNAIS DE NOSSA CIDADE. ÉSSA EMISSORA DEVERIA SE DÁR AO RESPEITO E SAIR DO BOLSO DOS POLITICOS QUE TEM RABO PRESO.

  4. José Raimundo – 29/08 às 14,27:
    Cabra, faz tempo não leio um comentário tão óbvio como este,
    as censuras imposta ao Boris Casoy quando o Lula mandou o Edir Macedo suspender o contrato mesmo quando a Record batia na globo em dobro de audiência somente no orário do Boris, e mais agora recentemente quando o Lula mandou e a justiça eleitoral obedeceu censurou tembém o Arnaldo Jabor é só buscar no “http://wsnoticias.blogspot.com/2010/05/lula-censura-o-jornalista-arnaldo-jabor.html” , sem contar o total silêncio do “CACETA E PLANETA” mas vamos que vamos caminhando para a total venezuelização do que um dia se chamou de: “O PAÍS DO FUTURO”.

  5. nao vamos esquecer que esta mesma ditadura aconteceu com o radialista val cabral na radio difusora,kd o sindicato?será que tá rolando uma jabá??com a palavra o sindicato

  6. Henrrique queiroz faça seu programa em outra rádio porque essa ai alem de se jabazeira sai do ar a todo momento,é uma porcaria de emissora.

  7. Na minha opnião devemos falar sobre do que pensamos, dicordarmos sem citar nomes, para evitar aborrecimentos dos poderosos, se não a vibgança ser maliguina!.

  8. Quero ver o Bené gritar agora contra a censura. É fácil falar de censura no governo municipal, quando proibiu – acertadamente – seu acesso, sem aviso prévio, às dependências do hospital de base.
    Vamos ver suas palavras de indignação e a nota de repúdio do Sindicato, quando as ordens vêm de sua própria classe.

  9. é uma medida meio politica de uma empresa q gabazeira que nao pode falar de fulano pois o comercial tal é financiado pelo empresario tal que e amigo do tal vereador.
    infelizmente estamos em uma cidade orfã de politicos serios e partido de oposiçao atuante.
    o henrique pode ficar afastado muito tempo , pois é um profissional que nao vive de pedir esmola a politicos e empresarios.
    eu nao ouvir , pois nao tenho costume de ouvir radio e as AMS DE ITABUNA TEEM DONO, E NAO GOSTO DA MANEIRA QUE SAO CONDUZIDOS OS PROGRAMAS LOCAIS , INFELIZMENTE O GABAR E MUITO CLARO.
    HENRIQUE TERIA QUE ELEGIAR O PRESIDENTE DA CAMARA QUE NEM OS GAYS HOHE NA PACIATA DA ADIVERSIDADE, QUANTO FOI O GABAR, PASSADO PELA CAMARA E A PREFEITURA,.
    HENRIQUE CONTINUI SENDO O REPORTER QUE VC É, DE UM HOMEM PODE SE RETIRAR TUDO MENOS SUA DIGNIDADE MORAL. SE VC ERROU OU NAO SÓ PERTENCE A VC E AO TAL BARBOSA, QUEM SABE O VEREADOR E O PREFEITO QUE DEVE MUITO FAVORES AO PRESIDENTE DA CAMARA , DEVE TER LIGADO PARA O B. E DITO DEMITA SE NAO TIRAREMOS A RADIO TODA DO AR. DEUS É POR TE. BASTA CONFIAR.
    H.
    Q. “QUANDO SEUS MALES FOREM VELHOS OS DELES SERAM NOVO”

  10. NÃO DEVIA EXISTIR CURSO SUPEROR DE COMUNICAÇÃO! PARA QUE, AFINAL, SE O COMUNICADOR NÃO PODE FALAR O QUE PENSA? SE O COMUNICADOR, SÓ TEM QUE SER, “PAU MANDADO”?

  11. Agora, a justiça protege, com excesso, um Juiz
    A liberdade de imprensa vem sendo discutida intensamente no país nos últimos tempos. Outro dia escrevi artigo sobre o assunto aqui mesmo. Nele coloco a minha preocupação com a forma como usam a liberdade de imprensa em sites, jornais, revistas e emissoras de rádio em nossa cidade.
    A liberdade de informação e de emitir opinião é um direito do cidadão e isso não pode e não deve lhe ser negado.
    Aqui em Paulo Afonso, muitas vezes o direito de informar e de opinar sofreu distorções. Lembro-me que desde que existe e por muitos e muitos anos a RBN (Rádio Bahia Nordeste), vinculada diretamente a um grupo político local liderado por um dos seus sócios, Deputado Luiz Barbosa de Deus, exerceu sob o guarda-chuva da liberdade de imprensa, o maior massacre já visto e ouvido nesta cidade contra um cidadão e político, adversário do seu proprietário, que era quase que diariamente achincalhado pelos locutores daquela emissora. Tivesse ele ou não relação com o fato abordado nos programas, achava-se sempre uma maneira para falar mal do ex-prefeito e ex-vereador José Ivaldo. Esse bombardeio incessante durou desde a fundação da emissora até o ano de 2008.
    Durante todos esses anos, quem ousou enfrentar o grupo político ligado a RBN, recebia como respostas ataques da emissora, sob a batuta de J. Matos, sócio gerente da rádio. Acusavam, caluniavam, difamavam, crucificavam fosse quem fosse. A sanha era tamanha que um dia a artilharia ofensiva da rádio virou-se contra o seu criador e bateu sem pena no deputado e em toda a sua família.
    Durante o mandato de Raimundo Caires, de janeiro de 2005 a dezembro de 2009, foram feitos mais de 150 pedidos de direito de resposta. Lembro-me apenas de um que foi concluído: exatamente uma das ações movidas pelo ex-Prefeito Zé Ivaldo, em que a RBN foi condenada a pagar indenização por danos morais. As demais repousam em alguma gaveta, à espera de serem redescobertas.
    Já disse antes e repito agora: acho que nos sites e nas emissoras de rádio têm que se ter o cuidado de exigir identificação nos comentários dos ouvintes/internautas, pois quem quer ter o direito de se expressar tem que ter a coragem de fazê-lo publicamente. Ofender a honra das pessoas sob o manto do anonimato não passa de um ato de covardia. Quem quer fazer jornalismo de verdade, e quer ter o direito de informar e de opinar, deve ter como sagrado dar o direito de resposta a quem se sentir ofendido, além de tomar o devido cuidado com a veracidade da informação que recebe e passa adiante. A liberdade de expressão é uma conquista e exige responsabilidade. Não pode, não deve passar mentiras adiante.
    Depois da exposição do meu ponto de vista, quero aqui lamentar profundamente a decisão da justiça de Paulo Afonso de mandar retirar do ar de sites e blogs da cidade noticia que trata de caso onde Dr. Rosalino dos Santos Almeida Juiz desta comarca é acusado pelo ex-prefeito de Glória – BA, Ademir Vieira Barros. Ao que consta, o fato fora colhido de despacho da desembargadora Ivete Caldas Silva Freitas, datado de 21 de julho do corrente ano, situação em que, a partir da publicação do despacho, passou a ser de domínio público e, portanto, poderia e deveria ser noticiado como o foi, inclusive na imprensa da capital.
    A ação da justiça deveria ter se limitado a determinar a retirada dos comentários anônimos. Não havia também a necessidade da retirada da foto do magistrado dos sites, já que o teor da matéria não ofende a honra do juiz, apenas relata um episódio em que ele é acusado, em processo que ainda está em andamento.
    Muita gente tem sido vitima de desrespeito na imprensa aqui em Paulo Afonso, seja através de comentários em sites ou em programas de rádio, sem que a justiça se pronuncie. Agora, a justiça protege, com excesso, a pessoa de um Juiz. Talvez ao invés de uma medida isolada, o correto fosse agir para impedir que a covardia continue a ocorrer. Ficava mais bonito, não tolheria a liberdade de imprensa e não geraria suspeitas de favorecimento a “A” ou “B”.
    “José Ivandro é micro empresário do setor de serviços, colaborador do site Notícias do Sertão e Editor do Blog Paulo Afonso de Fato (http://padefato.blogspot.com/)

  12. Aqui, como alhures, também são encontrados políticos do PSDB serrista. Qual o motivo do espanto? Além disso, alguns “demos” ainda estão aí!
    O Serra recentemente mandou despedir jornalistas da TV Educativa.
    Viram a última dele? Reuniu-se com os militares na Rio a portas fechadas. Sua assessoria proibiu a entrada de jornalistas.
    Constrangido, o Presidente do Clube dos Oficiais da Aeronáutica, que já havia feito o credenciamento da imprensa, informou que a proibição era uma exigência do Serra.

  13. Não é necessário ser profeta para revelar antecipadamente o que será o ano eleitoral de 2010.
    Ou existe alguém com tamanha ingenuidade para acreditar que o fascismo galopante que aparelhou o estado brasileiro, vá, pacificamente, entregar a um outro presidente, que não seja do esquema lulista, os cargos, as benesses, os fundos de pensão, o nepotismo, enfim, a mais deslavada corrupção jamais vista no Brasil?
    Lula, já declarou, que (sic) 2010 vai pegar fogo!. Entenda-se por mais esta delicadeza gramatical, golpes abaixo da cintura: Dossiês falsos, PCC em rebelião, MST convulsionando o país… Que a lei de Godwin me perdoe – mas assistiremos em versão tupiniquim, a Kristallnacht, A Noite dos Cristais que marcou em 1938 o trágico início do nazismo na Alemanha.

  14. Acorda Cristal Rachado!
    De onde veio a idéia de ligar o episódio de Itabuna ao Lula?
    Pirou?
    Se pirou, podemos te ajudar… Levá-lo ao Pinel ou ao Juquiri para umas boas “férias”!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *