Tempo de leitura: 2 minutos

O ex-policial militar e pré-candidato a vereador de Salvador, Marco Prisco Machado (PSDB), sabia que estava sendo grampeado. Isso fica claro numa ligação telefônica entre ele e a soldado Jeane Batista de Souza. Jeane está entre os quatro policiais militares e ex-policiais presos até agora por determinação judicial.
Na ligação telefônica, Jeane pergunta: “essa ligação não tá sendo gravada não, né?”. Prisco responde que sim (“tá, tudo grampo”) e orienta a militar a conversar por mensagem de texto via celular (SMS). A soldado aparenta preocupação e diz que não quer ter problemas em casa, pois o marido dela é contra a greve.
Clique no link para ouvir a conversa: Ligação Jeane e Prisco
Após o alerta dado por Prisco, no último dia 5, eles começam a conversar por mensagem de celular. Jeane dá toda a orientação necessária para que grupo de policiais invada o Batalhão de Guardas da PM, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador.
A invasão ao batalhão foi combinada para ocorrer entre as 19h40min e as 20h da última terça (7). “O efetivo é muito pouco. 15 homens armados (sic) rende a guarnição”, informa Jeane. “Se apresentarem a ID (identificação) de militar não precisa ter troca de tiros, nem violência”. Confira no “leia mais” o conteúdo das mensagens trocadas pelo líder da greve e a soldado presa ontem. Os contatos ocorreram entre domingo e terça (5 e 7).

05/02/2012
Web: “MANDE UM GRUPO HOJE MESMON A AV. GAL COSTA CONHECIDA COMO PISTÃO PARA LOCALIZAR UMA ESCADARIA QUE DA ACESSO AGUARI SD SANTOS”
0502/2012
Web:” OBSERVAR UMA GUARITA MT ALTA TEM UMA ESCADARIA NÃO TEM PROTEÇÃO E SO ESCALAR A ESCADARIA E SEGUIR A DIREITA CONT
0502/2012
Web:” É IMPORTANTE OBSERVAR O LOCAL ANTES DA AÇÃO, PRECISIDADE UM QUANT. BOA DE COLEGAS. AMNHÃ ASSIM, QUE EU DESCOBRIR QUEM.”
0502/2012
Web:” DESCOBRIR QUEM VAI ESTAR A FRENTEDA GUARDA MANDO MSG PRA VC SABER SE MELHOR DE MANHÃ OU A NOITE P/ AGIR CONT.”
0502/2012
Web:” TEM UMA SALA DE MEIOS E NO MAXIMO 2SGT GUARNCEBDO ESTA, OS SD PM SOBEM LOGO P/ AS GUARITAS QUE SO ABREM POR DENTRO cont.”
Web:” “ devem adebtrar o complx. Com os RG PM EM MÃOS PARA EVITAR CONFRNTO. ME LIGUE AGORA P/ GARANTIR Q N TERA VIOLENCIA CONT”
Web: O BG PODE SER TOMADO PELA AV.GAL COSTA (PISTAO), TEM UMA ESCADARIA QUE DA ACESSO A GUARITA 06, SEGUE A DIREITA, SGT
07/02/12 14:44:19
Web: FICAM APENAS 2 SGT, 1 PAGANDO ARMAS DE 19:40MIN A 20:00HS.OEFETIVO E MUITO POUCO:15HOMENS ARMADOS RENDEA GUARNICAO SGT
07/02/12 14:47:44
web: SE APRESENTAREM A ID DE DE MILITAR NAO PRECISA TER TROCA DE TIROS, NEM VIOLENCIA,POIS SOMOS IRMAOS E O MESMO BARCO SGT
07/02/12 14:51:06
Web: QUALQUER DUVIDA ME LIGUE, MAS O IDEAL E ESSE HORARIO QUE JÁ FALEI PELA CADEIA PUBLICA. ACREDITE, ESTAMOS EMVANTAGEM SGT
07/02/12 14:54:20
Web: NÃO RECUE, POIS NÃO PODEMOS ACEITAR A MIGALHA DE 6,5% OFERECIDO POR WAGNER COM A DESCLUPA DE TER O ORÇAMENTOAPERTADO SGT
07/02//12 14:56:57
Web: E AGORA OU NUNCA! TEM CIDADES ADERINDO E ESTADOS COM ASSEMBLEIAS PARA ESSES DIAS.NAO ESQUECA DE APAGAR ASMENSAGENS SGT

0 resposta

  1. Cara! Coisas dos tempos da ditadura! Só que, naquela época, não tínhamos democracia e a luta (nunca foi nem nunca será a melhor alternativa) era contra a opressão.
    Esse pessoal poderá ser enquadrado na Lei de Segurança Nacional!

  2. isso e mentira esses pms sao do bem ate o momento ninguem sabe nada deles…sao bem vistos aq em itapetinga inclusive tiago botino e dono do site ITAPETINGA AGORA UM SITE RESPEITADO E BASTANTE ACESSADO PELOS INTERNAULTAS.

  3. A população tem que se revoltar contra esses bandidos de fardas. Isso não é poliçia, é bandido mesmo. O Governador Jaques Wagner, tem a obrigação de punir severamente esses caras. A sociedade não pode ficar refém dessa poliçia podre. Tem que aproveitar a ocasião, e fazer uma limpa na poliçia, para não contaminar os bons soldados.

  4. O fato é que Prisco nada mais é do que um fanfarrão criado pelo PT. Pra quem não lembra, em 2001, o soldado foi expulso da corporação justamente por incitar a liderar uma greve, bem como tentativa de aquartelamento. É ainda investigado por incitar crimes exatamente como o que ocorre agora. Na época Lula e Wagner davam apoio (suspeitou-se até que finaceiramente, mas jamais foi provado) citando o direito a melhores salários, condições de trabalho, o de sempre… O engraçado é que Lula foi eleito presidente no ano seguinte, com grande apoio da classe, mas nada fez para melhorar o salário de seus antes protegidos em 8 anos de governo, o mesmo se seguiu com Dilma. Wagner não conseguiu o governo do Estado ainda em 2002, no entanto em 2006 se tornou o governador e aqui estamos, 5 anos depois e nada foi feito pra melhorar substancialmente o salário dos profissionais de segurança pública.
    O fato é que esse cidadão não representa a polícia, ele está no jogo por mero interesse político, tanto que agora é o PSDB que já afirma que apesar de desaprovar a conduta violenta da greve na Bahia não pretende expulsar ou impedir a candidatura de Prisco pelo partido (ainda bem que a lei ficha limpa provavelmente vai evitar que ele se inscreva candidato). É claro que esse apoio ao antigo inimigo só vai durar até o orçamento federal ser problema da direita de novo, aí vai ser a mesma ladainha de sempre, falta dinheiro (e o impostômetro só subindo, já passamos de 188,3 bilhões em 2012 – nem chegamos na metade de fevereiro ainda).
    Infelizmente isso é regra entre quase todos líderes sindicais das mais diversas categorias de servidores públicos, o trabalhador sempre quer ganhar mais (ainda mais com o que se paga no Brasil), então é fácil pra oposição usar isso pra incomodar a situação. Bombeiros, Policiais e tantos outros acabam servindo de mera moeda de troca em uma guerra por poder de partidos… Quem paga o pato é a população que depende dos seus serviços para garantir a normalidade.
    Infelizmente, a liberdade de associação defendida no artigo 5º da Constituição de 88 foi transformada nisso: Sindicatos e Partidos. Está mais pra formação de quadrilha!
    Um grupo que te extorque e ameaça se você quer cumprir com a sua função quando não é conveniente pra eles.
    O outro grupo se aproveita das leis criadas por seus participantes (escolhidos a dedo – efeito tiririca) para enriquecerem direta ou indiretamente.
    Até quando Estado e União vão ficar reféns desses grupos é que é a minha dúvida. Cessar a liberdade de associação não é uma opção, seria até um retrocesso (além de inconstitucional) mas é preciso lembrar que apesar de o Estado não poder intervir na formação de tais grupos, não significa que eles devam ditar as regras.
    Há luz no fim do túnel. Esse deve ser o último ano das eleições proporcionais (o que deve acabar em parte com a farra dos partidos), aí só vai faltar o povo aprender a votar (isso deve demorar um pouquinho mais).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *