Tempo de leitura: < 1 minuto

O PIMENTA postou há pouco (ver logo abaixo) nota sobre o interesse dos chineses por um novo produto que poderá vir a fazer sucesso na pauta de exportações brasileiras: o bom e velho jegue. Pois bem, viemos a saber logo em seguida que circula na internet um abaixo-assinado com o objetivo de salvar o quadrúpede de virar iguaria nos restaurantes da China.
Os signatários do abaixo-assinado (até o momento são 649) fazem veemente defesa do jegue, alegando que este animal sempre foi um companheiro do nordestino. Eles também condenam o tratamento que a China dá aos bichos. “Temos comprovações de como os animais são tratados na China: ursos têm sua bile extraída sem anestesia para que seja usada para fins medicinais”, acusam.
O movimento também ataca o secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, José Simplício de Holanda, grande defensor da exportação dos asnos. Holanda teria dito que os jegues só servem hoje para causar acidentes nas estradas. “Os verdadeiros asnos que causam acidentes muito mais graves são aqueles que usam ternos caros e exercem cargos públicos”, opinam.

0 resposta

  1. Acho isso um absurdo, uma desumanidade, um desrespeito aos seres vivos. Os jumentos são os primeiros parceiros e amigos do Nordeste e do nordestino. Um animal rústico, forte d resistente às privações impostas pela natureza climática do Nordeste. Come o que lhe dão e, nesse repasto, papel, casca de arvores, lixo. Mas trabalha sem parar dia e noite no transporte de carga, como montaria ou puxando arado. “O jumento é nosso irmão”, já cantava o grande e saudoso Luiz Gonzaga.
    Deixem em paz os nossos muares, eles transportaram sobre o lombo marcado com uma cruz, Sagrada Família até Belém.
    Se os chineses não tem o que comer e/ou pretendem degustar tira-gostos exóticos; porque não experimentam comer a própria merda? Frita, flambada, ao molho, espetinhos, frescas, com Catchupp ou enlatadas?
    Nossos jumentos devem morrer aqui no Nordeste em que nasceram; de velhos ou, quando em sofrimento, por morte induzida e assistida por técnico em zoonose ou veterinário.
    Definitivamente; nossos jumentos comida para chineses? NÃO!

  2. Será que os do “abaixo-assinado” não comem carne?
    Se não comem, tudo bem! Se comem, eu pergunto: qual a diferença entre boi, porco, frango e JEGUE?
    Souza Neto

  3. Eu não quero ser polêmico, mas se há abaixo-assinado para salvar os asnos, também deveria haver para salvar os bovinos, os caprinos, os ovinos, os peixes, as aves(frangos, perus, patos, codornas, dentre outros), os suínos, os coelhos, as gias, os javalis, e por aí vai, …!!!
    Se houver criações normatizadas, (e não apenas extrativismo), como há para outros rebanhos, aí sim, …, sou favorável a vender os asnos para a China ou qualquer outro país, inclusive abatidos aqui mesmo no Brasil, …!!!
    O nordestão necessita de mais fontes de divisas, …!!!
    Hoje há, inclusive, criações de jacarés, assim como de avestruzes, tanto para o mercado de carnes, quanto para o de couro, …!!!
    Só os jumentos é que são dignos de pena, os outros animais não, …?!?!?!
    Aí também já é muito romantismo, …!!!

  4. hummm… ELA não quer ser POLÊMICA, que BUNITINHA… ainda bem que vc não quer, pq nao daria nem pro começo amigo. Não se preocupe, vc passa muito longe de ser polêmico. Mas consegue fazer a gente rir com a sua ingenuidade infantil. Se liga… A ideia é justamente EVITAR que se criem mais mercados em que ANIMAIS SEJAM USADOS. Infelizmente existe abate generalizado de animais, nao vejo como isso possa acabar. Mas há uma tentativa de DIMINUIR isso. Essa oferta ABSURDA de carne, po… Aonde mais vai se colocar carne, NO CAFÉ?? No chiclete?? Eu consumo carne com MUITA moderação, isso não me faz falta. E sei que TRANQUILAMENTE as pessoas poderiam passar com muito menos CARNE, COURO etc. Claro que essa informação já é LARGAMENTE conhecida nas regiões mais CIVILIZADAS do país… E olha só, não são os animais que são “dignos de pena”, NÓS é que somos. A genta não tá falando de BORRACHA, amigo. Não tamo falando de planta. Estamos falando de criaturas que como nós são feitas de ossos, carne, nervos… Essa história de “mercado”, essa pentelhação, essa BOIOLICE MALDITA, já deu o que tinha que dar!!

  5. ERRATA:
    Onde eu escrevi gia, leia-se jia, …!!!
    Mais algumas considerações:
    Ao contrário do que muitos pensam, eu creio que a criação de jegues para consumo de carne pressupõe normatizações, tais como: Criação de animais, e não extrativismo; os animais terão que ser castrados, para evitar carne muito dura, dificuldade na engorda, além de mau cheirosa (principalmente nos machos, por questões hormonais), além de calendário de vacinação e rastreamento, …!!!
    Não será o que alguns estão pensando, que simplesmente irão pegar os jumentos hoje existentes e farão uma matança indiscriminada, …!!!
    Tudo passará, inclusive, por inspeção sanitária, procedimentos de abate eticamente correto, pois eu não creio que eles importarão animais vivos, mas abatidos, …, principalmente por causa da distância, e da dificuldade em manter os animais dentro de porões de navios, para viagens tão longas, …!!!
    A carne poderá ir em conteineres refrigerados, o que é muito mais econômico, fácil e simples de transportar, …!!!

  6. Alguém aqui acha que picanha dá em arvore? não vi nenhum movimento em frete a Churrascaria los Pampas, será que o jegue merece vida melhor que os bois que estão no pasto?
    Bem, eu acredito que o jegue vá sim ser servido na sopa do chines, mas antes vai trabalhar muito duro por lá.
    Agora pergunte a seus pais o destino dos bois dos antigos “carros de boi” eram mortos e servidos no espeto. A carne era dura mas o que esperar de um músculo que trabalhou duro uma vida inteira.
    Vamos deixar de demagogia. Se você é contra a exportação de jegue então deixe de comer todo tipo de carne, isto vale também para o caranguejo da praia do fim de semana, eles são mortos em água quente…tadinho.
    O Brasil é a favor do jegue, tanto que os elege aos montes e os envia para Brasilia.

  7. Tbm quero saber se todos que assinaram são vegetarianos…
    pq o jumento não é melhor nem pior que varios outros animais que estão no cardapio diario da maioria da população da nossa cultura!

  8. É vergonhoso. O Jegue é um símbolo do Nordeste,é um símbolo do Brasil. Ninguém como jegue no Brasil, por que é que se teria que exportá-los para a China. Não temos nada a ver com isso. O Brasil deve ter a dignidade de proibir essa infâmia. Eu já assinei o abaixo-assinado e todos que são pessoas dignas e conscienciosas também deveriam fazê-lo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *