Tempo de leitura: < 1 minuto

A parceria com prefeituras da região, igrejas e clubes de serviço é a principal estratégia do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna para aumentar o número de doações. Com uma necessidade de 1.300 bolsas por mês para atender a demanda de toda a região, a unidade de captação tem trabalhado com déficit.
Nesta quinta-feira, 25, quando se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, a expectativa da instituição é receber cerca de 120 doadores. O Banco de Sangue oferecerá camisas padronizadas e um café-da-manhã a todos que comparecerem para o ato solidário.
O coordenador administrativo do Banco de Sangue, André Minervino, explica que têm necessidade de submeter-se à transfusão os pacientes que “passam por alguma intervenção cirúrgica não só nos hospitais da Santa Casa, mas também em outros da região”. Ele  inclui ainda “os portadores de doenças no sangue, pacientes que fazem hemodiálise ou tratamento oncológico”.

2 respostas

  1. Aproveito a oportunidade para ratificar a importância da doação e solicitar à população Itabunense e regional(tendo em vista a abrangência do site)que portadores de sangue do tipo O NEGATIVO (OH) compareçam com URGÊNCIA ao Banco de Sangue da Santa Casa para efetuar doações pois existem pacientes no Hospital de Base de Itabuna, em estado grave, necessitando deste tipo específico de sangue, haja vista que portadores deste tipo de sangue, só podem receber especificamente sangue do tipo O NEGATIVO. Ademais, este tipo de sangue (O NEGATIVO) é a alternativa utilizada em atendimentos de emergência (ferimentos com arma de fogo e/ou branca, acidentes automobilisticos,etc., tão comuns ultimamente)quando não é possível, ou seja, quando não há tempo de compatibilizar o tipo sanguineo sob risco de morte do paciente.
    Dessa maneira, agradeço desde já o espaço concedido e convoco a todos para exercerem esse ato de cidadania e amor ao próximo.
    Att
    Luciana Moraes
    Enfa. Banco Sangue Hospital de Base

  2. Eu como um bom cidadão itabunence estarei lá com certeza e levarei a minha mãe que assim como eu é doadora de sangue a 6 anos e nós nos orgulhamos disso,pois se fossemos calcular quantas vidas doando sangue de 2 a 3 vezes por ano nós já salvamos ,já dá pra diminuir um pouco os pecados rsrsrsr (brincadeirinha) mas realmente se tornou um compromisso em nossas vidas e esse ano vou ganhar uma camisa.
    OBS: se cada cidadão se colocar no lugar de alguem que precisa dessa doação pra sobreviver,com certeza doaria uma vez no ano e isso já ajudaria tenha certeza.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *