Tempo de leitura: < 1 minuto

O juiz da comarca de Buerarema, Antônio Hygino, deu entrevista nesta quarta-feira, 1º, no programa Alerta Total (TV Cabrália), justificando sua decisão de libertar os presos provisórios da cadeia pública daquela cidade.
Hygino esclareceu que a medida foi tomada em acolhimento a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público, seguida também de perícia realizada pela Polícia Civil, que comprovou a inexistência de condições para manter a cadeia pública em funcionamento. “Poderia haver uma rebelião e a responsabilidade seria minha”, declarou o juiz.
Na entrevista, o magistrado responsabilizou o Governo do Estado pela situação. “Os presos foram soltos porque o Estado foi omisso”, criticou. Segundo Hygino, a recuperação da cadeia pública custaria aos cofres públicos o valor de R$ 80 mil.
O juiz também observou que não haveria como transferir os presos para Ilhéus ou Itabuna, já que as unidades prisionais destas cidades já se encontram superlotadas. Entre os presos que foram libertados, há suspeitos de homicídio e tráfico de drogas.

13 respostas

  1. Sabiamos desse presente que o magistrado ia dá a população de BUERAREMA neste Natal, eles não mora em BUERAREMA JUIZ,PROMOTOR,PREFEITO e DELEGADO moram todos em Ilheus e Itabuna O POVO que se lasque com esses BANDIDOS soltos,valeu

  2. Os presidios e cadeias públicas do interior da Bahia, estão em petição de miseria.Fugas constantes e rebeliões, viraram rotinas no interior, Buerarema,Itabuna e Ilhéus e demais cadeias cadeias públicas do interior.Dr. Joselito Bispo, não adianta querer tampar o sol com a peneira, estamos aqui no interior e acompanhamos de perto a pernuria, extrema privação de miséria das cadeias e presídios do interior da Bahia.Não menospreze nossa inteligência.Segurança Pública e Educação nunca foi prioridade de nenhum governo.
    Carta Magna da Constituição Federativa da Brasil:
    Art. 5 – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residente no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    III -ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante:
    XXXV – a lei não exluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameça a direito:
    XLIX – é assegurado aos presos o respeito à integridade fisíca e moral:
    Se o Estado não garantir a segurança dos presos na cadeia pública, se o Ministério Público constatar através de perítos, que os presos estão em condições degradantes nas cadeia públicas, tem o Juiz de Direito Poderes outorgados pelo Judiciário qual o destino dar aos prisioneiros, após todos os contatos mantidos e nenhuma providência do Estado foi tomada para reformar a cadeia pública de Buerarema, o Dr. Juiz de Direito acatou pedido de liberdade do Ministério Público e liberou os prisioneiros, agiu conforme manda a lei e o Direito.
    Lugar de bandidos é na cadeia, nos presidios, mas tem o Estado obrigação de manter as cadeias, presidios em condições humanas e segurança.Se por acaso na cadeia pública de Buerarema, houvesse rebelião, mortes a culpa séria do Juiz de Direito Dr. Antonio Carlos Higino.
    Fica registrado,minhas solidariedades ao Dr. Antonio Carlos Higino Filho, Juiz de Direito de Buerarema, homem integro, cumpridor da Justiça e da lei.
    Cordial saudações,
    Melck Rabelo

  3. Com todo Respeito a Juiz… mais por q a Justiça não funciona assim para outros casos também, tais como para julgamento e condenação rápido, com certeza ele fez com base no código… POR Q NÃO FAZER JUSTIÇA EM N’S CASOS COMO OS POLÍTICOS CORRUPTOS.

  4. Amigos do Pimenta, serei breve em meu comentário, pois, o que está faltando para minha cidade são pessoas que se comprometam com o município ou seja, não temos representantes políticos, não temos ninguém que grite por Buerarema. Me respondam: Quem é o representante político de Buerarema hoje???? Quais os nomes dos Deputados que representam Buerarema????? Enfim, Buerarema nada mais é que, um cabide de empregos, eles vem cumprem seus horários e, vão embora. O importante é, cumprir o horário mais nada. Buerarema precisa mais do que nunca, de uma pessoa de personalidade forte, filho da cidade, que queira compromisso com o povo, que valorize o povo da cidade e o comércio local.

  5. DRº HIGINIO…agora o povo fica culpado o SRº …mas o SRº agiu de forma correta….pq todos sao um ser humano…como que fica com esse presos em uma prisao perpetua dessa,,,o srº estar de parabens…agiu correto….

  6. KKKKKKK gostei, literalmente,debaixo da mardição! É verdade e esse show para soltar os presos deve de tá servindo para esconder algo muito maior.

  7. Sr. Melk Rabelo,garanto que vc anda com segurança,igual ao juiz dessa cidade,vc não mora nessa cidade,vc é igual ao Delegado,Prefeito Juiz e Promotor não precisa de segurança de BUERAREMA,imagine todas as comarcas fazerem isso que esse JUIZ fez quem agradeçe são os marginais,Precisamos lembrar não esqueçamos do TRAFICO de MULHERES Alõ POLICIA FEDERAL vcs são a nossa voz e a verdade nesses CASOS

  8. OI JOANA, GOSTEI DA SUA MENTE FERTIL EM LEMBRAR ATRAVÉS DE PARÁBOLAS DO ASSUNTO QUE ESTAVA EM DESTAQUE EM NOSSA CIDADE,DAQUELAS MULHERES QUE APOLICIA FEDERAL TOMOU CAFÉ DA MANHÃ JUNTO COM ELAS DIAS A TRAZ. BEM,QUANDO UM ASSUNTO ESTÁ SENDO MUITO REPERCUTIDO E PODENDO ATÉ PEGAR MAL PRÁ ALGUMAS PESSOAS ” OS PODERÓSOS “,NADA MELHOR QUE UM OUTRO FATO CHOCANTE PARA COBERTAR E A POPULAÇÃO ESQUECER DO QUE ESTAVA EM DESTAQUE! NÃO PENSE OS PODEROSOS QUE EM BUERAREMA TEM GENTE BURRA NÃO,EU ESTOU NA VIGÍLHIA,COM OLHOS DE AGUIA E AS MINHAS ORELHAS ENORMES PARA OUVIR OS ZUM,ZUM,ZUNS QUE SAEM DOS BASTIDORES DAS GRANDES ENTIDADES DA NOSSA TERRA TÃO AMADA,BUERAREMA. EU SOU O MACUCÃO!!!!!

  9. Conheço essa História de perto,o que tenho a dizer é que Dr. Hygino agiu de maneira correta,apesar de não concordar com a soltura de preso,mas,num Estado de Direito é necessário observar a Lei e aplica-la corretamente.A culpa é do Estado sim,Dr. Hygino vem lutando não é de Hoje para que a Paz e a Justiça reine neste município.Parabéns Juiz de Direito,o Senhor está completamente certo por todas as atitudes tomadas nesta amada e simpática Buerarema.

  10. QUANTAS FARPAS GENTE!! MAS, DÁ PRA ENTENDER É QUE, NUNCA ANTES, NESSA CIDADE, A DIGNIDADE HUMANA TINHA SIDO PARAMETRO NAS DECISÕES DOS PODEROSOS. E COMO TODA PRIMEIRA VEZ DEIXA FALHAS, NÃO PENSARAM NO QUE FAZER PARA QUE O BENEFICIO DADO AOS PRESOS NÃO VENHA A OFENDER AOS HOMENS DE BEM. ENTRETANTO, NENHUM MAL PODE SER CONSIDERADO IRREMEDIAVEL,JÁ QUE O GOVERNO ESTADUAL QUER SANAR O FEITO QUE SANE É SO O JUIZ OU O MP SE CURVAREM.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *