Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiririca enfrenta cai-não-cai.

Homem mais votado do Brasil para a Câmara Federal, Francisco Everardo Silva, o Tiririca (PR), corre sério risco de ficar de fora. Ou seja, ganhar e não levar a vaga, apesar de ter obtido 1,3 milhão de votos no dia 3 de outubro, na disputa em São Paulo.
Na entrevista que concedeu ao jornalista Kennedy Alencar, do programa É Notícia, da RedeTV, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowsky, disse que o juiz deverá adotar o bom senso para julgar a regularidade da candidatura de Tiririca.
O deputado federal eleito é acusado de ser analfabeto. A Constituição Federal permite que pessoas que não sabem ler ou escrever votem, mas elas não podem se candidatar.
O ministro Ricardo Lewandowsky disse que o teste “tem de ser discreto” para não constranger o político. E afirmou que “não se pode exigir do candidato um teste [como se fosse] para alguém que está apto a entrar na universidade”. A entrevista foi ao ar há pouco.

13 respostas

  1. Isso é herança de nosso presidente, se o Brasil votou em um quase analfabeto para presidente…O Tiririca analfabeto pensa…posso ser deputado federal…
    Do teatro do Lula para o circo do tiririca não tem muita diferença não…
    Acorda povão… Uma pedra que se rompe no 101º golpe é resultado dos 100 golpes anteriores, não do ultimo…
    Em nosso processo, muita gente agregou valor para chegar onde chegamos, até o Collor foi importante em seu momento…
    Os efeitos do LULA vai chegar em 5 ou 10 anos, não agora…a Crise que passou o mundo em Europa foi agravada pelo credito facil, politica assistencialista, hipotecas a quem não tem dinheiro para pagar…
    Putz….justo o que acontecendo no Brasil agora…
    Esqueçam o credito facil, salvem o país….

  2. Se tirarem o Tiririca seria bom que tirassem também os fichas sujas, todos eles, pois só assim poderia moralizar um pouco, melhorar a cara do Congresso, tão cheio de figuras deletérias e ordinárias, …!!!

  3. ANAFALBETO NO PODER ….isso so pode ser brincadeira caso esse tiririca entrar no congresso!!Já basta termos um presidente cego, que não vê nada que acontece, uma candidata a presidencia que tbm não vê nada que acontece!! Apresença de um analfabeto vai ser a gota d’agua, a frase agora vai ser “Não li nada disso no Projeto que aprovei”. A lei de imprensa vai ser votada agora em JANEIRO, ABRA O OLHO JOVENS!!

  4. Como é fragil nosso sistema, pq deixaram o cidadão ser canidato, muita sacanagem exclui o Tiririca, o voto dele é legítimo, foi o gosto do cidadão. Pior são os que estão lá como os ministros do supremo que não teve coragem de julgar os fichas sujas. Tiririca é melhor que muitos, pois chegou aonde chegou com trabalho.

  5. Algumas pessoas sempre taxam o Lula de analfabeto tentando manchar a sua imagem. Foi assim durante todas as campanhas para presidente e tem sido depois de eleito. É simplesmente falta de assunto, pois nunca teve na História do Brasil um presidente com tanto índice de aprovação igual ao Lula. Quem fala dele é pura inveja. Todos os partidos queriam ter um Lula como filiado e não tem. Isto é privilégio do PT. Já pensou se todo analfabeto fosse igual a Lula?
    A questão de Tiririca não é ser analfabeto, é ter mostrado um atestado de escolaridade que não corresponde à realidade. Assinaram por ele. Não seria interessante dizer a realidade? Ser analfabeto não é nenhum crime. Agora já imaginou um parlamentar federal sem conhecimento fazer leis?

  6. ISSO É LERO LERO, O VEREADOR ZÉ NEGUINHO (DE ILHÉUS) TAÍ, CUMPRINDO SEU SEGUNDO MANDATO, E NEM O MINISTÉRIO PÚBLICO NEM O POVO DIZEM NADA. JÁ QUE O ALFABETIZADOS NÃO RESOLVEM NADA, VAMOS ELEGER OS ANALFABETOS. PREGAMOS INCLUSIVE O RETORNO DE VALDERICO.

  7. Tem gente que tem títulos acadêmicos, mas não tem educação emocional para lever adiante o conhecimento. O “analfabetismo” de Lula bem que tem sido progressista, pois ele descobriu como tirar o Brasil da miséria que os “grandes intelectuais” produziram.

  8. Penso que as pessoas foram ingênuas em votar em TIRIRICA, no entanto, já que aconteceu deixa o pobre em PAZ. Ele como os outros foi eleito pelo povo, para trabalhar por esse mesmo povo que acreditou em suas propostas(se houve)kkkkk…. Nada mais justo que ele assumir o cargo que lhe foi dado pelo povo!!!
    O STF tem competência pra julgar uma possível fraude, por que não fazer isso antes. Agora querem tirar ‘o doce da boca da criança’, isso só aqui no Brasil!!!
    Competência pra isso eles tem, pra julgar os ‘fichas sujas’, NÃO. Só assim, poderíamos ter um paí mais justo ou distante da corrupção por pelo menos 4 anos, o que seria um alivio. Preferiram deixar candidatos como GERALDO SIMÕES e outros disputarem e pior se elegerem. Ainda chamam isso de DEMOCRACIA.

  9. Vamos acordar pessoal….Lula não é má pessoa, é um cara esforçado, que lutou, um modelo de superação e tudo mais…O sonho de todo brasileiro, sair do nada e chegar ao mais alto…mas sabemos que a realidade não é assim…é igual a dezenas de jovens que eu vejo dia-a-dia em minha rua com sonho de ser jogador de futebol…Acredito que temos que sonhar…mas se sonhamos com os pés no chão melhor..quer ser jogador, genial, mas vai estudando caso não saia bem…quer ser líder do povo…dá bom exemplo, estuda rapaz, como vou explicar para meu filho que necessita estudar quando nosso presidente dá exemplos diários de que os estudos não servem para nada…e o pior é que tem gente aqui que quer defender…é verdade, muitos intelectuais não fizeram nada pelo país, mas muitos também fizeram…um intelectual segue sendo uma pessoa, com os erros e acertos…assim que vamos dar exemplo a juventude…

  10. nosso pais vive na democracia,ou querem torna-lo mais corrupto? Pois o q vejo de parlamentares corruptos q roubam e roubam cada vez mais e nada aconteçe,e a justiça quer mexer logo com um trabalhador humilde como o tiritica,isso e um grande descaso ao cidadao pobre e trabalhador.E triste viver com as leis severas para o trabalhador e as mordomias q vive um marginal,ou criminoso cruel.

  11. Queria parabenizar o Tiririca, com certeza são os incopetentes que estão querendo quebrar as suas pernas, mas se não der agora pode ter certeza que dará depois, e pode ter certeza que a quantia de votos triplicarão, é normal hoje em dia perdedores que tiveram sua chance como representante do povo, fazerem panelinhas para tentar derrubar quem a vida toda só trabalhou. Os magoadinhos não querem perder a teta que o povão banca, se eu fosse eles teria vergonha na cara. Mais uma vez parabêns Tiririca, um grande abraço e fica com Deus

  12. tambem,acho que tiririca deve assumir o cargo de deputado federal pois o povo é quem quis assim afinal de contas os fichas sujas que estão lá foi eleito pelo povo então pessoal deixa o coitado do tiririaca assumir .

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *