Tempo de leitura: < 1 minuto

Um duto de 490 quilômetros para transportar minério de ferro de Grão Mogol (MG) até o Porto Sul, em Ilhéus, está sendo planejado por investidores chineses. O canal vai levar uma mistura de água e refino de minério de ferro processado como parte do projeto de US$ 3,6 bilhões da Sul-América de Metais (SAM), da Honbridge Holdings, de Hong Kong.

A SAM é administrada pelo Grupo Votorantim, que vendeu o projeto para a Honbridge por US$ 390 milhões em abril de 2010. Não foi divulgada uma data para o começo. A informação foi publicada pelo Estado de Minas.

Autoridades mineiras disseram que o projeto pode exigir mais 600 milhões de dólares em investimentos, elevando o total de gastos para 4,2 bilhões de dólares. A SAM pretende exportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano para os chineses e outras siderúrgicas.

3 respostas

  1. Paralelamente estou ultimando um grande projeto que envolve alguns milhares de Rupias em tecnologia de última geração, para o envasamento, distribuição e comercialização das aguas ferruginosas, claro, apos coadas dos grãos de ferro.
    Aguas medicinais e para o tratamento das anemias ferroprivas em geral, problema endêmico no Bordeste.
    Na primeira fase do projeto, pretendemos atender merenda escolar, gestantes e às classes subnutridas atravé uma parceria com a Prefeitura de Ilhéus! Haja água com ferro pra enfiar no povo!

  2. Zelão diz: – Para onde vão os rejeitos?

    “Pra Minas o Lucro, pra Bahia: – O Lixo”

    Antes que os defensores incondicionais – que defendem o “desenvolvimento econômico” a qualquer custo – do Porto Sul me crucifiquem, aviso que só preciso de esclarecimentos. Com o anúncio da implantação do “mineroduto” (não sei se este é o nome correto), gostaria de saber; onde será despejada a água – que conduzirá o minério bruto – contaminada por metais pesados? Se já tinha dúvidas quanto ao “rejeito” do minério que será transportado pela ferrovia até o porto, fico em pânico só em pensar onde a água contaminada do “mineroduto” será despejada.

  3. parabéns ao grupo Votorantim, é criando empregos que vencemos a pobreza e o pais cresse a economia fortalece.o Brasil merece

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *