Tempo de leitura: 2 minutos

José Roberto de Toledo | Estadao.com

Em uma campanha despolitizada, na qual a maior parte dos eleitores votou com o bolso, um tema relacionado a valores morais e religiosos levou a eleição para o segundo turno. A internet foi vital para acelerar e multiplicar esse processo.
O migração de votos de Dilma Rousseff (PT) para Marina Silva (PV) na reta final da corrida presidencial se explica, principalmente, pela guinada de parte do eleitorado evangélico da petista para uma candidata que compartilha sua fé. Motivo: a descriminalização do aborto.
No momento seguinte, eleitores católicos, influenciados pela pregação de padres e bispos contra a legalização do aborto, também deixaram de votar em Dilma.
Enquanto Marina cresceu em praticamente todo o País, a reação do tucano foi concentrada em Estados como São Paulo. Serra conseguiu virar a eleição no Estado onde foi governador.
A polêmica em torno do aborto foi potencializada por uma campanha “viral” na internet. Vídeos de pastores evangélicos pregando contra o voto no PT por causa da posição do partido em favor da descriminalização viraram hits. Um deles foi visto mais de 3 milhões de vezes nas últimas semanas.
Outro vídeo muito propagado na internet mostra a contradição de Dilma sobre a legalização do aborto. Contém trecho dela defendendo a mudança da legislação em entrevista feita no fim de 2007, e depois exibia imagem recente da candidata dizendo ser contra a descriminalização.
As buscas pelo binômio “Dilma + aborto” no Google cresceram 1.500% em setembro – o que dá uma indicação de como o tema passou a ser uma preocupação dos eleitores.
A campanha de Dilma reagiu organizando uma reunião de última hora com líderes religiosos evangélicos e católicos. O movimento não foi suficiente para estancar a perda de votos, ao menos não na quantidade suficiente para garantir a vitória no primeiro turno.
Marina acabou sendo a maior depositária desses votos, chegando a quase 20% dos válidos. Essa votação da candidata do PV abriga dois tipos de eleitores, muito diferentes.
De um lado, votam nela jovens de alta escolaridade desencantados com PT e PSDB e que se identificam com a proposta ambientalista de Marina. De outro, mulheres de classe média baixa e pobres que votam na candidata verde porque ela é evangélica e contra a legalização do aborto.
O destino do voto desses dois contingentes em maior ou menor peso para Dilma ou para Serra determinará o resultado do segundo turno.

8 respostas

  1. Amigos eleitores.
    Gostaria de pedir ao povo de Deus,que não vote em Dilma 13 pois a mesma é a favor ao Aborto, irmão no Estado de Minas Gerais a mesma falou que ném Jesus Cristo tiraria ela do poder.
    Povo de Deus
    Penser bastante antes de votar.

  2. Gente,
    Procurem ver até aonde o que se falam de uma pessoa é verdade…ainda mais de uma pessoa que estar candidato a presidencia como a Dilma. Estou orgulhosa de no Brasil estar surgindo uma pessoa com novos conceitos e de fibra e ainda é uma mulher, mostrando mais uma vez a força e raça que tem uma verdadeira mulher. Mais infelizmente nao foi ainda desta vez que a Marina foi eleita, mais ja temos um nome. Agora até dai ficar preso nos contestos de alguns blogs da internet….Quem foi este jornalista que ouvio a Dilma falar em Minas Gerais? Qual é o nome dele? Ainda nao vi? E a questão do aborto, homesexuais, para legalizaçao é preciso que os nossos representantes ja eleitos no dia 03(ontem), aprovem. E é por isso que temos de ter cautela ao eleger, os Deputados e Senadores e digo: nao acredito em tal boato, mesmo tendo voltado em MARINA.
    Portanto amigos eleitores reflitam bastante.

  3. Aff!Continuando: a Marina tinha como proposta levar estes assuntos polemicos(aborto e homossexualismo) para o Plebiscito, e ela não disse que seria contra o Aborto, pesamos se no plebiscito fosse aclamado em debate este tema e grandes estudioso encantassem a população e fosse homologado Marina tinha que acatar não é mesmo? Ou voces acham que não!!!!
    Portanto, posemos observar que tanto Marina, Serra e Dilma na maioria das vezes tem a mesma posição.

  4. Chega a ser inexplicável como algumas pessoas acreditam em qualquer boato espalhado pela internet.
    Torço para que essa parcela de eleitores alienados abram os olhos para a verdade a tempo. Acorda, pessoal.
    Abraços, até mais.

  5. Ricardo, me prove com um video com uma gravação qualquer que Dilma falou que nem Cristo tira essa eleição dela. Quero provas e não factoedes sem fontes confiaveis! Deixa de ser imprenhado pelos ouvidos.

  6. NÃO VOTEM EM DILMA.
    MÉDICOS SERÃO OBRIGADOS A FAZER ABORTO MESMO FAZENDO UM JURAMENTO PREGANDO PELA VIDA DO SER HUMANO??????
    PENSEM NISSO!!!
    NÃO VOTEM EM DILMA!!!!!
    SE DEUS AFUNDOU O TITANIC, ELE TB TIRARÁ A PRESIDÊNCIA DELA.

  7. SRA “MARIA”, O PT ESTÁ PENSANDO EM RETIRAR DO PLANO DE GOVERNO DA CANDIDATA DILMA A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO, LOGO, LÁ ESTÁ!!!!
    EU NÃO SOU A FAVOR DE BOATARIAS, MAS QUEM QUER SABER QUAIS SÃO AS DIRETRIZES DE UM EVENTUAL GOVERNO PETISTA É SO DAR UMA LIDA NO PNDH 3!!!
    1- OS ALUNOS DO ENSINO MEDIO SERÃO OBRIGADOS A ESTUDAR “RELIGIÕES AFRICANAS” OU SEJA CANDOMBLE(NÃO ESTOU SENDO CONTRA NENHUMA RELIGIÃO, SO ESTOU ESCLARECENDO)
    2- O CASAMENTO GAY NÃO SO SE TORNA LEGAL COMO CERTIFICA O CASAL A ADOTAR CRIANÇAS!!!
    3- A CLAUSULA DA DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO É BASTANTE CLARA E A EBTREVISTA DE DILMA NA REVISTA MARY CLAER DEIXA NITIDA SUA POSIÇÃO SOBRE O TEMA!!!ELA É A FAVOR!!!!
    NÃO SOU EVANGELICO, MAS VEJO COERENCIA NO RELIGIOSOS QUE ESTÃO CONTRA DILMA!!!ELES DEVEM MANTER SEUS DOGMAS E LUTAREM A FAVOR DA VIDA!!!!!!!!!
    PARABENS A TODOS OS RELIGIOSOS QUE LUTARAM POR SEUS IDEAIS E NÃO SE DEIXARAM PATRULHAR PELO PODER!!!!
    EVITEM PROPAGAR BOATOS, LEIA O PLANO DE GOVERNO E O PNDH3 E PROPAGUEM AS VERDADES!!!!

  8. Garanto a todos que Serra não é o candidato mais indicado para os evangelicos votarem, por simples motivos, Serra contratou um Guru indiano para sua campanha, Serra quando foi prefeito de SP, contratou a Fundação cobra coral, que é espirita para prevencção de catastrofes, Serra concidera Astrologia uma ciencia, Serra consulta o oroscopo. Ou seja é um candidato cheio de misticismo. contra este elenco de fatos não há argumentos que derrubem. podem acessar a pagina da fundação cobra coral para ver o que falo. http://www.fccc.org.br/convenios.asp a revista veja de 21/04/2010 fala sobre Serra e a Astologia.
    O guru dos tucanos – O indiano Ravi Singh chegou ao Pais para “turbinar” a candidatura Serra

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.