Tempo de leitura: < 1 minuto

Ranking divulgado pela Folha de São Paulo neste final de semana coloca a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) em 55º entre as 188 melhores universidades brasileiras. A melhor situada no levantamento é a Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 12º lugar.

Para elaborar o ranking, o Datafolha, do Grupo Folha, entrevistou 587 pesquisadores do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 1.212 diretores de recursos humanos e instituições brasileiras.

Foram avaliados os itens qualidade da pesquisa, qualidade do ensino, avaliação do mercado e indicador de inovação. O ranking é liderado pela Universidade de São Paulo (USP) com 98,78 pontos.

Na Bahia, a Ufba atinge 72,33 pontos, a Uesc chega a 44,82. Ainda no estado, aparecem a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), com 42,76 (60ª) e 41,72 (61ª), respectivamente.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aparece em 83º ao atingir 33,25 pontos. A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) soma 29,16 pontos e obtém o 98º lugar.

Dentre as privadas, a Universidade Católica aparece em 146ª posição com 16,56 pontos. A melhor colocada é a Universidade Salvador (Unifacs) com 30,04 pontos e o 96º lugar.

7 respostas

  1. Meu caro, a pior privada baiana me parece ser o Rio Cachoeira em vez de a Universidade Católica do Salvador (Ucsal). A Ucsal pode ser instituição de ensino superior mal colocada… Rs

  2. Pode não parecer muito, mas foi a melhor estadual de todo o Norte e Nordeste. E teria ficado melhor se não fosse um índice chamado de “avaliação de mercado” no qual claramente foram entrevistados empresários da capital (foi o único quesito em que não superou UNEB, UCSal e UNIFACS, figando em 74º). Está em 40º em ensino, 41º em inovação e 44º em pesquisa. E vamos melhorar mais.

  3. Este criterio da Folha Horrivel esta pesquisa sem criterio da Folha. Esta amostragem não é abrangente, pois so contempla cidades grandes.

    A USP vive como um mito, “a melhor da america latina”.. mas nunca se submeteu a um ENADE.. nunca se colocou a prova com os criterios oficiais do MEC, que avaliam Estrutura, corpo docente e alunos..

    Esta pesquisa da Folha mostra que as univesidades das capitais são as melhores pois são mais conhecidas pelo mercado.. critério fajuto!!!

    Existem universidades do interior do Brasil que produzem muito mais do que universidades PESO MORTO das capitais..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *