Tempo de leitura: < 1 minuto

O médico Sílvio Porto está propondo a criação em Itabuna de uma unidade para atendimento de casos de acidente vascular cerebral (AVC). O neurologista diz que o AVC é a maior causa de óbitos na Bahia e o atendimento imediato pode reduzir sequelas ou salvar o paciente. A unidade em Itabuna seria a primeira do interior do Nordeste brasileiro.
Porto cita que pacientes vítimas de AVC isquêmico agudo possuem “maior sobrevida, maior independência e maior chance de estarem morando em suas casas após um ano do caso, conforme experiência dos serviços que contam com essas unidades”.
A unidade para atendimento de casos de AVC é formada por equipe multidisciplinar formada por cardiologistas, pneumologistas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos.
O neurologista diz que pretende apresentar o projeto em reuniões de clubes de serviço, escolas, faculdades ou em entidades interessadas em conhecer o funcionamento de uma UAVC.
Do site Bem Mais Saúde

0 resposta

  1. A teoria do Doutor Porto é maravilhosa! Somente a teoria, pois é sabido que o Doutor é representante de um plano de Saúde em nossa cidade e pouco se sabe sobre sua “veia” humanitária.
    Outro fator é que temos hoje um verdadeiro caos no atendimento de saúde não só em Itabuna mas em todo país. ergunto aos leitores , onde, como e qual seria as condições de atendimento, haveria vagas e subsídios na recuperação? Leia-se como recuperação:medicamentos, fisioterapia, hidroterapia, revisões…me desculpe mas esta realidade é tão distante para a população em geral quanto a distância de um médico puramente técnico tem do seu paciente.

  2. A prevenção na atenção primária ninguém investe.
    A prevenção ainda é melhor remédio.
    Gasta-se mais com pessoas ocupando leitos de hospitais, medicamentos, INSS, entre outros.
    De acordo com o estudo publicado pela revista European Heart Journal, foram publicados mais resultados do estudo INTERHEART, que avaliou mais de 20 mil pessoas em 262 localidades em 52 países nas Américas, Ásia, Europa, Oriente Médio, África e Oceania.
    Os pesquisadores concluíram que a atividade física leve ou moderada durante o trabalho (mas não as extenuantes) e as atividades físicas de lazer reduzem significativamente os riscos de infarto, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento.
    Deveriam ter profissionais de educação física e nutrição na abrangência da maioria das Unidades Básicas.

  3. Eu defendo que este Médico, eterno membro da cúpula da UNIMED aqui em Itabuna, reabra o Hospital da UNIMED, assim como há em Piracicaba – SP, ou mesmo uma unidade de emergência e atendimento da UNIMED, igual ao que há em Santa Maria – RS, …!!!
    Aproveito a oportunidade e pergunto: Numa cidade como Itabuna, porque não junta um grupo de Médicos e não aproveitam o Hospital Maria Gorete, que já tem alguma estrutura construída, mesmo do jeito em que se encontra atualmente, abandonado, necessitando de uma baita reforma, e não fazem um hospital de atendimento a planos de saúde e/ou privado, ou coisa que o valha, como há em outras cidades, …?!?!?!
    Será que esse povo só quer – e só pensa em – ganhar dinheiro, mais nada, …?!?!?!
    Nas outras cidades do porte de Itabuna, que também são cidades-pólo, nós encontramos de tudo, menos aqui, …!!!
    Até mesmo em municípios menores, tais como Jequié e Ipiaú, nós encontramos Hospital, clínica, particulares, para internamento, emergência, menos aqui, …!!!
    Porque aqui tudo é mais difícil, …?!?!?!
    E aí, Doutor. Responda, …!!!

  4. NEM JESUS CRISTO AGRADOU A TODO MUNDO.
    A IDÉIA , QUANDO OUVIR NO PLANO DO GOVERNO DA PRESIDENTE DILMA , GOSTEI LOGO E ESTOU FELIZ SÓ EM SABER QUE O DR SÍLVIO ESTA TENTANDO TRAZER PARA NOS DO SUL DA BAHIA. QUE DEUS ABENÇOÁ ESTA IDÉIA, E AMADUREÇA NOS CORAÇÕES DOS PROFISSIONAIS UM SENTIMENTO DE SALVAR VIDAS , POIS O AVC NAO RESPEITA IDADE, NEM CULTURA, NEM NÍVEL SOCIAL .

  5. A ideia eh muito boa!!!!!
    O médico eh que eh ruim, espero nunca mais precisar dos serviços médicos deste doutor.
    Meu pai foi vítima de um AVC, possui plano de saúde dos bons, o Doutor foi acionado pelo hospital as 23:00h e só apareceu as 6:30h, depois de muita insistencia e interferencia de uma médica amiga.
    Chegou, avaliou superficialmente e se não fosse a nossa atenção ele prescreveu uma medicação na qual meu pai era alergico.
    CONCLUSÃO: Atendimento precário e tárdio, decidimos transferir meu pai de uti áerea para salvador, graças a deus salvamos meu pai, mais o atendimento tardio, deixou como consequencias, sequelas em parte da visão e nos movimentos do braço direito.

  6. JÁ OUVI FALAR MAL DESSE MÉDICO TAMBÉM E OS COMENTÁRIOS ACIMA SÓ CONFIRMAM O QUE OUVI.POR TRÁS DO DESEJO DELE DEVE TER INTERESSES NADA HUMANITÁRIOS E SIM BENEFICIAR O PLANO DE SAÚDE UNIMED, DO QUAL ELE É SÓCIO NA CIDADE.QUERO VER SE ESSA UNIDADE DEPOIS DE INSTALADA ATENDERIA UM POBRE PACIENTE DA PERIFERIA QUE DEPENDE DO SUS.A RESPOSTA É UM SONORO NÃO.SEU SILVIO PORTO, NÃO VENHA COM CONVERSA MOLE NAO,VIU?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.