Tempo de leitura: 2 minutos
Crianças e jovens foram às ruas pedir paz em Itabuna (Foto Jorge Bitencourt).

Pelas projeções do urbanista Ronald Kalid, especialista em desenvolvimento urbano, se o ritmo da criminalidade for mantido Itabuna deve registrar 186 homicídios até dezembro. Ele desenvolve estudo sobre o avanço da criminalidade no município sul-baiano. O número é encontrado quando multiplicado por 365 (um ano) o resultado da divisão dos 100 homicídios registrados pelo número de dias corridos (198).

Faz-se uma regra de três. Divide-se 186 pelo número estimado de habitantes da cidade (220 mil). Por esta conta, teríamos 84,85 crimes por 100 mil habitantes, muito superior ao da convulsionada Síria ou do Iraque no pós-guerra. Os números apontados pelo especialista são até otimistas.

Mapa da Violência 2012, publicado em maio, trouxe dados mais alarmantes sobre homicídios em Itabuna nos últimos anos. O levantamento foi elaborado pelo Instituto Sangari e Ministério da Justiça.

Pelo mapa, foram 210, em 2010; 232, em 2009; e 208, em 2008, o que dá taxa média de 103,9 por 100 mil habitantes. Por isso, a cidade ficou no 8º lugar no ranking nacional da violência e 3º no estado, atrás apenas de Simões Filho (1º) e Porto Seguro (5º e 2º).

Na manhã desta quinta-feira, 19, cerca de 800 pessoas participaram da Caminhada da Paz pela Avenida do Cinquentenário, no centro de Itabuna, convocada pelo Grupo de Ação Comunitária (GAC). A maioria delas exibiu botons, adesivos, faixas e cartazes pedindo um basta nesse cenário de horror.

13 respostas

  1. bomba de bater.muita farromba para pouco resultado!Os governos só entendem quando a situaçao é crítica , quando alguem deles forem afetados!Vejam como od fslsos indios daqui agem,MST e a propria policia quando fez a greve!Para se ter paz , infelizmente tem que ter guerra! “depois da tempestade, vem a bonança”.A intençao do gac é muito boa , porem a falta de compromisso do governo federal ( ja que, a violencia, droga , saude e educaçao)nao funciona nesse País, cada qual é que se cuide da maneira qe ache ou deva fazer.

  2. SOMENTE 800 PESSOAS… (MUITO ESTRANHO). OS ORGANIZADORES ANUNCIAVAM QUE QUERIAM 20,000 PESSOAS. COMO VIMOS A SOCIEDADES NAO ACREDITA NAS INSTITUIÇOES. TAMBEM A MAIORIA PRESENTE ERA DE POLITICOS QUE QUERIAM APARECER E USARAM OS ESTUDANTES COMO PANO DE FUNDO.
    SE VOTASSEMOS CERTO NAO PRECISARIAMOS FAZER PASSEATAS NESTE SENTIDO.
    PASSEATA BOA SERIA PELA CRIAÇAO DE NOVOS EMPREGOS NO MUNICIPIO, MELHORIA NO ATENDIMENTO A SAUDE E PELA PRISAO DE POLITICOS DEMAGOGOS E LARAPIOS.
    FIQUEMOS ATENTOS NO 7 DE OUTUBRO PROXIMO.

  3. Temos na Bahia aproximadamente 398 políciais civis formados e ñ nomeado quemsabe o governoñ nomea esses policiais para aminizar esta situacão estamos pronto para ir para qualquer cidade que ele nus mandar.

  4. Se 70 a 80% das mortes estão vinculadas ao tráfico, tem-se que trabalhar em cima disso. Quem fornece! Quem repassa! Quem usa.
    Se as autoridades trabalharem em cima disso, não haverá GUERRA! Essa guerra!

    Dizer que “queremos paz”, não vai adiantar em nada!!!

  5. Paz a palavra é uma piada! Immanuel Kante,pensador,filósofo. Toda História da humanidade é uma luta de classe.Kal Marques.
    Bom se os meus pensamentos buscarem frases a respeito de paz,iriam se alongar. Vamos falar a respeito desta passeata pedindo paz! As causas são as drogas,e arma de fogo é o que ocorre em todo Brasil,se fosse só em Itabuna era muito fácil de debelar. Primeiro o Brasil precisa impedir que entre arma de fogo e cocaína pela Bolívia,que é o terceiro maior produtor mundial de cocaína.Ivo Morales,despeja 60 por cento de cocaína no Brasil.O segundo produtor mundial de cocaína é Peru,aqui entra outra leva de cocaína.O primeiro produtor mundial de cocaína é a Colômbia,entra outra leva de cocaína.
    O Brasil não só se tornou um dos países mais consumidores de cocaína no mundo,como também se transformou no maior entreposto comercial de cocaína para europa e ao mundo.
    Para combater este efeito que é devastadores nas milhares de familia do Brasil,que são as percas das nossas crianças e adolescentes para o mundo das drogas,só uma coisa. Sabedoria.
    Nestes últimos trinta anos no Brasil,os homicídios de crianças e adolescentes cresceram 346 por cento,pense e reflita,se as nossas fronteiras terrestre,marítima,aéreo estão ao léu. Portanto,quem é o maior responsável deste caos que se encontra no Brasil? Somos todos nós que votamos no presidente do Brasil. Queria saber se alguém que participara desta passeata têm consciência que nestes últimos anos de Governo do Lula da Silva,quanto aumentou o consumo do crack no Brasil,pense aqui em Itabuna! Este,levou mais de 80 por cento dos votos para a sua substituta.
    Kante usou esta palavra,uma vez visitando os túmulos francês no qual constava esta palavra.Paz eterna.
    Fonte: Jornal do Brasil,16/o6/2012.Segundo a ONU,com confirmação da AFP.Caderno Internacional.
    Jornal do Brasil,18/07/2012

  6. Zelão diz: – Prefiro a guerra declarada!

    “A hipocrisia da sociedade, torna a “violência urbana,” coisa de menor importância, enquanto as vítimas forem jovens pobres e analfabetos da periferia.”

    Em geral as guerras entre nações ou mesmo a “guerra civil” – estabelecida entre compatriotas – possuem propósitos que justificam ou não a beligerância e a matança.

    A “pseuda guerra” a que estamos submetidos obedece apenas às questões: – Interesse econômico dos traficantes; desleixo e incompetência dos governantes para com a segurança pública e a corrupção dos aparelhos policiais e da justiça. A sociedade civil, dita organizada – só se manifesta, quando um dos seus membros ilustres é atingido.

    Pouca importa a sociedade quando as vítimas são jovens pobres da periferia. É mais cômodo, mesmo que hipócrita, dizer: – “Menos um viciado no mundo” – a ter que se “indispor” com os governantes e cobrar investimentos na segurança pública e na criação de políticas de assistência e valorização aos jovens.

  7. Na verdade, poder-se-ia fazer um estudo (uma análise) mais completo, levando em consideração algumas variáveis, tais como:

    Faixa etária do assassinado, sexo, local onde mora, local onde foi morto, como foi morto (arma de fogo, arma branca outras formas), dia e horário da morte.

    Com isto, possivelmente, o setor de inteligência da Polícia poderá ter mais subsídios para trabalhar, …!!!

    As rondas policiais deixariam de ser totalmente aleatórias, randômicas, e passariam a ser mais direcionadas, …, mais objetivas, seletivas, e com maior acurácia e eficiência, …!!!

    Em Belo Horizonte, a Polícia mineira já faz isso, em conjunto com a área de Estatística da UFMG, …, e os resultados são muito bons, …!!!

    PENSA, meu povo, …, PENSA, …!!!

  8. Pena que estas campanhas só duram o tempo da divulgação na imprensa. Ou seja, já acabou. Não existe um núcleo de estudo, com medidas para amenizar esse problema. Na verdade, tem muita gente somente querendo aparecer e pronto. E depois ?

  9. perguntas que não querem calar:

    Onde estavam o prefeito, vereadores e secretario de segurançã (em tese maiores interessados).

    Por que não tinha segurança do SETRAN para os participantes.

    Um horor, insensibilidade a flor da pele…

  10. Sou mãe de dois filhos maravilhosos que aprenderam a trabalhar desde os 14 anos, eu infrigí a lei de que menor nao pode trabalhar e hoje tenho duas bênçãos.
    Mães, ensinem seus filhos desde cedo a trabalharem e não terá trabalho com eles!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *