Tempo de leitura: < 1 minuto
Professor Flávio Simões (Waldyr Gomes)

O professor e sociólogo Flávio Simões Costa, 80 anos, faleceu às 20h28min desta segunda, 10, no Hospital Aliança, em Salvador, onde estava internado com problemas cardíacos e respiratórios.

Flávio Simões foi dos fundadores da Faculdade de Filosofia de Itabuna, embrionária da Fespi-Uesc. O professor e sociólogo pertenceu ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) desde a fundação da Fespi.

Ele foi vereador por três mandatos e presidente da Câmara de Itabuna por duas vezes. Ainda na política, ele era tido como um dos pensadores do grupo político do ex-prefeito Fernando Gomes e presidiu a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

O corpo de Flávio Simões será trasladado para Itabuna e velado no plenário da Câmara de Vereadores, nesta terça pela manhã. Ele deixa quatro filhos. A esposa, professora Norma Costa, faleceu em 4 de abril deste ano.

10 respostas

  1. Prof. Flávio Simões, além de ter sido colega e amigo do meu pai, Prof. Josué Brandão, foi meu professor e colega na FESPI, hoje UESC. Jaime Navarro, seu filho, na presidência do Rotary Club Itabuna-Sul mostrou seu caráter e lisura enquanto homem, amigo e COMPANHEIRO. Nossos sentimentos.

  2. Queremos, nós artistas baianos, deixar nossa saudade e nosso agradecimento ao Profº Flavio, por ter viabilizado a “existencia” do Festival Multiarte Firmino Rocha, que desde a sua 1ª edição, houve um crescente resultado até ano passado,quando contamos com 1.200 artistas de todo o Estado…
    Que Deus o ilumine em outro plano!.
    Eva Lima, atriz e produtora cultural

  3. Acompanhei-o em suas últimas atividades intelectuais e frente à FICC, para a qual – durante seu mandato – produzi a obra encontrada de Plínio de Almeida (Editus), e a obra seleta de Firmino Rocha (Via Litterarum).
    Era uma boa pessoa, idõneo sobretudo, e esteve também entre os fundadores da UESC.
    Meus sentimentos à família.

  4. Professor Flávio Simões deu boa contribuição a Itabuna, seja na área da Educação, como também na Política, quando se dispôs a emprestar suas capacidades intelectuais para fazer a ação política do prefeito Fernando Gomes fundamentada numa ideologia, ainda que populista, mas com bastante méritos. Foi também grande Vereador, ao lado dos maiores que Itabuna já teve. Deve ficar bem na memória do itabunense; descansar em paz. Condolências à família.

  5. Grande professor Flavio Simões. Foi meu professor ainda no Divina Providencia e depois na FESPI. Meus sentimentos aos familiares. Deixa uma grande lacuna na educação de Itabuna.

  6. Somente hoje, 26/03/16, fiquei sabendo da morte do ilustre professor. Estava afastado da região cacaueira há alguns anos. Hoje me veio à memória o ilustre professor em virtude de está pensando o quanto meu posicionamento político-ideológico mudou. Transladou da esquerda para a direita política (liberal conservador). Daí me veio logo a lembrança do professor Flávio Simões. Do quanto os jovens universitários o criticavam pelo posicionamento ideológico, embora reconhecessem o mesmo como um gigante intelectual. Mas hoje, vejo o quanto estávamos equivocados em muitos aspectos ao criticá-lo. Em suma: ainda que estivéssemos em lados opostos de pensamento todo o esforço do mestre foi válido para que eu pudesse no futuro refletir melhor sobre minha visão de mundo. Muito obrigado mestre. Encerro aqui como uma espécie de pequena homenagem.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *