Tempo de leitura: < 1 minuto

Chineses querem exportar 300 mil jegues por ano

Da Agência O Globo
Em meio aos produtos brasileiros exportados para a China, o novo objeto de desejo é o popular jegue nordestino.  Há cerca de um mês, um acordo entre os dois países liberou o intercâmbio de jumentos – também conhecidos como jegues ou asnos, utilizados na indústria chinesa de alimentos e cosméticos.
Os chineses pretendem importar 300 mil jumentos por ano do Nordeste, onde o animal é encontrado em abundância. Com as facilidades de financiamento, houve um crescimento muito grande do uso de motos para o transporte local e os jegues estão perdendo espaço no interior do Nordeste.
A China abate 1,5 milhão de burros ao ano. O processo envolve tecnologia de ponta, com melhoria genética, produção de alimentos específicos e assistência técnica.

0 resposta

  1. Assine o abaixo-assinado CONTRA A CRUEL EXPORTAÇÃO DE JEGUES PARA A CHINA!
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N21806
    Mande um email para o sr. Jose Simplicio Holanda através deste formulário:
    http://www.sape.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sape/contato/enviados/pagina_inicial.asp
    Mande um email para o Ministério da Agricultura através deste formulário:
    http://www.agricultura.gov.br/fale-com-o-ministerio/ouvidoria/fale-com-o-ouvidor

  2. Na verdade, que acho que os chineses querem importar, …, quem vai exportar os Jegues são os estados nordestinos brasileiros, …!!!

  3. Não permita a crueldade… EU JÁ ME POSICIONEI CONTRA !!! Agora só depende da nossa união.
    Avante Nordeste Brasileiro !!!!

  4. O QUE O HOMEM NÃO FAZ PELO VIL METAL.PRA QUE EXPORTAR ESSES POBRES BICHOS PARA SEREM EXTERMINADOS LÁ NA CHINA?UMA TREMENDA CRUELDADE ISSO.

  5. Q cambada de hipócritas.. se não podemos exportar os jegues, então não podemos exportar carne de frango, carne suína, carne bovina e carne de ovinos..
    Ou seja, acabaram-se os churrascos, buchadas, assados, etc..
    ou então vc deve parar de comer carne tb..

  6. Como determinada parte do corpo dos chineses e sub-dotada, eles devem estar querendo é pesquisar o porque do tamanho do “fumo” dos nossos jegues.
    Fernando
    Ilheus/Ba

  7. Vamos exportar os PRESIDIÁRIOS, eles ocupam um grande espaço por metro quadrado, nossos impostos pagam a comida deles, ou seja eles só dão gastos e não serverm para NADA ! OU PODEMOS EXPORTAR POLÍTICOS CORRUPTOS QUE DEVERIAM ESTAR NA CADEIA !

  8. Como disse o amigo Marcos Paulo, é fácil falar que os chineses vão comer nossos jugues. Julgá-los. Mas são poucos como eu que mesmo gostando de carne, deixaram de comer para não estimular este tipo de crueldade. Para quem não conhece, a vida destes jegues ainda é fácil comparada a vida dos frangos de granjas brasileiras. Isso sim é a umas das maiores crueldade do mundo. Pense nisso, julgar é fácil, falar é fácil. Quer começar a ajudar. Pare de comer carne. Valeu galera ! 😉

  9. Bom, que não exporte, mas encontre uma solução, urgente para os pobres dos jegues.
    Moro no Nordeste e sei do perigo que eles representam nas estradas, inclusive em BRs.
    Muitos já perderam a vida pelo fato de ter centenas deles soltos nas estradas e BRs aqui do Nordeste.
    Num percurso de 70km se encontram, no mínimo, 20 deles.
    Quando eu era garoto, quem tinha um jegue era porque tinha uma vida financeira boa.
    Anos atrás aqui na região ele custava R$1,50.
    Atualmente, é de graça! Quem quiser é só pegar uma corda e ir buscar quantos quiser nas BRs e estradas municipais e estaduais.
    A que ponto chegou.

  10. Se invés de importarem nossos jegues por que as políticas pública não brasileira não procura solucionar o problema beneficiando os animais e a população brasileira , ou só os chineses são capases de tudo, temos que agir e não ficarmos de braços encruzados estamos mobilizando um passeada com alunos de redes municipais e estaduais sábado as 16:ooh pelas principais ruas da cidade convocamos a TV Asa Branca a representante da rede globo. JESUS escolheu um jumento para andar com seus discípulos por que não escolheu um leão então se jesus o escolheu temos que defende-los e tutar para que não entre em extinção.

  11. Se invés de importarem nossos jegues por que as políticas pública brasileira não procura solucionar o problema beneficiando os animais e a população brasileira , ou só os chineses são capases de tudo, temos que agir e não ficarmos de braços encruzados estamos mobilizando um passeada com alunos de redes municipais e estaduais sábado as 16:ooh pelas principais ruas da cidade convocamos a TV Asa Branca a representante da rede globo. JESUS escolheu um jumento para andar com seus discípulos por que não escolheu um leão então se jesus o escolheu temos que defende-los e tutar para que não entre em extinção.

  12. Se invés de importarem nossos jegues por que as políticas pública brasileira não procura solucionar o problema beneficiando os animais e a população brasileira , ou só os chineses são capases de tudo, temos que agir e não ficarmos de braços encruzados estamos mobilizando um passeada com alunos de redes municipais e estaduais sábado as 16:ooh pelas principais ruas da cidade convocamos a TV Asa Branca a representante da rede globo. JESUS escolheu um jumento para andar com seus discípulos por que não escolheu um leão então se jesus o escolheu temos que defende-los e lutar para que não entre em extinção.

  13. Olha gente, não é questão de hipocrisia, como muitos ficam questionando. O problema é que os chineses são uns sádicos! Vocês não tem idéia do que eles fazem com os animais, para quem não sabe, nas fazendas de pele da China, os animais tem suas peles arrancadas do corpo inteiro ainda vivos e a sangue frio. Ursos passam a vida inteira trancafiados dentro de jaulas apertadas para a retirada de suas biles. E várias outras coisas. Daqui a pouco vão querer exportar cachorros para os chineses comerem também, é só o que está faltando!
    Eu já assinei o abaixo assinado! Vamos todos assinar pelo amor de Deus!
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N21806

  14. Meu pai comprou uma fazenda no interior do nordeste , e estamos vivenciando essa falta de funcionalidade dos jegues, pois a maioria das pessoas lá agora possuem moto ou até caminhonete ai acaba que fica vários animais transformando- se em uma boca a mais para alimentar e lógico que eles estão dando prioridade as vacas na seca que se passa hoje.
    Acredito que esses animais sendo exportados e tendo a função de saciar a fome de chineses já que aqui no Brasil ele não está no nosso cardápio, tenha maior valor que ele ficar sendo largado de um canto pro outro sem destino nos nossos sertões.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *