Tempo de leitura: 2 minutos

Aos amigos desse blog, quero aqui relatar o ocorrido nessa manhã de segunda-feira (11). Ao sairmos  de nossa casa para trabalhar, eu e meu esposo, Pimentel, fomos para o ponto de ônibus para pegar um transporte alternativo que faz linha Itabuna-Buerarema.
Como não apareceu nenhum desses transportes que fazem lotação, e nós temos horário para trabalhar, nos dirigimos até o coletivo da Rota. Ao chegarmos à porta do ônibus, fomos abordados pelo motorista que falou que a empresa o orientou a nos cobrar passagem. Pimentel respondeu ao motorista que ele ficasse tranquilo.
Quando eu fui subir no coletivo, o motorista me segurou pelo braço pra que eu não entrasse. Perguntei se ele iria me impedir de entrar no carro. Ele me soltou e nós entramos, sentamos e ficamos esperando que todos os passageiros passassem, pois nós sempre viajamos na frente. Então, deixamos para pagar as nossas passagens quando o cobrador se desocupasse.
Nesse tempo, o motorista já acionava a garagem e a Polícia Militar. Quero aqui deixar claro que, em nenhum momento, nós dissemos que não iríamos pagar passagem, pois entendemos que enquanto não sair o resultado da ação na Justiça, iremos pagar a tarifa. E até estamos tentando evitar viajar nesses transportes da empresa para não haver nenhum tipo de desentendimento com motoristas e cobradores que  sempre fazem comentários e perguntas referentes ao processo judicial.
Continuando, fomos levados pra delegacia enquanto os outros passageiros seguiram em outro ônibus. Ao chegarmos lá, acompanhados pela PM, que cumpriu seu papel de forma muito respeitosa, inclusive nos auxiliando no deslocamento até o Complexo, fomos levados até o escrivão que anotou algumas informações e logo após anotou também as informações dadas pelo motorista da Rota. Ficamos algum tempo por lá, aguardando a delegada que, segundo o escrivão, não iria ouvir nenhuma das partes e acabou liberando todos os envolvidos.
Entendo aqui que há um certo despreparo por parte da polícia civil, pois entendo que a delegada deveria nos ouvir, até porque fomos levados e deixados lá num local que não nos é familiar. Ou seja, devido às nossas limitações, não são todos os locais que conseguimos nos locomover com facilidade.
Fica aqui minha indignação, pois nenhum passageiro é perguntado na entrada do ônibus se vai ou não pagar passagem, e pelo que entendo quem cobra passagem é o cobrador, e não motorista. Mas a Rota não perde por esperar. A empresa tem dinheiro e, nós, dignidade! Não estamos pedindo nada, simplesmente que seja cumprida a lei. Lei já regulamentada pela maioria dos estados brasileiros. Por fim quero lembrar que as linhas que estamos reivindicando são linhas de transportes semiurbanos.
Ana Lúcia da Hora é deficiente visual, pedagoga e cursa 8º semestre de psicologia.

0 resposta

  1. É… questão preocupante. Um problema que já passou da hora de ser solucionado esse.
    O engraçado é que muito se debate sobre as eleições do ano que vem – quem será e quem não será candidato. No entanto, mal se falam dessas questões tão importantes na sociedade, e que demandam soluções urgentes.

  2. AQUI DEIXO A MINHA INDIGNAÇÃO POR CONTA DO FATO QUE ACONTECEU.NÓS DEFICIENTE PRECISANDO NÓS UNE PRA QUEBRA ESSE PARADIGMA QUE DINHEIRO COMPRA TUDO.DEVEMOS CONFIAR NA JUSTIÇA BRASILEIRA, PESSOA A SOCIEDADE QUE NÓS AJUDA QUE ESTAMOS COBRAMOS UM DIREITO QUE É NOSSO.ESSES ÔNIBUS DA ROTA QUE A GENTE QUE TER DIREITO É SEME URBANO TEM TARIFA UNICA ELES SÃO IGUAL AS COLETIVOS MUNICIPAL.A GENTE SABE QUE DONO DA ROTA TRASPORTE ESTA SEGURANDO O PROJETO DE LEI QUE ESTA ENGAVETADO NA ASSEMBLEIA DA BAHIA.MAIS TENHO FÉ NO SENHOR QUE RONALDO CARLETO VAI CAIR POR TERRA AMÉM

  3. Isto é muito grave! Gravíssimo.Onde estão as autoridades deste Estado? O dono dessa empresa de ônibus foi preso no ano passado e até hoje não se fala mais em nada.Os deficientes passando por este tipo de constrangimento e nenhuma autoridade se manifesta! Onde estão os Homens desta Terra? Onde estão os senhores Deputdos,Vereadores,Governador Wagner,este tipo de coisa vai continuar acontecendo na BAHIA DE TODOS NÓS?

  4. bem isso é processo na empresa pelos constrangimentos a que foram submetidos, por calunia (foram acusados de utilizar o transporte sem pagar) e por discriminação.
    Mais importante calunia está no codigo penal, 6 meses a 2 anos de cadeia, mais multa. Injuria (ofensa contra a dignidade) são mais 1 a 6 meses de cana mais multa. Por se tratar de um deficiente o codigo penal acresce a pena em mais 3 a 12 meses ( 3º – Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou PORTADORA DE DEFICIENCIA.)
    Lembro ainda que as cadeiras da frente são preferenciais a algumas pessoas. MAS QUE NÃO SÃO PROIBIDAS (CASO VAGAS)A NINGUEM. Processe a empresa para ela aprender como se trata um ser humano. SE NÃO PROCESSAR E FICAR SO NA QUEIXA É POR QUE QUER Q O OCORRIDO SE REPITA COM VC E COM OUTRAS PESSOAS.

  5. Tudo isso é culpa do (des)governo estadual, que não providenciou coisa alguma para acabar com o monopólio no transporte intermunicipal aqui na Bahia, …!!!
    Uma região inteira sendo explorada por apenas uma empresa de ônibus , …!!!
    E ainda dizem que são do PARTIDO DOS TRABALHADORES, …?!?!?!
    Isso é 171, …!!!
    VERGONHA, …!!!

  6. Olá bom dia ,na minha opinião vcs deveriam aproveitar ,o transporte “gratuito ao que lhe prestaram ” e fazia logo uma denuncia e procurava a justiça pelo incomodo afinal de conta vcs perderam um dia de trabalho .nao pode passar batido esse tipo de coisa enquanto vcs passram por isso o dono da empresa so teve o trabalho de contabilizar seu lucro .
    fustiça neles .

  7. Deficientes nao sao incapazes, muitos deles trabalham, tem renda para pagar pelo transporte que usam assim como qualquer trabalhador o faz. Nao existe motivo para terem gratuidade.
    Deveriamos aqui perguntar porque carteiros, policiais, tem este “direito”de se deslocarem de graca quando o trabalhador mesmo desempregado tem que pagar.

  8. Quem dita o regra nos transportes coletivos, municipais e interestaduais, não é o Deputado Ronaldo Carleto, dono da Rota, e dos transportes coletivos.Com mão de ferro ele controla e manda na Agerba.Respeito e apoio o direito dos deficiente de ter a gratuidade do transportes coletivo municipal e interestadual, o caso dos deficiente visual está na justiça esperando decisão judicial.Já pensaram no engavetador de processos, se este processo esta tendo andamento ou engavetado?

  9. Isso é Itabuna uma terra onde as autoridades se calam ao poder da ROTA, todos os dias essa empresa transporta de forma irregular os estudantes da UESC ônibus super lotados, passamos pelos postos policiais e o que eles fazem sempre se omitem. Itabuna é a representação viva do “neocoronelismo” os Carletos mandam e desmandam nessa terra e nossos politicos e autoridades como sempre omissos e submissos ao poder. Vergonhoso !!!!

  10. Pessoal esse quadro de efetivação da Convenção da PcD pelo Brasil é irevessivel, alguns estados do Norte/Nordeste atraves dos gestores publicos, legisladores… insistem em manter a situação que há muito perdura, inclusive a Bahia …..conveniencia de grupos politicos e economicos mas acredito na queda dessa hegemonia perniciosa na sociedade..
    OS DIREITOS HUMANOS…. AÇÕES AFIRMATIVAS é a palavra de ordem!!! e fora disto os países serão prejudicados pela não implementação de politicas que atendam DH PcD… existem acordos Tratados internacionais… e os grupos vulneráveis podem fazer denuncias…
    Infelismente a Bahia em pleno seculo XXI continua como se estivess vivendo a MARVADEZA do passado, governada por grupos econimicos do passado que muito foi criticado e com razão!! Mas são os mesmos que decidem o destino das pessoas vulneráveis, as monorias etc mesmo que fere os PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS E DIREITOS HUMANOS… VULNERAVEIS.
    Vejam senhores a LEI QUE EM 2009 FOI CRIADA PELOS DEPUTADOS ESTADUAIS BAIANOS…. E SANCIONADADA PELO GOVERNADOR WAGNER… É OU NÃO É VIVER NA CONTRA MÃO DOS FATOS…????????
    LEI ESTADUAL DA BAHIA Nº 11.378, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2009
    Art. 24 – Somente poderão viajar sem o bilhete de passagem ou o cupom fiscal funcionários da empresa operadora que estejam em serviço e agentes do sistema em missão de supervisão ou fiscalização, desde que, em qualquer caso, estejam devidamente credenciados.
    § 1º – É vedada a prática de cortesias ou gratuidades de qualquer tipo, salvo as previstas em lei, sujeitando-se a empresa infratora às penalidades, incluindo o ressarcimento fiscal.
    § 2º – A lei que instituir a gratuidade total ou parcial indicará a forma de custeio.
    LAMENTÁVEL!!!!!
    O MUNDO INTEIRO ESTÁ CONCLAMANDO DIREITOS HUMANOS DA PESSOAS EXPOSTAS A VULNERABILIDADE… DIREITOS HUMANOS….!!!!! E A BAHIA????????? E SUAS INSTITUIÇÕES GRITAM: FORA DIREITOS HUMANOS!!!!!!! PARA QUE DEFICIENTE QUER DIREITOS HUMANOS!!!!!?????
    Angela

  11. Além das questões levantadas, dois aspectos devem ser considerados: qual o comportamento dos outros passageiros do ônibus? foram coniventes com a atitude do pobre coitado do motorista?Por que não se posicionaram acerca do fato?. Outra questão a considerar é o posicionamento dos donos da empresa. Creio que não seria necessário a lei dos homens para equacionar o impasse; a decisão de contribuir espiritual e socialmente deveria partir daqueles que são proprietário dos meieos de produção. Não temos 100% de domominio sobre o futuro. É da lei da natureza, causa e efeito, somos energia e atraímos o bem ou o mal de acordo com nossos pensamentos… temos filhos, irmãos, irmãs, pais, parentes e até mesmo nós a qualquer momento podemos nos encontrar diante de limitações fisicas e necessistando do auxilio do outro… a lei de atração, ação e reação não compõe o conjunto pertencente aos seres humanos. As doenças graves são resultado desse proceder. Por isso, pobres coitados. O futuro presente irá confirmaar isto. Minha solidariedade ao casal em questão.

  12. Neste país, “direitos humanos” só existem para os infratores da lei, basta analisarmos as últimas leis sancionadas. É vergonhoso e lamentável que esta situação tenha chegado onde chegou. Vemos cair por terra sonhos e lutas de pessoas que a duras penas conseguem um lugar ao sol, só quem convive sabe o que a pessoa com deficiencia ao longo de sua vida sofre para ser reconhecida como “gente”. Vejam o tamanho da insensatez destes empresários, negam um direito constituido, calam a boca da impresa, burlam a lei e ainda fazem propaganda enganosa. Gostaria apenas de lembra-los que deficiencia não existe apenas para os que nascem com ela, e sim que podem ser adquiridas, mas como todo ser humano, só dá valor aquilo que sente na pele precisamos aguardar para vê… Essa deve ser uma luta de todos nós.

  13. O que acontece é que a lei nº 11378, está se referindo ao transporte intermunicipal. E o que nós estamos exigindo que a Rota Transportes cumpra, é o direito adiquerido por lei federal, é do transporte semi urbano que a referida empresa faz nas linhas: Itabuna/Buerarema, Itabuna/Ilhéus, Itabuna/Itapé, Itabuna/Itajuipe, Itabuna/Salobrinho e Itabuna/Barro Preto. A Rota finge não compreender esta situação. Para que estas sitadas linhas se transformassem em linhas semi urbanas, fez-se necessário que estes ônibus fossem equiparados ao transporte urbano. Sendo assim, a empresa será obrigada a conceder as gratuidades vigentes as pessoas com deficiências e e o estatuto do idoso.

  14. Resultado da omissão da sociedade. Temos visto dezenas de acontecimentos parecidos, e a sociedade? E os homens de bem? Será que ainda existem? Nos transformamos numa sociedade egista, preconceituosa e hipócrita.

  15. é facil de resolver,no dia da proxima eleição,não sairemos de casa para votação,pagamos a misera multa de 3,00 e esses filhos da peste vão comer na p…..,so assim essa ruma de ladrões irão aprender

  16. Olha, não conheço esse casal pessoalmente mas, há algum tempo ouço falar deles. Eles vieram para mudar a região, antes víamos deficientes a pedirem esmolas, agora o que vemos são deficientes querendo estudar, trabalhar, querendo ser aceitos na sociedade. Essa empresa não conhece o que é RESPEITO. Esses deficientes não merecem passar pelo constrangimento o e umilhação que essa empresa medíocre vem fazendo com eles. Vamos região, vamos abraçar essa causa, vamos apoiar essas pessoas queapesar de suas limitações, têm muito a nos ensinar.A Rota tem dinheiro, mas somos nós quem a sustentamos! Sem o nosso dinheiro, ela não é NADA! Vou mobilizar a UESC, vamos acordar essa região! Os deficientes visuais vieram pra fazer a diferença, cabe a nós aprendermos com eles, pois se ficarmos na escuridão, não seremos capazes de fazer nada, enquanto eles vêm dando show de conhecimentos. Os manda-chuvas da Rota pensam que não irão ficar velhos, ou que estão imune a adquirir uma deficiência, são imortais. Vamos casal! Continuem a lutar! Vou dá um jeito de entrar em contato com vocês e vamos colocar a Rota no lugar dela.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *