Tempo de leitura: 2 minutos

Loiola, que detonou a CEI, termina como o principal alvo das denúncias

O relatório da Comissão Especial de Inquérito do “Loiolagate”, esquema de falcatruas que foi montado na Câmara de Vereadores de Itabuna, não trouxe grandes surpresas. Há pouco, o relator da CEI, vereador Claudevane Leite (PT) encerrou a leitura para um plenário lotado. A grande maioria dos vereadores compareceu à sessão, registrando-se apenas a ausência de Ruy Machado (PRP), que teria alegado problemas de saúde. “Ele disse que o coração dele é fraco e não aguenta essas emoções”, disse um colega de Machado, em tom de brincadeira.
Na tribuna, Claudevane Leite mencionou irregularidades em diversos contratos firmados pelo legislativo municipal, inclusive a participação, em licitações da Câmara, de empresas que sequer teriam existência formal. A assinatura de recibos pela esposa do presidente Loiola, Poliana Santos, também foi denunciada pelo petista.
O ex-chefe do Setor de RH da Câmara, Kleber Ferreira, foi citado em um caso de empréstimo irregular, mas o relator não entrou em detalhes. “Dependeríamos de dados que só podem ser obtidos a partir da quebra de sigilo bancário”, observou.
Segundo Claudevane, o presidente da Câmara está diretamente ligado aos esquemas, já que ele assinava os contratos e autorizações de pagamento. O vereador Roberto de Souza (PR), que é primeiro-secretário do legislativo, pode ser enquadrado por omissão. O relator acredita que Souza deveria ter fiscalizado as operações irregulares.
Claudevane novamente confirmou que o documento lido em plenário será encaminhado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas dos Municípios.

30 respostas

  1. EU SO QUERO VER COMO ISSO VAI TERMINAR!!!
    SE VAI SER EM PIZZA OU TEREMOS DIFATO JUSTIÇA.
    DO JEITO QUE ESTAR NAO PODE FICAR, ATÉ A MULHER
    DE LOIOLA RECEBIA DINHEIRO.
    ISSO É UMA VERGONHA MUITO GRANDE PARA TODA POPULAÇAO
    ITABUNENSE.
    SE EU FOSE O QUE SE DIZ PRESIDENTE DA CAMARA PEDIA PRA
    SAIR.
    O PROBLEMA É QUE OS OUTROS SAIRAM DIMANSINHO NESSA CEI.
    SAI RUMA DE CANCER.

  2. So divulgou o que nos ja sabiamos,Loiola tava metendo a mao nessa camara.Agora será mesmo que é papel do 1° secretario fiscalizar o presidente?eu conheço um ouco a lei e nao me lembro disso,sei que o vereador tem que fiscalizar o EXECUTIVO…

  3. Como sempre, o dinheiro fala mais alto, compra-se tudo até o direito de falar, mas tudo bem, quero só ver o MP se vai ser comprado tmb, quero so ver se vai deixar em pune todos os outros vereadores que tava no roubo tmb, n só Loiola nem Souza, quero só ver…

  4. E ASSIM CAMINHA A NOSSA CIDADE, SEMPRE RETROSCEDENDO, SEMPRE DOMINADA POR QUADRILHAS E MAIS QUADRILHAS, DESTA VEZ A QUADRILHA FORMADA TENTA JUNTAMENTE COM A BOA PARTE DA IMPRENSA AO SEUS SERVIÇOS EMPURRAR NOS OUVIDOS ABAIXO DA POPULAÇÃO QUE SÓ O INICIANTE, SEM ESPERIÊNCIAS DAS MANOBRAS DIABÓLICAS QUE OS CHEFES DAS QUADRILHAS ARMAM NAS CALADAS DAS NOITES, LOIOLA ESTÁ COMO O CULPADO PELAS ARMAÇÕES. LOIOLA SAIRÁ COMO O ANIMADOR QUE REVOLTOU O CIRCO, POR DENUNCIAR OS DESVIOS, SE SAIR!!!
    POIS EM ITABUNA TERRRAS DOS IMPUNES TUDO PODE.

  5. Ilustre Colega Blogueiro, realmente o relatório da CEI que investigou irregularidades na gestão de Loyola (PPS), mostrou que na casa existiu muitos desmandos dentre eles a farra dos empréstimos consignados, agora vale também informar que todos os gabinetes com excessão do gabinete da Vereadora Rose Castro(PR) tomaram empréstimos acima do valor permitido, tendo falsificações de documentos o que configura estelionato, além da formação de quadrilha pelo fato de que o próprio Eduardo freire tinha sua esposa como chefe de gabinete e se comunicava com os gabinetes dos vereadores ajustando assim a situação dos empréstimos, incluindo no gabinete do secretário Roberto de Souza houve servidores que subtrairam os empréstimos e do proprio relator Claudevane Moreira Leite.
    Foi citado o caso da esposa de Loyola, que realmente viajou na Companhia do seu esposo que é o Presidente da Camara, ainda que ela não seja funcionária da casa, sendo absolutamente normal um homem casado viajar com sua esposa, alguns veículos de comunicação estão querendo transformar este episódio em um campo de batalha, marginalizando a figura de Poliana e tirando o foco dos verdadeiros responsáveis. Não houve em nenhum momento quem levantasse a questão de todos os edis desfrutaram de regalias das diárias pra viagens que sequer existiram, ou viajaram e se o ammigo blogueiro tiver interesse será relatado com documentos no programa de Val Cabral desta quarta-feira (17). Finalizo minha narrativa com base numa entrevista com o Diretor Administrativo da casa,Antônio Carlos Costa, o Carrero e tenho certeza que ele está a disposição com farta documentação que comprova outras situações.

  6. O Ministério Público e o Tribunal de Contas dos Municipios tem que punir todos culpados. Só com as pinições destes criminosos os cidadões de bem, podem sentirem que as autoridades competentes ainda é confiável.

  7. Agora esperemos do Ministério Público punir esses canalhas.
    E o povo tem que anotar os nomes desses vereadores envolvidos nos escândalos para não votar em NENHUM deles em 2012.
    Não vejo a hora das eleições de 2012 chegar para tiramos esse prefeito biruta e renovar essa câmara de vereadores.

  8. QUAL A NOVIDADEDESTA CEI.
    TSAANTO BAFAFA PARA NADA.
    VAMOS TER QUE ESPERAR.
    SO ISSO
    PODERIAMOS CHAMAR O PROGRAMA CQC, PARA DESMASCARA ESTES PALHAÇOS I
    NA CAMARA E NA PREFEITURA.
    CQC PROGRAMA JORNALISTICO COM HUMOR VERDADE.
    SEGUNDA FEIRA 21 HORAS
    ITABUNA CONTINUA ORFÃ
    DIZEM QUE HA POLITICOS E PARTIDOS QUE NAO TENTAM AGIR , OU MESMO DENUNCIAR O TOTAL DESGOVERNO DA PREFEITURA EM SINTONIA COM A CAMARA. POIS FORAM ELEITOS PELO POVO 52 MIL ELEITORES
    ISTO É UMA VERGONHA.

  9. e eu sempre soube muita coisa mais so quero ver se so loiola vai pagar sozinho pq ta na cara q todo mundo roubou tem vereador ae q comprou carro pra esposa carro pra ele apartamento,,q um ano e 6 meses antes num tinah nem onde cair morto era um desempregado..quero so ver se ajustiça vai deixa isso impune..

  10. Gente KD Rose Castro essa Mulher é Fantasma? e os outros vereadores? kd esse povão Olha se Chover Algemas Não Fica um se quer ali de mãos abanando..
    Vai Terminar em Cafezinho q é Mais Barato q Pizza!!!!!

  11. AI QUE SAUDADE ME DÁ, DE PEDRO EGÍDIO, PAULO LUNA, PRADO, SGTO. RAIMUNDO (ESTE COMPROU CREME VAGINAL).
    -“BOIOLA” SUPEROU A MAXIMA QUE DIZ, PIOR DO QUE ESTÁ NÃO FICA, ELE CONSEGUIU PIORÁ O QUE JÁ NÃO PRESTAVA.

  12. EITA PIZZA DELICIOSA VIU!!!!E MAIS UMA VEZ O POVO DE ITABUNA SE…..QUE VERGONHA ESTA CAMARA DE VEREADORES DE ITABUNA,O MP TEM QUE TIRAR 1 O PREFEITO KD ESTA FORÇA TAREFA DA POLICIA EDERAL QUE NAO CHEGA EM ITABUNA????TEM PEIXE GRANDE ENVOVILDO NO MEIO FIZERAM UM ALARDE TÃO GRANDE QUE EU PENSEI QUE IRIAMOS AMANHECER O DIA 17 SEM VEREADORES NA CAMARA….MAS PELO JEITO VAI DAR EM QUE NAO VAI DAR EM NADA…E O CASO SUZANA ????

  13. O que notabiliza a vida de um homem é a sua virtude, o seu caráter, a sua decência e a honestidade de suas ações.
    Calma, a frase acima, não se aplica e nem é encaminhada aos senhores vereadores desta banda da Bahia, especialmente aos senhores Clovis Loiola e Roberto Souza, se aplica sim, aos homens de bom senso que saceiam no trabalho honesto uma forma de engradecimento pessoal e também dos que estão a sua volta.
    Aos meus vereadores tupiniquins, desejo cabeça e que Deus os ajude pois, todos estão no mesmo saco. Isto é, saco de gato….no

  14. Uma outra vengonha lastimável neste episodio é o silencio do nosso prefeito, será que a gatunagem que age na camara e na prefeitura roubaram a lingua dele…

  15. O vereador Roberto de Souza, sempre gostou de ser primeiro secretário, isso para fugir das responsabilidades de fiscalizador. Se o ex – diretor Kleber tá envolvido até a tampa, sendo homem de confiança de Roberto, vocês acham que o edil ia fiscalizar ele mesmo. Tudo que Kleber fez foi autorizado pelo vereador. O Ministério Público tem que apertar o vereaodr, para omissão tem punição.

  16. TODOS SABEM, NAQUELA CAMARA, QUE A INDICAÇÃO DE KLEBER FERREIRA PARA O CARGO DE CHEFE DO RH FOI DE ROBERTO DE SOUZA, E A INDICAÇÃO DE ALISSON PARA DIRETOR ADMINISTRATIVO FOI DE RICARDO BACELAR. ORA! POR ANALOGIA O QUE KLEBER E ALISSON FAZIAM, ERA DO CONHECIMENTO DE ROBERTO DE SOUZA E DE RICARDO BACELAR, 1º E 2º SECRETÁRIOS RESPECTIVAMENTE, COMO HOUVE SÓ OMISSÃO DESTE DOIS VEREADORES? EM CONVERSA COM O DIRETOR ADMINISTRATIVO ATUAL, ME FOI ESCLARECIDO QUE É O 1º SECRETÁRIO (ROBERTO DE SOUZA) QUEM É O RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO FUNCIONAL DA CÂMARA, CONFORME O REGIMENTO INTERNA DA CASA, VOLTO A PERGUNTAR: COMO SÓ OMISSÃO, SE O PRESIDENTE SÓ ASSINAVA O QUE ERA APROVADO PELO CRIVO DO 1º SECRETÁRIO? E TEM MAIS…TODOS ATOS DE NOMEAÇÕES (FICTÍCIAS)ERAM ASSINADOS PELO 1º E 2º SECRETÁRIOS. COMO SÓ OMISSÃO? O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM QUE DETALHAR ESSA ROUBALHEIRA. O KLEBER CONSTRUIU, NA ÉPOCA DE QUE EDSON DANTAS ERA PRESIDENTE, UM PRÉDIO NO BAIRRO CONCEIÇÃO EM 4 MESES, TEM TRÊS CARROS NA GARAGEM, UMA MOTO, CASA DE PRAIA TUDO ISTO COM DINHEIRO ROUBADO DA CÂMARA, LADRÃO TEM QUE SER PRESO.E O RELATOR? VANE ESTA ENVOLVIDO DIRETAMENTE, POIS EM SEU GABINETE DE VICE-PRESIDENTE TEM TAMBÉM CARGOS FANTASMAS. O QUE ESTOU VENDO AQUI É O EFEITO PRESIDENTE LULA AO REVERSO: LULA NÃO SABIA DE “NADA” NO EPISÓDIO DO MENSALÃO, EM NOSSO CASO, O PRESIDENTE SABIA DE TUDO QUEM NÃO SABIA DE NADA ERAM OS VEREADORES QUE ERAM BENEFICIADOS COM O ROUBO. CHUPA ESSA MANGA CHUPA!HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  17. Como cidadão que ainda acredito no homem, tenho certeza de que providências serão tomadas, mesmo que seja através da Justiça Federal e/ou Ministério Público. Gostaria de presenciar providências através da própria Câmara de Vereadores atrav´pes da Comissão de Ética daquela Casa, mas infelizmente todos estão envolvidos em igualdade de condições e por este motivo nenhum se encontra moralmente apto para declarar ou denunciar qualquer outro, assim sendo, surge então o paladino da verdade o vereador Vane do Renascer que nesta altura está sem dormir pois a sua consciência insiste em dizer que o seu relatório foi um engôdo, uma falácia, uma utopia, uma brincadeirinha de faz de contas que denunciei, mas também não fui sincero com a realidade dos fatos.
    Apresentar um relatório apenas com indicações sobre o Presidente da Casa e o seu Primeiro Secretário, é brincadeira, é querer fazer o povo de bôbo, de imbecil. Todos estão envolvidos de alguma maneira, seja através de verbas irregulares recebidas ao longo do tempo para que fiquem calados, ou através de facilidades do tipo falsificações de contra cheques para subtrairem dinheiro bancário, ou também através de acordos com servidores existentes ou fantasmas para ao receberem os salários devolverem aos edis, fato que semnpre foi uma praxe na Câmara de Itabuna e outras tantas pelo Brasil afora.
    Resumindo os fatos, pergunto aos cidadãos de bem desta cidade: numa Casa em que o Sr. Antonio Carlos Costa (CARRERO) é o chefe para organizar os trabalhos, para preparar os documentos que serão apresentados à sociedade como resultado de uma CEI, é o mesmo “cara” que já articulou situações de escândalos por desvios de verbas em cidades como Itajú do Colônia e Eunapolis, é o mesmo “cara” que recentemente golpeou a secretaria de saúde de Itabuna, como que pode esse mesmo “dito” ser o Senhor da moralidade, o responsável por representar o que se poderia chamar de coisa certa e honesta da Câmara, me expliquem que apenas eu quero entender, certo?
    Falar em quadrilha na Câmara de Itabuna, não é necessário, basta dizer que temos várias, a começar pelo vereador ui Porquinho que desde os idos dos anos de 70 do século passado já praticava as suas beldades com maestria na região, mudando apenas a metodologia que na atualidade passou a ser subtrair dinheiro público, desta vez não com a chefia de Joacir, mas tendo como chefe maior o Sr. Azevedo, o grande líder politico desta cidade.

  18. Essa CEI da Câmara de Vereadores de Itabuna é um verdadeiro “BALAIO DE GATO”…
    E por falar em “gato” é bom lembrar: “GATO TEM SETE VIDAS”…
    Sendo assim, os edis ainda gozam de mais 06 vidas.
    Oh, negócio bom ser político!!!

  19. O silêncio do nosso prefeito diante do desmando no legislativo deve-se ao fato de que ele não tem moral nenhuma de falar em gatunagem, já que na prefeitura os amiguinhos dele roubam diante de sua fussa: é suco, material de construção,desvio merenda, pagamneto por serviços não realizados e o “nobre prefeito” faz vistas grossas. Que moral esse homem tem em opnar sobre a robalheira da câmare de vereadores?

  20. Sandro, seus comentários são no mínimo distorcidos e pretensiosos.
    Realmente é normal qualquer pessoa viajar com a esposa, o que não é normal é o órgão público pagar por isso e muito menos a esposa receber por isso, já que não há nenhuma ligação da mesma com o poder público, a não ser o fato da mesma ser “esposa”.
    Quanto a seu comentário, é no mínimo ridículo já que você é acusado de assédio moral no CAPS, onde inclusive em reuniões leva pessoa alheias ao quadro funcional.
    Portanto, quem é você pra falar em moralidade?
    O que me indigna em relação aos blogs é deixar que pessoas com você mantenha um?
    Quem é você?
    O que fez ou faz pela população,a não ser em benefício próprio?
    Me poupe!

  21. Nobres comentarista parabens a vocês por terem tido tempo para acompanhar e comentar os fatos isso é cidadania. Ao comentarista Sandro que pra quem não conhece é acessor do Antônio Carlos Costa, o Carrero, e de tabelinha do vereador Loiola, por isso esta ai fazendo a defesa deles, e cita um programa o de val cabral onde sera lido alguma coisa… Pasmem vocês, quem é val cabral o que não tem papas na lingua mas ele não denunciou, “denunciou” ainda nada sobre o restaurante do povo poque quem comanda lá é sua esposa, Gal Cabral.
    Mas o Sandro que disse ontem na camara de que só estava fazendo o seu trabalho pois precisava no fim do mês pagar sua faculdade.”será que esse é o PASTOR SANDRO?”…
    Temos 13 vereadores e os itabunenses conhecem todos eles, o vereador relator o Claudevane o irmão vane a quem o Sandro tenta jogar uma lama de leve é uma pessoa limpa, serio, honesto, sem mascaras. Ele sim é um verdadeiro PASTOR, não se vende ou se vendeu por nada pelo menos até agora. Não é Sandro?
    Então sejamos responsaveis e honestos para que possamos ser diferentes dos vereadores que estão sendo incoretos, corruptos desonrando os votos que receberam.
    Mas daqui a pouco mais de 2 anos teremos novs eleições então, o povo está preparando uma lata de oleo de peroba, estamos anotando os nomes e os partido a que eles pertencem, ta bom Sandro.
    Volto a parabenizar a todos que comentaram e dizer para criticarmos os errados precisamos ser melhores ou diferentes, agirmos diferente dos que consideramos errados.
    Mas que Deus te abençoe também Sandro.

  22. A informação acima do MISTERIOSO quando diz:
    e eu sempre soube muita coisa mais so quero ver se so loiola vai pagar sozinho pq ta na cara q todo mundo roubou tem vereador ae q comprou carro pra esposa carro pra ele apartamento,,q um ano e 6 meses antes num tinah nem onde cair morto era um desempregado..quero so ver se ajustiça vai deixa isso impune..
    Esse tal vereador é RICARDO BACELAr;quanto ao carro que comprou para a esposa, ele “VENDEU” para o ALISSOn ou melhor para mim ele não vendeu, ele deu o carro, foi um CALA BOCA.
    O cara é um tremendo cara de pau, humilha as pessoas e ainda por cima não gosta de pagar o pessoal da equipe dele, está a 3 meses sem receber e nem almenos atende as ligaçõse do pessoal
    Cadê o MP Bacelar você não perde por esperar a sua hora vai chegar 2012 vem ai.

  23. nossa falaram tanto do solon menudo,agora o menino que nao poderia ser politico que era conhesindo como uma criança,agora ta provando que tenhe casifiqui pra ser um politico de grande prestijio na cidade de itabuna.Vamos da um chassi pra esse menino ser quem sabe um prefeito um rapaz novo quem sabe nao vai da uma nova cara na nossa cidade,sou mas um joven na politica pra da uma nova cara pra juventude de itabuna.

  24. ja mas pensei que esse vereador fosse fazer isso com a comunidade do santa inez um barrio que tava presisando de um representante agora ta sem ninguem pra representar,ta pitando um bucado de samisuga ja pedindo voto aqui,vamos da o troco neles,quero ver como loiola vai pedi voto,sim eu fosse ele renuciava ja.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *