Tempo de leitura: < 1 minuto
Ceplac fala em autossuficiência na produção de cacau.

O desafio da autossuficiência nacional na produção de amêndoas de cacau, assim como a sustenbilidade da lavoura, são temas do Dia Internacional do Cacau, que esse ano teve as comemorações transferidas pela Ceplac para o próximo domingo (15) – o dia oficial é o primeiro domingo do mês de junho.

O projeto “Cacau: Autossuficiência com Sustentabilidade” será apresentado a cacauicultores, autoridades e imprensa durante palestra no auditório do Cepac, na sede regional da Ceplac, no quilômetro 22 da BR-415, entre Ilhéus e Itabuna. A festa também vai homenagear os cacauicultores Destaque do Ano.

O Brasil tem déficit de 40 mil toneladas para atender à demanda da indústria moageira implantada no país. A autossuficiência, além das questões de equilíbrio da balança comercial, minimização dos riscos de desemprego na cadeia produtiva e aumento de ganhos econômicos para os produtores, ainda é essencial para reduzir as chances de introdução de doenças nas plantações nacionais.

O projeto que a Ceplac vai apresentar terá como um dos pilares o fortalecimento do cooperativismo e associativismo rural, com ênfase ainda na agricultura familiar. “Queremos, além da autossuficiência, a sustentabilidade do agronegócio cacau. A solução passa pela inclusão de todos, inclusive do fator meio ambiente”, observa o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart.

Leia mais n´O Trombone

3 respostas

  1. Agricultura familiar é uma invenção petista. Uma agricultura que produz votos, e não alimentos! Uma agricultura para eleger malandros….
    Sustentabilidade da cacauicultura baiana depende, fundamentalmente, da anulação das dívidas imorais contraídas pelos lavradores para combater a doença vassoura-de-bruxa, que virou epidemia, depois de ter sido trazida por uma quadrilha infiltrada na Ceplac.
    O cacauicultores baianos contraíram dívidas para combater uma epidemia, responsabilidade do Estado. Fizeram tudo que a Ceplac mandou fazer, e….deu tudo errado.

  2. Agora a CEPLAC quer mostrar serviço? Ja é tarde, a população esclarecida quer que a CEPLAC desapareça e que venha a EMBRAPA CACAU.

    Ai sim, teremos esperança de ter a Autossuficiencia da produção de cacau e poderemos exportar os seus derivados com selo de procedência da região cacaueira (com preservação da natureza)

    Acho que a novela Gabriela fiz lembrar os tempos aureos do Cacau em nossa região e os parasitas resolveram se mexer…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *