Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Coluna da Tonet (Agora)

Obras de teatro estão abandonadas há anos

 Já teve I – Nada mais certo do que aquela máxima que circula por aí dando conta de que Itabuna é a terra do “já teve”. Já teve cinema (cinco – Itabuna/Marabá/Catalunha/Plaza/Oásis) e agora não tem nenhum. Só tem DVD pirata em cada esquina. Também já teve teatro (ABC/TEI – Teatro Estudantil Itabunense) e agora tem dois esqueletos: um próximo ao Hospital de Base e oiutro na Ação Fraternal.
Já teve II – Itabuna cresce, mas culturalmente continua atrasada em relação a outros centros. Itajuípe, por exemplo, que agora já tem até um memorial dedicado a um escritor, filho da terra, o Adonias Filho. A homenagem que se presta ao mais ilustre filho da terrinha, o escritor Jorge Amado, é um bairro que leva o seu nome, com fama de ser um dos locais com alto índice de criminalidade.
Que vergonha!

0 resposta

  1. Você está plagiando Canavieiras, que é muito mais velha do que Tabocas e “já teve quase tudo”!
    JÁ TEVE… aeroporto com linhas de 3 empresas aéreas, porto, hidroporto, dois cinemas, “ricos” analfabetos e burros e outras coisitas mais…
    Ora, Tabocas é muito nova! Ainda tem “conserto”! Pra começar, é preciso mandar embora da cidade aqueles que mantém a massa encefálica grudada no início do século passado. Os que ainda mantém resquícios mentais e atitudes dos tempos dos “coroné”!
    Como Canavieiras não mandou, também não mudou! Tem mais de 200 anos desde que foi declarada Vila Imperial e o que predomina é o atraso. As mudanças em Itabuna dependem dos itabunenses que já estão emancipados e têm compromisso com o bem-comum.
    A QUEM MUITO FOI DADO, MUITO SERÁ COBRADO! Não esqueça disso! Os editores deste Blog encontram-se entre os que MUITO RECEBERAM. Por isso, tem compromisso com as mudanças. Sei que estão fazendo alguma coisa – o blog independente já é um meio de libertação -, mas, é preciso mais!
    Souza Neto

  2. Seu pimenta(ou pimentas kkk)ogrigado pela postagem anterior.
    A TERRA DO JÁ TEVE POLITICOS SERIOS:
    PINHEIRINHO,ODUQUE,UBALDO DANTAS,ANTONIO MENESES,RENATO COSTA…ETC(mais contemporaseos)
    AGORA ETÍCOS E COMPETENTES NÓS TEMOS:
    DR RONALD KALID E ACÁCIA PINHO
    Densidade politica quem dá e tira somos nos eleitores…certo!!

  3. Eles se merecem, farinha do mesmo saco,banana do mesmo cacho, a corda e a caçamba.
    E o povo pobre burro, fica brigando ainda pela política, querendo se matar em epoca de campanha, receba povo de Itabuna, vocês são novos um dia vocês apredem a votar.
    Fernando e Geraldo os homens mais ricos de Itabuna, isso é fruto de muito trabalho!

  4. Enquanto vocês do Pimenta enumeram o que a cidade não tem mais, mas já teve um dia, eu irei enumerar os culpados por tudo isso ter ocorrido:
    1 – A grande culpa disso tudo é da Diarquia Fernando / Geraldo, principalmente do último, que nada faz por aqui;
    2 – Outra culpa é da mediocridade do nosso povo, que é sujo, mal educado, não tem cultura, pois parte disso deveria vim de berço;
    3 – Outra parcela de culpa é da nossa imprensa, que é imparcial, porca, medíocre, tendenciosa e não sabe fazer com que a população tenha noção dos direitos que tem;
    3 – O pessoal do atual (des)governo do estado, assim como o pessoal do PT local também tem culpa, de forma peculiar, pois sempre pregam o quanto pior, melhor;
    Quanto a cinema, que é investimento privado, (houve uma transformação, pois hoje em dia, na maioria das cidades, só há este tipo de equipamento nos Shoppings, não mais nas ruas, como antigamente. A cidade de Ilhéus é uma das poucas exceções, até mesmo porque não existe Shopping por lá) se o pessoal do Shopping Jequitibá concluiu que por aqui não daria certo, ou mesmo não seria viável manter o cinema, foi porque, no início, todo mundo achava o cinema caro, mas nós tínhamos qualidade, …, depois ficou barato, mas o atendimento ao público ficou péssimo, a sujeira e o odor de mofo imperavam nas salas, além dos filmes serem exibidos com muito atraso em relação às outras cidades, …!!!
    O problema é que o povo de Itabuna só gosta de porcaria, de espeluncas de ponta de rua, de coisas ruins, adaptadas e/ou improvisadas. Vejam, por exemplo, se atualmente há um local como o Baby Beef por aqui, …?!?!?! Se há uma boate de qualidade por aqui, …?!?!?! Se há uma boa casa de shows/espetáculos por aqui, tal qual o Spazzio, lá de Campina Grande, …?!?!?!
    Vejam o que está ocorrendo com os Clubes Sociais da cidade, …?!?!?!
    Vejam se aqui na cidade – um pólo regional, que atrai gente de tantos outros municípios – há clínicas e/ou Hospitais privados, de boa qualidade, …?!?!?! Até os Médicos que trabalham por aqui, quando eles mesmos e/ou algum familiar adoecem, se mandam para Salvador. Isso é sinal de que, …?!?!?!
    Outra coisa importante: Com tantos prédios altos sendo lançados na cidade, cada vez mais caros e sofisticados, há algum esquema especial (equipamentos e/ou treinamento) do Corpo de Bombeiros para resgate de pessoas e/ou combate a incêndios em prédios cuja altura supere os três andares, …?!?!?! E treinamentos para quem trabalha, mora e/ou frequenta estes locais, em caso de emergência, se for necessário se evadir do local rapidamente, mas sem pânico, …?!?!?!
    E se um prédio desses desabar, …?!?!?!
    Sem dúvidas, nós estamos nos preparando para uma catástrofe, …, ou não, …?!?!?!
    Cada povo tem a cidade que merece, …!!!
    Então, abram os olhos, cambada de capicongos, …!!!

  5. Certamente Jorge Amado não ficaria feliz em ser homenageado por moradores do c… #$#$#$ do mundo. Afinal, o c… $#$%* do mundo deve feder muito e não fica bem uma pessoa tão famosa ver seu nome situado em meio as p…%&***$# re*&%%%$gas.
    Deixemos, pois, as homenagens para quem construiu e constrói uma região que todo dia vence um pouco, mesmo estando em meio a mer@#$%&da.
    Desculpem.

  6. Devo concordar com o Sérgio Oliveira muitos pontos, especialmente que ele coloca a culpa nos capicongos. Eu prefiro rotular de “pitecos” (forma contrata de pitecantropos).
    E os pitecos não são somente os iletrados. Mais de 90% da população se enquadra nessa perfil.
    Pitecos não pensam coletivamente; o mais longe que a visão alcança é o próprio umbigo.
    Pitecos, apesar de “conhecerem” o mundo pela TV, possuem e vivem num “universo” muito reduzido.
    Alguns pitecos podem até reclamar e criticar, mas não possuem autocensura.
    Pitecos sentem-se bem na sujeira e falta de higiene.
    Pitecos não tem bom gosto. Isso vale para quase tudo! Uma casa por exemplo: um piteco gasta três vezes o valor necessário para construir uma moradia e não a termina. Levanta quatro paredes de qualquer maneira, não aproveita devidamente nem valoriza os espaços, mas, ao final, diz que fez uma casa.
    Se o cara é dono de um jornal e/ou de uma rádio e se vende é um pitecasso!
    Quando o indivíduo é sério e respeitável e não se vende, corre o risco de levar bala de pistoleiros pitecos de aluguel na porta de casa; contratados por políticos pitecos.
    Pitecos são partidários da Lei do Gerson. Pensam sempre em levar vantagem. Isso leva-os a eleger políticos de quinta categoria.
    Piteco dono de lojas comerciais, deixam partes verdejantes nas fachadas de suas lojas: o matinho cresce no limo da parede e vai vivendo ali, enfeitando a frente da loja. Capins e até arbustos nascem na umidade oferecida pela junção da parede da casa e da calçada e o piteco olha todos os dias e acha bonito.
    Nas, onde, invariavelmente, há 90% de pitecos morando, o mato cresce junto à sarjeta e o meio-fio e os pitecos não tiram nem pagam para tirar. Mesmo que alguém bata à sua porta pedindo, o piteco é incapaz de tirar 10 reais do bolso e dizer para o cara: “Tá vendo o mato que toma conta das sarjetas deste quarteirão?” “Arranca tudo aí, cara! Depois vem aqui buscar 10 reais!”
    Pitecos, quando em cargos administrativos públicos, vêem buracos nas ruas e passam por cima como se nada estivessem vendo; quando em função de síndico o caos impera no interior do condomínio e os prédios ficam pretos de limo pedindo uma pintura urgente.
    Os pitecos são desleixados em quase tudo. Tudo que se observa de errado por aqui é obra dos pitecos.
    Os pitecos aqui existem em profusão por causa de outros hominídeos que habitaram a região por muitas décadas: OS “CORONEANTROPOS THEOBROMENSES”.
    Souza Neto
    Souza Neto

  7. APROVEITO PARA DESTACAR ALGUMAS COISAS:
    1- SE A CALIFÓRNIA, DOS EUA, SONHAREM QUE AQUI TEM UM BAIRRO HOMÔNIMO NO ESTADO EM QUE ESTÁ O MESMO, ELES MANDAM UM MÍSSIL PRA DESTRUÍ-LO;
    2-JORGE AMADO DEVE SE REVIRAR NO TÚMULO QUANDO DESCOBRE O BAIRRO QUE O HOMENAGEIA NA SUA CIDADE NATAL:ESGOTO A CEU ABERTO,BARRACOS CAINDO AOS PEDAÇOS,BANDIDOS FAZENDO UM TERROR E TUDO MAIS QUE NÃO PRESTA;
    3- HÁ 40 ANOS TÍNHAMOS UM RIO RAZOAVELMENTE LIMPO, E HOJE TEMOS UM ESGOTÃO CORTANDO A CIDADE E ENVERGONHANDO OS ITABUNENSES QUE VIRAM MOTIVO DE CHACOTA PARA OS VISITANTES;
    4- UMA CIDADE QUE JÁ TEVE ALCÂNTARA,UBALDO,ODUQUE, HOJE TEM QUE SE CONTENTAR COM FERNANDO, GERALDO E AZEVEDO NO COMANDO DA NOSSA GLORIOSA CIDADE. O RESULTADO É O QUE ESTÁ AÍ;
    5- A CIDADE NÃO TEM MAIS A CEPLAC (HOJE É SÓ UM CABIDE DE EMPREGOS),A NESTLÉ (QUE FOI EMBORA DEPOIS DE VENCER A ISENÇÃO),A KILDARE FOI EMBORA DEPOIS DO EMBROGLIO DA MÁ ADMINISTRAÇÃO DE FERNANDO E AZEVEDO, E LOGO A PENALTY E TRIFIL TAMBÉM CAEM FORA.QUEM VIVER VERÁ.
    ESSA CIDADE AINDA NAO DESAPARECEU DO MAPA POR CONTA DA INICIATIVA PRIVADA, COMO POR EXEMPLO O GRUPO CHAVES, QUE NOS BRINDOU COM O SHOPPING, QUE HOJE É A ALMA DA CIDADE.MUITO TRISTE ISSO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *