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Nova ponte será construída à esquerda da atual, ligando com a rua Almirante Linhares, parte baixa do antigo porto.

Após contatos do prefeito Newton Lima e o governador Jaques Wagner, prefeitura de Ilhéus e governo do estado adiantaram as conversações para executar um projeto que, na visão de técnicos, eliminará o “abacaxi” no qual se tornou o trânsito entre o centro e a zona sul da cidade.
Conforme o secretário de Planejamento de Ilhéus, Alisson Mendonça, o governo estadual deu “ok” ao projeto que custará entre R$ 85 milhões e R$ 90 milhões e contemplará não só a construção de uma nova ponte, mas um projeto de mobilidade urbana que envolve toda a região da Baia do Pontal.
Neste projeto, uma nova ponte será construída ao lado da já existente, a avenida Lomanto Júnior será alargada e o tráfego zona sul-centro será desviado da Cairu para a rua Almirante Aurélio Linhares (rua abaixo da ponte atual).
Na ponta do lápis, diz Alisson, sairá mais barato do que construir ponte ligando o Morro de Pernambuco ao Cristo, na praia da Avenida, e terá melhor fluidez para o trânsito e menor impacto ambiental.
– O projeto nasce no Morro, duplicando a Lomanto Júnior, que passará a ter ciclovia. Na ponte, em vez de seguir a rua que dá na Cairu, o novo traçado vai pegar a Aurélio Linhares, a rua do antigo porto, à direita de quem se desloca para o centro.
Seguindo esse traçado, o tráfego sentido centro será pela região dos antigos armazéns, passando pelo Ilheos Hotel, Bataclan, 2 de Julho, ligando com a avenida Soares Lopes.
Para Alisson, esse projeto, além de mais barato, é o mais viável, pois a ponte ligando o morro ao Cristo prejudicaria o terminal pesqueiro e, também, o projeto Marina da Baía do Pontal. A licitação da empresa que vai elaborar o projeto será aberta pelos próximos dias, segundo o secretário.
Outro ponto destacado por Alisson é que, na duplicação da Lomanto Júnior, o investimento será mínimo, pois já existe enrocamento na avenida, “de ponta a ponta”. “E a pista também pode ser projetada para o mar, através de estacas, como existe em lugares como o Rio de Janeiro”.
A avenida ganhará ciclovia, dentro desta concepção apresentada ao secretário estadual Cícero Monteiro, da Pasta de Desevolvimento Urbano. Alisson lembra que a última grande intervenção naquela área ocorreu há cerca de 40 anos, com a construção da ponte Lomanto Júnior.
“Depois da ponte, houve grande expansão da zona sul, com grandes empreendimentos turísticos e bairros residenciais. Outra coisa é que esse novo projeto contempla  continuação da Linha Verde, receberá todo esse fluxo quando estiver pronta a Canavieiras-Belmonte (BA-001)”. “Esse novo projeto é um grande esforço do prefeito Newon Lima e o governador Wagner”.

10 respostas

  1. Acabam de fazer mais uma promessa.Torço que saia,pessoal é muito interessante como nas vesperas de uma eleição aparece tantas promessas CUIDADO É APENAS mais uma.Voces viram a ponte de Salvador – Itaparica,um grande jornal de circulação chegou a por a foto na primeira paginas,sabe,quando vai sair? só Deus sabe,o porto sul e a ferrovia? é pensar que o Bahiano é besta e burro.Aliais se for verdade ele tá provando a preguiça junto com incopetencia= INCOMPREGUIÇA.

  2. Vou pagar para vê o fim do engarrafamento na zona sul com esta ideia de alargar a velha ponte e fazer uma descida na direção das casas de fogos( proximo a cesta do povo). Esta ideia só servirá como paliativo. duvido que algum destes burocratas de plantão morem na zona sul e sofra com o engarrafamento todos os dias .Volto a dizer, ou se constroi uma nova ponte na direção do Cristo ou adijascencias para dividir o escoamento dos veículos da zona sul ou vão tapar o sol com a peneira.

  3. Eduardo
    Só posso imaginar que nesse ponto que você citou será construída uma pista elevada. Não pode ser diferente.
    Ao longo da avenida Lomanto Junior também dever ter uma parte elevada para possibilidar o alargamento.
    Ou será que esse “alargamento” será de meio metro!?
    Da mesma forma, há um gargalo no final da avenida, depois Larika’s. Vão desapropriar os prédios, as casas?
    Na rua da Cesta do Povo, também tem o projeto da Marina.
    Como vão conciliar esses dois projetos?

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