Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital São Lucas, um dos que integram a rede da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, tem capacidade para atender 150 pacientes por dia. A demanda, no entanto, tem sido o dobro desde dezembro, o que gera transtornos ao funcionamento da unidade hospitalar.

A situação começou a ficar mais complicada quando os funcionários do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) deflagraram greve no final do mês passado. Mesmo após o fim da paralisação, muitos pacientes continuaram procurando a instituição da Santa Casa, numa fuga do precário atendimento prestado pelo Hblem. Muitos pacientes, com problemas mais simples, também alegam não encontrar médico nas unidades básicas de saúde dos bairros.

O resultado tem sido um verdadeiro caos no pronto-socorro do São Lucas, um hospital referenciado para o atendimento de emergências clínicas, incluindo pacientes oncológicos e renais. Já “o Hospital de Base é exclusivo para os pacientes de neuro e trauma”, explica a gerente de enfermagem do hospital da Santa Casa, Ana Paula Carqueija.

Sem outro jeito a dar, o São Lucas passou a fazer uma triagem, já que não é possível atender todos os pacientes que chegam. O hospital dispõe de dez boxes para o atendimento e dois isolamentos no pronto-socorro, uma capacidade limitada que exige prioridade para os casos de maior urgência. Ana Paula esclarece que “após ser definida a classificação de risco, o tempo de atendimento de cada paciente dependerá da gravidade do caso”.

0 resposta

  1. Hum, então seria assim:

    Hospital São Lucas funcionando com governo do estado.

    Hospital de Base prestes a fechar as portas na mão do município.

    🙁

  2. SÓ A ESTADUALIZAÇÃO SALVA O HBLEM,DIA 20 DE JANEIRO HAVERÁ UMA PASSEATA SAINDO DO JARDIM DO Ó E PERCORRENDO A AVENIDA CINQUENTENÁRIO,ESPERAMOS CONTAR COM A POPULAÇÃO DE ITABUNA,VOCES QUE CRITICAM TANTO O HOSPITAL DE BASE,UNA-SE A NÓS,PARTICIPE.

  3. Presados, o que o site esqueceu de informa é que para o atendimento simplismente clinico o São Lucas fatura 4 milhões do Estado, enquanto o HBLEM que atende a toda região e casos cirugicos somente um milhão e meio. Sociendade itabunense…descubram o caminho do ministerio publico. Uma sociedade calada, sofre as consequencias.

  4. TODOS SABEM QUE SÓ A ESTADUALIZAÇÃO SALVARÁ O HBLEM,
    TODOS SABEM QUE O TAL DO AZEVEDO NÃO QUÉR ESTADUALIZAR O HBLEM,
    TODOS SABEM QUE COM ESTADUALIZAÇÃO,OS PUXAS SACO DO TAL DO AZEVEDO VÃO VOAR DO HBLEM, E É POR ISSO, QUE O TAL DO AZEVEDO NÃO ACEITA ESTADUALIZAR O HBLEM.
    ENTÃO É BOM, QUE TODOS PASSEM A SABER, QUE O TAL DO AZEVEDO NÃO ESTÁ NEM AI, PARA NIMGUEM QUE NÃO SEJE UM PUXA SACO DELE.
    E COM CERTEZA ALGUM PUXA SACO DO TAL DO AZEVEDO VAI DEFENDER ELE, PORQUE SE NÃO FIZER VAI TOMAR UMA BICUDA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *