Tempo de leitura: < 1 minuto

… DESDENHA DE RELATO

Ialorixá é recebida em audiência pelo governador Jaques Wagner (Foto Manu Dias).

A ialorixá Bernardete Souza Ferreira foi recebida nesta quarta, 10, pelo governador Jaques Wagner e relatou como ocorreu a tortura a qual diz ter sido submetida por parte de sete policiais militares no dia 23 de outubro, no assentamento Dom Helder Câmara, em Ilhéus. A audiência teve a participação de deputados, os comandos das políciais civil e militar, dos secretários César Nunes (Segurança Pública) e Luiza Bairros (Promoção da Igualdade).
O governador exigiu apuração rigorosa e o comandante da PM, Nilton Mascarenhas, prometeu acompanhar o caso. A polícia informou que os policiais envolvidos estão afastados do trabalho de rua.
Apesar da promessa de Wagner, o corregedor da PM, Souza Neto, criou nova polêmica ao afirmar que não há como comprovar que a ialorixá foi torturada e, ainda, lançada em formigueiro, além da intolerância religiosa. “Não serão comprovadas de jeito nenhum”, disse ele numa entrevista ao Correio.
– Não teve ninguém colocado em formigueiro. Aliás, nem tem formigueiro. O que existe é uma grama rasteira com algumas formigas – afirmou o corregedor.
Para o advogado da ialorixá, Valdir Mesquita, não há surpresa com relação ao “comportamento corporativista” de Souza Neto. Conforme a reportagem, a esperança da vítima e dos movimentos sociais é com a investigação da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual.

8 respostas

  1. Um corregedor desses só estimula ações desse tipo. Os PMs, certos da chacota e do corporativismo, se sentirão a vontade pra praticar ações que desrespeitem os direitos humanos.
    Cuidado governador Jaques Wagner! a conta disso quem paga é o Estado

  2. Coitada da Bernadete, ainda bem que ela teve pela frente esses
    policiais desajustados, pior seria se fosse um bispo Edir Macedo ou o deputado/bispo Manoel Ferreira das Assembleias de Deus do Rio de Janeiro, vejam só o que o homem aprontou:
    “TUDO TEM SEU PREÇO”
    COM TODO ESSE PODER NAS URNAS OS EVANGÉLICOS QUE TIVEREM RABO PRESO QUE SE CUIDEM, POIS ATÉ QUE O PNDH3 DE LULA/DILMA NÃO SEJA APROVADO MUITOS PODRES VIRÃO A TONA, VEJAM SÓ O QUE O COORDENADOR DA DILMA PARA ASSUNTOS EVANGÉLICOS, APRONTOU LÁ EM GOIÁS, SÓ QUE DESSA VEZ O TAL BISPO MANOEL FERREIRA FOI LONGE DEMAIS, MANDOU PRENDER UM PASTOR NO ESTADO DE GOIÁS POR PUBLICAR VÍDEOS MOSTRANDO ÊLE AOS AFAGOS COM UM TAL DE REVERENDO MOON, CHEFE DE MAIS UMA SEITA DE ENGANADORES.
    O vídeo amador elaborado pelo Pr. Enoque e postado no YouTube teve o simples objetivo de mostrar imagens verdadeiras do próprio site oficial da seita da Unificação do reverendo Moon e as alianças que o Bispo Ferreira fez com o homem que se considera a própria encarnação de um novo messias.
    Ferreira não se considera messias, mas goza hoje de uma influência enorme junto ao falso messias e junto também aos órgãos do governo federal, pois ele é o coordenador oficial da campanha de Dilma Rousseff para os evangélicos.
    Ele é também o presidente da própria denominação onde o Pr. Enoque é pastor e, devido à elevada posição de Ferreira, tivemos informações de que pessoas locais estavam dizendo não mais conhecer o Pr. Enoque, possivelmente temerosas de represálias.
    Portanto, a fim de dissipar dúvidas, informamos que o Pr. Enoque Vieira Lima é pastor do Evangelho desde 1994, com matrícula na CONAMAD de número 10924, Goiás, Campo 09-015-001 FAMA – SEDE (FAMA é o nome do bairro), congregação 09-015-001, congregando em sua igreja sede. O presidente da igreja sede é o Pr. Abigail Carlos de Almeida. O presidente da CONEMAD-GO é o Pr. Oídes José do Carmo.
    O telefone da igreja é (62) 3211-1777. Ligue para lá e pergunte sobre o Pr. Enoque, a fim de mostrar, de forma educada, que você está preocupado com ele, ainda que neguem conhecê-lo.
    O Pr. Enoque Lima é autor do livro A Invasão Oculta, da Editora Naós.
    O que você pode fazer agora? Ore pelo Pr. Enoque e sua família. E copie e divulgue ao máximo os vídeos que estão neste artigo, antes que os amigos de Ferreira no governo venham caçar este blog.
    http://www.liveleak.com/view?i=9d0_1285347535
    http://www.youtube.com/watch?v=WjAV6CUQVaE

  3. Então não só os PMs que fazem o póliciamento ostensivos é que são despreparado,não. Quem deveria corrigir ações desse tipo revela-se também completamente inadequado para o cargo que ocupa.
    Por um lado os policiais desrespeitam os direitos humanos, de outro um inepto faz chacota. E a conta quem paga somos nós.

  4. Eu só queria saber se a ação da polícia foi “contra” a cidadã (brasileira), ou foi “contra” a religiosa!
    Uma coisa é diferente da outra.

  5. Esperamos que se faça justiça e logo, pois a sociedade está cansada de ser brutamente torturada e espancada por alguns prepostos da Polícia militar, sendo que eles sempre tem a certeza da impunidade, e é por isso que praticam atos barbaros com o povo desprotegido e carente.
    Estamos de olho e no aguardo de uma solução, ou levaremos o caso a nivel nacional e até na comissão de direitos humanos na ONU.
    Há … e tem mais.
    Eu também sou um policial militar da ativa e não concordo com as atitudes de alguns colegas que usa a força para intimidar as pessoas inocentes.
    Por isso também conclamo por justiça.
    abraço a todos

  6. Estamos de Olho, e se nada acontecer com esse policiais pervessos e sem coração seremos obrigados a tomar outras atitudes. Qualquer coisa que possa acontecer negativamente iremos com certeza a comissaão de direitos humanos da ONU.
    Lembram do episódio da prisão do Indio BABAU? ficaram com frescuras para solucionar o caso e dá a liberdade ao INDIO, então fomos obrigados a pedir interferência a comissão de direitos humanos da ONU, e só assim o Indio foi colocado em liberdade.
    Abraços a todos

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *