Tempo de leitura: 2 minutos

O PCdoB caminha para ser a terceira força eleitoral na sucessão do prefeito Azevedo. Não pode continuar como apêndice do petismo e, muito menos, como favas contadas de Geraldo Simões.

Marco Wense

No momento certo, início do segundo semestre de 2012, em plena efervescência do processo eleitoral, o PT, o PCdoB, o PDT e o PSB vão conversar sobre a sucessão do prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo.

A orientação para que petistas, comunistas, pedetistas e socialistas procurem o diálogo como meio de solucionar qualquer impasse, virá do comando estadual.

É unânime a opinião de que o entendimento entre o PT, PCdoB, PDT e o PSB é indispensável para a retomada do Poder Executivo, hoje sob a batuta do Partido do Democratas (DEM).

O ex-prefeito Fernando Gomes (PMDB) condiciona sua candidatura a uma provável desunião entre essas agremiações partidárias. Se houver a cisão, o fernandismo volta a ficar vivo.

O critério para a escolha do candidato que irá encabeçar a chapa é o maior obstáculo para que se chegue a um denominador comum, evitando assim um racha entre os “vermelhinhos”.

O PT não abre mão das pesquisas de intenções de voto como fator decisivo na escolha do candidato. O PCdoB, PDT e o PSB não aceitam a consulta popular como único critério.

Para o PT, Juçara Feitosa – na frente em todas as pesquisas – é quem tem mais chance de derrotar o DEM do prefeito Azevedo e o PMDB de Fernando Gomes.

O PDT e o PCdoB defendem a capacidade de agregar como critério principal, formando assim uma grande coligação de partidos em torno do candidato escolhido.

Lideranças do PCdoB, PDT e do PSB acham que Juçara Feitosa não tem jogo de cintura, carisma, discurso e capacidade política para se manter na dianteira durante a campanha.

Na eleição de 2008, Juçara Feitosa, que passou um bom tempo como favorita, terminou sendo fragorosamente derrotada pelo então candidato Capitão Azevedo.

A derrota para o candidato do DEM, que colocou 12 mil votos de frente, foi atribuída a uma infeliz articulação de Geraldo Simões com o também militar Fábio Santana, que desistiu da candidatura para apoiar Juçara.

Os prefeituráveis do Partido Comunista do Brasil – Wenceslau Júnior, Luís Sena e Davidson Magalhães – apostam também no desgaste de “Minha Pedinha” com os partidos que compõem a base aliada do governador Jaques Wagner.

Depois de peremptórias declarações de independência, que o PCdoB não é legenda submissa ao PT, os comunistas não podem mais recuar de uma candidatura própria, sob pena de cair em total e irreversível descrédito.

O PCdoB caminha para ser a terceira força eleitoral na sucessão do prefeito Azevedo. Não pode continuar como apêndice do petismo e, muito menos, como favas contadas de Geraldo Simões.

PCdoB versus PT. A única saída digna para os comunistas de Itabuna.

Marco Wense é articulista da revista Contudo.

0 resposta

  1. Eu não creio que a derrota de Juçara tenha sido em face da adesão do capitão Fábio. A derrota se deveu, tão somente em a população (e os peistas históricos, principalmente),não terem aceitado A INDICAÇÃO DA MULHER por G. Simões!
    Eu creio que o povo queria, como ainda quer e PRECISA é de Geraldo. Tem mais carisma e jogo de cintura, além, obviamente, de NOME entre o eleitorado e influência entre os governos estadual e federal.

  2. O que acha? Prefeito: WENCESLAU Vice: DR. EDSON DANTAS ou Prefeito: DAVIDSON MAGALHAES Vice: CLAUDEVANE LEITE
    Temos que derrubar AZEVEDO, GERALDO E FERNADO GOMES.
    E vem aí a concorrencia: CORONEL SANTANA e ROBERTO BARBOSA.

  3. Não sei.. Itabuna precisa de sangue novo.. msm sendo de nomes ja conhecidos como Davidson e o Luis Sena..
    o negocio é mudar os ares na prefeitura e tentar uma solução nova..

    o pedinha tem que cumprir o mandato que lhe foi concedido e trazer beneficios pra itabuna e região junto ao governo federal..

    Esse lance de querer empurrar Jussara na goela do pessoal não da certo.. lideranças não são criadas, são construídas..

    Eu boto fé na candidatura do Pc do B como uma possivel solução para a cidade..alem de er transito junto ao gov do estado e gov federal (via GS)..

  4. VAI ACONTECER COMO A DISPUTA DA PREFEITURA DE SALVADOR EM 2004, QUANDO TODOS OS PARTIDOS SE UNIRAM PARA TOMAR A PREFEITURA DAS MÃOS DO GRUPO DE ACM.

    O QUE ACONTECEU ? ELES (PMDB,PT,PC DO B, PDT, ETC) RATIARAM AS SECRETÁRIAS DO GOVERNO. E A ADMINISTRAÇÃO DE SALVADOR FICOU UMA MERDA PT PEGOU A PASTA DA SAÚDE, POR EXEMPLO.

    AQUI EM ITABUNA VAI SER ASSIM CASO ESSA COLIGAÇÃO SE CONFIRME:
    PT + PC DO B + PDT + PPS TODOS CONTRA O REJEITADO CAPITÃO AZEVEDO.

    O PT VAI QUERER A PASTA DA SAÚDE, QUE É ONDE ENTRA MAIS DINHEIRO !
    O PC DO B VAI PEGAR A PASTA DA EDUCAÇÃO OU INDUSTRIA E COMÉRCIO(POR CAUSA DE DAVISON)
    PPS VAI QUERER A PASTA DA SECRETARIA DE TRÂNSITO (POR CAUSA DE LENINHA DA AUTO-ESCOLA)
    PDT PODE PEGAR PASTA DE AGRICULTURA OU OTRA QUALQUER

  5. Erasmo

    Concordo com voce, minha opção de voto é Geraldo Simões mas ele insiste em Juçara entao deixa ela como vice de Sena…

    Outra coisa so voto no PC do B para prefeito se o candidato for o SENA pois o acordo foi para ele abrir mao de ser candidato a deputado para ser o prefeito!!!

    Na verdade o candidato que tem mais forças no eleitorado para tirar o Dem da prefeitura é Geraldo se ele quer um futuro politico para Juçara ele faça um ótimo governo como prefeito e depois poe ela como sucessora como o Lula fez ai todos vao querer a continuidade!!!

    Os partidos aliados tem que pressionar Geraldo tipo so se coligam se o candidato for ele, caso contrario Fernando pode voltar a prefeitura e a cidade continuar esse desgoverno que esta ai…

  6. Não duvidem que o PDT terá candidatura própria, ainda é cedo para uma decisão de que a terceira via será o PC do B.

    A opinião apresentada é isolada de Marco Wense, portanto, mesmo respeitando o articulador não podemos e nem devemos desconsiderar o PDT como uma das tres forças das próximas eleição aqui em Itabuna, não diria nem que será a terceira, mas com certeza uma das primeiras.

    O único entrave para que o PDT se apresente como uma das grandes forças do cenário politico de Itabuna é a presença do Carlito do Sarinha á frente do partido, com certeza será talvez a unica causa que enfraquecerá o partido por força do histórico do ex-vereador que em nada enaltece o grupo.

    O Deputado Coronel Santana foi infeliz na escolha para o comando do PDT, pois em Itabuna já existem nomes que certamente colocaria o partido numa posição privilegiada.

  7. A esperança de Geraldo é Fernando ser candidato, pois um sempre ajuda o outro, enquanto isso, Itabuna se afunda. Ninguem merece Geraldo, Juçara, Fernando, Azevedo, Maria Alice. Ele acabam se completando e se locupletando das benécias da prefeitura. Pra relembrar- Geraldo entregou a prefeitura a Fernando quando empurrou Renato Costa e o seu operador Eduardo Barcelos em detrimento as outras forças políticas. Depois voltou a prefeitura e só fez algo no mandato nos útimos dois anos da sua administração, resultado deu Fernando. Por último empurrou a antipática Juçara, resultado deu o capitão. Ou seja Itabuna paga pelos erros e do personalismo do seu Geraldo. Geraldo deveria usar a sua condição de deputado para contribuir com a unidade das esquerdas, mas o seu personalismo ñ deixa. O pt só tem uma alternativa para unificar a esquerda e o centro- Vane. Mas Geraldo é enterrador de liderança, ñ vai permitir.

  8. Não se esqueçam que, com as novas diretrizes eleitorais, não haverá coligação na proporcional e cada partido lançará seu candidato a Prefeitura. Logo, acabou essa de coligações para majoritária.

  9. Geraldo que é entregar de bandeija novamente a prefeitura a FERNANDO CUMA e arrasar de vez nossa Itabuna. Isso mesmo, enquanto muitos pesanm que ele está morto, basta um bom marketing e rapidinho vai virar o Salvador da pátria. Sem contar com seus eleitores fieis que ainda possuem. É um absurdo mas já vi duas pessoas em meu bairro dizendo que sente saudades de FERNANDO CUMA

    Então Srº Geraldo, deixa de seu egoísta minha pedinha, deixe VANE sair como candidato do PT. Se Jussara sair candidata e Fernando Cuma e Coronel Santana sairem também ? Quem vai ter mais votos ?????? Quem tem mais carisma ???

    A briga vai ficar no 1º lugar entre Fernando e Santana, depois Jussára e no último lugar o peso morto do Azevedo

    Pense nisso !!!!

  10. O PT (como sempre) sempre se achando o dono da verdade , cometeu uma série de erros:
    a-Nao ouviram as bases
    b-deixaram o marketing correr solto, dentro de um escritório, mirando o seu ataque exclusivamente no Cap.Fabio e Azevedo correndo sozinho.

    c-substimaram o Azevedo, Maria Alice, F. Gomes ( re-inauguraçao da Praça Adami)
    d-Achar que o Cap Fabio traria os seus poucos e minguados votos parta a Petista!E hoje a cidade padeçe cem esse prefeitin.

  11. Concordo com as colocações do leitor facto silva. Os erros que levaram ao atual caos que está em nossa cidade tem total responsabilidade com Geraldo e sua escudeira Miralva. Eles deviam ter escutado mais os verdadeiros militantes do PT regional. Apesar de ter gasto milhões na campanha de Jussara, esqueceram que do outro lado estavam Maria Alice com um candidato 1000 % mais carismático que dona JUSSÁRA FEITOSA.
    E ANDAM DIZENDO EM ALGUNS COMENTÁRIOS QUE O BUNDÃO DO AZEVEDO ESTÁ MORTO…VAI PENSANDO…SOLDADO PINHEIRO E JOELMA, SABENDO QUE AS ELEIÇÕES SÃO ANO QUE VEM, JÁ ESTÃO SOLTANDO DINHEIRO PARA AS LIDERANÇAS DE BAIRROS E COSTURANDO APOIOS. PROVA DISSO É SÓ OLHAR NO SITE DA PREFEITURA E TODA SEMANA APARECE REUNIÕES DE AZEVEDO COM LIDERANÇAS DE BAIRRO

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *