Tempo de leitura: < 1 minuto

Potencial do turismo ilheense é grande, mas faltam informação e planejamento
Cidade tem belas paisagens, mas faltam informação e planejamento

Um levantamento inédito será feito em Ilhéus a partir do dia 29, quando dez pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) entram em campo para “passar um raio X” no turismo local. Trata-se do Inventário Turístico, a primeira ação do Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (PDTS).
Fruto de parceria da Uesc com a Bahia Mineração (Bamin), a pesquisa engloba as instalações do setor de hotelaria, restaurantes e serviços como um todo, inclusive educação e saúde, além das condições das ruas, saneamento, situação ambiental, entre outros aspectos.
“O objetivo é ter informações consistentes que apontem caminhos para tornar o turismo ilheense mais forte e sustentável”, segundo explica o professor Gustavo da Cruz, um dos coordenadores do inventário. O professor é doutor em Turismo e Sustentabilidade pela Universidade de Las Palmas (Espanha).
Empresários do setor têm boas expectativas  quanto à formação desse banco de dados. Para o presidente da Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Ricardo Myiazato, o inventário deverá resolver um antigo problema do setor, que é a falta dados confiáveis para desenvolver estratégias. “Faltam informações consolidadas e de credibilidade, o que acaba gerando muito achismo”, afirma Myiazato.
A pesquisa será iniciada pela área central da cidade e a conclusão está prevista para o mês de outubro. Depois de Ilhéus, o inventário será realizado em Serra Grande e Itacaré.

0 resposta

  1. O TURISMO EM ILHÉUS É MUITO FRACO PQ O ILHEENSE Ñ SABE RECEBER O TURISTA, VEJO A CIDADE DE ILHEUS MUITO LONGE DE SER UMA CIDADE TURISTICA, O TURISTA QUANDO CHEGA EM ILHEUS SAI DECEPCIONADO.

  2. Enquanto Ilhéus não tiver homens públicos competentes e interessados no bem estar de toda a coletividade, incluindo visitantes, os projetos surgirão natimortos.
    É uma lástima que uma cidade tão interessante, com história e belezas naturais encantadoras seja tão maltratada pela incúria desses Jecas Tatu que só qpensam no própio pé de meia.
    Eles merecem todo o insulto do mundo e um pouco mais.

  3. Uma ótima iniciativa, que poderia ser completada com um Anuário Estatístico da cidade, a exemplo do que já foi feito em Itabuna, e continuará, anualmente, sendo atualizado, …!!!
    Basta eles solicitarem. A UESC está aí para isso, ..!!!
    Vamos aguardar, …!!!

  4. Sem infra estrutura, sem capacitação, sem poder municipal estruturado,com períodos sazonais, sem atração de turistas estrangeiros e de alto padrão e sem incentivo as iniciativas privadas, Ilhéus larga atrás de muitos destinos no estado. Todos tem que fazer sua parte e se esforçar para conquistar a sustentabilidade turísticas.

  5. Por falar em Ilhéus, esses dias eu passei por lá de carro, ainda no início do mês, e entrei, no Atacadão e na Makro, …, ambos estavam às moscas. Nem taxis havia na praça, …!!!
    É o que dá escolher mal uma área para colocar o negócio, pois o grande público, que anda de ônibus, está tendo o acesso dificultado em função de brigas imbecis, por motivos torpes, na área dos transportes coletivos (as autoridades obedecendo aos caprichos da péssima empresa, a Rota), …!!!
    Do jeito que vai, daqui a algum tempo, Ilhéus ficará com uma área novamente inerte, com dois galpões abandonados, …!!!
    Tanto no turismo, quanto no comércio, na indústria e na prestação de serviços, é necessário planejamento, caso contrário, …?!?!?!
    Eu já estou imaginando o novo aeroporto, se é que será mesmo construído, no meio do nada, …!!!
    Incrível que numa região extremamente pobre, algumas coisas são feitas, construídas, apenas para quem tem carro, …!!!
    São as “cabeças pensantes” que nós temos, …!!!
    A maior prova disso foi o post do movimento para salvar o Porto do Malhado não ter ganho um comentário sequer, …!!!
    Abram os olhos, POVO GABRIELA, capicongos, …!!!

  6. Nossas prais estão cada vez mais sujas,tem criar algum projeto, para que haja uma fiscalização. Temos que prezevar as nossas lindas praias.

  7. De nada adianta fazer pesquisas e mais pesquisa se nos bares e restaurantes a Vigilância Sanitária não vigia nada e os banheiros e mictórios continuam imundos ( com raras exceções ),o lixo impera em todo canto, os crackeiros assediando os turistas, os garçons mal vestidos e mal educados ( com exceções)..em fim: é a treva!

  8. Eu discordo totalmente do comentarista, Sr. J. Reis, …!!!
    As pesquisas apontam, indicam, onde devem ser feitas as mudanças, as inervenções, onde devem investir para mudar, melhorer, para se ter um direcionamento, e não dar “tiro no escuro”, …!!!
    Agora, outra coisa é, de posse dos resultados, ignorar os fatos, negligenciar as atitudes a serem tomadas, …, deixar tudo exatamente como está, …!!!
    No meu entendimento, São duas coisas totalmente distintas, …!!!
    “ENTENDE”, …?!?!?!

  9. Jaime Lerner ex-prefeito de Curitiba disse certa vez que uma cidade só é boa para o turista se ela for boa para o seu cidadão. Concordo com a afirmativa e acho que está na hora dessa região despertar desse sono eterno e se livrar de vez do complexo de Gabriela. É necessário planejar as cidades, não há mais espaço para amadorismo. A cidade precisa estar preparada não só para receber bem, mas, para atender bem com ruas e praças bem conservadas e limpas, seus locais históricos preservados, seu povo atento e educado, hospitais em perfeito funcionamento, serviço de transporte adequado e segurança pública.
    Mas, infelizmente as nossas cidades não estão preparadas, pois ainda convivemos com problemas do início do século passado, buracos, lixo nas ruas, esgotos a céu aberto e problemas crônicos na saúde.
    É de bom alvitre o trabalho que se inicia com os professores da UESC, espero que o poder público possa utilizar de forma adequada essa importante ferramenta e que a sociedade de posse desse resultado possa também fazer a sua parte cobrando dos governantes mais atitude e espírito público, caso contrário não nos livraremos desse complexo de Gabriela que tanto nos persegue.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *