Tempo de leitura: 3 minutos

Gil Gomes

Chova ou faça sol o dinheiro é depositado na conta do Legislativo. E ai do prefeito que caia na besteira de não mandar o dinheiro dos vereadores. É impeachment na certa.

Nos últimos tempos somos constantemente informados sobre os desmandos praticados na administração pública como um todo, em particular, nas câmaras de vereadores. Isso tem acontecido com frequência em todo o Brasil, inclusive perto de nós, em cidades como Ilhéus e Itabuna.
Essas duas cidades, as maiores e mais desenvolvidas da região, deveriam aparecer na mídia como exemplos a serem seguidos pelas demais. Não por ostentarem a condição de grandes cidades, mas pelo poder de contratar os melhores técnicos em administração e assessoria parlamentar, além de investirem na capacitação desses profissionais em cursos e estágios nos melhores institutos.
Apesar desses pesados investimentos, essas duas câmaras, definitivamente, não podem ser consideradas paradigmas, um espelho cristalino para as cidades de porte mais modestos. Nem sempre quem tem as melhores condições sabe fazer bem-feito como deveria. É aquela história de que quem tem mais dinheiro não sabe gastar adquirindo as boas coisas da vida. Tudo vira futilidade.
Administrar uma câmara é como administrar uma coisa, guardadas as devidas proporções. E olha que um pai de família tem mais dificuldades para isso, por não saber, com antecedência, das mazelas que poderão acontecer durante todo o mês. Às vezes, quando recebe o minguado salário, é uma tristeza. Vai ter que administrar, o termo é esse mesmo, as finanças, ou diz o dito popular, o prejuízo.
Tem a conta da farmácia, por conta de um resfriado do filho, o remédio da mãe ou pai, ambos idosos, que não chegou ao posto de saúde. A geladeira que pifou. Tudo isso estava fora do orçamento doméstico, mas tem de ser pago, sob o risco do corte da água ou da energia por falta de pagamento, e ainda por cima ter seu nome negativado no Serviço de Proteção ao Crédito, o conhecido SPC, ou no Serasa, sem direito a choro nem vela.
Nas câmaras não acontece isso, pois chova ou faça sol o dinheiro é depositado na conta do Legislativo. E ai do prefeito que caia na besteira de não mandar o dinheiro dos vereadores. É impeachment na certa. E olha que nós já vimos esse filme e não queremos assistir de novo.
Desde o ano passado que as câmaras desse Brasil inteiro vêm brigando, até na Justiça, para que não fosse aprovada a Emenda Constitucional no 58, que, por um lado aumentará o número de vereadores, e por outro limitou o repasse para as câmaras.
Aqui mesmo em Ilhéus, era repassado mensalmente sete por cento do orçamento do município, agora esse valor caiu apenas um por cento. Mesmo assim a Câmara de Ilhéus recebe seis por cento de tudo que a Prefeitura tem no orçamento. Arrecade ou não.
Pois é, apesar dessa pequena queda, anunciada com bastante antecedência, a câmara não se preparou, meteu as mãos pelas costas, como se diz, e deve hoje uma soma considerável de dinheiro a fornecedores. Segundo informação da própria administração, a dívida da Câmara chega hoje a mais de R$ 200 mil. Isso mesmo.
E o que é pior, não estava pagando os compromissos com o FGTS, INSS, Imposto de Renda, para o desespero de muitos trabalhadores. Mas o que era ruim ficou pior e o presidente já demitiu toda a mão-de-obra terceirizada (portaria, limpeza, etc.), que agora está na rua da amargura. E promete, ainda outro pacote de maldades.
Mas não é só isso. Foram extintos os tickets alimentação de todos os funcionários, além da extinção da ouvidoria e do tradutor par surdos-mudos  e a consequente demissão desses profissionais.
O que se pressupunha austeridade foi desnudada e o que se viu foi falta de planejamento, pois tais medidas deveriam ter sido tomadas há meses, mas somente agora aconteceu. O presidente preferiu permitir que a crise administrativa e financeira se instalasse. E veio o caos, atingindo diretamente os seus pares e os servidores da Casa, sob a desculpa de superar a crise.
Desta forma, o atraso das medidas austeras desmontou qualquer arremedo de planejamento e chegará, ou já chegou ao bolso dos servidores daquela Casa Legislativa de Ilhéus, cujos comissionados não deverão receber o 13o Salário, amargando um Natal sem Papai Noel.
Gil Gomes é radialista e apresentador do programa Alerta Geral, na rádio Santa Cruz de Ilhéus.

10 respostas

  1. Parabéns Gil. Muito oportuno o seu artigo.
    E fica aqui a pergunta: Uma Câmara que não consegue administrar as suas contas, que moral tem para fiscalizar as contas do Poder Executivo?
    Breve teremos eleições para Câmara de Vereadores. Está na hora do povo de Ilhéus fazer uma total renovação.
    Ilhéense

  2. Essa informação de demissões é leviana, pois o povo continua trabalhando, esse rpz ae deve está a serviço de alguém; ou perdeu a mesadinha que recebe todo mês:

  3. Ao radialista Gil Gomes,
    PARABÉNS, pela coragem em defender o bem e fazer de certa forma uma prestação de contas, mostrando para onde vai o dinheiro do poder público.
    Em Ilhéus, poucos tem sua coragem.

  4. Bons tempos aqueles, que O presidente da Câmara conseguia construir a sede, saindo do aluguel se não me falhe a memória foi JOABS o presidente, e eram 19 vereadores, más como o tempo muda, o bicho pega,fazer o quê, aqui pra nós essa casa só gera despesas, amigos vereadores no dia que conseguir ter uma sessão com todos na casa, discutam um projeto que venha receitar a casa, por que se depender da casa do vizinho, voces vão entregar é o salario kkkkkk, tem outra solução, foquem na idéia de fazer um projeto gerador de receita quem sabe não aumente a arrecadação e os 6% sejam suficientes para garantir o que os nobres Edis merecem.
    Roberto Corsário/Zona Sul de Ilhéus

  5. Desculpe-me faltou elogiar o radialista Gil Gomes pelo belissimo texto, sou ouvinte participante do Programa que Gil Gomes atua, e não posso omitir o sentimento profundo de carinho e admiração por esse profissional e quem sabe o maior icone do radio ilheense
    Roberto Corsário/Zona Sul de Ilhéus

  6. Um fato que não consigo entender e que gostaria que alguém explicasse: Como e porque Jailson foi escolhido para Presidente do nosso legislativo?
    Como funciona eleição para Presidente da Câmara?
    Quem foram os Vereadores responsáveis por esta escolha infeliz?
    Até quando ele será Presidente?
    Ilhéense

  7. Jailson entrou para a história como o primeiro presidente eleito por unanimidade ou seja todos votaram nele.O que vem icomodando os adversários é que Jailson é do povo, tem votos e grupo político. Quanto a Câmara de Vereadores cabe aos demais edis acabarem com os cargos que foram criados em gestões passadas para não se devolver ao executivo no final do ano.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *