Tempo de leitura: 2 minutos

Wenceslau Júnior: reação (Foto Pimenta).

Cresce o burburinho em Salvador e Brasília de que Itabuna corre sério risco de perder a reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) para Porto Seguro. Lideranças regionais comunistas, como a deputada Alice Portugal e o vereador Wenceslau Júnior, ouviram da boca de grandes figuras do governo baiano a confirmação de que, realmente, há “movimentação nesse sentido”. Ou seja, o município ficaria com o campus, mas a reitoria seria deslocada para o extremo-sul.
O vereador Wenceslau Júnior acredita que a movimentação para retirar de Itabuna a reitoria da Ufesba tenha a participação de políticos do Sudeste do país, que ainda não engoliram o fato de o sul da Bahia receber grandes projetos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste. “Ainda não saberia dizer se tem ingrediente político nesse bolo, mas há movimentação, sim”, afirma o vereador itabunense.
Wenceslau defende mobilização regional para que o município sedie a reitoria. Para ele, qualquer mudança significaria desgaste para a presidente da República, Dilma Rousseff, pois o próprio governo federal anunciou Itabuna como destino da reitoria (relembre aqui), além do campus. O vereador, no entanto, reconhece que o município tem caminhado lentamente para não perder o projeto.
Na próxima segunda (19), às 14h30min, o pré-projeto da Ufesba será apresentado na reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. Uma comissão criada pela Ufba para acompanhar a instalação da universidade federal sul-baiana estará em Itabuna na sexta 23. “Se essa ideia de tirar a reitoria de Itabuna se configurar, vamos resistir”, diz o vereador.
Itabuna tem pelo menos quatro áreas para instalar o campus da universidade (veja aqui). A estas opções, Wenceslau Júnior acrescenta uma área nas proximidades da indústria téxtil Trifil, entre as BRs 415 e 101. “Teríamos ali um grande semianel rodoviário”, diz, apontando o campus como indutor de desenvolvimento.

0 resposta

  1. Itabuna não deixa de ser o pólo regional, e com isso deve ser respeitada como tal.
    Porto Seguro é apenas um destino turístico, não cabendo, sob nenhuma hipótese, instalar uma faculdade federal nesta cidade!
    Ilhéus até poderia ser agraciada, contato que a faculdade fosse instalada às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna, beneficiando as duas cidades por igual!

  2. A estoria dessa universidade e coisa de ano eleitoral e “perder” essa universidade p/ porto e’ tambem, estoria em ano de eleicao, compreenderam?

  3. Não é somente uma questão que envolve representantes do Legislativo. Há um “ranço letárgico” na Região que determina esse tipo de resultado. Itabuna, Ilhéus e outras cidades vivem o mesmo dilema. Penso que é uma herança da sociedade monopolista/latifundiária, onde as decisões cabiam aos “coronéis”. Os “súditos” e os serviçais (população em geral) apenas assistiam. Acostumado a isso, ninguém se mobiliza!
    Além disso, há a dicotomia política, onde os “atos de sabotagem” e os interesses particulares dos grupelhos se sobrepõem ao interesse público.
    Souza Neto

  4. Estes “grandes investimentos ” só aparece na cabeça dos comunistas, quem passa hoje pela estrada de Ilhéus-Itabuna, percebe que está cheia de buracos e fica com saudades do tempo em que parecia um tapete.
    As obras do porto e ferrovia não assa do imaginário destes políticos que prometem e não cumprem.

  5. Estes “grandes investimentos ” só aparece na cabeça dos comunistas, quem passa hoje pela estrada de Ilhéus-Itabuna, percebe que está cheia de buracos e fica com saudades do tempo em que parecia um tapete.
    As obras do porto e ferrovia não passa do imaginário destes políticos que prometem e não cumprem.

  6. Não tem nada vê,duvido muito que essa reitoria vá para Porto,pois a própria presidente Dilma junto com o antigo Ministro da Educação se mostraram presente no anuncio que Itabuna sediará a reitoria,ai vem esse novo babaca do Ministro da Educação já se achando querendo “melar” a vinda dessa Reitoria para a cidade que tanto lutou por essa conquista??Ele tem mais é que se preocupar com a Educação do país como todo e não ficar com palhaçada de querer mudar o destino da Universidade para Porto.E vamos agilizar logo essa implantação da reitoria em Itabuna pessoal,não vamos ficar dormindo no ponto,pelo Amor de Deus.

  7. é um fanfarrão este Ministro..ta querendo fz hora com a cara de todo mundo.. Ja foi anunciado e agora quer mudar a decisão?
    a interiorização das universidades passam primeiro pelas cidades polo, que são carentes em ensino superior..
    Porto ja terá um campi fz referência a sua inportancia historica.. lá ja possui um IFET tb fz essa referência historica..
    Seu ministro Fanfarrão!!! fora daí, deixe que pessoas serias façam politica..
    o vassoureiro q nada fez por Itabuna, vai ficar calado agora?? faç alguma coisa por Itabuna..

  8. O vereador Wenceslau, foi de fato quem conseguiu fazer este sonho virar realidade. Agora, mudar a UFESBA para porto seguro, é brincadeira!
    Politicagem da grossa, sem a menor responsabilidade.

  9. É verdade Walney! vereador Wenceslau de Itabuna, foi o maior responsável pela criação UFESBA,e único que se manifestou em defesa da implantação da instituição aqui na região Sul.
    Logo, logo, vai aparecer outros políticos pousando de pai da criança. Será que vão ter a cara de pau?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *