Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma inquietação recorrente volta a tomar conta do Palácio Paranaguá, sede do governo ilheense. Nas últimas conversas que teve com auxiliares diretos, o prefeito Newton Lima (PSB) novamente deu a impressão de que quer jogar tudo pro alto, entregar o cargo ao vice e livrar-se das incumbências para as quais ele nunca teve o menor traquejo.
Quem acompanha o prefeito diz que ele anda tristonho, murmurante e desanimado. Razão não lhe falta para tanto, porém é improvável que o homem abra mão da cocada.
Em torno de Newton Lima, orbita uma corte que tem motivos de sobra para agarrar-se ao poder. Alguns chegam a guardar razões verdadeiramente “inconfessáveis” e, em nome delas, essa turma tem convencido o prefeito a ficar sentado na cadeira.
Quem também não deseja a renúncia é a oposição, por medo de ver o jogo embaralhado como ficou em 2007, quando Valderico foi cassado e o vice (Newton!) acabou virando prefeito no meio da bagunça. Agora, o vice é Marão, que poderá ser altamente beneficiado  caso o prefeito peça o boné.

0 resposta

  1. Seu Pimenta você foi feliz no comentário. Realmente Newton vai ficar só com dezenas de processos para responder (todas suas contas foram rejeitadas pelo TCM). Mas a essa altura, já tem como pagar honorários advocatícios. Há, entretanto, uma pequena diferença hoje. Newton rompeu com Valderico que sofria com denuncias de corrupção e foi cassado. Já Mario Alexandre (Marão), o vice-prefeito, se aceitar um acordo para substituir Newton, que também tem varias denuncias de corrupção envolvendo secretários e a Controladoria Municipal, não terá o mesmo sucesso. O povo no mínimo espera por mudança total da administração e uma auditoria para dimensionar o tamanho do rombo nos cofres do município.

  2. Recuso-me acreditar. Isso não é do feitio ou carater do prefeito. Ele sempre se mostrou uma pessoa responsável e compromissada. Não acredito que ele vá lançar tantos afilhados, parentes, amigos, aderentes, futuro genro e ate o Carlinhos Freitas, Supper Secretário, à orfandade e desasistência.
    Não acredito que ele vá abandonar seus parceiros sem que antes eles já tenham construido um meio de vida, um pezinho de meia. Newton é fiel aos seus. Vai renunciar não. Por agora ainda não.
    Já imaginou todos esses exonerados adentrando o mercado informal e ocupando as já lotadíssimas ruas de Ilhéus com seus carrinhos de mão e tabuleiros vendendo CDs e DVDs Piratas, frutas, doces caseiros, capetas e corotes, bujingangas do Paraguai? Será o caos nas nossas ruas. Tem pena dos órfãos dos cargos de confiança! Saia não Newton! Diga ao povo que fica!!! Fica vai!

  3. Seria uma maravilha se Newton renunciasse mas acho difícil ele fazer isso pq a mamata acaba pra muitos apesar de (acredito) que todos já estarem MUITO bem de vida.
    E se ele nos desse essa graça de renunciar quem é doido de repetir a mesma dose anterior? Eu sou uma a não dá meu voto a Mario. Quero alguém novo em nosso governo chega de mesmice que só faz detonar com Ilhéus e que por outro lado os bolsos andam….

  4. Seu pimenta,
    O prefeito Newton já vai tarde,o feijão com arroz já azedou, se fosse no ano passado hoje já faria um ano, somente assim a nossa cidade toma forma e sai deste marasmo em que se encontra, pena é que vai continunar como estar porque esta equipe que está pouco vai mudar.

  5. Zelão diz: – Pelo sim e pelo não…
    Se o prefeito Newton Lima vai mesmo a renunciar ao mandato, a discussão ou preocupação do povo de Ilhéus, não deve se voltar para questões menores, como a “vingança” contra os que fazem parte do atual governo.
    Se Newton renunciar, será uma decisão de forum íntimo. Aos homens e mulheres que têm a responsabilidade de pensar o futuro de Ilhéus, cabe pensar só nos interêsses pessoais, mas pensar no coletivo. Mesquinharias e fruticas já se mostraram incapazes de proporcionar a Ilhéus e ao seu povo, aquilo que Ilhéus espera dos seus dirigentes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *