Tempo de leitura: < 1 minuto
Serapião: lei proíbe fila preferencial.

Ornan Serapião, do Conselho Municipal do Idoso, diz que supermercados, agências bancárias e órgãos públicos que insistem em manter filas preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com deficiência “agem à margem da lei”.

Ornan cita o artigo 114 do Estatuto do Idoso para enfatizar que ela fala em “atendimento preferencial imediato e individualizado” e não em “fila preferencial”, que é forma de segregar e até humilhá-los, pois são lançados em filas onde a espera pode demorar mais de hora.

A fiscalização dos estabelecimentos deve ser feita pela prefeitura, que é quem concede alvará de funcionamento, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Ontem, este blog postou foto feita por leitora indignada com extensa fila preferencial em agência bancária da Avenida do Cinquentenário (reveja aqui). Ornan critica o tratamento oferecido pelos estabelecimentos comerciais e financeiros. “A ninguém é dado o direito de desconhecer a lei”, completa ele.

14 respostas

  1. Pois é, “Seo” Ornam.
    Para este povo,nós “gastosos”(gatos Idosos)somos como borboletas.
    “Velho e borboleta não servem para porcaria nenhuma”.
    Fernando
    Ilheus/Ba

  2. É importante que se saiba que o direito é intransferível e que aproveitar-se dos idosos é crime .O foco é ordem e progresso, cuidado com a desordem !

  3. Olá.
    A lei não estabelece que em caso de fila única todos que estiverem na fila devam aguardar até que todas as pessoas com direito a atendimento preferencial sejam atendidas. Esta é uma opinião do autor do artigo. Está advogando em causa própria, ou seja, puxando a brasa para a sua sardinha. Não é certo pessoas com direito a atendimento preferencial passarem à frente de todos que esteja em fila única, a não ser que não haja guichê próprio para as pessoas com direito a atendimento preferencial. Quem interpreta a lei é o poder judiciário ou o próprio poder legislativo. Pessoa interessada, Conselho Municipal do Idoso, não tem poder para interpretar a lei. Não se discute o direito a atendimento preferencial – todos nós ou somos os seremos idosos. Se entidades ou empresas não atendem como se acha que deve ser, não cabe aos outros clientes/usuários pagarem o preço, repito, a não ser que não haja guichê para atendimento preferencial aí sim todos que estivermos na fil única deveremos aguardar o atendimento até que não haja mais nenhuma pessoa com direito a atendimento preferencial. Nem todos os idosos pessam como o presidente do conselho municipal. É necessário razoabilidade senão ao invés de equacionarmos a questão acaberemos incentivando injustiça e, consequentemente, resultados negativos a nossa comunidade.

  4. A IMPRENSA PRECISA DIVULGAR ESSA FALTA DE RESPEITO MESMO! NO BOM PREÇO EM ITABUNA OS IDOSOS ESPERAM MAIS TEMPO DO QUE AS PESSOAS QUE FICAM NAQUELA FILA ÚNICA QUE TAMBÉM DEIXA A DESEJAR COMEÇA NO CAIXA E TERMINA LÁ NO POLO NORTE(NOS FREEZERS DE CARNES) E GENTE FICA LÁ EM PÉ ESPERANDO COMO SE TIVESSE PEDINDO UMA ESMOLA!
    A RIDICULA FILA PREFERENCIAL DO BOM PREÇO E DE OUTROS LOCAIS, É PROVA DE QUE NESSE PAÍS TUDO É DETURPADO.

  5. Hoje se você tem que fazer um serviço bancário , melhor pedir seu avô para faze-lo. O problema é que todos estão fazendo isto e como a atendimento não consegue atender a todos ao mesmo tempo a fila de espera é razoável.

  6. Minha mãe tem 79 anos e enfrenta fila, quando digo pra ir na fila do idoso ela responde – Sou velha, não inútil. Além disso tem muitos idosos e deficientes que recebem dinheiro pra pagar contas dos outros. No Brasil é assim, venha nós sempre.

  7. As filas “preferenciais” são desrespeitosas, sim, e não há como negar!! Na verdade, o que deveria acontecer é um rodizio no atendimento dos clientes, de modo que todos sejam atendidos de forma igualitária.

    Quanto ao Bom Preço e todos os bancos, ajudaria muito se todos os caixas fossem abertos em horário de pico…

  8. Boa Tarde,
    Este Brasil e engraçado,o menor agride, e Mata há vários amos e quando são apanhados invocam a condição de Menor para que a punição seja abrandada conforme a Lei e ninguem diz que esta invocando a Lei em benifício proprio, mas com o Idoso é,Matar,Roubar estrupar e ser Traficante PODE, agora pessoas que estão no final da existência não podem usufruir de Atendimento digno e rápido conforme esta previsto em lei.
    Isto é Brasil pais em que a corrupção é elogiada e os direitos jogados no Lixo.

  9. Eu particularmente fico indignada com certas situações, tudo bem sobre a fila preferencial, porem tem que se haver certo cuidado, outro dia fui ao banco na hora do almoço (trabalho e so tenho este horario livre) e fiquei na fila, depois de uqase 1 hora eu ainda estava na fila e justamente pq a todo instante chegava um idoso, uma gravida, uma mulher com criança no colo, até que a ultima que veio, que eu vi que estava acompanhada com uma jovem, eu bati o pe e chamei o guarda e falei que nao era justo, que ao menos atendendesse um da fila e um preferencial, so apos esta situação é que fui ser atendida. Sem contar que tem os casos de homens (principalmente estes) e mulheres fortes (que so tem 60 anos quando estão numa fila de banco)que se aproveitam da situação para serem atendidos com rapidez.

  10. outro dia eu esta no hospital aguardando que começasse o atendimento ai ocorreu um fato interessante,um senhor de uns setenta anos estava na fila preferencial ele avia chagado primeiro ,quando o atendimento começou e à atendente se dirigiu até ele por cer prioridade à surpresa ele estava guardando um lugar para neta dele que não tinha direito à prioridade pois ela não ere criança e sim adolescente então o senhor retrucou eu tenho prioridade. Ai então à atendente educadamente e didaticamente o disse o direito é do senhor e não da senhorita sua neta, mas já que o senhor chegou primeiro sua neta recebera a senha numero um não por prioridade e sim por ter chegado primeira junto com o senho .O direito e o bom senso quando unidos é bom para todos !

  11. Você foi perfeito Comentarista, até que enfim alguém lúcido clareando as mentes ludibriadas de um povo que adora ser enrolando pelos ilustres políticos trambiqueiros, explico por que:

    -O IDOSO TEM PRIORIDADE EM HOSPTAIS PÚBLICOS? CLARO QUE NÃO, PELO CONTRÁRIO, EM HOSPITAIS PÚBLICOS OS IDOSOS E OS DEMAIS PREFERENCIAIS ESTÃO MORRENDO A MINGUA, PRINCIPALMENTE OS PORTADORES DE CANCER QUE NÃO TEM UM BOM PLANO DE SAÚDE.

    -É MUITO FÁCIL ELABORAR E APROVAR LEIS QUE O PODER PÚBLICO NÃO ASSUME NENHUMA RESPONSABILIDADE, TENHO 66 ANOS, NÃO PAGO TRANSPORTE COLETIVO, MAS QUEM MORA NO SUBURBIO, PEGA DOIS OU MAIS ÔNIBUS E RECEBE SALÁRIO MÍNIMO PAGA POR MIM, E UM MONTÃO DE CRETINOS AINDA DIZ COM A CARA MAIS CÍNICA OU DEMENTE: ISSO QUE É LEI BOA, TODO DIA APARECE UMA LEI PARA NOS BENEFICIAR, CONHECI MUITAS PESSOAS PORTADPORAS DE CANCER QUE TINHA PROCESSOS NA JUSTIÇA, MORRERAM A MÍNGUA SEM NENHUM RECURSO PARA ALIVIAR SEU SOFRIMENTO, ALGUNS DESSES PROCESSOS FORAM JULGADOS GANHOS POR ESSAS PESSOAS E ATÉ HOJE NEM SEM PARENTES VIRAM A COR DO DINHEIRO. APENAS UM EXEMPLO DESSA POUCA VERGONHA QUE VEM LUDIBRIANDO O POVO FAZ MUITO TEMPO:

    Processo 0094300-38.1998.5.05.0008 RT
    ————————————————————-

    OS RECLAMANTES DO PROCESSO ACIMA, SÃO TODOS PREFERENCIAIS, DOIS JÁ FALECERAM DE CANCER E OUTROS AGUARDAM O JOGO DE EMPURRA EMPURRA ENTRE A JUSTIÇA E O ADVOGADO DO SINDICATO, EU MESMO SUGERI A ALGUMAS DESSAS PESSOAS A DENUNCIAREM NUM PROGRAMA DE TELEVISÃO, MAS A GRANDE MAIORIA TEM MEDO DE REPRESÁLIAS E SE EXPOREM EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE SAÚDE, E COM CERTEZA OS CARRASCOS DESSAS PESSOAS SABEM DISSO. O RESTO É CONVERSA MOLE PRA BOI DORMIR.

    ( O REFERIDO PROCESSO JÁ FEZ 14 ANOS )

  12. Ornan está certíssimo, o que rege a carta magna do direitos dos idosos, é que o atendimento deve ser preferencial e individualizado, o que justificaria inclusive que um idoso seja atendido entre um atendimento e outro. A fila preferencial foi uma saída arranjada pelo próprio setor de serviços, na tentativa de priorizar o atendimento, entretanto o que percebemos, é que a fila preferencial mas parece um museu, com muitas peças antigas expostas, esperando para ser catalogada, mas atenção na interpretação da norma aê hem gente…

  13. A Prefeitura do Recife estabeleceu uma norma para o estacionamento do Idoso em qualquer lugar público tem que está com um adesivo do para brisa do carro. se não tiver será multado. Este é dos mais absurdo que se comete neste país, pois o art 4l da lei maior não disso isso. E Agora o que fazer?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *