Tempo de leitura: 2 minutos

O PCdoB baiano vive a expectativa de aumentar de 3 para 4 o número de deputados eleitos para a Assembleia Legislativa (AL-BA). Isso, porque ainda são aguardados os julgamentos dos “fichas sujas” Carlos Brasileiro (PT) e Maria Luiza Laudano (PTdoB). O veredicto será do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Caso as duas candidaturas caiam e os votos destes sejam considerados inválidos, os comunistas ficam com mais uma cadeira na AL-BA. Quarto mais  votado do partido na disputa por vagas na AL-BA, o vereador itabunense Wenceslau Júnior seria o premiado.
Na madrugada desta segunda-feira, 4, ocorreu uma situação inusitada com Wenceslau. Funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) informavam à presidência do PCdoB que o partido faria quatro deputados estaduais, mas alertavam para o fato de que ainda faltavam 2 mil votos a serem computados.
Foi o suficiente para a militância ocupar as ruas de Itabuna e fazer uma carreata. Quase uma hora depois, a notícia: a vaga era do petista Yulo Oiticica, que vai para o seu quarto mandato. Hoje à tarde, Wenceslau conversou com o Pimenta. Até brincou com a situação. “O povo naquela carreata, numa euforia, e como é que a gente diz que não mais estávamos eleitos?”.
O vereador também pode ganhar a vaga caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considere válidos os 290 votos atribuídos a Wilson Ramos, o Wilson Tiba. Até agora eles não foram computados porque o também comunista apresentou problemas na documentação de registro de candidatura.
Independente de a vaga “acontecer” ou não, Wenceslau comemora o fato de ter sido o segundo mais votado entre os candidatos a deputado estadual do eixo Ilhéus-Itabuna. A candidatura que obteve mais votos (43.588) foi a de Ângela Sousa (PSC), de Ilhéus. Wenceslau foi mais bem votado que os eleitos Coronel Santana (PTN) e Augusto Castro (PSDB).
“ELEGER DILMA, PRESIDENTE”

Para o “cururu”, o momento agora é de “mobilizar a militância para eleger a primeira mulher presidente do Brasil”, numa clara referência à petista Dilma Rousseff, que disputará o segundo turno presidencial contra o tucano José Serra. “O Brasil cresceu muito com Lula e devemos eleger Dilma para dar continuidade a este projeto”, prega.
Wenceslau prefere não discutir, ainda, as eleições de 2010, mas reconhece que o PCdoB saiu das urnas com força para disputar a prefeitura de Itabuna. Seja com ele ou com o ex-vereador Luís Sena. Ou o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.
O cururu desconversa sobre nomes. Prefere falar da “força do PCdoB”. Mas prega, antes de tudo, a união do campo progressista. A força do partido, diz, será vital também para acelerar ações e projetos estaduais e federais para o sul da Bahia e, principalmente, Itabuna. Noutra ponta, ele afirma que a reeleição de Jaques Wagner demonstra o acerto das políticas desenvolvidas pelo “campo progressista”.

17 respostas

  1. Caro Pimenta,
    O Vereador Wenceslau Júnior merece uma vaga na AL-BA, é um politico que sabe honrar seu cargo e, possui uma grande respeitabilidade no seio de seus eleitores e da sociedade regional. Vale salientar que é do referido parlamentar a luta incansável pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Com a sua ida para Assembléia estaremos fortes e bem mais respeitados para reivindicar as nossas esperanças.

  2. O meu voto desta vez e para que possamos conseguir alcançar os nossos objetivo e fortalecer á nossa região.
    Deus, tudo faz quem nele confiar.

  3. hummm eu já vi esse filme com Magal em Ilhéus, colocou paletó depois tirou, depois vestiu, depois tirou…e ficou por ai…espero que não aconteça com wenceslau, para o sul da bahia ter mais um …

  4. Que dilema! ou dilama!! Torcer a favor ou contra a sujeira na ficha? Os bandeiras vermelhas de itabuna irão se estranhar novamente…bom seria valer apenas para o legislativo estudual. Concorda comigo seu pimenta?

  5. Onde está a Democracia neste país??? A vontade do povo tem que prevalecer, e não um conjuto de regras invetada por “eles” para uso somente deles. Como pode um canditado que, democraticamente , o povo o quer lá na assembléa te representando, não ser eleito por conta de regras criada para beneficiar que se coliga? É, meu voto nada vale… ou rasga-se a constituição, ou diminue-se os partidos, já que eles sempre se coligam para beneficiar-se dessa regra antidemocratica. Nunca mais voto, não tem valor… Prefiro pagar multa do que ver meus direitos usurpados.
    Grato!

  6. Parabens ao nobre vereador por obter essa contidade expressiva de votos,e isso mostra que Itabuna que mudança chega de Geraldo e cia,fernando Gomes e cia .Nunca votei na esquerda mais para Wenceslau voto sem medo…

  7. concordo plenamente,wenceslau é um cara do bem,que luta pelos menos favorecidos e merece sim entrar para a camara,mas se por vontade dos homens que se acham no direito de julgar alguem ele não conseguir,saiba que estaremos juntos com wenxeslau sempre, e quero ele para prefeito de itabuna em 2012…em itabuna é o unico que trabalha,o resto só atrapalha e trapassa.

  8. Estou torcendo pela moralidade e credibilidade do TSE vamos dar pau neles inclusive no deputado que gosta de chamar as pessoas de minha pedinha.Parabens Wenceslau que Deus ilumine o teu caminho.

  9. Para José Carlos:
    Ta bom deus, perdoe-me senhor!!!
    eu torço amigo José Carlos para que ela não ganhe, mais você quer ser maior que Deus o Senhor dos senhores, ai ta apelando!!!
    acorda!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.