Tempo de leitura: < 1 minuto

Diariamente, pela manhã e nos finais de tarde, os ilheenses que moram na zona sul e trabalham no centro da cidade – ou o contrário – são obrigados a enfrentar uma demora angustiante para conseguir atravessar a Ponte Lomanto Júnior (Ponte do Pontal). Os engarrafamentos são enormes e, para vencer um trecho relativamente curto, algumas pessoas levam até 40 minutos.
A Prefeitura, que não tem uma solução à vista, vai fazendo experiências, algumas totalmente malsucedidas. Na última semana, por exemplo, a Secretaria de Trânsito experimentou criar uma faixa exclusiva, na Avenida Lomanto Júnior, para os veículos que de deslocavam para o centro. Ficou pior e no dia seguinte voltou tudo ao normal. Aliás, ao anormal.
Resolver o problema exige uma grande obra, que é a construção da nova ponte entre o centro e o Pontal, algo que já entrou no rol de promessas de muitos políticos, como o deputado federal ACM Neto, um dos conhecidos “Copa do Mundo”, que aparecem na região de quatro em quatro anos à caça de votos e depois dão linha na pipa.
Vá lá que o deputado não tenha o poder de executar, mas o jovem herdeiro do carlismo dispõe dos instrumentos para cobrar, denunciar e constranger quem de direito a fazer o que deve. Por outro lado, o Governo do Estado precisa mostrar serviço em Ilhéus, cidade que por enquanto só está vivendo de promessas, expectativas e alguma descrença.

17 respostas

  1. Sou ilheense, mas digo que o governo não precisa mostrar serviço só em Ilhéus, não, e SIM EM TODO O INTERIOR, porque na propaganda só mostram E SÓ FALAM do entrocamento do aeroporto de Salvador, Rótula do Abacaxi e o metrô… E O INTERIOR????

  2. Pelo menos Ilhéus ainda tem promessas, …!!!
    E Itabuna, meu Deus, que recebeu, até o momento, apenas um zero absoluto, mais nada, …?!?!?!
    Vamos lá, meu povo, mais quatro anos para eles, …!!!
    Lembrem-se apenas e uma coisa: Como já disse o radialista França Teixeira, na época: “Quem recebe fogo em baixo e sai ki ki ki, ká ká ká, é foguete”, …!!!
    Os capicongos daqui são tão bonzinhos, …!!!

  3. Cobrar somente de ACM Neto e no minimo ua falta de logica, porque nao fazer o mesmo com Geraldo Simoes, eleito pela regiao, de Wagner governdor que ml consegue manter a estrada Ilheus-Itabuna e prometeu a duplicacao daestrada e nada se viu ate afgora, ou no final de Lula que tem a caneta na mao,
    Ilheus nao esta preparada para recber qualquer empreendimento pois sua infraestruturaesta esta decadente nao por culpa dos ACMs mas por falta dos politicos locais, no final culpa mesmo do povinho que se ilude com promesas feitas antes das eleicoes.

  4. Me causa indignação é esta analise feita pelo seu pimenta,precisamos de reportagens idoneas e não analiticas,pois nos é dado o direito de raciocinar e não ser teleguiado.Igual ao ACM-Neto todos os politicos da região são copa do mundo.Também foi prometido por todos a duplicação do trecho Itabuna-Ilhéus,a construção da nova ponte,a recuperação do trecho Itabuna-Ibícarai pelo atual governador e aí?

  5. ESSE PROBLEMA SÓ TERÁ FIM, QUANDO O ILHEENSE TOMAR VERGONHA NA CARA E FIZER IGUAL A MIM, VOTANDO SOMENTE PARA PRESIDENTE E ANULANDO O RESTANTE DA VOTAÇÃO, POIS ATÉ HOJE ESSES POLÍTICOS DESCARADOS, TANTOS OS DAQUI COMO OS DE FORA, SÓ VIERAM MENTIR COM SUAS PROMESSAS DE ENGANAR OTÁRIOS, O ÚNICO QUE TEVE A CORAGEM DE DIZER A VERDADE FOI O PRESIDENTE LULA QUE FALOU QUE ATÉ HOJE NINGUEM APRESENTOU NENHUM PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA SEGUNDA PONTE PARA ILHÉUS. QUE O POVO TOME VERGONHA E ESSES SAFADOS DEIXEM DE MENTIR.

  6. O PROBLEMA É QUE ESSA CIDADE NÃO TEM PREFEITO,UM REPRESENTANTE BURRO QUE VAI PARA UM PALANQUE COBRAR UMA PONTE AO PRESIDENTE SEM SE QUER TER UM PROJETO EM MÃOS, TOMOU NA CARA.ILHÉUS TA ABANDONADA,O ASFALTO DA CIDADE JÁ ACABOU.MAS O QUE FOI MESMO QUE ESSE GOVERNADOR FEZ POR ILHÉUS MESMO??

  7. POR FAVOR PONHA ESSE DESBAFO QUE É DE 249.550 MIL ILHEENSES, O RESTANTE SÃO OS BENEFICIADÍSSIMOS…POIS DEVEMOS TER CUIDADO COM ESSA CASADINHA PREFEITURA E ESTADO COM SEUS EMPREENDIMENTOS:
    Potencial todos sabemos que Ilhéus têm…mas se não fosse o mas… não podemos negar que muitos benefícios viriam para Ilhéus, mas… acabaram indo para Itabuna, ou nem vieram. E isso agradecemos à políticos inimigos de Ilhéus, como:
    O Sr. Jabes Ribeiro (como prefeito e deputado – deixando ir embora a Petrobras, possível usina de dendê, usado o espaço para “escritório do Pólo de Informática!!!???” Posto temático…quem é o Dono?; Brasilgás; Porto do jeito que continua nos atuais governos estadual e municipal, moinho que se foi) e toda a sua catropia da época de prefeito que estão espalhados por aí à fora em cargos no governo municipal e estadual (exemplo: Jamill Ocke no SAC), Sr. Isaac Albagli na Bahia Pesca também, entre outros…;
    Sra. Ângela Sousa(como deputada!!!??? – Valha-nos DEUS);
    Sr. Geraldo Simões (Trazendo ruínas para a região “cacaueira”…OLHA A BRUUUXXXAAAA!!! – Também desviando os benefícios de Ilhéus para a “co-irmã” (E QUE IRMÃ VIU!!!) como deputado, como prefeito de Itabuna, como pessoa influente no meio político nas três esferas…);
    Sr. Newton Lima com exceção de poucos secretários, digo isto porque Muito cuidado com estes “ilheen$e$: Alcides Kruschewsky; Alisson Mendonça (deixando o limite entre Ilhéus e Itabuna daqui há alguns dias sendo os ilheenses vivendo em alto mar numa grande jangada e o território todo ocupado para enfim Itabuna ter ter sua demarcação de território na praia); Carlos Freitas; Jorge Bahia; José Nazal; Paulo Moreira e Luiz do Tributo$ (o nome deles é dinheiro, barganha, enriquecimento e nada para a princesinha do sul…entenderam!!!??? UFA!!!
    Achou que acabou né!!!… Dos que ainda sobrevivem, temos O Sr. Jailson Nascimento e seu grupo (Lú do SINSEPE que em 2010 também está em ano de eleição no sindicato; Nelson do SindTáxi; Paulo Medauar e sua esposa Dona Núbia, Jorge Gordo entre outros). SR. FRANCISO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL; Sra. Marleide Figueiredo ex-secretária. de saúde e o atual o Sr. Rabat, que nada faz e “nem” fará, só se canditará para prefeito. E como esqueci de muitos outros fecho aqui com chave de ouro com o nosso ilustríssimo governador do Estado da Bahia, o Sr. Jaques Wagner, que recebeu do prefeito Newton Lima, a Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, pois depois de sermos os votos decisivos na campanha para governador passada garantindo a sua vitória (algo que Itabuna não fez e teve retorno), ele resolveu nos agraciar com um DPT em total velocidade de construção à ponto de terminar à beira das eleições se terminar, caso os camelôs não tomem conta, e daí em diante só mega-empreendimentos como: reforma da Ponte do Pontal; às duas novas ponte (Pontal-centro; Zona Sul-Vilela); anel semi-rodoviário; asfaltamento da Ilhéus- Buerarema; duplicação da Ilhéus-Itabuna; Urbanização Litoral Sul Aeroporto; Internacional (sem ferrovia para escoamento de minério)…enfim, obrigado à todos acima citados, por tudo que foi, está sendo feito!!!
    Espero que agora todos tenham entendido porque tanta indignação…pois, conheço Itabuna, gosto da cidade, nada tenho contra a cidade e os cidadãos da mesma…mas dizer a verdade é preciso. Por isso, assim fiz acima. Como todo bom e verdadeiro Ilheense, não quero nada de ninguém, só esperamos principalmente dos políticos respeito à quem os colocou para agir à favor do povo.
    E QUE O POVO ACORDE E VOTE EM QUEM NUNCA ESTEVE POR LÁ…JÁ QUE, COM QUEM ESTÁ, NÃO ESTÁ DANDO CERTO!!!
    Amilton Santos

  8. Realmente, tem sido um verdadeiro tormento a travessia para o centro da cidade. A construção de uma nova ponte, isso é um sonho que dificilmente torna-se-a realidade, na minha opinião e como sugestão, os responsáveis pelo trânsito, deveriam adotar algumas medidas, que certamente iria amenizar o caos que hoje se encontra no trânsito. 1. Primeiramente reformular a praça do Meira (praça Cairú) 2. Desobstruir a rua que dá acesso ao terminal rodoviário urbano (que a mais de 10 anos encontra-se bloqueada) 3. Eliminar o grande número de semafáro existente no centro da cidade,com construção de passarelas para pedestre. 4.desviar o fluxo de veiculos para a Avenida Soares Lopes. 5. Criar alternativa para os motoristas que se deslocam do bairro Pontal ao centro, desbroqueando o acesso via Princesa Isabel. Quanto aos políticos a região não existe nenhum compromissado e empenhado em resolver as questões de interesse do povo. A corrupção está banalizada e ser honesto nos dias de hoje neste país é vergonhoso.

  9. Parabéns aos Profissionais do Pimenta na Muqueca, pelo brilhante trabalho, que os Senhores vem prestando a nossa região, e ao mesmo tempo oferecendo aos leitores o espaço para criticar e elogiar as matérias exibidas. Isso é democraticamente uma forma inteligente de fazer jornalismo.
    Um abraço.

  10. Tá difícil chegar ao centro da cidade pela manhã vindo da zona sul. Um paliativo seria diminuir o tempo de uma sinaleira que tem descendo a ladeira do café e as da praça cairú. Outra solução de imediato seria colocar os ónibus a rodarem pela Av. Soares lopes, desafogava todo o transito do centro da cidade, infelizmentes os políticos não fazem temendo os “ricos” da referida avenida, enquanto isso toda a população paga o pato.

  11. Caiu muito a qualidade dos políticos. Isso acontece porque caiu a qualidade dos eleitores. Este é o xis da questão. Se a mentalidade atrasada não mudar, muito breve Ilhéus e Itabuna estarão fechando para balanço. Ambas tem os mesmos problemas, inclusive vereadores que não tem consciência do próprio dever.

  12. O que está acontecendo com Ilhéus é o que chamamos a degradação das instituições públicas e privada. Quanta omissão e incompetência por parte dos nossos representantes do executivo e legislativo. É lamentável recebermos a visita do presidente Lula e a partir das reivindicações dos nossos (sic) representantes o mesmo em tom de crítica e repreensão solicitar projetos para atender os pleitos. Faço minhas as palavras do Amilton Santos. É inconcebível votarmos em elementos conhecidos como copa do mundo sem nenhum compromisso comm os nossos problemas. A omissão dos nossos representantes é nítida, também, para o aspecto puramente individual e familiar para continuar gozando das benesses do mandanto exercido. Vamos pensar na mudança, na competência, na seriedade, na honestidade de propósitos. Busquemos quadros nas Universidades para comandar os nossos destinos.

  13. Realmente a situação está muito crítica. Moro no Pontal e tenho evitado ir ao Centro em determinados horários. Quando preciso utilizar os horários do rush, sai com bastante antecedência.
    Esta situação só se resolve com a construção de outra ponte.
    Não se pode colocar a culpa numa única esfera política. Muito menos nas esferas Estadual e Federal. Estas geralmente trabalham impulsionadas pelas demandas da esfera Municipal. É nessa instância que devem ser elaborados os Projetos. Além disso, o gestor municipal precisa estar constantemente “exigindo” das demais instâncias o atendimento a suas demandas que estejam devidamente projetadas e protocoladas.
    Não se pode também esquecer dos parlamentares. Estes tem uma proximidade maior com o Governador e o Presidente. Ilhéus conta hoje com dois. Um federal e um estadual. O que fizeram no sentido de resolver o problema?
    Trabalhei por 30 anos numa instituição federal. Em todas as reuniões mensais do Conselho Econômico, fazia a apresentação das necessidades do meu setor. Quando não era atendido num determinado mês, por falta de recursos, voltava a apresentá-las nas reuniões seguintes até conseguir a aprovação. Não se pode também esquecer que determinados projetos precisam ser constantemente revisados para se manterem atualizados.
    O maior problema dos municípios hoje são os gestores públicos incompetentes. São, geralmente, eleitos com votos comprados da população. Por promessas de empregos, distribuição de cestas básicas, de dinheiro, dentaduras, filtros, cobertores, telhas, cimento, tijolos, combustível, etc.
    Atualmente, uma pessoa séria e competente, ainda que se candidate, não ganha uma eleição municipal.

  14. uma soluçao: construçao de uma balsa de pedestre que atravesaria pontal ao centro, desta forma, uma grande parte da populaçao da zona sul deixaria o carro no pontal, atravessaria resolveria seus problemas no centro concerteza iria diminuir e muito o transito e no verão os turistas iriao adorar o passeio, mas como sempre as empresas de onibus n vao gostar da ideia,

  15. A SOLUÇÃO É SIMPLES, após a cabeçeira da ponte sentido praça cairú, aproximadamente 50 metros, faz-se uma via de acesso para o terminal, lateral a Cesta do Povo, os veiculos que vão sentido a Princesa Isabel, UESC, Itabuna, e rodoviaria pegam pela direita em frente a Cesta do Povo, os Onibus sentido terminal ja vão descer dentro do terminal urbano, vejam quantos veiculos tira-se de ir até a praça cairú?
    mais é preciso dar destino aqueles comerciantes das casas de pombos, coitados, que jogaram a toque de caixa, sem nenhum estudo no sentido se ali era viavel a sua sobrevivencia, acho que dai sai tambem a solução da fabrica da familia kauffman, que aqui pra nós, aquele espaço ali está feio, é preciso dar revitalidade aquele local, aquele espaço hoje é de necessidade coletiva e não de uma pequena parcela da cidade de Ilhéus.
    Roberto Corsário

  16. Acontece que um dos gargalos é a própria ponte! É preciso construir outra.
    A travessia marítima sugerida pela MARI seria viável se a distância fosse maior. No caso específico, só atenderia aos moradores do Pontal.
    Enquanto a ponte não sai do papel, é preciso adotar medidas paliativas. Uma delas é a atuação dos agentes de trânsito nos horários de rush para orientar e fazê-lo fluir com mais rapidez. Apito na boca e sinalização determinando aos motoristas maior rapidez no deslocamento.
    Há uma indolência muito grande no trânsito da Bahia. O tempo de um semáforo que no Rio passam dez (10) carros, aqui em Ilhéus passam três (3), no máximo quatro (4). Os motoristas daqui ficam aguardando o sinal ficar verde para engatar a marcha. Com isso, perdem alguns segundos preciosos depois que o sinal abre.
    Mais uma vez, a presença do agente de trânsito nos semáforos ajudará na fluidez do trânsito.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *