Tempo de leitura: 2 minutos

Empresários colocaram Pedrassoli - 1º à direita - "na parede" (Foto Pimenta).

O novo Código Tributário Municipal nem bem entrou em vigor e voltará à Câmara para ser reformulado. A decisão foi tomada após a grita geral do empresariado contra o aumento de até 6.000% do alvará de licença (Taxa de Funcionamento e Fiscalização-TFF).

O novo secretário da Fazenda, Geraldo Pedrassoli, disse que um anteprojeto de lei será enviado à Câmara para que sejam corrigidas as distorções. “Ocorreram realmente algumas distorções”, reconheceu em entrevista ao PIMENTA.

Ontem, Pedrassoli e os também secretários Carlos Leahy (Indústria e Comércio) e Maurício Athayde (Administração e Planejamento) enfrentaram a fúria do empresariado local em uma reunião no auditório lotado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A promessa é de rever, caso a caso, as distorções para este ano enquanto o Código passa por reformulações, medida que desagrada porque abre a oportunidade de não dar tratamento isonômico às empresas. Pedrassoli ressalta a necessidade de atualização dos valores cobrados até 2010. O secretário ressaltou que o código era defasado.

Já sabedora das dificuldades que enfrentaria, a prefeitura não aplicará as mudanças no IPTU em 2011, efetuando apenas a correção de 5,63%. Uma comissão com seis membros e representantes do empresariado fará um estudo sobre os principais pontos do Código que devem ser modificados para evitar distorções.

O presidente da CDL, Jorge Braga, disse que o “Código Tributário foi aprovado de uma maneira constrangedora”, mas acredita que a prefeitura cumprirá a palavra e aceite as revisões propostas.  A disposição do empresariado é recorrer à Justiça caso o prefeito Capitão Azevedo (DEM) não cumpra a palavra.

O COMEÇO DE TUDO

A prefeitura de Itabuna enviou o novo Código Tributário à Câmara no segundo semestre de 2009. O prefeito mobilizou secretários e a sua bancada para vê-lo aprovado em regime de urgência. Houve protesto de empresários e da bancada de oposição e o projeto de lei ficou para 2010.

Já entre setembro e outubro do ano passado, o prefeito Capitão Azevedo mobilizou a sua bancada e aprovou o Código Tributário sem acatar as emendas da oposição e as sugeridas pela Associação Comercial, Sindicontasul, CDL e Sindicom e comerciários. O governo acionou o rolo compressor e… Deu no que deu.

0 resposta

  1. Porque o mesmo governo não reconhece que as pessoas estão morrendo no hospital de base e devolve pro estado?!É isso que eu não entendo, quer dizer que é só mexer no bolso dos empresários desta cidade, que o prefeitinho fica com peninha, e o povão que se exploda não é?!
    A SUA BATATA ESTÁ ASSANDO SR. PREFEITO!
    2012 VEM AÍ.

    OBS:CUIDADO COM A POLICIA FEDERAL VIU?!ELA TE PEGA SACANA!

    ITABUNA?!EU NÃO TENHO CULPA, VOTEI E VOTO 13!

  2. AINDA BEM QUE PEDRASSOLI VOLTOU AO COMANDO DA SECRETARIA DA FAZENDA, PORQUE SE DEPENDER DE CARLOS BURGOS E CARLOS LARANJÃO LEAHY, O EMPRASARIADO DE ITABUNA SE AFUNADA NUM MAR DE DÉBITOS!!!

  3. É DEDO DE MAURICIO ATAIDE QUE TEM ANOS NA PREFEITURA RECEBENDP PARA ESCONDER FALACATRUAS NO SISTEMA.

    O HOMEM TÁ “”” CHEIO DA GRANA””” E O BOLSO DOS OTÁRIOS…

  4. É DEDO DE MAURICIO ATAIDE QUE TEM ANOS NA PREFEITURA RECEBENDO PARA ESCONDER FALCATRUAS NO SISTEMA.

    O HOMEM TÁ “”” CHEIO DA GRANA””” E O BOLSO DOS OTÁRIOS…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *