Tempo de leitura: < 1 minuto

Problema de saúde não tirou a coragem de Pedro Figueiredo

Um jovem de 22 anos, que tem os movimentos comprometidos devido a uma paralisia cerebral, foi um dos aprovados no exame realizado pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba). De acordo com o site Ubatã Notícias, Pedro Augusto Figueiredo teve uma das melhores colocações na disputa por uma das vagas para o curso de Biocombustíveis.
Por conta da limitação dos movimentos, Pedro obteve autorização para realizar as provas oralmente. A paralisia do jovem é uma sequela decorrente de erro médico.
Pedro quer que sua conquista sirva de exemplo para outras pessoas que têm algum tipo de deficiência. “Quero que minha aprovação sirva de exemplo e incentivo para muitas pessoas”, afirma o jovem, antes de dizer com toda a convicção: “tudo é possível”.
As aulas do novo aluno do Ifba serão iniciadas ainda neste semestre.

0 resposta

  1. Parabéns ao jovem Pedro Augusto!
    Quero deixar claro à todos que as maiores barreiras que nós pessoas com deficiência encontramos para poder alçar voos, profissionais não é a falta de inteligência e sim as barreiras atitudinais dos gestores, tanto na iniciativa publica e privada. Desde a Constituição de 1988, temos aprovados vários dispositivos referentes aos direitos das pessoas com deficiência, tanto na educação como em outras áreas, sendo que na Educação, destaca-se o inciso III, do Artigo 208, que define como dever do Estado “o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”
    Inclusão, não significa, simplesmente matricular PcD em classe comum, ignorando suas necessidades específicas, mas significa professores capacitados, para atender a todos os alunos (ser humano), escolas com tecnologias assistivas ( específicas), que proporcione o aprendizado do aluno e como conseqüência este possa concorrer em igualdade às oportunidade de empregos e concursos, mas como isto não existe, aí vamos âs ações afirmativas…. muito criticada, ainda assim aparece uns ignorantes do assunto discordando… etc Angela Goes

  2. Concordo plenamente, Ângela!
    Pois só quem sofre ou tem algum ente sabe de todas as barreiras enfrentadas para conquistar qualquer coisa. A inclusão, é uma mera utopia!!!!Ademais, até a legislação no concernente a inclusão do PNE….
    Dessa forma, toda vitória alcançada tem mais mérito, pela falta de informação, acesso, solidariedade…
    Se unam e façam a diferença!

  3. Nina o maior problema é a falta de educaçãoformal de qualidade para nosso povo. O pouco investimentos em educação é histórico, sempre foi nossa briga como profissionais da educação, é real a educação formal deficitária, estamos vendo as universidadesnuma briga com o governo federal para aumentar o índice deinvestimentos.
    Como se não bastasse essa realidade, muitos gestores buscam o enfraquecimento da organização do nosso segmento, com tentativas demanipular os manipuláveis para que se multiplique e prevaleça em nosso meio opensamento do Governo, e de alguns na sociedade que detém o poder economico apartir daí este começa a agir silenciosamente, buscando a mídia apresentando asmigalhas, as esmolas ofertadas graciosamente todas em holofotes, é obvioque não é uma constante a preocupação e isto ocorre esporadicamente as”políticas publicas mixurucas”que promovem para a PcD (pessoa com deficiência). esquecendo que temque ser uma política publica constante para todos emigualdade.
    Há uma clara estratégia para desarticulação do segmento e a melhor maneira é dividí-lo e enfraquecer as entidades. Precisamos estar atentos e avaliar constantemente em que situação o governo nas três esferas tem nos colocado arespeito dos reais problemas da escolaridade, formação continuada de PcD etc. Ângela Góes

  4. Pedro,
    Parabéns!!! Parabéns estes, estensivos aos seus pais, ou pessoas que lhe deram carinho, assistência financeira, e todos os seus professores que desde sempre acreditaram em você rapaz!
    Desejo todo o sucesso do mundo e que DEUS continue te iluminando.

  5. Parabens pra voce, Pedro: pela sua coragem e pela sua perseverança. Parabens pela sua capacidade de usufruir dos talentos que Deus te deu. Que Deus continue te abençoando.

  6. Amigo, Acompanhei sua historia de vida e já escreveu um final feliz, esta será as suas primeiras conquistas, pois você merece muito mais. Terá vários obstáculos mais nunca podemos desistir, saiba que estou muito orgulhoso de você.
    OBS: Quem falava que nunca iria arrumar uma namorada agora é a hora,kkkk
    Deus abençoe e não fique iludido com este momento de fama,viva como sempre viveu, naturalmente.
    Um abraço e felicidades nesta nova etapa da vida.
    Artur Ramos (Califórnia 1).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *