Tempo de leitura: 1 minuto

Adab liberou carne que, segundo MP, deveria ser incinerada (Foto Costa Filho).

O promotor Yuri Lopes negou que o Ministério Público seja “tolerante” às condições precárias de abate e transporte de carne em Itabuna, alegação ontem usada por uma veterinária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), para liberar 2,2 mil quilos de carne apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). “A polícia está de parabéns. A carne deveria ser incinerada e de modo algum destinada ao consumo”, afirmou ao PIMENTA.
A promotoria move ação civil pública requerendo a interdição do matadouro local. A Justiça determinou nova perícia para verificar a situação sanitária do referido matadouro. A perícia deve ser feita pela Adab.
O promotor afirmou que custa a acreditar que a Adab tenha liberado a carne sob alegação de tolerância por parte do MP.
Yuri Lopes explicou que a fiscalização do transporte intermunicipal de carne é de competência da agência de defesa agropecuária, enquanto a vigilância sanitária local é responsável pela fiscalização da venda da carne no município.
– Ambas devem ser realizadas independentemente de qualquer solicitação do Ministério Público. Até porque estas instituições existem para atender esta finalidade e, por isso, ambas possuem fiscais – observa.
Lopes diz ser um “equívoco” atribuir ao Ministério Público a tarefa de fiscalizar o transporte e venda de carne. “Na verdade, a atuação do MP ocorre justamente porque os órgãos de vigilância sanitária não cumprem sua tarefa primordial”.

19 respostas

  1. A verdade é que nem o ministerio publico nem a adabe e nem a vigilancia tem peito de interditar o matadouro municipal de itabuna pois a vinte anos q ele atua da mesma forma e entra e sai promotor e n resolve nada. Sim promotor só para lembrar enquanto o matadouro municipal q pertence a prefeitura n se adequar e colocar uma camara fria e as feiras livres de itabuna n melhorarem coisa q o senhgor deveria estar resolvendo essa carne n pode ser apreendida, entâo vamos sai do escritorio e trabalhar!!!!

  2. sr.promotor parabéns parece que os senhores estavam em um sono profundo que não estavam enchergando até que ponto nossa cidade ja chegou,sr,promotor como vai ficar o caso suzana????como vai ficar o caso dos materiais de construção,como vai ficar sr´promotor yuri,o caso dos remédios encontrados no centro de zoonozes?como vai ficar o caso suzana?e o caso loiolagate o ministerio publico esta por dentro do caso,e quanto ao restaurante popular sr,promotor faça alguma coisa por nós pois ja não aguentamos mais ,,,,,a cidade de itabuna esta desaparecendo do mapa mundi bem devagar,,,,,

  3. Parabéns ao Promotor Público Dr. Yuri Lopes, pelo que o conheço nada deixa passar despercebido aos olhos da justiça, e não seria diferente na questão da carne sendo transportadora de forma inadequada.
    Concordo também quando Vossa Excelência propoe a interdição do Matadouro local, pois é certo que o mesmo se encontra com as instalações fisicas em péssimas condições, bem como as instalações elétricas e hidráulicas.
    Dr. Yuri Lopes, esse com certeza deveria ser o titular da Promotoria Pública de Itabuna, pois se trata de autoridade séria, competente e austera, do tipo ideal que estamos precisando para moralizar o Executivo e a Casa Legislativa de nossa cidade.
    Por favor, nos dê de presente a sua transferência, venha e assuma o Ministério Público de Itabuna, estamos precisandos dos seus serviços.

  4. Acho muito oportuna a matéria do Pimenta sobre este assunto. É preciso cuidar melhor dos alimentos que os itabunenses estão consumindo. Pelo que observei na foto, o veículo não é apropriado para este tipo de transporte. Entretanto gostaria de lembrar ao Promotor Yuri Lopes, sobre as péssimas condições que são acondicionadas as carnes e outros alimentos perecíveis no Supermercado Meira e em outros supermercados da cidade, a qualidade dos produtos e as condições que são expostos nas feiras de Itabuna.
    Neste sábado estava a conversar com uma amiga na feira do centro comercial, e tivemos que nos retirar do local, mediante o mal cheiro de carne estragada que estava sendo vendida em uma barraca, bem em frente ao mercado de peixe. Pude constatar que o produto estava deteriorado e com uma cor azulada. Sem dúvida, aquela carne vai fazer mal a quem consumi-la.
    Diante do fato, cabe uma pergunta:
    Onde estão as autoridades sanitárias do município?
    O ministério publico não poderia fazer alguma coisa neste sentido, Dr. Yuri?
    Estou apenas questionando.
    Obrigado pelo espaço

  5. Não sei qual a diferença da carne ser transportada sem refrigeranção, ou ficar nos boxes nas feiras livres sem refrigeração até Deus sabe a hora

  6. Quem deve fiscalizar a pocilga em frente a Buatano, que fede muito? ADAB OU VIGILÃNCIA SANITARIA.
    SERÁ QUE JAIME DO AMOR INVESTIU NA CAMPANHA DE AZEVEDO?

  7. Caro gerson Querino achoq o senhor tem um bom tempo q foi no matadouro municipal de itabuna pois as instalaçpes eletricas e hidraulicas foram todas reformadas recentemente então antes de fazer comentarios inoportunos verifique o que e certo antes!!!!

  8. ate q o municipio de Itabuna possua um frigorifico os caminhoes podem transportar carne sem refrigeração, mais eu acho q os policiais e o promotor n sabem disso e por isso q apreendem as carnes e sao obrigados a soltar pois n entendem de nada!!!

  9. Amigo Paulo, reparar paliativamente as instalações elétricas e hidrtáulicas do matadouro não quer dizer que as mesmas estão em condições satisfatórias, desde quando eu entendo por reforma tudo aquilo que deixou e existir e foi recuperado plenamente, com equipamentos adequados e exigidos pela legislação, portanto, não me venha querer consertar ou justificar o injustificável.
    Com relação ao seu segundo comentário, percebo que o Senhor deve ser um dos apaniguados do Azevedo e do chefe do matadouro, por esse motivo devemos todos te aliviar para não cometermos injustiças.
    Por fim, o Senhor dizer que caminhões não frigoríficos podem transportar carnes sem refrigeração, é brincadeira da sua parte, o Senhor merecia estar preso, bem acondicionado numa câmara, porem, sem refrigeração alguma.

  10. Verdade seu “paulo” o povo de itabuna tem que comer as imundices que vc’s fazem lá no matadouro municipal, a carne de vc’s vem em ganchos com ferrugem e carros sujos com resto de sangue das viagens anteriores, vc deve ser burro ou não leu a meteria direito, a forma de transporte que é imunda, vc deve ser outro imundo tb que não ver isso.

  11. SR,PAULO VC KAGOU KIBE NO SEU COMENTARIO INFELIZ,SEI QUEM VC É E PARE DESSAS COISAS SEU PUXA SACO DE PREFEITO,,LEMBRE QUE NA SUA CASA VC TB CONSOME ESTA CARNE IMUNDA JUNTO COM SUA FAMILIA,E NAO HOUVE NENHUMA REFORMA NO MATADOURO NAO CONTINUA A MESMA INMUDICE DE SEMPRE PINTAR E FASER PLOTAGEM COM O NOME DA PREFEITURA NAO É REFORMA NAO,,,SEU BURRO

  12. Parabéns Gerson e só para lembrar que o matadouro não emite NOTA FISCAL pois não consegue regularizar sua situação. Enquanto isso Burgos nos pressiona com cobrança de impostos absurdos

  13. Como disse Gerson Querino esse promotor não trabalha em Itabuna mas em Itajuípe. Pelo que sei naquela cidade o matadouro municipal foi fechado a mais de 10 anos e recentemente o centro de abastecimento foi fechado com apreensão de mais de 03 toneladas de carne,segundo foi informando na imprensa. Seria bom que em Itabuna fosse realizado o mesmo trabalho já realizado em Ilhéus, que por esta razão passou a ter um frigorífico legalizado, assim como Itapetinga, Sto Antônio de Jesus, Feira de Santana,Teixeira, Eunápolis etc…

  14. EM VEZ DE VCS FICAREM FALANDO BESTEIRA PQ N FAZEM UM PROTESTO PARA CONSTRUÇÃO DE FRIGORIFICO EM ITABUNA, POIS FALAR E CRITICAR E FACIL VAO LÁ FAZER!!!

  15. GERSON JÁ VI Q O SENHOR N SABE DE NADA ENQUANTO N TIVER UM FRIGORIFICO EM ITABUNA ESSES CAMINHOES PODEM LEVAR A CARNE P POR ISSO Q ELAS NUNCA SÃO ENCINERADAS, COMO PODE COBRAR CAMINHOES FRIGORIFICOS SE A CARNE SAI EM NATURA DO MATADOURO E FICA EXPOSTA NAS FEIRAS!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *