Tempo de leitura: 2 minutos

Charles Carmo | oreconcavo@gmail.com

No Jornal Nacional desta sexta-feira (26/02), William Bonner dá a notícia, como se esta fosse digna de nota: o deputado federal Tiririca ingressou na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

O texto, salpicado de sutileza, mal disfarça a indignação pelo fato.

Qual o motivo deste assunto ganhar a telinha global em horário nobre?

Respondo: preconceito e arrogância.

Na notícia está implícita a indignação da Globo pelo fato de uma pessoa com baixa escolaridade pertencer aos quadros da Comissão de Educação e Cultura.

O problema é que com mais de um milhão de votos, Tiririca não é mais deputado que ninguém. Entretanto, também não é menos parlamentar que nenhum de seus colegas.

O deputado Tiririca tem todo o direito de ingressar na Comissão que lhe aprouver, dentro das vagas disponíveis de seu partido.

A perseguição da imprensa ao deputado Tiririca passa de qualquer limite. Se quiser atuar em prol da cultura, em defesa dos circos, como prometeu após sua vitória, o deputado está no lugar certo.

A Globo pretende constranger a atuação de um deputado federal, eleito com mais de um milhão de votos. Novidade nenhuma para quem fez isto até com um Presidente da República.

Para o PIG, Tiririca não passa de um “mero analfabeto” que nunca será um “verdadeiro deputado”. Eles teimam em repetir: “analfabeto, analfabeto”.

Isto que a Globo e parte da imprensa está fazendo tem nome: “bullying” ou violência psicológica.

O caso é de desrespeito com a democracia, com o deputado Tiririca, os eleitores e ainda os verdadeiramente analfabetos, que são humilhados pela imprensa e tratados como se não tivessem saber algum.

A Globo, com toda a pose, nunca chegou sequer a entender as lições do mestre Paulo Freire. Por isso ela agride o deputado Tiririca.

Resta-nos então a pergunta: quem é o ignorante nesta história?

Do blog O Recôncavo

0 resposta

  1. Zelão diz: – A hipocrisia em defesa da ignorância

    Ser deputado federal é um fato inegável na vida do Palhaço Tiririca, e ser palhaço, talvez seja a sua principal vitória de vida.

    Porém, querer negar o seu “analfabetismo funcional” agora que se elegeu deputado federal, é uma hipocrisia maior talvez que aquela que o elegeu e deu-lhe o direito de assumir o cargo.

    Quando parece que; finalmente todos chegaram ao consenso de que a educação é o principal caminho a ser percorrido para tornar o Brasil, verdadeiramente, um país desenvolvido e socialmente justo, aplaudir a vitória do “analfabetismo,” é hipocrisia intelectual, que reforça o pensamento do carnavalesco Joãozinho Trinta: -“ Pobre gosta de luxo, quem gosta de lixo é intelectual frustrado.”

  2. Sinceramente discordo, não que esteja defendendo a Globo, ou atacando a Tiririca. Não que eu também ache que a solução dos problemas do Brasil só serão resolvidos com homens letrados e que somente sua inteligência vá mudar algo, a verdade é que sempre foi assim e o país é desorganizado como é. É verdade o que Tiririca falava “PIOR QUE TÁ NÃO FICA”, mas pode ficar sim pior gente. A pessoa têm pelo menos que saber o que está fazendo para está lá, e francamente eu acho que ele é um peixe fora d’água. Agora também tem uma coisa eu torço para que eu, a globo ou outros que critiquem o cara, estejamos errados, pois o que bem falta ali dentro é gente competente e que se interesse pelo bem comum, o povo, seja ele alfabetizado, doutor, phd, analfabeto ou qualquer coisa.

  3. Não acho que a indignação da Globo neste caso seja arrogância. Concordo com Zelão. Jamais haverá desenvolvimento sem educação e formação de valores éticos. A hipocrisia está que o analfabeto jamais fará parte das cobiçadas Comissões de Infra Estrutura ou Orçamento. Mas pode participar da educação que ninguém liga.

  4. essa é a tv da demagogia.
    a unica coisa que faz , é incentivar o errado.
    homosexualismo, adulterio e outras coisas degradantes.
    novelas hipócritas e de baixo nível.
    tenho dito.
    detesto globo.

  5. O problema não é o tiririca ser analfabeto e sim sua eleição e sua campanha, quando conseguiu ser exatamente o reflexo do estado em que a politica brasileira chegou. Ora, sem pena do tiririca (letra minuscula, sim), afinal de contas, enquanto ele está usufruindo das benesses de Brasilia, nós estamos discutindo o copo d’agua derramado.

  6. Para quem tem um mínimo de juízo na cabeça sabe que a votação de Tiririca foi mais para protestar do que para eleger um parlamentar que tenha discernimento e capacidade para saber o que é melhor para a cultura e educação.
    Foi mais do que provado que ele é um analfabeto funcional.
    Quem votou nele não conseguiu sacanear os políticos, mas os seus patrícios que não contam com um parlamento digno de orgulho. Tiririca participar da Comissão de Educação e Cultura ficou provado que o lugar certo dele é no parlamento.

  7. Concordo que a midia trata o deputado tiririca com chacota, mas isso não é privilégio da Globo, tb vi reportagens do mesmo assunto e com mesmo viés pejorativo na Record, Band e SBT. A hipocrisia é geral. Não vejo problema de um analfabeto ser deputado federal, até porque a essência da câmara dos deputados é representar o povo, e no Brasil são mais de 14 milhões de analfabetos, pessoas que são analfabetas por falta de oportunidade.
    Tiririca pode representar esse povo, carente, banguelo, analfabeto e nordestino que sempre sofre discriminação. O que devemos fazer é cobrar, não só dele, mas tambem dos outros 502 deputados, que são doutores, engenheiros, medicos… e que roubam o povo e fazem com que em pleno 2011 ainda coloquemos o analfabetismo em debate. Agir com preconceito só piora a situaçao.

  8. As pessoas esquecem da taxa de analfabetos que existem no Brasil e Tiririca está representando esses pobres que não tiveram o privilégio de frequentar uma escola particular para serem alfabelizados, já que as nossas escolas públicas não têm qualidade e os alunos como não podem ser reprovados, vão passando de ano sem sequer saber ler….Quem sabe o Tiririca possa ajudar a reverter a situação, já que os nobres deputados “estudados” não conseguiram, porque justamente sendo seus eleitores desinformados são facilmente manipulados e o elegem vendendo seu voto??

  9. Não defendo a Globo,nem Tirica, só acho que como professora formada, e concluindo o curso de Mestrado na área de Educação.Acho que Tirica por ser analfabeto, não deveria fazer parte dessa Comissão. Me pergunto apesar da quantidade de votos, qual foi a contribuição dele na Educação e na Cultura?

  10. HOJE PARA SER PORTEIRO DE UM PRÉDIO EXIGE-SE ESCOLARIDADE, ENTÃO PARA REPRESENTAR O POVO E O PAÍS NÃO PRECISA ESCOLARIDADE, ENTÃO VIVA A “ESCULHAMBAÇÃO”.

  11. Caro Adriano.Concordo quando vc diz que ” a pessoa tem que pelo menos saber o que está fazendo lá…”. Basta ver o que Agripino Maia,Alvaro Dias, Sarney, entre outros fazem. O Problema da Globo, da Veja, da Folha de São Paulo etc, é que eles não suportam ver nordestino subir na vida. Basta lembrar o que o Lula sofreu com este pessoal. Basta lembrar da última campanha para presidente. Sou a favor da democracia, entretanto,entendo porque Hugo Chaves fechou alguns canais de comunicação na Venezuela. No Brasil, a imprensa se porta como dona da verdade, e no direito de perseguir e enfiar goela abaixo dos eleitores, os seus candidatos. Força Tiririca. Fora Globo, Veja e outras.

  12. …”e viva a esculhambação!” Não gosto da Globo, pois como formadora mor de opinião no Brasil, dá péssimos exemplos aos menos informados, que é eleger o candidato que mais se aproxima da elite conservadora. Apenas quero reforçar a opinião de alguém aí em cima que lembra provas e testes aplicados para avaliar o candidato ao cargo de porteiro, mas os políticos, pessoas que vão lidar com os complicados destinos deste gigante Brasil,não precisam de avaliação ética, moral, nem intelectual. E qualquer contrariedade, tem logo a lei a favor deles, pois as leis são feitas por eles para acobertar os próprios crimes.

    Por favor, não vamos comparar o conhecimento e a disposição do Lula a respeito dos problemas brasileiros. Penso que o conhecimento do Lula deve ser transformado em livro para que os mais leigos tenham acesso, já que os “inteligentes” (Alckimim,Serra, e outros da laia)não conseguem apreender tantas minucias, muito menos explicitar o mínimo que o Lula sabe.

    Outra coisa, a tão propalada liberdade de imprensa é agredida a toda hora quando alguém menos simpático usa o direito de expressão. Ora, o Bonner pode até ser preconceituoso, mas tem o livre direito de expressão, ou não? Acredito que o simples fato de alguém se melindrar com tudo e qualquer coisa já mostra sua condição de preconceito. Vamos aprender a avaliar melhor os fatos para não ficar defendendo questões bobas…

  13. Tiririca na Comissão de Educação e Cultura…os deputados estão adorando, pois ali servirá mais uma vez como marionete, massa de manobra, para fazerem o que bem entenderem.
    Ó pobre eleitor que o elegeu, provavelmente analfabeto funcional igual ao eleito…continuará sem oportunidade de ter uma boa educação. Impossível ficar insensível, imparcial diante dessa triste situação do Brasil.

  14. O artigo nos faz refletir sobre uma evidência: palhaço somos nós, brasileiros que labutam diuturnamente para bancar políticos espertalhões que usam os escorchantes impostos que pagamos para proveito próprio [veja o caso do ‘Ronaldinho do Lula’que de tratador de bichos no zoo de São Pualo gtransformou-se, após o pai subir a rampa do Planalto, em um dos mais bem sucedidos empresários brasileiros, com assento no grupo de acionistas da poderosa e intocavel Oi] e para bancar o populismo.
    Infelizmente a democracia, pela qual muitos dos que condenam essa corja lutaram e tiveram a dignidade de não exigir o ‘bolsa ditadura’, entre os quais me incluo [fui preso e acusado de terorrismo sem ter planejado, participado ou incentivado qualquer ato criminoso como fez a nossa dignissima presidente e, inocentado tratei de continuar estudando e trabalhando] nos obriga a conviver e respeitar esse tipo de opinião.
    Como essa gente, amiga dos Kadaffis, Hugo Chavez e Morales, são maioria, so nos resta trocer para que a verdadeira democracia,pela qual lutaram Ulisses Guimarães, Teotônio Vilela, Mário Covas e Tancredo Neves, entre outros homens públicos probos e honrados, seja restabelecida no país.
    Enquanto isso, continuaremos trabalhando e sendo chamados de ‘golpistas’ pelos amigos do Zé Dirceu e seus quarenta pupilos.

  15. Viva Sua Excelência, Deputado Tiririca! É um legítimo representante do povo brasileiro (com as devidas exceções). Está no lugar certo, visto que ali não reina, na maioria das vezes, SERIEDADE. Vamos sorrir, sambar, afinal, foi feita a VONTADE DO POVO!

  16. UM ANALFABETO(OU SEMI)FAZENDO PARTE DE COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA?? SE FOSSE PRA FAZER PARTE DE CIRCO ITINERANTE OU ALGO PARECIDO…GENTE,EDUCAÇÃO É COISA SÉRIA.DEVEMOS ACEITAR QUE O CARA NÃO SABE NEM LER DIREITO.

  17. Tiririca estar na Comissão de Educação não tem a menor importancia. É um fato periferico dentro da vergonha politica nacional. Sarney Presidente do Congresso e aliado fraterno de Lula é o grande escarnio. Tiririca é arraia miuda.

  18. Caro gloguista, já pensou se todos os deputados fossem igual a tiririca? Como seria e de que forma seria conduzido o futuro do nosso pais? Pois é pense bem na materia que escreveu pois vc está totalmente equivocado quanto a sua colocação diante da globo. Não seria o caso de fazer ele participar da comissão de assuntos aleatórios?

  19. “CONCORDO PLENAMENTE, AO INVÉS DE TÁ PEGANDO NO PÉ DO DEPUTADO Everardo (TIRIRICA) DEVERIA TÁ BOS MOSTRANDO QUE OBRAS NESSE PAÍS SÓ VAI ADIANTE COM A PARTICIPAÇÃO E COMANDO DOS AMIGOS DO Lula, MAS COMO OS COFRES DO BNDS, PETROBRAS, BANCO DO BRASIL, CAIXA E CORREIOS TÃO SEMPRE ABERTOS PARA A GRANDE MÍDIA ELES FICAM SOMENTE BATEBDO NA BOLA DA VEZ”

    VEJAM:

    o “Homem do Barba” que tinha acesso livre ao Palácio do Planalto “em qualquer tempo e qualquer circunstância
    ——————————————————————————————————————————

    Esse senhor (Homem do Barba) acima citado se chama José Carlos Bumlai. É um dos maiores pecuaristas do país, amigo do peito do ex-presidente Lula e especialista na arte de fazer dinheiro – inclusive em empreendimentos custeados com recursos públicos. Até o ano passado, ele tinha trânsito livre no Palácio do Planalto e gozava de um privilégio sonegado à maioria dos ministros: acesso irrestrito ao gabinete presidencial. Essa aproximação excepcional com o poder credenciou o pecuarista a realizar algumas missões oficiais importantes. Ele foi encarregado, por exemplo, de montar um consórcio de empresas para disputar o leilão de construção da hidrelétrica de Belo Monte, uma obra prioritária do governo federal, orçada em 25 bilhões de reais. Bumlai não só formou o consórcio – integrado pela Chesf e pelas empreiteiras Queiroz Galvão, Gaia e Contem, estas duas últimas ligadas ao Grupo Bertin, um gigante do setor de carnes – como venceu o leilão para construir aquela que será a terceira maior hidrelétrica do mundo. O homem das missões impossíveis.

  20. Incrivel que alguem defenda essa indicação.
    No fundo Tiririca na Comissão de Educação e Cultura é mais uma xacota que nossos deputados lamçam na cara do povo, por pura diversão e para monstrar que eles são os bam bam bam.
    A comissão de ética deverá ter o Paulo Maluf, na de Orçamento terá a participação de João Cunha, a de Esporte deveremos ter o Lucio Lima com seu “corpinho sarado”.
    AGORDA BRASILEIRO, ELES FAZEM TUDO DE ERRADO E AINDA GOZAM COM NOSSA CARA.

  21. Três rápidas ponderações:

    1. Como deputado federal, Tiririca seria mais útil criando um projeto para definir o piso salarial dos palhaços (os de circo, obviamente, porque os de Brasília já contam com um generoso teto equivalente ao de ministro do STF) no Brasil.
    2. A dita perseguição a Tiririca não é exclusividade da Globo. Outras emissoras, como a Record e o SBT, não deixam de questionar a presença do nordestino no Congresso.
    3. A pergunta certa seria “Quem é o PALHAÇO nesta história – Tiririca ou o eleitor abestalhado que vota em gente pior?”

  22. PELO AMOR DE DEUS, ATÉ ONDE VAI A BURRICE ESQUERDOPATA????????
    TIRIRICA NÃO PASSA DE UMA PIADA ELEITORAL DE MUITO MAL GOSTO POR SINAL!!!
    O JORNALISMO NÃO DEVE FICAR PRESO AO POLITICAMENTE CORRETO!!!!
    É MUITO RUIM PARA O BRASIL TER UM TIRIRICA DISCUTINDO A NOSSA EDUCAÇÃO!!!!
    MAS PIOR AINDA É TER NAS FACULDADES ESSE BANDO DE DELINQUENTES INTELECTUAIS COM CAMISAS DE CHE GUEVARA E GRITANDO: “VIVA CUBA”,”VIVA VENEZUELA” E “ABAIXO EUA”, COMO SE A DEMCRACIA AMERICANA FOSSE PIOR DO QUE ESSAS DITADURAS SANGUINARIAS.
    VEJAM EM SÃO PAULO O QUE ACONTECE, UM BANDO DE ALMOFADINHAS COM CAMISAS DE MARCA PEDINDO “SOCIALISMO ATRAVEZ DA GRATUIDADE DO TRANSPORTE PUBLICO”!!
    PERGUNTE QUAL DELES JA ANDOU DE ONIBUS E VERÃ QUE ELES SÃO OS BONS UTEIS UTILIZADOS PELOS MAUS E INUTEIS!!!
    VÃO SER SEMPRE OS CARAS PINTADAS PELA GLOBO E OS VERMELHOS CORADOS PELO PETISMO DE BUTECO!!!!!
    FORA TIRIRICA!!!!!!!!!!

  23. Discordo Plenamente… nao vou repetir oq as outras pessoas ja falaram! Mais so vou deixar claro pra o blogueiro que aki escreve , a palavra Bullying só pode ser utlizada quando aplicada dentro de um colegio! Nao existe Bullying fora do colegio , existe preconceito, e que na minha opniao nao houve nenhum! Pois é inadmissível que uma pessoa analfabeta faça parte da comiçao de educaçao e cultura! Por isso q e o nosso Brasil nao vai para frente!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *