Uma inquietação recorrente volta a tomar conta do Palácio Paranaguá, sede do governo ilheense. Nas últimas conversas que teve com auxiliares diretos, o prefeito Newton Lima (PSB) novamente deu a impressão de que quer jogar tudo pro alto, entregar o cargo ao vice e livrar-se das incumbências para as quais ele nunca teve o menor traquejo.
Quem acompanha o prefeito diz que ele anda tristonho, murmurante e desanimado. Razão não lhe falta para tanto, porém é improvável que o homem abra mão da cocada.
Em torno de Newton Lima, orbita uma corte que tem motivos de sobra para agarrar-se ao poder. Alguns chegam a guardar razões verdadeiramente “inconfessáveis” e, em nome delas, essa turma tem convencido o prefeito a ficar sentado na cadeira.
Quem também não deseja a renúncia é a oposição, por medo de ver o jogo embaralhado como ficou em 2007, quando Valderico foi cassado e o vice (Newton!) acabou virando prefeito no meio da bagunça. Agora, o vice é Marão, que poderá ser altamente beneficiado caso o prefeito peça o boné.
Resposta de 0
Tchau!!! Demorou. Já vai tarde.
Seu Pimenta você foi feliz no comentário. Realmente Newton vai ficar só com dezenas de processos para responder (todas suas contas foram rejeitadas pelo TCM). Mas a essa altura, já tem como pagar honorários advocatícios. Há, entretanto, uma pequena diferença hoje. Newton rompeu com Valderico que sofria com denuncias de corrupção e foi cassado. Já Mario Alexandre (Marão), o vice-prefeito, se aceitar um acordo para substituir Newton, que também tem varias denuncias de corrupção envolvendo secretários e a Controladoria Municipal, não terá o mesmo sucesso. O povo no mínimo espera por mudança total da administração e uma auditoria para dimensionar o tamanho do rombo nos cofres do município.
Recuso-me acreditar. Isso não é do feitio ou carater do prefeito. Ele sempre se mostrou uma pessoa responsável e compromissada. Não acredito que ele vá lançar tantos afilhados, parentes, amigos, aderentes, futuro genro e ate o Carlinhos Freitas, Supper Secretário, à orfandade e desasistência.
Não acredito que ele vá abandonar seus parceiros sem que antes eles já tenham construido um meio de vida, um pezinho de meia. Newton é fiel aos seus. Vai renunciar não. Por agora ainda não.
Já imaginou todos esses exonerados adentrando o mercado informal e ocupando as já lotadíssimas ruas de Ilhéus com seus carrinhos de mão e tabuleiros vendendo CDs e DVDs Piratas, frutas, doces caseiros, capetas e corotes, bujingangas do Paraguai? Será o caos nas nossas ruas. Tem pena dos órfãos dos cargos de confiança! Saia não Newton! Diga ao povo que fica!!! Fica vai!
Newton, o mínimo que você pode ainda fazer nessa sua vida é renunciar.
Triste fim para Ilheus, teremos um vice ocupando o mandato ate Junho, depois assume o presidente da Camara Dinho do Gas.
Seria uma maravilha se Newton renunciasse mas acho difícil ele fazer isso pq a mamata acaba pra muitos apesar de (acredito) que todos já estarem MUITO bem de vida.
E se ele nos desse essa graça de renunciar quem é doido de repetir a mesma dose anterior? Eu sou uma a não dá meu voto a Mario. Quero alguém novo em nosso governo chega de mesmice que só faz detonar com Ilhéus e que por outro lado os bolsos andam….
Essa sorte Ilhéus não tem, dêsse incompetente e “sabido” deixar o poder e seus apadrinhados desempregados. Pobre Ilhéus.
Seu pimenta,
O prefeito Newton já vai tarde,o feijão com arroz já azedou, se fosse no ano passado hoje já faria um ano, somente assim a nossa cidade toma forma e sai deste marasmo em que se encontra, pena é que vai continunar como estar porque esta equipe que está pouco vai mudar.
Zelão diz: – Pelo sim e pelo não…
Se o prefeito Newton Lima vai mesmo a renunciar ao mandato, a discussão ou preocupação do povo de Ilhéus, não deve se voltar para questões menores, como a “vingança” contra os que fazem parte do atual governo.
Se Newton renunciar, será uma decisão de forum íntimo. Aos homens e mulheres que têm a responsabilidade de pensar o futuro de Ilhéus, cabe pensar só nos interêsses pessoais, mas pensar no coletivo. Mesquinharias e fruticas já se mostraram incapazes de proporcionar a Ilhéus e ao seu povo, aquilo que Ilhéus espera dos seus dirigentes.