Tempo de leitura: 2 minutos

Rio Cachoeira recebe quase todo o esgoto dos itabunenses

Dados do censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em reportagem de George Brito para o jornal A Tarde, mostram que na Bahia predomina a mais vergonhosa e absurda irresponsabilidade no que se refere à questão do saneamento básico.
Segundo os dados do instituto, nada menos que 1.650.615 domicílios no Estado não têm esgotamento sanitário adequado. Isso significa que toda a bagaceira vai parar “in natura” no meio ambiente, principalmente nos rios. É um crime contra a natureza e tudo o que dela faz parte, inclusive as pessoas que vivem nas cidades e já sofrem hoje, mas irão sofrer muito mais no futuro se essa calamidade continuar.
O problema atinge desde bairros da capital até a maioria das cidades do interior. Em todo o Estado, a Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) oferece esgotamento sanitário a somente 72 dos 417 municípios. O serviço da empresa chega para 3,9 milhões de cidadãos, ou 27,8% dos “sobreviventes”. Os demais se valem de instituições privadas ou autarquias municipais, como o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
Itabuna – como não poderia deixar de ser – aparece mais uma vez como exemplo negativo. Na cidade, que tem pouco mais de 200 mil habitantes (quarta população do Estado), quase todo o esgoto é lançado diretamente no Rio Cachoeira, que já garantiu a sobrevivência de muita gente, sobretudo pescadores e lavadeiras, mas acabou virando um canal de imundície.

0 resposta

  1. Pois é,gente.Continuem votando em Cuma e em Geraldo Simões.Olha aí o que esses senhores deram a Itabuna.Eles cada vez mais ricos,e Itabuna cada vez pior.

  2. O único prefeito que realmente pensou, planejou e agiu com relação a esgotamento sanitário foi Ubaldo Dantas, depois dele, nenhum prefeito de Itabuna fez algo parecido.
    Agora o único pré-candidato que fala abertamente sobre o problema e tem um projeto pronto para ser executado caso seja eleito é RONALD KALID.

  3. Sr. Pimenta, para amenizar as criticas ao governo do estado você critica a EMASA como se aqui fosse o pior cenário da Bahia
    Mas vamos aos fatos: A EMASA gasta de energia elétrica para captar água a uma distancia muito grande que tem que ser repassado para a tarifa, a produção poderia ser muito mais barata se o governo do estado tivesse entregado a barragem do Rio Colonia que está a montante de Itabuna permitindo que a água viesse por gravidade, reduzindo o custo da captação. Isto foi promessa de campanha de JW e GS deveria ter vergonha de apoiar um governo que não tem uma unica obra em Itabuna e região pra mostrar.
    A EMBASA como outras empresas do governo está sendo usada para “apoiar” o futebol na Bahia , mas o recurso falta para quem não tem esgoto e água tratada de qualidade, isto também é feito no governo federal que usa a Petro, BB, CEF para esta finalidade.
    As perdas pela rede em São Paulo são de 30% , no Japão menos de 3%, aqui em Itabuna mais da metade da água que se produz se perde nas precária rede, gatos, e prédios públicos que sequer tem medição na entrada. Falar em privatização é demonizada pela esquerda retrograda , eles privatizam estradas e aeroportos que agora todos imaginam que vai melhorar o serviço , mas pergunte ao PCdoB se ele topa conceder a iniciativa privada o serviço, a resposta será um NÃO, preferem a atraso. O resultado está certo, vamos ainda conviver com esgoto a céu aberto, a falta de regularidade no fornecimento de água ajuda a proliferação da dengue.
    O único liquido que não falta na Bahia é JW (Johnnie Waker) no palácio de Ondina
    Da Redação: Tô de Olho, o blog apenas expôs as duas realidades, a estadual e a municipal. Simples e correto assim.

  4. O Governo do estado faz carnaval em Salvador, faz nova Fonte Nova, gasta uma fortuna em futilidades, …, mas tudo isso se transforma num brinco de ouro no focinho de um porco, diante da nossa triste realidade, …!!!
    O povo baiano gosta muito de festa, mas vive, literalmente, na M… !!!
    O Brasil, e a Bahia, precisam mésmo é de um chute no traseiro, conforme disse o representante da FIFA, …!!!

  5. A Embasa atende a 361 municípios dos 417 existentes na Bahia. Desde 2006, com a entrada do Governador Jaques Wagner a empresa tem investido muito em esgotamento sanitário e tem como meta a universalização do acesso a Água e Esgotamento Sanitário no Estado. Até 2014, investirá R$ 3,9 bilhões em obras, sendo que já foram assegurados R$ 2,8 bilhões. Em Ilhéus, ainda nessa gestão, a Embasa vai investir cerca de 100 milhões de reais na ampliação do sistema de esgoto. Em 2011 a empresa teve aumento de 9,8% em ligações de esgoto.

  6. 1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
    2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,
    3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
    4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
    5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta- te também desses.
    6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
    7 sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.
    Esses são os que já passaram, os que estão, e os que querem entrar na prefeitura. Um dia irão prestar contas a Deus.
    leiam 2 Timoteo 3 de 1 a 7.

  7. E lembrar que há aproximadamente dez prefeitos atrás eu tomava banhos de lazer e curtia com meus amigos e amigas da época as cálidas águas do Rio Cachoeira!
    Esse belo Rio que já lavou, literalmente, Itabuna por muitas vezes no passado; que deu sustento a centenas de famílias de lavadeiras, pescadores, areeiros e canoeiros; que deu de beber a Itabuna as suas doces e límpidas águas, coletadas um pouco acima do que resta do aeroporto Guedes de Pinho!
    E nenhum prefeito fez absolutamente nada pelo Rio Cachoeira e pela mãe natureza!
    Confesso que a minha indignação e repúdio aos gestores que passaram pela Prefeitura de Itabuna, que envenenaram e assistiram indiferentes, os estertores do morrer do Cachoeira. Esses crimes de omissão intuem um Fathua pela vontade de fazê-los beber pelo resto de suas vidas, decalitros das águas podres que correm fétidas pelo leito onde outrora deslizavam límpidas, as águas-lágrimas, doces lágrimas do falecido Rio Cachoeira. Banhos não. Que fedam igual ao que deixaram para trás em profusas “obras” e afluentes de mijo dejetadas no amado Rio Cachoeira, de saudosa memória.
    Enquanto políticos vergastavam em sofrimento o Rio Cachoeira; papa-jacas lambuzavam-se fartos no mel e no visgo dos frutos da Artocarpus heterofolia indiferentes e saciados.
    Dizem os mais velhos, que bater sobre uma pedra com “bagunço” (endocarpo onde se fixam os bagos da jaca) recém-comida, produz uma lancinante dor de barriga em quem dela se alimentou! Neste momento estou batendo fortemente contra uma pedra, o “bagunço” de todas as jaças consumidas pelos itabunenses. Quem sabe, sob intensa dor dos nós nas tripas e profusa diarreia, ainda venham a lembrar-se do indigente abandonado, o amado Rio Cachoeira?
    A hora é essa minha gente! Vamos exigir dos postulantes à Prefeitura de Itabuna, por escrito e com testemunhas, compromisso promissório e demais garantias de que farão ressuscitar da sepultura de merda o nosso Rio Cachoeira.

  8. É BOM QUE SE DIGA QUE ESSA TRAGÉDIA QUE ESTÁ AÍ TEM ALGUNS PAIS: FERNANDO GOMES, GERALDO SIMÕES E AGORA AZEVEDO.SÓ ESSES TRÊS GOVERNARAM POR QUASE 25 ANOS.OU SEJA, NAS ÚLTIMAS 2 DÉCADAS HOUVE UM AGRAVAMENTO DA SITUAÇÃO DESSE POBRE RIO.SE NADA FOR FEITO NOS PRÓXIMOS ANOS TEREMOS UM ESGOTO FÉTIDO CORTANDO A NOSSA CIDADE.E UM ESGOTO GIGANTE!

  9. A água do Rio Cachoeira já chega em Itabuna poluída, as cidade a montante de Itabuna despejam o esgoto sem tratamento que chega aqui já totalmente poluído.
    A solução passa por um revitalização em toda a bacia do rio, culpa só a cidade de Itabuna é desconhecer a realidade. Este trabalho tem que ser feito pelo estado, Itabuna sozinha não consegue resolver.
    Agora querer algo deste governo JW é sonhar, ele sequer consegue fazer uma unica obra em Itabuna, um recorde de incompetência.

  10. -SABEM QUAL É O GOSTOSO DESTE DESCASO? É QUE SOMOS OBRIGADOS A PAGAR 70% DE TARIFA POR UM ESGOTO QUE NÃO É TRATADO E JOGADO NO RIO CACHOEIRA IN-NATURA.
    -POR ISSO QUE OS QUADRILHEIROS DA EMASA A CADA ANO FICAM MAIS RICOS.
    -CADÊ AS ENTIDADES DE CLASSE COMO OAB, SINDICATOS, ROTARY, PASTORES, PADRES, QUE HOJE SE MANISFESTAM CONTRA A PRISÃO DE MEIA DUZIA DE POLICIAIS INSUBORDINADOS, MAIS SE CALAM DIANTE DE TAMANHO ACHAQUE QUE SOFREMOS TODOS OS MESES.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *