Tempo de leitura: < 1 minuto

 

Rio Cachoeira é destino de quase todo o esgoto produzido pelos itabunenses e morre um pouco a cada dia

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) de Itabuna promove, na próxima terça-feira, 06, a partir das 19 horas,  no auditório da FTC, o seminário “Em Debate o Saneamento Básico”. O evento se propõe a discutir a situação do abastecimento de água, do destino do esgoto e dos resíduos sólidos no município.
De acordo com o conselho, esses temas serão debatidos à luz da lei 11.445/07, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Estão previstas as participações de especialistas em meio ambiente e na legislação específica sobre a matéria, além do Ministério Público. Um dos painéis irá demonstrar a relação existente entre saneamento e a saúde da comunidade.

Resposta de 0

  1. Deus queira que seja realmente um projeto com a mera intenção de salvar o rio, que está agonizando há alguns anos.
    Aí vai uma pergunta: O percentual ( taxa de esgoto)que nós moradores pagamos sobre o consumo de água todos os meses, onde está? Será que esse valor arreacadado não contribuiria em grande parte da a revitalização do rio?

  2. A Emasa não tem condição estrutural de regularizar e insvestir em saneamento básico no município. Tratamento de esgoto é caro, depende de muito dinheiro. Por exemplo, para que Itabuna pudesse ter ao menos o mesmo percentual de tratamento de Ilhéus teria que insvestir cerca de 100 milhões de reais. A Emasa não tem um plano de longo prazo e é muito vunerável a mudanças políticas, o ideal seria a Embasa assumir o sistema.

  3. Tomara que dêem logo um jeito neste pútrido Rio Cachoeira, pois o pior de tudo é que toda esta M vem bater aqui em Ilhéus, poluindo nossas praias e elevando os índices de doenças da nossa população.
    Ilhéense

  4. indiguinada, me desculpe mas o conselho e nada é a mesma coisa pois o mesmo ja fez e faz varia reunioes palestra e que nunca saiu do nada, só a fotos nos jornais com direito a belas poses e o rio cachoeira continua sujo.se for ao contrario que prove, como, eu nao sei

  5. indiguinada, me desculpe mas o conselho e nada é a mesma coisa pois o mesmo ja fez e faz varia reunioes palestra e que nunca saiu do nada, só a fotos nos jornais com direito a belas poses e o rio cachoeira continua sujo.se for ao contrario que prove, como, eu nao sei

  6. Mas não querem resolver, esta é a verdade. Em conversa com um empresário aqui de Itabuna que entende do ramo limpeza, ouvi o seguinte: “Tenho como deixar este rio totalmente recuperado mas sei que não é do interesse da política desta cidade” muito triste ouvir isto e mais triste é saber que ele foi sincero ao dizer isto. Que pena! A cidade está jogada as traças.

  7. Esse Rio Cachoeira é um retado!
    Antes ele dava o de comer para pescadores, areeiros, lavadeiras, aguadeiros e afins. Hoje ele é a razão de ser e bem sustenta ONGs, Institutos, Fundações, ambientalistas, mestres e doutores.
    Por Ele sempre são promovidos encontros, debates, simpósios, palestras e outros sinônimos. Nessas reuniões, fora gordos salários e “pró-labores” o Rio Cachoeira diretamente é responsável por muitos serviços em hotéis, jantares, buffets e “básicas” mordomias.
    Então, financeiramente não é melhor deixar esse tal de Rio Cachoeira assim? Ele hoje não gera mais recursos? Onde já se viu?! Salvar Rio…

  8. -SR. PIMENTA, FAÇO UMA CORREÇÃO NO SEU TÍTULO DA MATÉRIA FOTOGRAFICA, ONDE DIZ QUE “QUASE” TODO ESGOTO É JOGADO NO RIO CACHOEIRA. DIGO QUE, 100% DO ESGOTO DOMÉSTICO E INDUSTRIAL É JOGADO NO RIO CACHOEIRA (EXECETO O DA NESTLÉ,ELA FAZ O TRATAMENTO POR CONTA PRÓPRIA).
    -EM RECENTE ENTREVISTA NA RADIO NACIONAL NO PROGRAMA DE JOEL FILHO ÁS 12HS, O ATUAL PRESIDENTE DA EMASA SR. GERALDO BRIGILIA, DISSE QUE NA SUA GESTÃO PASSADA ITABUNA TINHA 15% DO ESGOTO TRATADO, MAS HOJE ELE ENCONTROU AS POUCAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO TOTALMENTE DESATIVADAS, OU SEJA ELE CONFIRMOU EM ALTO E BOM TOM, QUE TODO O ESGOTO É JOGADO INATURA NO RIO CACHOEIRA. PORTANTO CARO AMIGO, O NOSSO RIO QUE TANTO ALIMENTOU FAMÍLIAS DE PESCADORES E LAVADEIRAS, ESTÁ TOTALMENTE MORTO E EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO, E SE DEPENDER DO PREFETÍ QUE AÍ ESTÁ OU O QUE VIRÁ, SÓ VAI NOS RESTAR ANDAR COM MASCARÁS OU MUDAR DE CIDADE, SE QUISERMOS TER QUALIDADE DE VIDA.

  9. Percebo que muita gente ainda não sabe que Itabuna sozinha jamais poderá resolver o problema do Rio Cachoeira. Somos sabedores que este rio cruza nada menos que 12 (doze) municipios, portanto, não será o trabalho isolado de nossa cidade que resolverá a questão.
    O mais importante, agora entra a nossa responsabilidade, é sim providenciarmos resolver as questões dos nossos esgotos ampliando as estações de tratamentos, além da substituição e ampliação da rede, observando que istoé o minimo que podemos e devemos fazer no momento.
    O Governo Federal tem conhecimento das necessidades do Rio Cachoeira, igualmente o governo do estado, portanto, a recuperação do Rio Cachoeira (fora os nossos esgotos), pelo fato de cruzar mais de um municipio, é de responsabilidade maior do governo do estado com a ajuda direta do governo federal, mas isso não nos dá direito de ficarmos acomodados, devemos conjuntamente com os vários órgãos que representam os mesmos interesses de buscar junto às prefeituras das demais cidades emvolvidas para fazerem também a sua parte, pois muito dos degetos que passam por Itabuna e chegam a Ilhéus são oriundos de dez municipios que compoem as bacias do rio e despejam os seus resíduos que suavemente chegam e se juntam aos nossos, contribuindo e muito com a situação local existente, mas que somente falamos e nos preocupamos com Itabuna.
    Querer resolver o problema de recuperação do Rio Cachoeira sem o envolvimento dos demais municipios, é o mesmo que enxugar gelo, agora, querer resolver os problemas dos nossos esgotos, aí sim, aí é responsabilidade nossa e como é…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *