Tempo de leitura: 2 minutos

O vocalista do grupo de samba carioca Revelação, Xande de Pilares, concedeu entrevista ao PIMENTA e falou do show na AABB e, claro, de música. Ontem, o grupo se apresentou em Itabuna e reuniu cerca de 5 mil pessoas, segundo a polícia militar.
Xande abordou um tema polêmico, o projeto de lei da deputada estadual baiana Luiza Maia (PT) contra a baixaria na música, impedindo órgãos públicos de contratarem atrações que executam canções com letras que estimulem ou façam menção ao preconceito ou à violência, por exemplo.
Ele se posiciona contra. “Cada um quer mandar a mensagem da sua forma. O músico tem que ter liberdade de expressão”. Xande lembra canções clássicas da MPB que, fazendo uma leitura bem própria, poderiam assumir a conotação mencionada no texto do projeto, a exemplo de Geni e o zepelim.
O vocalista do grupo que ganhou o Brasil cantando samba partido-alto ainda agradeceu ao público pela resposta logo “de cara”. “Já na primeira música, Pai, que é a nossa canção de trabalho, o público foi quem cantou as primeiras frases. Estamos muito felizes, particularmente em Itabuna, onde vimos pela primeira vez”.
Xande também abordou um tema caro ao samba: o boicote da mídia. Para ele, houve uma mudança significativa nas duas últimas décadas, quando o samba passou a ser tocado com maior densidade também nas rádios FMs. “Houve época em que [o samba] nem tocava nas rádios ou em outros lugares, porque a polícia prendia. A gente já conseguiu uma vitória bem grande”.

Show do grupo Revelação lotou a área livre da AABB-Itabuna (Foto Pimenta).

0 resposta

  1. Pagar com dinheiro público certo tipo de banda é muita esculhambação. Com dinheiro do povo se paga a quem faz arte e cultura. Manda esses bostas irem ralar a tcheca no asfalto!

  2. concordo duplamente mestre bimba e digo mais! quer fazer musica ambigua, com duplos sentidos toscos e ofensivos, continue fazendo, só n toca em festa patrocinada por orgão publico, ngm ta ceifando o direito de fazer essas coisas, que comercialmente chamam de musica, só ta ceifando dinheiro publico mal gasto, existem MUITOS outros artistas que cobram até mais barato e fazem musica com o decuplo de qualidade…

  3. Esse pessoal do PT e o resto de sua esquerda enganosa não tem é o que fazer, quando o ditador do Irã esteve em Brasília não vi nenhuma comitiva feminista ou qualquer tipo de ONG protestando contra os enforcamentos e apedrejamentos de mulheres e o mais cruel de todos os crimes, me refiro as “SATÂNICAS EXTIRPAÇÕS DE CLÍTORIS” meninas iranianas, algumas dessas parlamentares com a cara mais cínica disseram na época que essas monstruosidades eram apenas e somente questões culturais e que o governo brasileiro não deveria criticar em nomne da boa amizade, o resto é conversa mole pra boi dormir.

  4. Uma coisa é liberdade de expressão, outra é libertinagem, esculhambação e vulgarização de uma pretensa “cultura musical” dos infernos. O pior de tudo é que todos esses “artistas” vivem atrás do suado dinheiro dos impostos do sacrificado povo brasileiro que trabalha e dá um duro danado na esperança de dias melhores.

  5. Se eles nao fossem bons vces que criticam seriam famosos e eles iguais a vces anonomos e recalcados…È um grupo de samba raiz que conviveram com Beth carvalho,Arlindo cruz,Zeca pagodinho,Almir guineto,e outros cantores que sao conciderados grandes nomes respeitados do samba no pais…Xande de pilares nasceu e se criou vivendo samba.Quem achou o show ruim reclamem com a producao do show nao dos cantores, que se fazem sucesso ate no exterior nao vai ser aqui que vao deixar a desejar…

  6. Quem está ameaçando a liberdade de expressão desse cara!?
    Ele pode continuar escrevendo e cantando o que quiser! No entanto, o dinheiro público não pagará essas baboseiras.
    O cara fez uma citação infeliz. Geni e o Zepelim enaltece a mulher e não o contrário. Criticando a inversão de valores que permeia a sociedade hipócrita, Chico cria uma protistuta-heroína que salva toda uma cidade e sua população da crueldade de um invasor.
    A letra de Chico esculhamba com todas as autoridades, do prefeito ao vigário, e realça os valores da mulher que é personagem de seu poema.

  7. O musico realmente tem que ter liberdade, mas as pessoas e principalmente as mulheres merecem respeito. Isso que andam catando não podemos denominar de musica, musica é coisa diferente.

  8. Concordo com o Mestre Bimba… Esse maluco é doido. Geni e o Zepelim não estimula preconceito, não sugere violência. É exatamente o contrário. O cara ouviu só o “joga pedra na Geni” e não compreendeu o contexto, a fantástica metáfora criada por Chico justamente para criticar uma sociedade hipócrita, preconceituosa,, interesseira e que não cultiva valores nobres. Se esse Xande ouvisse a música (e entendesse, naturalmente), não faria uma comparação descabida como essa. Taí uma boa análise para Ousarme.

  9. TEM DE BARRAR MESMO. TÁ UMA PUTARIA, UMA SAFADEZA. Não quero ver dinheiro meu financiando DROGAS. Uma droga essas músicas.
    Esse aí sempre vai ter cara de ajudante de pedreiro.
    Artistas, MÚSICA sim, mas o que passa hoje, deus do céu, é uma mediocridade.
    Tem de barrar mesmo.
    EU APOIO O PROJETO DA DEPUTADA.
    Vejam vem que todos esses mediocres, esses merdas QUE SE DIZEM MÚSICOS, ARTISTAS, tem cara de ajudante de pedreiro.

  10. Acho que houve um equivoco do musico ao citar a música de Chico Buarque… Para bom entendedor a musica tem foco na hipocrisia da sociedade não na mulher… Quer comparar “Geni e o Zeppelin” com “tapa na cara mamãe?” Sacanagem dele…
    Jornalista do Jornal Tribuna da Região- Ubaitaba-Ba

  11. O Estado realiza investimentos, “gastos” na educação e os imbecis acham que este mesmo Estado deva investir nestas bandas, em pseudos artistas que tocam porcarias contra a dignidade humana. É a mesma coisa de incentivar o consumo de drogas. Ë um enorme contra-senso investir em Educacão e na DESEDUCAÇÃO ao mesmo tempo…. Deveríamos ter um Estado de Direito Pragmático, e não tão democrático em questões óbvias. Baixa um decreto-lei e pronto… calaremos a boca desta cambada de idiotas-imbecis!! VAMOS APROVAR ESTE PROJETO !!!

  12. Esse aí nem sabe o que está falando… Só sabe essas besteiras fáceis de dizer. Pra quem não tem ética, vale tudo por dinheiro. Ele só sabe fazer isso, mesmo… Só não pode é o governo ficar comprando mercadria de última com nosso dinheiro para esse bobésimo sair por aí espalhando aberração.

  13. Quando è que o Revelação vem à Italia, especialmente em Roma… alguem sabe dizer??? Ta todo mundo aqui esperando e nunca vieram… poxa… se alguem souber me avisem… abração em todos e obrigada

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *