Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, e pode ser transferido ainda hoje para Salvador, apesar do quadro estável. A suspeita inicial da equipe médica é de que a forte dor sentida na região abdominal tenha sido causada por uma úlcera.
O prefeito passa por ultrassonografia e está praticamente sedado para atenuar os efeitos das dores. Newton Lima chegou ao Palácio Paranaguá, no início da tarde, queixando-se de dores e tomou chá – o que não resolveu.
A crise aumentou instantes após o prefeito encerrar uma audiência com dirigentes do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, quando foi socorrido pelo chefe de Gabinete, José Nazal. Ele foi levado às pressas para a Policlínica Centro, e logo encaminhado para a UTI do São José (reveja aqui).
A pressão arterial do prefeito atingiu 20 por 11 quando aferida ainda na clínica particular. As dores não diminuíam e o prefeito acabou sendo levado para o São José.
O mandatário ilheense passou por exames laboratoriais e cardiológicos, que descartaram qualquer problema cardíaco. Médicos e familiares analisam a necessidade de encaminhá-lo para exames mais sofisticados na capital baiana, o que vai depender da reação do prefeito aos medicamentos nestas próximas horas.

0 resposta

  1. Não tripudio sobre um assunto sério como a saúde humana. Como todos nós, Newton está sujeito aos episódios do dia-a-dia do envelhecer.
    Tenho quase certeza que tudo não passa de uma crise de estresse que o levou a esse episódio de pânico. A personalidade e atual comportamento de Newton indicam todas as características dum processo depressivo seguido de grave síndrome de pânico. E tem seus motivos adicionais desencadeantes.
    O advento do desfile do Sete de Setembro; a sua exposição pessoal e o encarar da população ilheense, os olhares de repúdio e o apupo; estando ao lado dos não menos repudiados assessores diretos e staff de secretários o fez temer o constrangimento e humilhação a que seria submetido enquanto prefeito no palanque das autoridades na Avenida Soares Lopes.
    Não há o que temer pela saúde de Newton, senão pelo seu emocional sensitivo e ego machucado ante a pachorra e escárnio dos milhares de ilheenses que conseguiu decepcionar e ignorar solenemente quando à frente da administração de Ilhéus.
    Acredito ainda, que um processo agudo de ansiedade ainda o faça somatizar na busca pelo atingimento e superação dos seus próprios recordes de rejeição, beirando os 100%.
    Nada que um final de semana prolongado em Salvador não cure! Aquietem-se!

  2. Meus queridos colegas.A reunião do sindicato dos radialistas de Ilhéus com o prefeito aconteceu ontem 06/09/2011(3ªfeira) ás 14:15h.E,realmente ele já estava sentindo dores abdominais.E, assim que e reunião terminou as dores aumentaram.Ele foi levado pelo chefe de gabinete o José Nasal para ser atendido na Policlinica no centro.A próxima reunião está marcada para a 5ªfeira dia 08/09/2011 ás 09:00h no palácio Paranaguá de Ilhéus.O STERT/IOS,deseja boa recuperação para o prefeito Newton Lima.Abraços!Assessora e diretora de Comunicação do sindicato dos radialistas de Ilhéus-ba.

  3. Só assim dá para a população perceber – claramente – como anda a saúde em Ilhéus e Itabuna, …, no sul da Bahia, …!!!
    Se alguma autoridade – ou mesmo algum Médico, adoece – logo é transferido para Salvador, …, e por aí vai, …!!!
    Agora o povo, os simples mortais, têm que se virar por aqui mesmo, …!!!
    Além de tudo, Itabuna é a única cidade de porte médio, entre as principais cidades do interior baiano, que não tem um Hospital do Estado, …, talvez seja por isso que o (des)governador queira “estadualizar” o Hospital de Base, pois além de ser mais fácil para os arroubos políticos dele assim como dos puxa-sacos, ele não teria que construir um, o que seria o mais correto, …!!!
    Então, se a família tem recursos, tem condições, que leve logo o Prefeito para Salvaror, caso contrário, morre, que nem a população em geral, …!!!
    Isso se o “aeroporto de verão” estiver funcionando no dia, …, caso contrário terá que ir de carro ou de ônibus, …!!!
    Agora, com a chegada de Porto Sul, Ferrovia, atração de mais empresas para a nossa região, e por aí vai, como ficará a já deblitada “estrutura” de saúde no sul da Bahia, …?!?!?!
    Será que alguém já pensou nisso, …?!?!?!
    Vergonha para o Sul da Bahia, além dos seus “representantes”, …!!!

  4. Perfeita a sua análise Nabil Al-Assan.
    Que Alah tenha compaixão do nosso Alcaide, e que a sua odalisca Ines encante-o, descanse-o e conforte-o, e o ajude neste momento solitário de fim de governo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *