Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense
Não sei o motivo de tanto espanto em relação a obsessiva fúria do PMDB na busca de cargos no governo da presidente eleita Dilma Rousseff. O PMDB é assim mesmo: monstruosamente pragmático.
O PMDB, com seu “blocão”, “megabloco” ou “superbloco”, formado pelo PTB, PR, PP e o PSC, com 202 deputados federais, pressionando por mais ministérios e centenas de cargos no segundo e terceiro escalões, é o óbvio ululante.
O sócio majoritário do governo Dilma Rousseff é o PT. A presidente eleita não pode, em nome da governabilidade, ficar refém do peemedebismo e, o que é pior, perder a autoridade inerente e imprescindível ao exercício da nobre função.
Os outros partidos, tendo na linha de frente o PSB, PDT e o PC do B, que também contribuíram para a vitória de Dilma, têm que se unir, sob pena de serem engolidos pelo PMDB. É bom lembrar que o PSB elegeu seis governadores.
VISITA INDIGESTA
Como não bastasse o tal do “blocão”, protagonizado pelo PMDB de Michel Temer (SP), vem agora José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, e solicita uma inesperada audiência com a presidente eleita Dilma Rousseff.
Depois de ser bombardeado no programa eleitoral do PSDB, como a principal figura da “turma da Dilma”, Dirceu deveria esperar a poeira assentar, evitando assim esse inevitável constrangimento para a futura presidente da República.
O problema de José Dirceu, ex-todo poderoso ministro do governo Lula, é sua doentia obsessão de querer aparecer na mídia de qualquer jeito e a qualquer custo. José Dirceu, neste aspecto, é incontrolável.
DUAS VERSÕES
O ex-candidato ao Palácio de Ondina, Geddel Vieira, fragorosamente derrotado pelo governador Jaques Wagner (reeleição-PT), aparece constantemente ao lado de Michel Temer nos encontros com a equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff.
Para os correligionários de Geddel, a presença dele ao lado de Temer, presidente nacional do PMDB, é a prova inconteste do seu prestígio junto ao comando maior da legenda. Os adversários, no entanto, propagam a versão de que Geddel estaria insistindo na sua permanência como ministro da Integração Nacional no governo Dilma.
A terceira interpretação (ou variante) fica por conta do caro leitor, caso ele não concorde com as versões dos correligionários e adversários do ex-ministro Geddel Vieira Lima.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

9 respostas

  1. Caro Wense,
    discordo no que se refere ao companheiro José Dirceu. Primeiro que o que o PSDB fez de sujo na campanha, e fez muito isso, não transforma ninguém em culpado de nada. Segundo que o dirigente petista Zé Dirceu está na executiva do partido e colaborou muito para a eleição da presidenta Dilma. Terceiro, que com a presunção da incocência, Zé nao pode e não deve ser condenado previamente.
    Portanto, tentar audiência com a presidenta eleita, é um direito que ele tem e cabe a ela também receber ou não. Mas pelo papel que ele jogou na eleição dela, ela não deixará de receber a importante liderança que é José Dirceu.
    Partido é dos trabalhadores!
    Forte abraço, Léo Dias

  2. NA VEDADE O PMDB SE SENTE UNICO, NÃO É SOLIDÁRIO E NEM QUER SABER SE O BRASILEIRO ESTÁ BEM OU MAL, EM PRIMEIRO LUGAR ESSE PARTIDO SÓ VER A PONTA DO SEU PRÓPRIO NARIZ.
    É O PRÓXIMO A SER ESTIRPADO DA POLITICA NASCIONAL.

  3. “O CHIQUEIRO TEM DONO: O PMDB”
    44% do eleitorado disse não à presidente Dilma. Ela entendeu o recado das urnas. Mas, curiosamente, a oposição fez ouvidos de mercador. Ao invés de imediatamente iniciar a discussão de um projeto alternativo, simplesmente desapareceu do cenário. Continua tão desarticulada como nos últimos oito anos. Isso apesar dos vários esqueletos que estão saindo do armário governamental, especialmente o megaescândalo envolvendo o rombo bilionário do banco PanAmericano. Com uma base de dez partidos -e com vários parlamentares oposicionistas sedentos para aderir ao governo-, o maior problema de Dilma será administrar a voracidade dos seus apoiadores. Todos se julgam credores da vitória. E exigem uma parte do botim, como piratas de um velho filme.
    O partido atual não tem qualquer relação com o velho MDB/PMDB liderado pelo dr. Ulysses. Aquele foi fundamental na luta pela redemocratização. Tinha princípios políticos, lideranças expressivas e reconhecidas pela integridade moral. Talvez seja por isso que os brasileiros acharam que êle não servia para ocupar a presidencia da republica, pois no fundo no fundo o atual PMDB é a cara dos brasileiros, tanto é verdade que seu maior opositor era o Lula com toda sua turma. O PMDB de 2010 é muito diferente: é o mais destacado representante do saque organizado do Estado. fisiologismo. Curiosamente, com este PMDB, de Renan Calheiros, Jader Barbalho e José Sarney, o PT se relaciona bem. É um grave equívoco imaginar que o PMDB possa ser um anteparo ao autoritarismo do PT. A preocupação do partido não é com a proteção das liberdades públicas. Isso foi no passado. Hoje, o interesse central dos seus dirigentes é a manutenção dos seus negócios. E, para eles, será até preferível, dentro dessa lógica perversa, criar dificuldades, por exemplo, à liberdade de imprensa. Afinal, é na imprensa que são sistematicamente denunciadas suas mazelas. O anúncio da tentativa da formação de um “blocão” na Câmara foi só a primeira demonstração de que o PMDB vai ser para a presidente Dilma uma pedra no sapato. Certamente, muito maior do que a oposição. Para os peemedebistas, governabilidade significada transacionar, colocar o erário à seu serviço.
    DECIDIDAMENTE: TAMOS LASCADOS

  4. O PMDB de hoje é o mesmo do tempo do Ulysses Guimarães.
    O então MDB não passava de uma farsa para “legalizar” o processo eleitoral nos anos da ditadura.
    O MDB sabia disso e aceitava essa condição.
    Em suma, o velho gagá Ulysses não passava de um gorgóta.

  5. O Souza Neto tá certo mesmo, êle só esqueceu de acrescentar que o PT é igual ou pior que o MDB do gagá Ulysses, talvez alguém ainda se lembre das velhas armações do PT já naquela época, essa mesma turminha era contra tudo, só por baixo do pano, na realidade era somente para barganhar alguns trocados a mais e começar a fazer seu pé de meia, tudo começou com aquela eleição indireta MALUF x TANCREDO, mesmo sabendo que a eleição indireta era a única saída para o poder não continuar nas mãos dos militares deu uma de birrento e ficou no muro, quase que o Maluf vence, e olhem só que coicidência, de lá pra cá o PT e o Maluf sempre estiveram do mesmo lado.

  6. O PT usou o PMDB para eleger o poste de Lula, agora apresentado a fatura tem que pagar, eh a regra do jogo. O PT sabia que Sarney, Renan, Jader barbalho, Collor de Melo, Geddel, nao fariam voto de pobreza. Querem legitimamente repartir o butin, para bom entendedor nosso suado dinheiro.
    Quanto a Jose Dirceu, nun pais serio estaria preso. O Mensalao foi arquitetado por ele, foi considerado reu pela chefia da quadrilha dos quarenta ladroes.
    Sim, Lula nao sabia de nada.

  7. Agenceslau, se um dia você for acusado de algo, gostará de ao menos se defender, NÃO?
    Deixe que o Zé Dirceu possa se defender, como qualquer outro brasileiro, o processo dele está no STF, e segundo o principio constitucional da presunção da inocencia, que seja inocente ou culpado, só ao final do julgamento.
    Quanto a seriedade do país, o tempo de jogar o Brasil pra baixo já passou! Agora, vivemos crescimento economico, distribuição de renda e geração de emprego. A democracia, é o imperio das leis, e o respeito as instituições.
    Forte abraço, e Brasil pra frente!
    Léo Dias

  8. P/DU BATISTA
    ——————–
    BAFAFÁ NO PT DE IPIAÚ
    23/nov/2010 . 15:50 | Autor: Seu Pimenta
    Bruno, à direita. Entra no PT sem tapete vermelho
    Parte dos membros do PT de Ipiaú está em pé de guerra com o presidente da legenda no município, Hideraldo Lima. Foi dele o voto de minerva que garantiu o ingresso do médico Bruno Araújo nas fileiras da legenda. Bruno é filho de Deraldino Araújo (PMDB), o prefeito local. Mas os petistas dizem que a bronca não é por esse motivo.
    ——————————————————————————
    Agora eu comento:
    MEU CARO DU BATISTA, QUANDO SE COMENTA POLÍTICA NO BRASIL TEM QUE TER MUITO CUIDADO PARA NÃO BANCAR O RIDÍCULO, VOCÊ AGORA FOI LONGE DEMAIS, O DEM TÁ NA CHAPA COM UM VICE, O DEM TÁ NO PP NO PR E NO PDT, RESUMINDO, O DEM TÁ É QUEM MANDA NESSE GOVERO DO Wagner, E TEM MAIS, EM 2006 O DEM ELEGEU APENAS UM GOVERNADOR, EM 2010 PASSOU PARA 2, O PSDB EM 2006 ELEGEU 6 GOV EM 2010 ELEGEU 8, O PT COM TODA POPULARIDADE DO LULA EM 2006 ELEGEU APENAS 5 GOV, EM 2010 QUASE CAI PARA 4, NÃO FOSSE O FICHA LIMPA CASSAR A CANDIDATURA DO Horiz HOJE ESTARIA APENAS COM 4 GOV. TIRANDO A BAHIA, O PT SÓ ELEGEU GOVERNADORES NOS ESTADOS MAIS ATRASADOS DO PAÍS, NESSE CASO, O PT SEM O PMDB E OS DEMISTAS CAMUFLADOS NO PDT, PR E PP NÃO IRIA PRA CANTO ALGUM.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *