Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante o governo Lula, foram criadas 14 novas universidades federais no Brasil, uma expansão que compensou o total abandono do ensino superior federal verificado na gestão tucana. E o crescimento deve continuar com Dilma Rousseff na presidência.
A Bahia, por exemplo, deverá receber mais duas universidades federais e é praticamente certo que uma delas irá para a região oeste. Uma forma de contemplar os municípios do chamado Além São Francisco, que vivem se queixando de isolamento, a ponto de se fomentar um movimento separatista naquela porção do território baiano.
Resta saber para onde irá a outra universidade.
Deputado eleito, o petista Josias Gomes acredita que chegou a hora de retomar o debate sobre a Universidade Federal do Sul da Bahia, que esfriou desde fevereiro, quando o vereador itabunense Wenceslau Júnior (PCdoB) chegou a tratar do tema com a então presidenciável Dilma.
Gomes quer aproveitar tudo o que já foi discutido, levantar o resultado das audiências públicas realizadas em diversos municípios sul-baianos e voltar à tona com força total. Uma das ideias defendidas pelo deputado eleito é a de que a Ufsulba poderia ter campus em municípios estrategicamente escolhidos no sul e extremo-sul, porém com sede em Itabuna.
O petista quer agendar audiência para breve com o ministro da Educação, com o objetivo de colocar a Ufsulba na agenda do governo.

11 respostas

  1. Muito oportuno este debate, nossa região precisa de deputados com este espirito empreendedor, que procura dinamizar os projetos estruturantes. Parabéns Josias

  2. É uma dívida histórica que a classe política tem com a população no estado da Bahia: A pior razão entre vagas no ensino público superior e habitantes, do país. Nossa região só foi ter a primeira Universidade pública nos anos 90, o que é, realmente, uma vergonha. Até bem pouco, a Bahia só contava com uma Universidade Federal, uma catástrofe, se comparado com Minas Gerais que tem uma dezena, bem espalhadas pelo interior.
    É importante que se pense bem sobre as carreiras que serão criadas nesta nova instituição, porque não acrescentaria muito dividir a demanda por vagas com outras instituições públicas existentes ou em implantação (UESC e IFBA). A repetição de carreiras pode muito bem enfraquecer o conjunto e representar um desperdício do dinheiro público, sem efeito prático. A complementariedade pode estimular a colaboração e fortalecer a todas, criando um sistema local.
    Também há que se pensar sobre a conveniência de uma instituição multicampi, geralmente bem mais difícil de administrar. Pessoalmente, prefiro instituições com único campus, equipado com alojamentos estudantis ou bolsas para viabilizar estudantes de outras cidades do interior, mais distantes. O Aluno teria à disposição uma instituição com melhor infra-estrutura e não um conjunto de poucas salas sem biblioteca ou laboratórios, sem contato com alunos e professores de outras carreiras.
    Por fim, há que considerar a várias vezes discutida possibilidade de federalização da UESC, com reforço de sua infra-estrutura e aumento do número de cursos. O equivalente em seu orçamento no estado deveria ser canalizado para investimentos no sistema, para que não trocássemos 6 por meia-dúzia.
    A discussão é longa, mas vale muito a pena.

  3. Bela discussão.
    Ao meu vê, a sede deverá ser na Ceplac (Ilhéus-Itabuna). Assim, contempla as duas cidades e sua micro-região.
    E, por outro lado, esse é um assunto que deve ter o apoio dos prefeitos, deputados estaduais e federais, como de toda a sociedade organizada.
    Entendamos que UFSB é mais uma oportunidade de desenvolvimento para todos.

  4. Ate que fim lembra-se desse assunto eu pensei que ja tinham esquecido.
    Acho que ta mas do que na hora de vim sim uma nova e forte unidade de curso superior para nossa região, e o principal é pensar que cursos serão implatados na faculdade tem que ser cursos novos para abranger e difenciar de outras faculdades assim cada uma pode ter o seu forte uma pessoa que quer fazer arquitetura tem que ir para Salvador pois no nosso estado so a Ufba tem!

  5. Querem fazer chuver no molhado de novo ?? esse projeto ja existe meu caro…Alias ja bem adiantado, inclusive o proprio Wenceslau durante o periodo politico debateu numa conversa amistosa com o criador, o Dep Federal Felix Mendonça – para quem nao sabe, ou se faz de desentendido é o Projeto 7533-2006 que cria a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITABUNA, que alias ja passou por diversas comissões tematicas e como por lei o legislativo nao pode criar despesa, ja foi encaminhado para o Ministerio do Planejamento para quem sabe em algum momento entrar no orçamento da união, ou sair por decreto presidencial, conforme possa entender a futura Presidenta Dilma Rousseff aquilo que de fato ja existe, e que por direito venha a ser nosso

  6. Finalmente alguém tomou esta decisão, pois alguns outros Deputados Eleitos por aqui nada fizeram a esse respeito, podendo, inclusive, ter colocado o nome na história de forma positiva, …!!!
    Tomara que vá à frente essa idéia, …!!!
    Está de parabéns esse Deputado, já o outro, …?!?!?!

  7. Que essa UFSULBA venha realmente para ITABUNA,pois a região so tem a ganhar e muito com essa nova implatação.A Ceplac não seria uma boa ideia,pois a mesma ja faz um grande papel que é de estudios e plantações do cacau.O melhor lugar para essa nova Universidade é Itabuna porque abrange toda uma região.

  8. É muito interessante a UFSULBA, contudo, existe uma clara expreção de que todas as oportunidades de evolução do sul da Bahia estão querendo concetrar em Itabuna. A cidade já se encontra superlotada e a admiistração é defasada. Poderia se pensar em colocar em outro municio. Ilhéus, apesar de já ter a UESC, tem areas que beneficiariam varios municiopios ao redor, e principalmente após os novas linhas de acesso ao municipio ajudaria quem mora em locais não proximos da região. Também se analisar pelo fato da cidade estar em capacidade ociosa em contrução, há espaço nesta cidade.

  9. Que paixão avassaladora que o sr. sérgio oliveira tem por Geraldo hein?!Não perde oportunidade de falar nele né?!Agora quanto aos problemas que Azevedo e Cia tem causado a Itabuna o senhor não fala nada hein?!
    Pode ficar tranquilo que com certeza Geraldo vai continuar apoiando e brigando para que essa Universidade saia do papel.

  10. 1 – Se esse país fosse sério, este mensaleiro teria que se explicar.
    2 – Não acredito que itabuna seria melhor para nada, pois é uma cidade desgovernada.
    3 – Pensar em municípios como Coaraci, Ibicaraí, Itajuípe seria uma opção muito melhor.

  11. Acho engraçado… a região está discutindo um investimento fundamental como uma universidade federal e o povo só quer saber de instalar na cidade a, b ou c…
    O dia que esse pensamento mesquinho, competitivo e idiota parar de existir muita coisa boa vai acontecer na região.
    Universidade Federal DO SUL DA BAHIA e não de Itabuna, de Ilhéus, de qualquer outra especificamente…. é de toda a região!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *