Tempo de leitura: 2 minutos
Sistema carcerário vive caos na Bahia e no País.

Relatório do Mutirão Carcerário realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou a desativação das carceragens nas delegacias da Região Metropolitana de Salvador. O levantamento foi feito por dois juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que inspecionaram as carceragens, além de 19 estabelecimentos penais na Bahia no final do ano passado.

O relatório foi entregue nesta terça-feira, 10, ao governador Jaques Wagner. Antes, o tinham recebido a presidência do TJ-BA e o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte.

Dentre as recomendações, a melhoria das instalações prisionais, já que as condições insalubres podem levar a sanções da Corte Internacional de Direitos Humanos, se acionada por defensores dos direitos humanos.

O ministro Tourinho Neto atribuiu a superpopulação de presos nas delegacias de polícia, em parte, ao excesso de prisões preventivas decretadas pelos magistrados baianos. Segundo ele, a aplicação das medidas cautelares criadas pela Lei nº 12.403, poderia ajudar a resolver o problema.

“Os juízes precisam avaliar se realmente existe a necessidade da prisão preventiva antes de decretá-la”, afirmou. O conselheiro é supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, responsável pelos mutirões do CNJ.

Coordenador do departamento, o juiz Luciano Losekan disse que o problema de excesso de presos provisórios na Bahia é preocupante. “Os presos provisórios representam 64% da população carcerária do estado. O índice é um dos mais altos do país”, afirmou. Com informações da Agência do CNJ.

4 respostas

  1. Com o tal galego no poder há 8 anos era de se esperar esse caos.A unica secretaria dele que funciona um pouquinho é a de transportes.O resto é uma vergonha geral.

  2. COM CAOS QUE TEMOS NA SEGURANÇA PÚBLICA, NA SAUDE, NA EDUCAÇÃO É ÓBIVIO QUE TERIAMOS UM SISTEMA PENITENCIÁRIO DECADENTE!
    NENHUMA NOVIDADE!!!!!!!!

  3. Engana-se “O CARA”! A única secretaria que funciona é a de comunicação. Nunca, na historia da Bahia e do Brasil teve tanta propaganda enganosa. E não diga que é “coisa do PT”, porque os
    partidos estão juntos e misturados no mesmo saco de gatos!
    Agora é época dos santos e anjos. O inferno está desfalcado, os inquilinos estão de licença premio, disfarçados (cortaram rabos, chifres e cascos) e estão campanha. SANTINHOS !!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *