Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo baiano precisa explicar aos itabunenses por que o município considerado oitavo mais violento do país – de acordo com estudos do Instituto Sangari e Ministério da Justiça -, não tem recebido a atenção devida na área de segurança pública. 
Apesar de anunciada no primeiro semestre do ano passado, a Base Comunitária de Segurança em Itabuna ainda não saiu do papel. A prioridade, até aqui, vem sendo dada à capital baiana, Salvador. 
Na próxima segunda-feira (16), às 9 horas, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o governador Jaques Wagner inauguram a quinta base de segurança na capital do Estado. 
Como este blog revelou na semana passada, o índice de homicídios em Itabuna é bem maior, proporcionalmente falando, ao de Salvador. Aqui, foram 71,35 homicídios por 100 mil habitantes em 2011 ante 53,51 na capital baiana.
Tá mais do que na hora de explicar por que este direcionamento de ações e recursos em segurança para a capital quando aqui – os números provam – a situação está pior.
Junte os baixos investimentos em segurança pública por parte do estado e a falta de políticas sociais municipais e não nos surpreende o quadro enfrentado pelos itabunenses.

0 resposta

  1. Parece que o governador só ENXERGA Salvador e a circunvizinhança…Lamento muito por minha cidade está assim abandonada e desprezada…ACM pode ter sido o que for mas a Bahia na questão da violência não era assim como estar…Uma cidade como Itabuna merecia mais e mais,porém vejo que a cada dia que passar a situação é mais preocupante…

  2. Perfeito seu Pimenta, a população precisa saber que a segurança é dever do estado e não cabe a prefeitura sozinha este trabalho, Itabuna precisa de mais ação contra o trafico de drogas, vamos nos espelhar em SP e Rio que reduziram a violência com um aparato policial presente.
    Tenho denunciado o descaso do estado com a cidade, antes eu pensava que era porque o governo era oposição agora tenho certeza que é por inoperância mesmo, em Ilhéus em que o PT recebeu de braços aberto o prefeito que em troca distribuiu muitas tetas para petistas está também isolada pelo governo, sequer consegue um trocado para o carnaval.
    Depois vem pedir voto aqui na região.

  3. ESTAMOS ABANDONADOS PELOS POLÍTICOS.A NÍVEL LOCAL TEMOS UM PÉSSIMO PREFEITO QUE ESTÁ MAIS PERDIDO QUE CEGO EM TIROTEIO.A NÍVEL ESTADUAL TEMOS UM GOVERNADOR QUE FIGURA ENTRE OS PIORES QUE A BAHIA JÁ TEVE.O CARA NAO FAZ NADA POR ITABUNA.ALIÁS A ÚNICA COISA QUE ELE FOI RAZOÁVEL,PRA FAZER JUSTIÇA, FOI NA QUESTÃO DAS ESTRADAS.ISSO É QUE DÁ COLOCAR UM CARIOCA PRA GOVERNAR A BAHIA.É TRISTE A GENTE TER QUE SENTIR FALTA DE ACM “MALVADEZA”, MAS VERDADE SEJA DITA ELE ERA MUITO MELHOR QUE ESSE CABEÇA BRANCA QUE TÁ AÍ.

  4. A impressão que se tem é que, Wagner não se deu conta de que a bomba explodiu na mão dele e que as ações ainda não são suficientes. Um estado com 40 anos de mandonismo, chicote, analfabetismo, feudos, baixo investimo industrial e social e trazido a ferro e fogo pelas mãos destas pessoas que estiveram no poder.
    Ao assumir, querendo fazer cumprir com o povo que foi tratado desta forma, os problemas da seca, a migração, os desvios de dinheiro público recorrentes nos municípios, as perseguições políticas que grassam em todos os municípios.
    Para manter a base e ter governabilidade, à semelhança do que aconteceu com Lula, como saiu do Ministério do Trabalho para ir para a Articulação Politica, na crise do mensalão, Wagner ariticulou com inúmeros partidos da base aliada para poder ter governabilidade dentro da Bahia e não ser destituído.
    Implantou uma nova forma de governar, mas esqueceu de que, os meios de comunicação dentro da Bahia estão nas mãos do principal adversário e de quem governou a Bahia com chicote.
    Para compreender esta situação de Wagner, recorramos ao que a Bíblia diz sobre o seu povo ao sair do Egito: por ficarem 400 anos escravizados, tinham mente de escravo, pensavam como escravo, agiam como escravos, sendo homens livres.
    Os baianos, (a bandidaagem, claro) muitos com a baixa escolaridade, pouca expectativa de trabalho emprego. Alguns com vocação para a bandalheira, ao se sentirem livres do braço pesado, começaram a arregaçar e as ações da Segurança Pública não surtem efeitos.
    Todos os dias quando se lê o noticiário baiano, lá estão homicídios e, como se não bastasse, para ficar o quanto pior melhor, o grupo que manda faz e faz programas sensacionalistas com repórteres correndo atrás de bandido, buscando o melhor espetáculo para mostrar.
    Não há dúvida das ações sociais que estão sendo feitas no Estado, diante de um partido que está no poder e que, ao lado de outros, ele é o fundador do PT e tem livre trânsito em Brasília.
    Ainda há pouco, lendo um artigo numa rádio baiana, pude mensurar o quanto o piguinho baiano fez, faz e irá fazer para tentar derrubar e retomar o poder. É como se a Bahia estivesse revivendo o período Waldir Pires em 86, mas com uma diferença, em Brasília, as portas não estão fechadas para Wagner e exatamente isto que ainda o salva.
    Eu gostaria imensamente que Gabrielli, atual presidente da Petrobrás, pudesse governar a Bahia em 2014. Todos sabemos que a base aliada de Wagner fará um número significativo de prefeituras e sabemos da pedreira que enfrentará em Salvador para eleger Pellegrino.
    Não que ele não tenha condição, mas porque lá o jogo está bastante pesado e há a espetacularização do quanto pior melhor. Até um problema de calçada em Salvador, vira manchete nacional. Não, não é que não mereça, mas acontece que, em ano eleitoral, tendo um dos herdeiros da Rede Bahia como pré-candidato, a reportagem é no mínimo, parcial, tendenciosa.
    O afrouxamento desta mudança e, parte significativa deste povo que não sabe o que é cidadania, educação, abandonada a sua própria sorte. A maioria deles, negros ou mestiços, basta que vejamos suas fotos, quando divulgadas- e não afirmo isto como preconceito, mas para que se observe a situação do negro-.Há claros, também, mas o fato é que a maioria é mestiça ou negra, lamentavelmente. Não é que não haja bandido branco, há de todas as cores. Mas as próprias estatíticas mostram esta coisa absurda no país em relação ao negro. Isto é um problema histórico da situação dele, mas não é sobre isto que quero falar aqui.
    Os que escolheram o caminho da malandragem, bandidagem e picaretagem, começam a infernizar a vida de municípios que ainda nos anos 2000, eram pacatos. Pessoas começam a ficar assustadas com a violência. Itabuna sempre foi violenta e seu número apenas aumentou. Não será fácil resolver o problema da segurança pública na Bahia e seu afrouxamento nesta transformação foi um erro, pois, infelizmente, o povo que ficou na ignorância, de dentro deste segmento, pessoas optaram para a bandidagem.
    Não sei como ele fará para corrigir isto. Lida muito bem com a imprensa, mesmo ela não dando sopa para ele um segundo, mas o fato é que, entre o que ele fala e a força de comunicação que está contra ele no estado, ao lado da bandidagem está vencendo esta.
    Isto se aplica também a Salvador, o prefeito que poderia corrigir seus erros deixou-se vencer pela perseguição e aceitou ser um mau gestor. O jogo politico, como bem afirmou o governador, é bruto. Seus adversários não estão de brincadeira. Eles querem que voltem a velha Bahia, não vão te dar facilidades, os números falam por si.
    Não sei como você sairá desta, pois enquanto o PT estiver no governo federal, as portas estarão abertas. Se não fosse ele, o que ACM fez com Waldir, estaria sendo feito com vc. Mas me parece que o PT não governa desta forma. Ontem, ao anunciar a construção de 97 mil casas em SP, ao lado do governador tucano, isto mostra que vcs não agem assim, pois isso seria inimaginável se o presidente fosse Serra ou demista.
    A BA está parecendo o Rio na época que o governador era Brizola, o jogo da Globo para cima dele era terrível e o estado pagou parte de seus pecados à ocasião.
    Mas foi um erro do governo federal ceder as pressões dos jornais sudestinos em relação as enchentes e não anunciarem nada para a Bahia. Há 123 municípios em situação de emergência. O resultado disto se não for resolvido todos já sabemos: perda da agricultura, queda no comércio, migração para SP. E, como sempre, lá estarão os nordestinos sendo perseguidos e discriminados.
    As políticas têm mudado, não são suficiente, há um NE que demanda por necessidade de tudo, sobretudo a BA, que tem a maior população, mas é preciso vc sair do espírito conciliador de sua mãe, como vc diz e ser mais o seu pai em algumas situações, sobretudo a Segurança Pública.
    Eu entendo que o Rio faz isto por Eike Batista depositar todo mês 20 milhões para manter as UPPs. Não há dúvida de que o SE é beneficiado mais em tudo do que o NE, mas governo e povo precisam ajudar-se para que a coisa melhore.
    Até uma licença ambiental para sair um porto, um resort, enfim, qq coisa que possa gerar um mínimo de emprego é motívo de obstáculos na BA. Lembrando que esta situação das oligarquias nordestinas terem o poder de comunicação nas mãos, aumentou à época de Sarney e que ACM era ministro das Comunicações.
    ACM tomou a NEC do Brasil do empresário Mario Garneiro, deu a Roberto Marinho e, em troca, obteve a transmissão da Globo para a BA. Mas esta mesma emissora não produz programas baianos, coloca meio dúzia de gatos pingados, o resto é retrasmissão pura, o que mata com a cultura baiana.
    Agora que a TVEBA começa a trabalhar dentro do estado, mas há um longo caminho. Não será fácil para Wagner, ainda que faça um número de significativo de prefeitos aliados, mas Salvador o jogo será muito mais pesado do que foi para governador. O DEM não sobrevive mais fora da BA, onde, hoje, há seu principal reduto. O jogo será pesado e bruto para as peças de sempre que a BA conhece.
    E as prefeituras, muitas delas, não estão fazendo o que deve ser feito com a Segurança Publica, na minha cidade, que está no poder pertence ao DEM, não dá a mínima para a parte que lhe cabe com a delegacia. Enquanto isto, banco, comércio e residências são assaltadas.

  5. E o que é mesmo que esse governo do Estado tem feito pela nossa região? Ou por alguma outra?
    Talvez fosse melhor perguntar isso para os 62% que votaram na reeleição dele!!!

  6. Ainda tem a verba federal da Guarda Municipal R$654,000,00 para investir na segurança municipal seria um grande apoio, porém o dinheiro não foi gasto sabe lá o porque, o que sabemos e nossa cidade esta cada dia mais violenta e ninguém faz nada.

  7. dizer que sentem falta da ação do acm malvadeza, é demais , deus é mais que tudo. A REALMENTE MUITO A FAZER , POREM COMPARAR O GOVERNO PT COM A MALVADEZA E A VINGANÇA DE ACM .
    O QUE FALTA NESTE GOVERNO PT DE DILMA E WAGNER É UMA FISCALIZAÇÃO MAIOR , MAIS TRANSPARENTE, POR EXEMPLO A SESAB ALEGA JÁ TER MANDADO A VERBA DA SAÚDE PARA PAGAR OS SALÁRIOS DO HBELEM E DA SANTA CASA , HOJE JÁ SÃO 13/01/2012 E NADA DE SALÁRIOS NEM UMA JUSTIFICATIVA DOS PATRONATOS A NAO SER QUE A SESAB AINDA NAO REPASSOU E O GOVERNO PT FICA COMO MENTIROSO , POIS PARECEM SER CONIVENTES E OMISSOS .
    NO GOVERNO DO DEM NUCA VI UM PROJETO SOCIAL EM AÇÃO PELOS JOVENS DROGADOS OU NA PREVENÇÃO . E OUTRA A CRIMINALEDADE DE ITABUNA ESTA QUASE SEMPRE LIGADA A DROGA.SEGUNDO ENTREVISTA ONTEM NO ALERTA TOTAL O DELEGADO , FALOU NA CRIAÇÃO DA DELEGACIA INTERNA PARA APURAÇÃO MAIS RÁPIDA DESTES CRIMES E OUTROS .O ESTADO E O GOVERNO DILMA ESTA DEMORANDO DEMAIS PARA FAZER UMA APURAÇÃO NAS VERBAIS QUE TEM VINDO DO ESTADO E DA UNIÃO PARA ITABUNA E QUE A POPULAÇÃO NEM SABE, A SESQUICENTENÁRIO É UMA OBRA MUITO MAL FEITA POR ESTE PREFEITO, OS DESVIOS DO COMPUTADORES DO MEC ,E ETC. É AI QUE ESTA A DIFERENÇA , POIS ACM MANDAVA LOGO CASSAR O PREFEITO QUE FOSSE DE SIGLA CONTRA A SUA , NA ÉPOCA QUE GERALDO FOI PREFEITO ITABUNA FICOU A PÃO E AGUA COM SAL, VERBAS COMO TEM VINDO DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL NUCA VEIO.
    ACORDA WAGNER E DILMA , POIS SE VOCÊS NAO APURAM O QUE FAZEM , COMO APODERA SE DEFENDER PELO QUE NAO FAZEM .

  8. Olá seu Pimenta!!Isso ainda é pouco, pois ele diz que a polícia baiana deixou de ser órgão político para ser verdadeiramente um órgão estatal, voltado para o cidadão.A grande maioria dos PM’S baianos possuem nível superior e ele (Governador) não faz o concurso exigindo em edital tal mudança de nível para o futuro candidato, isso para não ser obrigado a dar o aumento devido e ter que instituir o plano de carreira do servidor policial.
    Investe nas cidades que o prefeito é ligado ao seu governo, enviando viaturas blazer para que os respectivos presidentes das câmaras municipais ou prefeitos desfilem em carreatas, fazendo campanha eleittoral antecipada (Tribunal de Justiça fica cala-se perante esse abuso de poder). Nós policiais exigimos que no curso de formação principalmente os ministrados no interior, tenham professores externos, que não sejam policiais, e que ministrem aulas sobre DIREITO,SOCIOLOGIA,PSICOLOGIA E RESOLOUÇÃO DE CONFLITOS pois nossa formação é pura e simplesmente para repressão e a sociedade não quer mais isso,exige mudança e a mudança começa internamente e tem que ser agora antes que viremos um RIO DE JANEIRO, estado que infelizmente beira o caos na área de Segurança Pública.
    itabuna já chegou a possuir mais de oitocentos policiais, hoje a realidade é outra, criaram colégios militares, grupamentos especializados e não estudaram ou anteveram o impacto que essa mudança iria fazer na região e não só em Itabuna. Esse governador é um excelente orador e possui uma boa retórica, mas ação nenhuma, isso estamos aqui dissertando sobre SEGURANÇA, falta EDUCAÇÃO, SAÚDE…..iríamos ficar aqui o mês todo digitando, espero que os petistas de plantão não queiram fazer comparações, não sou carlista, e democracia é isso mesmo, a imprensa exigir e cutucar quem está no poder e cabe a nós eleitores também exigirmos.
    tares na região

  9. VIATURAS VIERAM REALMENTE PARA ITABUNA E TEVE AUMENTO DE POLICIAIS NAS RUAS, VEIO VERBA PARA CAPA CITAÇÃO DOS POLICIAIS DO MUNICÍPIO, POREM O PREFEITO, NAO DIZ PARA ONDE SEGUIU ESTA VERBA.

  10. Naturalmente os críticos devem achar que o Governo do Estado devia mandar mais polícia, viaturas, balas e outras coisitas mais pra tentar conter a violência.
    Mero engano. A polícia é parte do problema. Quem critica devia cobrar mais investimento em educação, lazer, distribuição de renda, qualificação profissional,(incluindo aí a valorização docente, com melhores salários também) e menos polícia. Ah, e menos marketing político.

  11. Governador Itabuna faz parte do mapa da Bahia?
    Enterdir!
    Vc pega carona nas obras do Governo Federal em nossa cidade heheheheheh
    As eleições vem ai espere que daremos o trouco.
    Estado 100% contra Itabuna vc duvida?

  12. Ricardo tem razão.. em Itabuna e Ilheus não existem obras do governo estadual e municipal.
    TUDO É OBRA FEDERAL e o Jaques c……… esta pegando carona..
    Divisão da BAHIA JÁ!!!

  13. MESMO COM ESSA DESGRAÇA Q ACONTENCE EM ITABUNA, OU SEJA, DO DESCASO DO GOVERNO DO ESTADO COM SEGURANÇA PÚBLICA, QUERO QUE SAIBAM E SE POSSIVEL SEU PIMENTA Q VCS FAÇAM UMA REPORTAGEM E DIVULGUEM. POIS, PARA AUMENTAR ESTA DESGRAÇA DA SEGURANÇA PÚBLICA, O ATUAL COMANDANTE DO 15º AINA ENVIA TODO MÊS PARA PORTO SEGURO COMO REFORÇO AO POLICIAMENTE DA CIDADE LITORAL CERCA DE 100 POLICIAS QUE ALÉM DE DEIXAR ITABUNA A MERIVA AINDA TRABALHAM SOB REGIME DE ESCRAVIDÃO E EM PESSIMAS CONDIÇÕES. A SOCIEDADE ITABUNENSE PRECISA SABER DISSO, SOU PM E VCS PODEM PERGUNTAR A QUALQUER PM NA RUA Q ELES VÃO CONFIRMAR O Q ESTOU DIZENDO.

  14. não tem obras grandiosas porem o governador wagner tem mandado verbas por exemplo para o prefeito que foi eleito por 52 mil eleitores escolheram um partido em debito com a bahia á 40 anos, porem ele mandou todo apoio a itabuna na epidemia da dengue REABRIU O HOSPITAL SÃO LUCAS,TEM HONRADO COMPROMISSO FINANCEIRO COM O HBELEM E SANTA CASA, VIATURAS PARA A POLICIA , MELHORAMENTO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS COM FARDAMENTO E MERENDA ESCOLAR , COMPUTAÇÃO, ESCOLAS TÉCNICAS E VERBAS PARA SAÚDE E ETC O TOTAL INVERSO DO CARLISTA COM O GOVERNO PT DE GERALDO SIMÕES,LEMBRO-ME QUE O HBELEM NA GESTÃO DE FERNANDO RECEBIA UM MILHÃO , QUANDO G.S. GANHOU ELEIÇÃO ELES BAIXARAM PARA OITOCENTOS E ERA REGRADA , O TAL CABEÇA BRANCA DIZIA “QUEM ESTA COMIGO TEM TUDO , QUEM NAO ESTA COMIGO NAO TEM NADA.” O FERNANDO DIZIA EM PRAÇA PUBLICA QUE JAMAIS SE UNIRIA AO CABEÇA BRANCA ATEAI ITABUNA SO SOBREVIVIA DE SUA RENDA, POREM A POIS ELE IR BEBER NO PIRES DO REI DA BAHIA ACABADA , QUE ERA A GALINHA DE OVOS DE OURO DO QUE SE DIZIA REI. AI A HISTORIA MUDOU UM POUCO. QUANTAS VEZES O CABEÇA BRANCA VEIO A ITABUNA E ASSINAVA CONTRATOS POR EXEMPLO COM A SANTA CASA E NAO HONROU.SE A PERIFERIA ESTA CONTENTE COM O PREFEITO DEVEM AGRADECER AOS SECRETÁRIOS DO GOVERNADOR WAGNER, QUE VÃO ATE ELE E ELE APROVA ESTAS OBRAS QUE AINDA ESTÃO SENDO FEITAS EM ITABUNA SO QUE O PREFEITO QUER QUE O GOVERNO PT ESTADUAL E FEDERAL SE LASQUE . SE O PRÓPRIO PARTIDO PT LOCAL NAO FAZ ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO DAS VERBAS QUE WAGNER TEM MANDADO PARA O PREFEITO DO DEM AZEVEDO

  15. eu quero é mais quem mandou vota nesse carioca quando paulo souto era governador quando presisava ate a tropa de choque de salvador vinha pra itabuna fazer uma limpeza mais agora nem isso els faz. quando a tropa de choque chegava os vagabundos a maioria se mandava a cidade ficava um bom tempo na paz.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *