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Linhas de ônibus em Itabuna são exploradas por duas empresas (Foto Luiz Tito/A Tarde).

O sistema de transporte público em Itabuna nunca passou por licitação e duas empresas exploram o serviço lastreadas em concessão precária por parte do município. E se o Ministério Público estadual não liga para essa aberração, o usuário do sistema é quem sofre. Ônibus sujos, mal-conservados, sempre lotados e boa parte acima dos dez anos de uso… Lata velha, mesmo.

O cenário é facilitado pela falta de fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran). Basta andar pelos principais pontos de ônibus para ver que praticamente não há fiscais nas ruas.

Se o Ministério Público estadual acordar e exigir uma nova licitação, talvez as cenas impostas aos cidadãos nos dias que correm acabem por se tornar raridade. Hoje, andar como sardinha em lata no buzu é o mais comum. Exigir do município uma licitação para o setor é o mínimo que se pode fazer para garantir mais qualidade ao serviço.

E não é preciso ir tão longe para ver exemplos de como a concessão faz bem nessas horas.

Ilhéus apresentava cenário tão duro e ruim como o de Itabuna, na década de 90. Fez-se uma licitação que resultou em melhoria do serviço – claro que ainda não é o melhor dos mundos! – e é comum ver circulando ônibus urbano com ar-condicionado pela Terra de Gabriela. E se quiser um sistema próximo do perfeito, basta um pulinho a Curitiba (PR).

Por aqui, o sistema é explorado pelas empresas São Miguel e Expresso Rio Cachoeira. Recuemos alguns anos e vamos lembrar que a Expresso Rio Cachoeira era Fátima e já mudou de controle por duas vezes. A São Miguel, mineira, comprou as linhas da Viação Itabuna, que explorou parte dos itinerários antes nas mãos das empresas Fátima, São José e Viação Grapiúna.

Todas essas mudanças ocorreram sem que se fizesse uma licitação sequer, abrindo espaço para toda sorte de “negócios” entre empresas e, claro, o poder público. Que tal a promotoria pública se posicionar sobre o caso? E o Conselho Municipal de Transportes, o que diz? A cidadania agradecerá. E muito!

Alguém já se perguntou por que o bilhete único não passa de ilusão em Itabuna?

0 resposta

  1. Providencial essa matéria!!! Ficava imaginando se ninguém aqui nessa cidade estava percebendo o caos e a falta de respeito tão óbvias no transporte urbano de Itabuna.

    Minha maior revolta foi quando, ao chegar no ano passado em três cidades bem maiores que Itabuna, duas delas capitais (Natal/RN, João Pessoa e Campina Grande/PB) e ver que a passagem custa R$ 2,00, R$ 1,90 e R$ 1,80, respectivamente, com direito a chamada integração, além, é claro, de ônibus em perfeitas condições de uso!!!

    Acorda, MP…..até quando Itabuna ficará entregue????

  2. Itabuna, Em tempos de murici cada poder brigam entre se, quem temais poder, mais dindin, mais forte, mais desonesto, mais corrupto, mais isso mais aquilo e etc…

    E O CIDADÃO, Ó!”

  3. Aproveitem a oportunidade e escrevam, também, a repeito da eterna monopolização das linhas de ônibus entre Itabuna e Ilnéus, Salobrinho, Olivença, e por aí vai, por parte do Governo do Estado, …!!!

    Aí a situação é muitio pior, pois só há uma empresa, mas ninguem diz – nem faz – nada, não é mesmo, …?!?!?!

    Silêncio Sepulcral, …!!!

    Ah! Já sei. É porque quatro anos de governo é muito pouco tempo para fazer as coisas. Eles devem estar “arrumando a casa”, ainda, …!!!

    Vamos esperar sentados, pois de pé cansa, …!!!

    Aqui na Bahia, enquanto o trem não vem, o povo já está recebendo as balas, …!!!

    Aff, …!!!

    Da Redação: Sérgio, não há silêncio. Numa pequena busca no Pimenta o senhor terá uma lista de matérias com críticas ao valor cobrado, monopólio, tratamento inadequado etc…

  4. Nossssssssssssssa, demoro!Até que em fim alguém para reclamar desse caos que está o transporte de Itabuna,há dias que os motoristas para comprar acarajé e se fretar com alguma mulher, etc, enquanto o cidadão espera cansado, sem falar no pèssimo estado de conservação dos ônibus, e no quanto os motoristas andam dirigindo mal,parecendo que estão transportando bois e vacas.

  5. É SIMPLES PERGUNTE QUEM É O SECRETÁRIO DE TRANSPORTE E TRANSITO DE ITABUNA?WESLEI MELLO,EX FUNCIONÁRIO DA EMPRESA RIO CACHOEIRA,VCS ACHAM QUE ELE VAI DAR SOPA PARA MALANDRO?!!O PREFEITO TEM QUE COMER NAS MAOS DE QUEM INVESTIU DINHEIRO PARA A ELEIÇAO DELE,COMO SE DIZ NO DITADO POPULAR UMA MAO LAVA A OUTRA,,,SÓ QUERO VER SE O MINISTERIO PUBLICO NAO VAI SE PRONUNCIAR SOBRE ISTO,,,KD DR,CLODOALDO ANUNCIAÇÃO????QUE FALTA ELE FAZ,,,

  6. Além do monopólio das duas empresas de transportes coletivo, nós usuários somos obrigados a sermos transportados em ônibus sujos, velhos e com horários sempre atrasados, além de ser uma das tarifas mais alta.
    Até quando vamos ser transportados como animais?

  7. gostei da matéria…

    só que um detalhe, “boa parte” o post citado, afirma que os ônibus tem mais de 10 anos… bom, eu não acredito, veio muita frota nova ao longo ai de 2 anos, das duas empresas… também já me perguntei sobre os ônibus com ar condicionado, porque Ilhéus tem e aqui em Itabuna não tem… a resposta foi convicente… “se prestarem atenção, carros com ar condicionado não podem ficar toda hora abrindo, não vai gelar… Ilhéus x Itabuna… empresa ROTA Transportes, os carros são com ar condicionado, malmente eles param no Banco da Vitória… e os coletivos de Ilhéus, que rodam malmente com ar condicionado, são as linhas de Salobrinho e Olivença, só essas duas… e mesmo assim eles não param nos pontos da cidade, só no terminal e no ponto de destino.

    Bem observado Professor Sérgio, a Rota sim que deveria ter licitação!

    Da Redação: Sr. Madeira, estes ônibus com dez anos de uso são utilizados, principalmente, nas rotas para a região periférica de Itabuna. Basta conferir parte da frota da São Miguel.

  8. Itabuna têm os mandatário de rabo presos o sr cuma,
    recebia sua parte na FÁTIMA,depois o sr geraldos da
    VIAÇÃO ITABUNA,agora o homem que brinca de ser prefeito
    sr cap.Azevedo recebe sua parte,então como haverá licitação.
    Em relação as empresas,motoritas e cobradores são todos
    mal educados e sem culturas.
    teve uma vez que eu vi e ouvir um motorista mandar uma
    passageira pegar um taxi,só porque ela pediu o ponto e ele
    não parou,então ela reclamou.Outra vez um motorista que faz a
    linha circular 2 bairro São Pedro parau para fazer jogo do
    bicho e os passageiros não tem a quem reclamar,quando chove
    os onibus ficam todo molhado por dentro então os passageiros
    tem que sentar no molhado,eu vou escovar urubu quando nesta
    cidade for implantada tarifa unica.Enquanto essa cidade ser
    administradas por esses hipócritas:Fernando Gomes e cap.AZEDO
    isso não é erro de ortografia é azedo mesmo e Geraldinho,
    TITANIC sempre vai afundar.

  9. O Settran só sabe multar e chamar o guincho. Os ônibus são horríveis mesmo. Quanto a Sérgio e Madeira , são de extrema direita e nunca irão aceitar que se falem uma vírgula de errado contra o governo de Fernando e Azevedo. Esse povo não tem jeito. Por isto que esta cidade está uma bagaceira.

  10. O transporte coletivo é uma vergonha na maior parte das cidades brasileiras, é impressionante o país que vai sediar uma copa do mundo daqui a 03 anos não ter um sitema de transporte público coletivo digno, há algumas semanas o Jornal da Record fez uma série de reportagens sobre a mobilidade dos transportes público no Brasil, conclusão vergonhoso.
    São Paulo é a cidade como maior quantidade de KM em linhas de metrô 170 a cidade de NY tem 470. Sem contar Salvador que com um trem de superficie de 6km está a mais de 15 anos para inaugura-lo. O Brasil é um país sem logistica em transportes coletivos salvo algumas cidades. É uma vergonha vermos o descaso da Rota de demais empresas do setor com seus clientes. Muito boa essa matéria feita pelo Pimenta e a questão que fica é? Até quando vamos ter que conviver com isso ?

  11. Calça a boca “Madeira”, certamnte faz parte da empresa de ônibus pra estar defendendo assim. (cara de pau)
    Parabéns pela matéria, como já foi citado acima, alem das péssimas condições de estado dos coletivos os motorista são mau treinados, não tem paciência alguma com o cidadão que paga pelo seu salário. Agora inventaram um tal de cartão único, com a conversa de unificação… só mais uma jogada para daqui a pouco subir o preço da passagem e continuarmos usando essas “latas” sem qualquer conservação.
    Ahh.. a culpa é do prefeito, que além de não saber nomear os seus secretarios não os cobra atitudes.

    Atenção senhores dono da Empresa, ” mais respeito com o cidadão e com sua cidade. “

  12. A POPULAÇÃO OBSERVA QUE PARA PRÁTICAS ILICITAS, VÁRIOS SÃO OS QUE SE INTITULAM DEFENSORES DE TESES , MÁS ,PARA TIRAR A ATENÇÃO DO FOCO DA MATÉRIA , QUE DIGA-SE DE PASSAGEM DARIA UM BELO PROCESSO CRIMINAL. ALGUÉM JÁ SE PERGUNTOU QUANTO ITABUNA ARRECADA DE ISS SOBRE AS CATRACAS?, DIGO ISSO POIS CADA PASSAGEM PARA O MUNICIPIO ARRECADA COM ISS. NÃO SE TEM NOTICIA DE QUANTO E COMO É FEITO ESSA CONTAGEM ,POIS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS NÃO VÃO MAIS NO FIM DO MÊS, DIGO NO ULTIMO DIA DO MÊS AFERIR ESSAS CATRACAS,SERÁ QUE A AETU é que, está habilitada para fazer essa contagem?????. LAMENTAVELMENTE É UM RALO MUITO GRANDE QUE VAI ESCORRENDO PARA O BOLSO DE QUEM???. TODO MUNDO SABE, MENOS O MINISTERIO PÚBLICO DE ITABUNA, É ESSE DINHEIRO QUE FALTA PARA ASFALTAR AS RUAS QUE OS MESMOS ONBUS PASSAM, E ESTÃO CADA DIA MAIS ESBURRACADAS ,É A SUBSERVIÊNCIA A COISA PÚBLICA SOB A PRIVADA , QUE NÃO PODE EXIGIR MAIS ONIBUS NAS LINHAS, NEM INVESTIMENTOS POIS O SECRETÁRIO DE TRANSPORTES FALA A LINGUA DA EMPRESA E NÃO COMO REPRESENTANTE DO PODER PÚBLICO .É POVO DE ITABUNA OU O MINISTERIO PUBLICO ACORDA, OU VOLTAREMOS A SE TABOCAS…

  13. Até que enfim!!!Hj mesmo eu reclamava do transporte público de Itabuna.O horário do ônibus era 06:50 ele passou 7:20 e qnd questionei o cobrador sobre a demora ele me disse que os colegas ficava segurando os ônibus para sair com eles vazios.O que isso quer dizer?A população pega ônibus super,ultra mega lotados.Isso qnd o mesmo pára no ponto!Outro dia peguei um ônbus (Ferradas- CAlifórnia)tinha derramado feijão no fundo do ônibus e depois alguém jogou terra por cima pra diminuir o cheiro.Liguei para o 0800 me disseram que iriam tomar uma providência,engano meu ,passado alguns dias em conversa com uma amiga que tinha pego este mesmo ônibus ela me contou como estava no ônibus,do mesmo jeito que eu encontrei.Com um pequeno detalhe eu entrei no ônibus 7h e ela às 11:30.Mas nós passageiros somos culpados desse descaso,não reclamamos,não exigimos nossos direitos e eles continuam a fazer de nós verdadeiros PALHAÇOS.

  14. itabuna terra do nada falta tudo e o que tem não presta.estamos no mato com muitos cachorros e pouca caça, só sobra urubú pra todo lado pois a cidade estar muito suja e cheia de buracos.falta quem mande.que tristeza…

  15. Andam dizendo por aí que a mudança dos cartões apenas começou, haverá uma cor para cada tipo de cartão. Ex: idoso – laranja, passe livre – vermelho e etc:.
    Estão também instalando câmeras em todos os cantos do ônibus, além de terem trocado a máquina de resgistro de passagens.
    Só não trocam os carros que estão sucateados e aumentam os salários dos motoristas e cobradores que tem uma carga hora estressante, sem nenhum conforto e muita responsabilidade.
    Agora, nós usuários temos que segurar o coração e o bolso porque já, já surgirá mais um aumento de passagem.
    Srs regularizem pelo amor de Deus o horário de meio-dia do coletivo para o Jaçanã, hoje por exemplo passei 30 minutos no ponto na Amélia Amado aguardando o coletivo, precisamos de fiscalização por parte da Prefeitura dessa cidade sem rumo.

  16. ANALIZANDO FRIAMENTE TODA ÉSSA SITUAÇÃO, TEMOS O SEGUINTE QUADRO: AS EMPRESAS TRABALHAM COM REDUÇÃO DE ONIBUS, POR CONTA DO CAIXA UNICO E A REDUÇÃO DA MÃO DE OBRA COM UMA QUANTIDADE DE ONIBUS QUE NÃO ATENDE A DEMANDA DE ITABUNA, OS EMPRESÁRIOS ALEGAM QUE A QUANTIDADE DE PASSAGEIROS CAIU POR CAUSA DA CONCORRÊNCIA DAS MOTOS TAXI QUE ALEM DE COBRAR MAIS BARATO É UM MEIO IRREGULAR DE TRANSPORTES, SE EXISTE MOTO TAXI É PORQUE O SISTEMA É FALHO E A CULPA É DA PREFEITURA QUE NÃO FISCALIZA, SE EM ITABUNA A 20 ANOS A TRÁS EXISTIAM 90 ONIBUS CIRCULANDO PELA CIDADE HOJE OS MESMOS 90 FAZEM O TRABALHO DA NOSSA CIDADE QUE TRIPLICOU O NUMERO DE HABITANTE E CONTINUA COM A MESMA QUANTIDADE DE ONIBUS. PORTANTO O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM A OBRIGAÇÃO DE EXIGIR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA QUE FAÇA LICITAÇÃO DAS LINHAS DE TRANSPORTE COLETIVO.

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