Tempo de leitura: 2 minutos

De um lado, vejo Juçara pronta, ávida, só aguardando a sua vez de assumir essa cidade massacrada pelo desdém. Do outro lado, vejo Maria Alice sempre atuante.

Manuela Berbert

A mulher deixou de ser o sexo frágil há muito tempo. Hoje, ela sai para trabalhar, estuda, monitora o crescimento dos filhos, paga suas contas e ainda arranja tempo para cuidar de si. Cansei só de escrever e imaginar tanta atividade diária, mas essa é a realidade.

Antigamente, eu poderia citar uma enorme lista de profissões exercidas apenas pelo sexo masculino, mas, hoje em dia, encontrar uma delas tem se tornado uma tarefa mais complexa. As mulheres andam se esforçando cada vez mais para não deixar dúvidas quanto à sua competência, e isso inclui, claro, a política.

Não é novidade que a mulher dos governos do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, sempre foi Maria Alice. De olhar profundo e voz firme, foi temida e respeitada por todos. Não é novidade também que foi graças a ela que o atual prefeito, Capitão Azevedo, ganhou as eleições. Suas articulações são certeiras. Sempre foram. Tanto que hoje, depois dessa rejeição toda que sua administração está enfrentando, quem foi chamada para apaziguar os ânimos e dar as cartas? Ela, Dona Maria Alice.

Do outro lado, no meu sempre humilde ponto de vista, temos duas dúvidas e uma certeza. A primeira dúvida é se o PCdoB vai conseguir manter-se independente do PT nas próximas eleições. A segunda é, caso consiga, quem eles vão indicar para prefeito daqui. Quanto à certeza, é a de que o PT vai lançar, mais uma vez, Juçara Feitosa. E ela já anda até comandando reuniões do diretório e circulando por aí.

Eu defendi a ideia de um novo líder, mas não estou conseguindo enxergar essa possibilidade. A política local é fechada, traçada, pensada sempre pelas mesmas mentes inquietas. E em menos de dois anos, caro fiel leitor, me rendo à hipótese de não haver mudança. A menos que seja de gênero. Em tempos de Dilma presidente, quem sabe? De um lado, vejo Juçara pronta, ávida, só aguardando a sua vez de assumir essa cidade massacrada pelo desdém. Do outro lado, vejo Maria Alice sempre atuante, embora não saiba qual seja sua verdadeira vontade hoje.

Como observadora do cotidiano, gostaria de ver esse embate. Como cidadã itabunense, apostaria na sensibilidade feminina. Como jornalista, sinceramente, eu queria muito ver esse circo todo pegar fogo…

Manuela Berbert é jornalista, estudante de Direito e colunista da Contudo.

0 resposta

  1. A mulher realmente conseguiu o seu lugar que lhe é de direito, mas existem outras que ainda não sabem se reconhecer ou reconhecer seus valores, ou digo aquelas que as músicas que se dizem baianas ou do novo forró brasileiro onde a canção da banda Calcinha Preta chama a mulher de vaca, outras dizem só as cachorras e por aí vai desvalorizando as mulheres.

    E elas quando ouvem essas músicas dançam a vontade é como se fosse uma medalha de honra ao mérito ou algum titulo conquistado. Isso precisa mudar, afinal as mulheres merecem total respeito.

  2. MUITO INTERESANTE AS OBSERVAÇÕES FEITAS PELA NOBRE COLUNISTA. VEJAMOS ÉSSAS COLOCAÇÕES PELO ANGOLO POLITICO E SOCIAL, DE UM LADO NÓS TEMOS DONA MARIA ALICE, QUE SEMPRE ESTEVE AO LADO DE FERNANDO GOMES EM ADMINISTRAÇÕES DESASTRADAS E QUE FOI POR MUITO TEMPO TIDA COMO SUSPEITA DE SER A MANDANTE DO CRIME DO JORNALISTA MANOEL LEAL, JÁ NA POLITICA TEVE ALGUMAS PARTICIPAÇÕES EM CAMPANHAS, TANTO COMO CANDIDATA A VEREADORA E COMO CABO ELEITORAL TANTO DE FERNANDO COMO DO ATUAL PREFEITO AZEVEDO, DESSA FORMA ÉLA NÃO SE QUALIFICA COMO UMA PROVÁVEL CANDIDATA A PREFEITA DE ITABUNA, JÁ QUE NÃO HÁ CONCENSSO EM SEU NOME, POIS TANTO O EX.PREFEITO FERNANDO GOMES QUANTO O ATUAL AZEVEDO SÃO CANDIDATOS A PREFEITURA DE ITABUNA.

    JÁ A OPOSICIONISTA PETISTA DONA JUÇARA FEITOSA, TEM A SEU FAVOR O FATO DE NÃO ESTÁ LIGADA A NADA QUE OBSTRUI A SUA POSSIVEL CANDIDATURA A SUCESSÃO MUNICIPAL DE ITABUNA, TENDO AINDA CONTANDO A SEU FAVOR A RELEIÇÃO DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER, DA ELEIÇÃO DA PRESIDENTE DILMA RUSSEF, DO DEPUTADO FEDERAL GERALDO SIMÕES E UMA BANCADA MUITO FORTE DE DEPUTADOS ESTADUAIS DO SEU PARTIDO,O QUE LHE DÁ UMA SUSTENTAÇÃO POLITICA MUITO GRANDE, CONTANDO APARTIR DE UMA ELEIÇÃO ONDE TERÁ CANDIDATOS DE VARIOS PARTIDOS POLITICOS QUE VÊEM NÉSSAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, CHANCES MUITO GRANDE DE VITÓRIA, VISTO QUE A ADMINISTRAÇÃO ATUAL E A PASSADA NÃO OBTVERAM SUCESSO POR INCOPÊTENCIA DOS SEUS ADMINISTRADORES. SENDO ASSIM SE DÁ A IDÉIA DE QUE DONA JUÇARA FEITOSA TEM RESPALDO TANTO POLITICO QUANTO MORAL, PARA ENTRAR NA DISPUTA PELO PODER DA ADMINISTRAÇÃO DE ITABUNA.

    E CÁ PRA NÓS,¨JUÇARA É MUITO MAIS CAPACITADA QUE MARIA ALICE¨.

  3. Coisas Que Eu Não Sei E Coisas Que Sei

    Vejo A Candidatura de Maria Alice Como O Filme E O Vento Levou, Pois É Uma Candidatura Desgastada, Desbotada E Abortada. Já Jussara Feitosa Vai Ser O Mesmo Flash Back De 2008. Como Diria Danni Carlos Cantando E Encantando Ela Diz: Aperte O Play. Manuuela Quem Vai Apertar O Play É Um Governador Carioca Da Base Do PT. Isso É Coisa Que Sei, E Se Esse Circo Pegar Fogo Vamos Ficar Sem Espetáculo No Picadeiro Da Política Municipal. Aí Não Vou Vender, Pipocas. Algodão Doce e Maçã Do Amor Que Tenho Pelos Políticos Daqui.

    deixopovotrabalharisomar2014@gmail.com

  4. Eu fico pasmo em saber que o destino de nossa querida cidade de ITABUNA ainda não tem destino certo,porque nós Itabunense já deveriamos saber em quem votar.Falta apenas menos de 2 anos e nós ainda não temos um candidato de consenso.Na ultíma eleição para deputado,votamos e acreditamos que surgiria algumas novas LIDERANÇAS em nossa cidade ,mas o que vimos foi um verdadeiro descredito com o eleitor de Itabuna.Um certo candidato do PCdoB foi bem votado porém,quando nós precisamos dele para dar o trôco na camara de VEREADORES ele se OMITIU.Ou estava comprado que nem todos os outros que ali se encontravam. É uma verdadeira vergonha.Na atual camara não vejo nenhum vereador com capacidade de assumir a CADEIRA DE PREFEITO DE ITABUNA .E acho que nenhum destes ex….FG,GS,AZ,ou mesmo a tal da JF tem capacidade de assumir a nossa sofrida cidade de ITABUNA.Resta a nós eleitores de ITABUNA buscar novos nomes e novas LIDERANÇAS,pois estamos carentes de NOVAS LIDERANÇAS.CHEGA DAS MESMICES,VAMOS VOTAR EM GENTE NOVA ,COMPROMISSADA COM OS DESTINOS DE NOSSA CIDADE …..

  5. Interessante uma cidade massacrada e Maria Alice sempre atuante… Trocando em miúdos, ajudando a afundar nossa cidade, aliás nesses governos de FG e AZ ela sempre esteve dentro, direta ou indiretamete, quem duvida?

  6. Bom, julgar quem é mais capacitada é algo simples Maria Alice já provou que consegue tirar leite de pedra e Juçara ainda é um incerteza quanto a sua autonomia( vide que nas últimas eleições o caso Fábio, que demonstrou sua submissão), uma vez que Geraldo Simões é o manda chuva do PT. Na verdade, não quero que nenhuma das duas se atrevam a disputar as eleições em Itabuna. Não por serem do sexo feminino, até por que as mulheres hoje não precisam provar nada, já são realidades.
    O que espero para Itabuna é o proximo(a) venha ser uma pessoa de caráter e personalidade capaz de mexer nas estruturas politicas de Itabuna, coisa que na minha opnião nem Juçara nem Alice são capaz, pois ambas estão cercadas de interesses de grupos e não da coletividade. Sei que esse espaço em sua maioria é formado por pessoas simpatizantes ao PT, como não sou PT, DEM, PSdB….me sinto a vontade em criticar. Na verdade eu sou Itabuna e é isso que falta nesta terra, são as pessoas deixarem de ser grupos e vestir a camisa da cidade na hora do voto. Se o próximo administrador dessa terra for uma mulher, que seja uma independe e idônea capaz de nos tirar desse poço de incompetência.

  7. É REALMENTE..ESTA GAROTA QUE SE INTITULA JORNALISTA TEM TODA RAZÃO…..JUSSARA JÁ ADMINISTROU O QUE MESMO? A SEI…UMA LOJA NO SHOPING QUE FECHOU…A SIM..TA BOM…ELA PODE ADMINISTAR ITABUNA!!! PODE NÉ !!!!SE UM VAQUEIRO ADMINISTROU 4 VEZES…

  8. V”AMIGO JABINHO, O ESTADO DA BAHIA É A ÚNICA UNIDADE DA FEDERAÇÃO EM QUE NÃO HOUVE EMPENHO NA SEGURANÇA PÚBLICA, EM 2006 DERROTAMOS O CARLISMO COM A ESPERANÇA QUE UM GOVERNADOR DO MESMO PARTIDO DO PRESIDENTE NOS AJUDASSE, LEDO ENGANO, ESPERO QUE OS ELEITORES LEMBREM-SE DISSO NAS ELEIÇÕES DE 2012 QUANDO APARECERÃO OS SALVADORES DA PÁTRIA DIZENDO QUE ESTÃO LIGADO AO GOVERNADOR E A PRESIDENTE”.

    Reportágem do jornal “A Tarde”
    ——————————

    O índice de homicídios dolosos na Bahia cresceu 50,72% entre 2006 e 2010, período do primeiro mandato do governador Jaques Wagner. Em 2006, foram 3.222 mortes para 4.856 no ano passado. Para se ter uma idéia da dimensão da violência no Estado, aqui morreu mais do que em países que estão em guerra civil, como o Iraque, que registrou 3.976 civis mortos. Estados com fama de violentos, no mesmo período, conseguiram reduzir seus índices de violência, como Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, que diminuíram os casos de assassinatos em uma média de 25%, no mesmo período. Em Salvador, o crescimento dos homicídios é ainda mais assustador: de 967, em 2006, para 1.638mortos – alta de 70%. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) atribui o aumento ao tráfico de drogas. Informações do A Tarde.
    ———————————————————————-
    Antes que algum apressadinho diga que se trata de uma reportágem terrorista do jornal “A Tarde”, devo lembrar que o jornal apenas usou os dados passados pela SSP-BA e que esse mesmo jornal sempre jogou duro contra o carlismo.

    TE CUIDA ITABUNA A CAMBADA QUER VOLTAR

  9. texto muito enxuto. mas é bom lembrar que a mulher baiana precisa lutar contra o atual momento que se passa. a mulher baiana é totalmente descriminada, vilipendiada, pela industria musical, onde as musicas acabam deixando a mulher em uma posição sempe humilhante e vergonhosa. lute contra isso.

  10. O fato de serem mulheres não apresentará mudança no cenário político itabunense,essas duas representam tudo de ruim que está acontecendo em nossa cidade,e dois grupos politicos falídos ,corruptos e incompetentes que destuiram Itabuna nas ultimas decadas.

  11. Sei não, parece até que D Manuela tá querendo uma ponguinha na futura administração itabunense, daqui a pouco ela lança mais dois ou duas candidatas e assim quem vencer ela estará ligadona.

  12. Uma coisa é notória na sociedade atual: as mulheres conquistaram um espaço enorme.
    Foram à luta e se firmaram. Mas se esqueceram do seu papel basilar dentro da sociedade, na condição da principal célula do núcleo familiar: o papel de educadora.
    Não quero atribuir somente a elas o descaso da sociedade atual, mas a sua saída de casa para o mercado de trabalho, deixou que a mídia e os mal-feitores educassem suas crias.
    Isso não é, em nenhuma hipótese um posicionamento machista!
    Mas a mulher traz em sua natureza um papel fundamental para o desenvolvimento moral da sociedade, porém abandonado pela busca capitalista por uma posição no mercado profissional.
    Os reflexos disso estão aí, pra todo mundo ver.
    Alguém já puxou a ficha do filho de Juçara?
    E a vida pregressa de Maria Alice?
    Esqueçam a política!
    Não dou meu voto a quem não sabe fazer o papel de casa.
    Vão educar seus filhos primeiro!

  13. Juçara como administradora é horrível, provou isso com a falência de sua loja e com o seu desempenho na secretaria. Maria Alice também seria uma péssima escolha. Nem quero pensar nisso. O fato de ser homem ou mulher, não interfere nisso. O melhor prefeito de Itabuna foi Ubaldo Dantas, mas ele não quer ser candidato. Conquista e Feira cresceram e estão crescendo cada vez mais, com gestões do DEM e do PT. O ponto em comum? Os prefeitos foram ex-reitores das universidades. Então devemos voltar os olhos para a UESC e para a área privada e procurar quem nos governe. Gente de bem, gente que goste de trabalhar, que planeje, que execute. Chega de brincadeira, chega de corrupção.. Chega de Fernando, Geraldo, Azevedo e seus seguidores. Vamos mudar a nossa realidade.

  14. Dama de ferro, por mais de 30 anos conduziu a política de Itabuna, desde ARENA,PFL,DEM.Tem seus defeitos e virtudes.As virtudes superam os defeitos.Mulher e uma só palavra, arrogante,sabe conduzir e mandar fazer.Quando diz sim é sim, o não é não.Mulher de fibra, não abaixa o tom para advesários políticos,respeitada e odiada.Para Maria Alice, tiro o chápeu!
    Kalif Rabelo

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *